segunda-feira, 3 de junho de 2013

Búzios: Barbara Evans, o namorado, Babi e Olin Batista passam feriado na cidade


 Foto: Wagner Emerich/Divulgação

Búzios recebe programa Plataforma Educativa

Projeto abre inscrição para cursos gratuitos a partir de amanhã


Durante o mês de junho, os pescadores de Búzios e das cidades vizinhas terão a oportunidade de participar de quatro cursos promovidos pela Plataforma Educativa Repsol Sinopec, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca. Há vagas para “Manutenção de motores a diesel”, “Processamento e beneficiamento de pescado”, “Impermeabilização de embarcações e construção civil” e “Gerenciamento de resíduos”. Todos os cursos são gratuitos.
Para realizar a inscrição – que inicia nesta terça-feira, dia 4 de junho - basta que o interessado vá à unidade móvel do Programa, que funciona das 9h às 17h e está na Estrada da Usina, s/nº, em frente à Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, e efetue a matrícula mediante a apresentação de um documento de identidade.
O programa está em seu quinto ano e já passou por 16 cidades de Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, atendendo a mais de 10 mil pessoas e percorrendo cerca de 35 mil quilômetros. A Plataforma Educativa Repsol Sinopec opera por meio de um sistema itinerante, no qual as aulas são ministradas em uma unidade móvel de 12 metros de comprimento, equipada com computadores e kit multimídia, com capacidade para até 25 alunos por turma.
“A Plataforma Educativa Repsol Sinopec é um programa que promove a capacitação profissional da comunidade litorânea. Para isso, contamos com o apoio de uma rede de parceiros, como a Marinha do Brasil e a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj). Neste ano, estamos fazendo a compensação de CO2de todas as atividades da Plataforma Educativa, com o plantio de árvores por meio do projeto Florestas do Futuro, da S.O.S. Mata Atlântica e do Instituto Totum”, explicou Beatriz Giacomini, que coordena os programas de responsabilidade social da empresa.

Prolagos é case de sucesso de gestão em Congresso para o Desenvolvimento Nacional

Emerson Bittar, presidente da Prolagos.
A Prolagos – Concessionária de Água e Esgoto do Grupo Equipav - participará do IV Codesan, Congresso para o Desenvolvimento do Saneamento Nacional, que começa amanhã (04/06) e vai até a próxima quinta-feira (06/06), no Hotel Blue Tree Faria Lima, em São Paulo. 
O evento, que é o principal encontro de profissionais de empresas do setor de saneamento no país, terá o Presidente da Prolagos, Emerson Bittar, como palestrante do Painel “Perfil e Experiências dos Operadores no Setor de Saneamento”, juntamente com executivos de outras Concessionárias públicas e privadas. Na ocasião, Emerson falará sobre a evolução dos índices de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgotos na Região dos Lagos, bem como os principais aspectos de gestão da empresa e o sucesso do modelo da Concessão.
“Quando a Prolagos iniciou a concessão na Região dos Lagos, em 1998, não havia coleta e tratamento de esgotos e apenas 30% da população tinha fornecimento de água potável. Atualmente, os municípios atendidos pela Concessionária têm um dos maiores índices de saneamento do Brasil, chegando a 91% em abastecimento e 71% em coleta e tratamento de esgotos”, afirma Emerson Bittar, presidente da Prolagos.
O congresso reunirá autoridades do Governo Federal, das companhias estaduais, municipais e empresas privadas de saneamento, além de agências de regulação e acadêmicos do setor, que debaterão assuntos pertinentes ao desenvolvimento do saneamento como programas de investimentos, desafios da universalização, gestão em ambiente regulatório, perspectivas de parcerias, origens de recursos, parcerias para viabilização de serviços e modelos internacionais de gestão.
A programação completa do congresso está disponível no site http://www.viex-americas.com

ADDP/CABO FRIO SE PREPARA PARA ENFRENTAR TERESÓPOLIS/COMARY

Jogo de sexta-feira encerra fase de classificação do Campeonato Carioca. Time de Cabo Frio tem quatro importantes desfalques

Líder invicta do Campeonato Carioca Adulto de Futsal, a ADDP/Cabo Frio se prepara para enfrentar o Teresópolis/Comary nesta sexta-feira (7), às 20h30, no ginásio Pedro Rage Jahara, em Teresópolis, pela última rodada da fase de classificação da competição.
A ADDP/Cabo Frio já assegurou, há duas rodadas, a primeira colocação geral nesta fase. Com 19 pontos ganhos em 21 disputados (seis vitórias e um empate em sete jogos), o time terá a vantagem de fazer a segunda partida da fase semifinal em Cabo Frio, contra Teresópolis/Comary ou América.

