quarta-feira, 22 de maio de 2013

Audiência Pública sobre a Lagoa de Araruama é agendada para agosto


Está agendada para agosto a audiência pública promovida pela Comissão especial de despoluição da Lagoa de Araruama. A ideia é realizar o evento no dia 14, quando é comemorado o Dia Nacional de Combate à Poluição. A data foi definida durante a quinta reunião com a equipe técnica, realizada ontem na Câmara Municipal de Cabo Frio. A programação inclui a apresentação de cinco painéis, apresentados pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), pela Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cabo Frio e pela Superintendência de Desenvolvimento Sustentável de Cabo Frio, além de espaço para perguntas e debates, com a participação de autoridades de toda a região e das concessionárias Prolagos e Águas de Juturnaíba.


Na reunião de ontem os integrantes da comissão e a equipe técnica também começaram a discutir a criação de projetos de lei que possam servir como forma de minimizar o impacto da poluição na lagoa, bem como impedir o desperdício de água através de propostas de reutilização. A ideia é que os projetos criados a partir da comissão sejam levados para as Câmaras Municipais de todas as cidades do entorno do Lagoa, fazendo com que as ações sejam realizadas de forma conjunta.
- Tivemos o privilégio de conversar com os presidentes de todas as Câmaras das cidades vizinhas e ficamos felizes ao perceber que a ideia de criar ações conjuntas para recuperar a lagoa tem sido bem recebida. E acho que tem que ser assim mesmo. A Lagoa de Araruama é um bem coletivo de nossa região, e portanto as ações e soluções também têm que ser coletivas – comentou o vereador Emanoel Fernandes, presidente da Comissão.
Também na reunião de ontem foi apresentado aos integrantes da comissão e à equipe técnica um ofício da direção da Prolagos convidando os vereadores de Cabo Frio para hoje, às 15 horas, participarem de uma visita à sede da empresa, em São Pedro da Aldeia, e foi confirmada a visita técnica, amanhã, a partir das 8 horas, às Estações de Tratamento de Esgoto da Prolagos (Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande) e da Águas de Juturnaíba, em Araruama.
Além de Emanoel Fernandes, participaram da reunião de ontem os vereadores Braz Benendito Arcanjo e Luis Geraldo Simas de Azevedo (integrantes da comissão), um representante do vereador Aquiles Barreto (Érico Soeiro), Daniel Ribeiro (Movimento Lagoa Limpa), Alexandre Marques (presidente da Colônia de Pescadores de Cabo Frio), Charles Domingues (Superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Cabo Frio), Jailton Dias (subsecretário de Meio Ambiente de Cabo Frio) e Ayron Freixo (vereador de Arraial do Cabo).

EXPOSIÇÃO SOBRE FUTEBOL É INAUGURADA NA ALERJ


O presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Paulo Melo (PMDB), deu o pontapé inicial, nesta terça-feira (21/05), na abertura da exposição “Craques das Copas – O fantástico mundo do futebol”. A mostra, que poder ser vista no Salão Nobre do Palácio Tiradentes até 30 de junho, é uma compilação dos momentos mais marcantes do futebol brasileiro, como as conquistas das Copas de 58, 62, 70, 94 e 2002.
O trabalho reúne 40 fotografias e recortes de jornais da Agência O Globo, áudios da Rádio Globo e vídeos da FIFA e da TV Globo, além de ilustrações de Mayo Angelo e  designer de Heloisa Faria. Há ainda textos do jornalista Sérgio Cabral e do editor Rodrigo Ferrari. “O futebol é uma cultura nacional. A exposição é uma oportunidade para que as novas gerações conheçam essa história”, disse Paulo Melo.
A mostra tem dois momentos: as fotografias, que retratam os campeões mundiais, como o deputado Bebeto (PDT) na Copa de 94; e as caricaturas, que homenageiam os jogadores que não conquistaram mundiais, como o deputado Roberto Dinamite (PMDB), Zizinho, Zico, entre outros. “É uma volta ao tempo. É uma forma de rever os grandes momentos do nosso futebol”, avaliou Dinamite, que como jogador esteve nas Copas de 78 e 82.
“A exposição é entretenimento puro, e com uma pitada lúdica. É rica em conteúdo histórico e aborda uma paixão nacional: o futebol. Esperamos superar os seis mil visitantes”, revela a coordenadora do Departamento de Cultura, Melissa Ornelas. A gerente da Agência O Globo, Flávia Campuzano, completa: “Procuramos fugir do lugar-comum. A ideia foi mostrar bastidores, vestiários e a descontração dos jogadores”.
O evento teve a presença do russo Jankel Schor, de 86 anos, que faz embaixadinhas na abertura dos jogos no Maracanã; e da secretária de Estado de Trabalho e Renda, Claise Maria.



