sexta-feira, 31 de maio de 2013

Fiscalização nas ETEs revela que faltam investimentos em manutenção

Espanto. Esta foi a reação dos vereadores de Cabo Frio e da equipe técnica da Comissão Especial de Despoluição da Lagoa de Araruama após uma vistoria nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) das concessionárias Prolagos e Águas de Juturnaíba. Ao comparar o estado de conservação e funcionamento das três unidades visitadas (Cabo Frio e São Pedro, da Prolagos, e Araruama, de Águas de Juturnaíba), a equipe foi unânime ao afirmar que a ETE da Praia do Siqueira, em Cabo Frio, está funcionando muito aquém do esperado para uma estação de tratamento de esgoto. A reação negativa, gerada pela forma de trabalho verificada pelo grupo, foi reforçada ainda pela falta de manutenção do espaço, visível não apenas pelas ferrugens em vários corrimãos mas, também, na falta de conservação de grades que servem de piso em alguns tanques visitados.
- De cara a impressão que tivemos com a estação de Cabo Frio foi muito ruim, e quando visitamos, em seguida, a estação de São Pedro da Aldeia, que pertence à mesma concessionária, tivemos a certeza de que a de Cabo Frio precisa de investimentos urgentes porque ela não está funcionando a contento. Antes da visita tínhamos recebido a denúncia de que ela estaria sem funcionar já há vários dias por falta de manutenção, e a impressão que tivemos é de que ela foi co

locada em funcionamento de uma hora pra outra, mesmo sem condições, só por conta da nossa visita – comentou o vereador Emanoel Fernandes, presidente da comissão. Outra situação que chamou a atenção do grupo, de forma bastante negativa, foi a constatação de que na área bem em frente à ETE da Praia do Siqueira existe esgoto sendo despejado de forma in natura na Lagoa de Araruama.
Já na ETE de São Pedro da Aldeia a reação foi bem diferente. “Difícil acreditar que as duas estações são da mesma concessionária, porque a diferença na manutenção e no funcionamento é gritante. Aqui a gente percebe que ela está funcionando de forma natural, mas em Cabo Frio deu a nítida impressão de que ela só estava funcionando por conta da nossa visita” - comentou o vereador Braz Benedito, integrante da comissão. Presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, o prefeito de São Pedro da Aldeia, Claudio Chumbinho, também participou da visita na ETE da cidade, e anunciou investimentos de mais de R$ 9 milhões com foco na Lagoa de Araruama.
Mas foi a ETE de Ponte dos Leites, em Araruama, que mais chamou a atenção da equipe. Administrata pela concessionária Águas de Juturnaíba, nela o tratamento do esgoto é realizado com a ajuda de plantas, num sistema chamado de “wetland”.
- Se alguém me mostrasse uma foto desse espaço, cheio de plantas, e me dissesse que isso era uma estação de tratamento de esgoto, eu não acreditaria. Mesmo vendo de perto, é difícil de acreditar porque você passa do lado do esgoto e não sente nenhum cheiro ruim - comentou o vereador Jefferson Vidal, que ficou ainda mais surpreso quando descobriu que as plantas utilizadas no tratamento do esgoto, após o processo de secagem, são transformadas em palha e reutilizadas na confecção de diversos materiais como bolsas, brinquedos, descanso de pratos e até chaveiros ecológicos.
Questionado pelos integrantes da comissão sobre o estado precário da ETE da Praia do Siqueira, Mário Flávio, secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, informou que a estação será desativada em breve: “Todo o esgoto produzido em Cabo Frio será tratado na nova ETE que a Prolagos construiu no Jardim Esperança”. A explicação, no entanto, não agradou à comissão. “Enquanto ela estiver funcionando, é preciso haver manutenção para evitar o despejo de esgoto de forma irregular na lagoa” - comentou o vereador Ricardo Martins com apoio do também vereador Fred, que embora não façam parte da comissão, fizeram questão de participar da visita técnica.
A boa impresão que tiveram na ETE de Araruama, não apenas pela forma de tratamento mas principalmente pelos resultados ambientais obtidos, fez com que os integrantes da comissão (vereadores e equipe técnica) se animassem em trazer o modelo “wetland” para Cabo Frio.
- Temos certeza de que se o prefeito Alair Corrêa vier conhecer de perto esta forma de tratamento também vai se animar, e vai nos ajudar a implantar este modelo de tratamento em nossa cidade porque o ganho ambiental é muito grande – comentou Emanoel Fernandes.