Para esta partida o técnico Everaldo Rangel terá quatro desfalques: Regufe, Arthur, David e Rodriguinho, que levaram o terceiro cartão amarelo na goleada diante do Vasco/Tamoyo (4 a 1), cumprem suspensão automática contra o time da Serra. Os treinamentos da semana apontam os jogadores substitutos.

Na partida do turno, a ADDP/Cabo Frio venceu o Teresópolis/Comary por 3 a 0 no ginásio Alfredo Barreto, com dois gols de Fabrício e um gol de Vinícius.

Para a temporada de 2013, a ADDP/Cabo Frio conta com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, da Ollé Sports, do Laboratório Teuto, da Academia Target - Treinamento Integrado e da Drogaria do Povo. 

Maricá: Prefeitura entrega mais 336 cartões de transporte para universitários

Programa ultrapassa marca de 1300 beneficiados

A Prefeitura de Maricá, através da secretaria municipal de Assistência Social, entregou na manhã da última sexta-feira (31/05) 336 cartões do programa Bilhete Único Universitário a estudantes que moram em Maricá e estudam em outros municípios. Com a chegada dos novos cartões, o número de beneficiados pelo custeio das despesas com o transporte universitário chegou a 1.336.

O evento contou com a participação da secretária municipal de Assistência Social, Laura Maria Vieira da Costa, da coordenadora municipal do projeto, Verônica Bastos de Assis, do subsecretário Jaderval Sá Rego, e de técnicos que auxiliaram a distribuição dos bilhetes, válidos até o fim do primeiro semestre de 2013.

Salete Sanches de Assis, 51 anos, moradora de Itapeba, é estudante do 1º período de Comunicação Social da Universidade Estácio de Sá, em Niterói, e está entre os novos usuários do programa mantido pela Prefeitura em parceria com a Federação de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor). Salete voltou a estudar depois de criar três filhos, todos homens. O mais velho é médico radiologista e foi quem incentivou a mãe. “O Rio Card vai ajudar na despesa das passagens, pois a faculdade é particular e o orçamento em casa é pequeno”, declarou.

O aluno do 3º período do Curso de Dança da UFRJ, Alex Oliveira, 21 anos, também estava feliz ao receber pela primeira vez seu Rio Card Universitário.“Vai ajudar bastante, pois gasto em média R$ 400 mensais com passagens, já que estudo na Ilha do Fundão, no Rio. Gabriela Moretti, 24 anos, moradora de Ponta Negra, foi buscar seu Rio Card Universitário com a pequena Fernanda no colo. “Ela tem só dois anos, mas já está na creche. Tenho de estudar para melhorar nossa qualidade de vida e o cartão vai ajudar nas despesas”, disse.

Cada cartão concedido pela Prefeitura é carregado mensalmente com o valor máximo de R$ 228,80. Para ter direito ao Rio Card, o estudante precisa comprovar que está matriculado com grade curricular de no mínimo três dias de aula por semana. A secretária Laura Maria ressaltou durante o evento de entrega dos cartões que se o estudante já possui um Rio Card Empresa, terá de optar pelo bilhete que for mais conveniente, já que a Fetranspor não aceita duplicidade de cartões em nome de um mesmo usuário. “Caso não haja pedido de cancelamento de um dos cartões, os dois contratos são anulados”, alertou a secretária.
Critérios e requisitos

A coordenadora Verônica Assis lembrou que, para ter acesso ao Rio Card Universitário, é necessário que o candidato apresente a documentação exigida – Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de matrícula, plano de estudos e frequência na universidade, entre outros -, para então fazer ou manter o cadastro na Secretaria Municipal de Assistência Social. “Essa documentação deve ser apresentada a cada seis meses”, para mantermos os dados atualizados”, enfatizou.

Reflexão: Sejamos sempre como namorados


Paiva Netto

Doze de junho, Dia dos Namorados! Em virtude de data tão inspiradora, selecionei trechos de palestras que realizei, numa singela homenagem aos que se amam:
Quando a gente ama, as primaveras e alguns invernos (risos) vão passando, e até a aparência corporal não perde a graça. Falo de Amor, é claro! É como um bom vinho: sempre melhor com o decorrer dos anos, desde que não o deixemos azedar.
Amor é como o cinquentenário que reuniu por tantos anos Zélia (1916-2008) e Jorge Amado (1912-2001):

— Tomo da mão de minha namorada, cúmplice da aventura há mais de meio século, copiloto na navegação de cabotagem: vamos sair de férias, mulher, bem as merecemos após tanto dia e noite de trabalho na escrita e na invenção. Vamos de passeio, sem obrigações, sem compromissos, vamos vagabundear sem montra de relógio, sem roteiro, anônimos viandantes.