Serviço:

Exposição: “Craques das Copas - o fantástico mundo do futebol"

Local: Palácio Tiradentes - Rua 1º de março, s/nº´ 2º andar - Praça XV. Acesso para cadeirantes pela Rua Dom Manuel, s/nº.  

Horário: Segunda a sábado, das 10 às 17h. Domingos e feriados, das 12h às 17h.

Famosos: “Queria ser mãe desde os 25 anos, mas não conseguiria naquele ritmo estressante", afirma Babi Xavier


"A vida me ofereceu alguns limões, mas eu preferi transformá-los em caipirinhas. E olhe que saiu cada caipirinha excelente!”, brinca a atriz e apresentadora Babi Xavier, 38 anos, para explicar as mudanças em sua vida. Há 13 anos, Babi viveu o auge da fama após temporada na MTV, e no comando do Programa Livre, no SBT, que a tornou nacionalmente conhecida. As pessoas a abordavam a todo instante nas ruas, ela posou nua e virou símbolo sexual.
 
Depois de todo o sucesso, Babi chegou a ficar três anos fora do ar, até assinar contrato com a Record. Hoje, ela estrela a minissérie José do Egito, em que vive Elisa. E no período em que ficou afastada do universo das celebridades descobriu duas novas paixões: o marido, Felipe Correa, 38, e a filha, Cínthia, 1 ano e 4 meses. “Queria ser mãe desde os 25 anos, mas não conseguiria naquele ritmo estressante. A vida às vezes parece injusta, mas ela é muito justa. Deu tudo certo.”



Totalmente apaixonada pela família, Babi já tem planos para mais mudanças. Hoje ela mora na Barra da Tijuca, um dos bairros cariocas mais urbanos, e deseja retornar para sua cidade natal, Niterói, município do Rio.



Felipe foi o primeiro namorado de Babi, quando ela tinha 10, 11 anos. Ficaram 25 anos sem se ver, mas devido à proximidade de suas famílias, terminaram se reencontrando. O reencontro, em 2010, segundo Babi, foi no momento certo para que estabelecessem bases sólidas.


LEIA A REPORTAGEM COMPLETA NA NOVA EDIÇÃO DE CONTIGO!, NAS BANCAS A PARTIR DESTA QUARTA-FEIRA (22)