Após esta visita, a equipe organizará um relatório que será utilizado para a realização da audiência pública que acontecerá no dia 14 de agosto no Teatro Municipal de Cabo Frio. Além dos vereadores de Cabo Frio, também participaram da visita técnica o consultor Ricardo Azevedo; o Superintendente de Desenvolvimento Sustentável, Charles Domingues; o subsecretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Jailton Dias; o represente do Movimento Lagoa Limpa, Daniel Ribeiro; os vereadores de Araruama Valmir Belquior (presidente) e Carlos Alberto Siqueira da Silva (o Russo), além dos gestores da Prolagos, Justino Brunelli e Thiago Mazieiro, e do superintendente de Águas de Juturnaíba, Carlos Gontijo.

Búzios Love

O “Búzios Love” é um projeto que será realizado pela Prefeitura de Armação de Búzios através da Secretaria de Turismo para a semana do Dia dos Namorados, do dia 12 a 15 de Junho.
 
 
Programação:
12/06: 21:00 Stand Up  - Local: Porto da Barra
13/06: 21:00 Espetáculo Musical - Local: Porto da Barra
14/06: 22:00 Stand Up  - Local: Praça Santos Dumont
15/06: 21:30 Show Musical MPB – Local: Praça Santos Dumont       
Durante os quatro dias haverá apresentação de músicos espalhados entre a Rua das Pedras, Rua Turíbio de Farias e Orla Bardot. Os músicos serão disponibilizados na Escola Villa Lobos de Búzios. A idéias é termos 2 violinistas, 2 saxofonistas, 2 flautistas, 1 harpista.
 
 
Capela:
Será criada uma capela cinematográfica para serem realizados casamentos e uniões fictícios para envolver o turista em uma atmosfera romântica gerando mídia espontânea.
Todos terão um certificado de união e a foto que será tirada irá para o Facebook do Evento.
A Capela será na Orla Bardot – Decoração de cenário com flores. Padre (ator) contratado.
- As pessoas deverão pegar um tiket para casar na Capela nos estabelecimentos com o selo       “Eu Abraço o Búzios Love”.
Constará no Site:
- Vídeo Institucional
- Fotos de Búzios                                                                              
- Logo, Link e Guia de Descontos das empresas participantes.
- Onde Comer, Onde Dormir, Onde Comprar.

- Os descontos estarão em ordem progressiva, ou seja, o maior desconto terá mais destaque que o de menor desconto.
- Os descontos serão divididos em dois momentos: Quarta-feira e Final de Semana (Quinta a Domingo, já que os comerciantes poderão dar descontos diferentes nos dois momentos. Sugerimos aos participantes uma ação promocional mais vantajosa na quarta-feira já que é o dia propriamente dos Namorados e um dia quebrado na semana.
 
 
Plano de Mídia Proposto: (a ser aprovado)
- Selo para lojas participantes: coração abraçando si mesmo escrito: “Eu Abraço o Búzios Love”
- Tikets para casamento que ficará nos estabelecimentos.
- Vale brindes para os 300 primeiros a se casarem na Capela.
- Divulgação nos sites dos espetáculos.
- Adesivo coração vermelho ou verde para colar nas pessoas.
- Flyer
- Banner
- Out Door
- Distribuição de flyers na Feira de Off Shore em Macaé que estará acontecendo na mesma data do evento.
- Encartes em Jornais
- Notícias em jornais
- Tv
- Programas de rádio.
- 15.000,00 adesivos para carro (doação de empresa participante)
O prazo para se cadastrar na rede de descontos do Evento Búzios Love será dia
30 de Maio de 2013 - Quarta-feira.
O cadastro deverá ser enviado para turismo@buzios.rj.gov.br, contendo o nome da empresa, logo, link do site, desconto ou brinde que será oferecido. No Subject ou Assunto deverá constar Búzios Love.