Alziro Zarur (1914-1979), poeta, costumava dizer:

— O Amor é todo o encanto da vida. A vida sem Amor não vale nada

A beleza do Espírito
Se você namorar e casar só por causa da formosura e do corpo sarado, poderá dar-se mal um dia, pois a fascinação exterior passará como o vento. Contudo, se for unir-se porque tem Amor, o encanto físico com o tempo poderá não ser o mesmo; porém, você amará como amou quando jovem, e com mais maturidade. O tempo ensina, ensina. Só não aprende quem não quer.
Senão, que amor é esse? Não terá passado de sentimento falso. Mas, se constituir matrimônio verdadeiramente motivado por forte bem-querer, a felicidade crescerá como as árvores seculares, porque o Amor será infinito.
A beleza é coisa primorosa. O Amor, todavia, é muito maior do que tudo isso. Ele estabelece a simpatia. E este é o atrativo que não morre, a graça eterna do Espírito. Nem a morte separa os que se amam.
Lembro-me de um instrutivo canto de Zarur, no seu poema “Aos Casais Legionários”: (...)

— Não é o corpo que atrai: / É o Espírito que ama. (...)

O princípio básico do Ser
O Amor provém da Alma. Do contrário, pode morrer na noite de núpcias... Mas, se tiver como alicerce o Espírito e o coração de ambos os amantes, aí a lua de mel se repetirá por toda a vida, apesar das rusgas que sempre ponteiam a convivência de um casal.

Eles serão eternamente namorados
Essas palavras podem parecer por demais românticas numa era de vale-tudo. Talvez... No entanto, trata-se de triste engano pensar que o sentido do Amor se tenha findado neste planeta. É desastroso deixar-se levar pela moda do momento, porque Você, passada a onda às vezes demorada, padecerá das dores da frustração que é ter rejeitado a sua própria natureza de criatura de Deus. Provavelmente, perceberá, então, que o pior sofrimento é a ausência de Amor, uma verdade rejeitada por gente de influência no mundo, cujo escarmento, lá na hora de se entender com o travesseiro, é a conclusão, aos outros às vezes bem negada, de que é igual a todos: carente de afeto, como o seu corpo de alimento. É evidente que lhes falo do Amor que não é fonte de desvarios, porquanto“princípio básico do Ser, fator gerador de vida, que está em toda parte e é tudo”. Logo, não devemos agir com banalidade, que qualquer dia poderá cair sobre nossas cabeças, geralmente sem que até o amigo mais próximo perceba. A isso também se dá o nome de remorso.

Amor fica, desejo passa
Certa vez, perguntado, aconselhei alguém que não se apressasse no seu namorisco. Bem parecido com o que afirmei no Congresso Jovem LBV, realizado em 28 de junho de 2003, na capital paulista, e a turma gostou, pelo que fiquei sabendo. Em determinado momento, ressaltei: Vocês que são jovens, cuidado quando lhes disserem:

— Eu te amo! Dá-me um sinal, uma prova de amor...

Prestem atenção se isso lhes for pedido, porque o outro, ou a outra, pode estar apenas ocultando: “Eu te desejo!” Depois que a atração se for, oh!, tudo acabará! E um dos dois poderá ficar machucado, como tantas vezes acontece. Não se precipitem, pois! Amor é diferente de desejo. Amor fica, desejo passa.
Quando o desafio aparecer no caminho dos casais, a reflexão mais apropriada seria:

— Ora, nós nos unimos por quê?! Porque nos amávamos! Então, continuemo-nos amando e vençamos o mal que porventura nos queira separar.

E não deixem ninguém meter o bedelho em suas vidas.
Eis aí! Casal unido é aquele que vive integrado no Pai Supremo, cuja face é o Amor. Portanto, quanto mais amamos, mais Ele se manifesta em nós, porque o Amor não é velho nem novo. É eterno, porque é Deus.
E, se Você não crê que exista um Poder Soberano atento às suas dificuldades, lembre-se de que os bons sentimentos são a sustentação de sua vida, de tal forma que esteja em paz consigo mesma ou consigo mesmo.
O essencial é que, passados os anos, criados os filhos, vencidas as dores e superados os empecilhos, vivamos sempre como namorados!
É difícil neste mundo? Mas não é impossível.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Colunista do "Política da Gema" assiste peça no Rio de Janeiro

Marcello Costa, Colunista do Blogão dos Lagos e Politico Carioca com sua esposa a Atriz Emanuelle Soncini, prestigiando a Peça Batalha de Arroz num Ringue para dois da amiga do casal a também Atriz Nívea Stelmann