Veiga de Almeida divulga resultado do vestibular


Matrículas feitas esta semana receberão bolsas de 30%
 
As pessoas que prestaram vestibular neste fim de semana na Universidade Veiga de Almeida (UVA) já podem conferir o resultado em http://www.uva.br/vestibular/resultado. As matrículas realizadas até sábado, 25 de maio, terão bolsa de 30% durante toda a graduação. Os candidatos devem procurar a Central de Matrícula do campus onde farão o curso.
Para efetuar a matrícula é necessário apresentar original e cópia dos seguintes documentos: diploma/certificado de conclusão do Ensino Médio, histórico escolar do Ensino Médio, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor e prova de estar em dia com as obrigações eleitorais, documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Alunos que concluiram o Ensino Médio no Estado do Rio de Janeiro, a partir de 1985, também precisam apresentar uma cópia auntenticada do Diário Oficial com a publicação do nome. Candidatos do sexo masculino devem apresentar, ainda, o comprovante de quitação do serviço militar. E todos precisam entregar uma foto 3x4 recente.
Conquistas
Sueli Pereira da Silva, Jaqueline Campos e Anderson Santos da Silva já estão aprovados. Cada um a seu modo, todos tem sonhos e desejos de realização profissional. Sueli é técnica de enfermagem há 6 anos e sempre quis fazer algo relacionado à área de saúde. “Penso no meu crescimento profissional e a faculdade de Enfermagem me dará a chance de melhorar aquilo que já faço e gosto de fazer”, compartilha. Com 32 anos, Anderson, morador de Búzios, prestou o primeiro vestibular neste domingo (19). Com incentivo e apoio de um amigo de infância, que hoje é procurador municipal, o jovem aspirante ao bacharelado em Direito, disse que estava muito ancioso, pois há muito tempo não estudava. Jaqueline, que mora em Niterói, aproveitou os dias de folga na Região dos Lagos para investir no seu futuro. Trocou a praia pela prova do vestibular e voltará para casa com a vaga garantida no curso de Psicologia.
Apoio familiar
Enquanto os vestibulandos faziam a prova, um grupo muito especial aguardava no saguão da Universidade, porém não menos ancioso. Muitos pais e companheiros vieram dar uma força aos candidatos. A escolha dos filhos e tudo o que envolve o universo acadêmico deu o tom da conversa entre três mães que, apesar terem se conhecido na ocasião, descobriram ter muito em comum.
Célia Santos trouxe o filho Gustavo de Araruama para fazer prova para o curso de Enhenharia Civil. Com apenas 17 anos, o adolescente, que sonha com uma carreira militar, prestou vestibular apenas para testar seus conhecimentos, pois ainda está cursando o Ensino Médio. Rita de Cássia Andrade acompanhava a filha, Raquel, que prestou seu primeiro vestibular. Conta que depois de muitas dúvidas, Raquel se decidou por Direito, a mesma a carreira do pai. Essa indecisão também foi vivenciada por Rebeca, que depois de alguns meses dividida entre Nutrição e Fisioterapia, optou pelo segundo curso, pois poderá continuar contando com o apoio direto família, que mora em São Pedro da Aldeia. “Estudar fora geraria custos muito elevados, o que dificultaria muito”, relata a mãe, Lisziane Valesca Muniz.
Outras formas de ingresso
A próxima edição do vestibular de inverno será realizada no mês de junho, sendo dia 22 para os campi da Capital, e 23 no campus Cabo Frio. Para os alunos com pontuação superior a 400 pontos no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), a UVA disponibiliza 15% das vagas. Para aqueles que precisam ter uma flexibilidade maior de data para realizar os exames, a instituição oferece também os programas de acesso diferenciado (PAD) e personalizado (PAP), onde o candidato pode agendar a data de realização da prova. Mais informações estão disponíveis pelos telefones (21) 2574-8888 (Rio de Janeiro) e 0800 0246 172 (Cabo Frio).

Maricá: Cidade empossa primeiro Conselho da Cidade instalado no estado do Rio


O prefeito Washington Quaquá deu posse nesta segunda-feira (20/5), no Paço Municipal, aos quinze integrantes do Conselho Municipal da Cidade de Maricá (ConCidade), eleitos durante a etapa local da 5ª Conferência Nacional das Cidades, ocorrida no último sábado (18/05). O conselho, primeiro a ser instalado no estado do Rio, é composto por integrantes do governo municipal, do Poder Legislativo e membros da sociedade civil representados por organismos como associações de moradores.

Ao lado do prefeito, o secretário municipal de Direitos Humanos Miguel Moraes resumiu algumas das propostas feitas para a cidade.  Quaquá sugeriu a realização de reuniões mensais do conselho para que sejam debatidos projetos de interesse de Maricá.  Citou, por exemplo, a dragagem do canal da costa, em Itaipuaçu, como um dos temas que precisam ser discutidos nesses encontros. “Temos muita coisa prestes a acontecer e que precisa ser bem debatida”, afirmou o prefeito. “Com a lei dos portos, aprovada semana passada, o porto que tentamos de  Jaconé poderá ter, além, da movimentação do petróleo, reparos de embarcações e até construção de navios de guerra da Marinha brasileira”, acrescentou. “Há também o a questão da alteração do uso do solo para criação de uma área industrial. Maricá tem uma expectativa de crescimento cada vez maior e é preciso avaliar os próximos projetos cuidadosamente”, complementou Quaquá.

Alguns conselheiros também falaram durante o encontro, lembrando do clima produtivo e objetivo da conferência em prol do desenvolvimento da cidade. O decreto que dá posse aos conselheiros deverá ser publicado na edição desta quarta-feira (22/05) do Jornal Oficial de Maricá (JOM). A próxima reunião está marcada para quinta-feira (23/05), às 15h.

Quaquá ressalta crescimento inexorável na abertura da conferência
No sábado, o prefeito Washington Quaquá abriu a conferência para 200 pessoas, que lotaram uma das salas do Ciep 259, no Centro. O prefeito lembrou  que o processo de crescimento de Maricá é brutal e inexorável e daí a importância de a sociedade civil se reunir a fim de debater alternativas no sentido de evitar, no futuro, a desordem urbana. O homenageado da conferência e do conselho foi o líder comunitário Antônio Sérgio Carneiro, que faleceu no fim de 2012 quando exercia o cargo de presidente da Associação de Moradores do Loteamento Dom Felipe.

“Maricá tem hoje mais de 130 mil habitantes, daqui a 10 anos, seremos 500 mil. Mas para que esse aumento não estoure nas beiras dos rios e das lagoas, precisamos planejar a habitação”, disse, acrescentando que a cidade é a primeira do Estado a zerar o déficit habitacional: “Segundo estudos feitos, o déficit do município é de 1.800 casas, mas nós vamos entregar, através do programa ‘Minha Casa Minha Vida’, 2.996 unidades”, afirmou o prefeito.

Quaquá salientou ainda a necessidade de se investir em um sistema de saúde nos moldes de Cuba (onde esteve no fim do ano passado), com foco no atendimento preventivo, e “não num sistema de doença, como vemos hoje no Brasil”, disse.  “Isso implica desenvolvimento sustentável, aplicando verbas em saneamento, em educação, e em transporte digno e de qualidade, como os Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), por exemplo”, frisou.

Numa parceria com a Prefeitura de Niterói, existe projeto para ligar o bairro de Charitas ao Porto de Jaconé com uso do VLT. “É elétrico e não polui. Em cidades onde as empresas de ônibus não mandam, tem VLT”, disse. Para o prefeito, o município vive hoje um momento de transição, momento do fim da mediocridade que transformou Maricá numa cidade pequena. “Por isso, encontros como esse são de extrema importância para discutirmos soluções, ouvir ideias e compartilhar pensamentos. E eu me sinto muito satisfeito por ter vocês para me ajudar a construir nossa cidade”, finalizou. 

Palestrantes – Compondo a mesa juntamente com o prefeito, o secretário municipal de Urbanismo, Celso Cabral, o secretário municipal de Direitos Humanos, Miguel Moraes e o presidente da Federação das Associações de Moradores de Maricá, Eduardo Silva. Com o início dos debates, também fizeram uso da palavra a coordenadora municipal do "Programa Minha Casa, Minha Vida", Lene Oliveira, um representante do Fórum de Mobilidade Urbana, Vagner Oliveira, o secretário municipal de transporte, Leandro Costa, o professor Adacto Otoni, do Crea-RJ, e a assessora especial do prefeito, Luciana Andrade. A primeira-dama do município, Rosângela Zeidan, também esteve no Ciep para desejar aos participantes “um bom desempenho, bom trabalho”, e se colocar à disposição de todos. “Pode contar com a gente sempre que precisar.”     

Veja aqui a relação dos membros do Conselho da Cidade.

Casimiro de Abreu: Alunos do 2º ano fundamental da rede municipal de Casimiro de Abreu participam da Provinha Brasil

 Cerca de 700 estudantes matriculados no 2º ano do ensino fundamental das escolas de Casimiro de Abreu participaram da Provinha Brasil. Na terça-feira (21), foram testados os conhecimentos de português. O exame é elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas e distribuído pelo Ministério da Educação para avaliar o nível de alfabetização dos alunos. Os testes de matemática serão aplicados no dia 28.
    Os testes da Provinha Brasil em Casimiro de Abreu acontecem em dez escolas municipais: Rosa Branca, Ciep Municipalizado 459 José Bicudo Jardim, Patrick Marchon, Pastor Luiz Laurentino, Santa Luzia, Professor Moisés Silveira, Christiane S. Salles de Carvalho, Erotildes Tardelli Moreira, Pastor Abel de Souza Lyrio e Colégio Municipal Casimiro de Abreu. A avaliação de português e matemática é feita em duas etapas: no início e no fim do ano letivo.
    As correções das provas aplicadas nos dias 21 e 28 serão feitas por profissionais da Secretaria Municipal de Educação. Aproximadamente uma semana depois do último exame, os resultados serão repassados às direções das unidades escolares, ao Inep e ao Ministério da Educação. Entre os objetivos da prova de português estão: reconhecer as letras e as sílabas, ler palavras e frases, reconhecer a informação explícita em textos, reconhecer o assunto dos textos, identificar a finalidade dos textos e estabelecer relação entre as partes do texto. 
    A partir das informações obtidas nessas avaliações, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização, aumentando as chances de que todas as crianças até os oito anos de idade saibam ler e escrever, conforme previsão do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. A Provinha Brasil também integra as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa.
    


Macaé: Jogador do Macaé Basquete é convocado para Seleção Brasileira de Novos


Na manhã desta terça-feira (21), o técnico Ruben Magnano convocou os jogadores que vão participar do Torneio Internacional na França pela Seleção Brasileira de Novos. O ala do Macaé Basquete, João Phylippe, de 22 anos, foi convidado por Magnano e se apresentará, junto aos outros atletas, no dia 9 de junho, em São Paulo.

- Não queremos que seja um investimento apenas para seleções futuras, e sim um investimento no futuro desses jovens. Vamos trabalhar o desenvolvimento técnico, tático e a preparação física. Eles poderão ser aproveitados nas próximas seleções brasileiras, mas esse não é o objetivo principal - explicou Ruben Magnano.

Com média de 21 anos e 1,96m, os 18 convocados realizam os treinamentos, de 11 a 30 de junho, no Esporte Clube Sírio, em São Paulo. No período, de 2 a 4 de julho, a equipe nacional terá seu primeiro desafio em Paris, no Torneio Internacional da França.

Em 2013, a Seleção Brasileira Adulta terá como principal desafio a Copa América da Venezuela, que será realizada de 30 de agosto a 11 de setembro em Caracas. A competição irá classificar o quatro primeiros colocados para a Copa do Mundo da Espanha, em 2014.

Lista de convocados

Ricardo Fisher - Armador - 22 anos - 1,85m - Paschoalotto/Bauru (SP)

Rafael Freire Luz - Armador - 21 anos - 1,88m - Blusens Monbus Obradoiro (ESP)

Élio Corazza Neto - Armador - 23 anos - 1,90m - C.A. Paulistano (SP)

Cauê Borges dos Santos - Ala/armador - 21 anos - 1,85m - Vivo/Franca (SP)

Vitor Alves Benite - Ala/armador - 23 anos - 1,90m - C.R. Flamengo (RJ)

Guilherme Pereira Deodato - Ala - 21 anos - 1,90m - Paschoalotto/Bauru (SP)

João Phylippe Belmiro Bernardi - Ala - 22 anos - 1,98m - Macaé Basquete (RJ)

Jimmy Dreher de Oliveira - Ala - 23 anos - 1,90m - Sky/Basquete Cearense (CE)

Matheus Dalla Barba - Ala - 22 anos - 1,97m - Winner/Limeira (SP)

Leonardo Simões Meindl - Ala - 20 anos - 2,00m - Vivo/Franca (SP)

Isaac Rafael Gonçalves - Ala/pivô - 22 anos - 1,92m - Uniceub/Brasília (DF)

André de Sousa Silva - Ala/pivô - 22 anos - 1,98m - Paschoalotto/Bauru (SP)

Augusto Cesar Lima - Ala/pivô - 21 anos - 2,08m - Unicaja Malaga (ESP)

Lucas Fernandes Mariano - Pivô -19 anos - 2,05m - Vivo/Franca (SP)

Ronald Rudson dos Reis - Pivô - 21 anos - 2,07m - Uniceub/Brasília (DF)

Cristiano Silva Felicio - Pivô - 20 anos - 2,10m - Oregon University (EUA)

Leonardo Klassmann Wasziewicz - Pivô - 24 anos - 2,11m - Unitri/Universo (MG)

Renan Leichtwes - Pivô - 23 anos - 2,11m - Tijuca Tênis Clube (RJ)



Comissão Técnica



Diretor: Vanderlei Mazzuchini Jr

Administrador: Victor Mansure e Leonardo Ribeiro

Técnico: Ruben Magnano

Assistente Técnico: José Alves Neto e Gustavo De Conti

Preparador Físico: Diego Jeleilate, Diego Falcão e João Henrique Gomes

Médico: Alexandre Bezerra Vergete

Fisioterapeuta: Adriano Tambosi e Daniel Kan

Roupeiro: Edson Donizete da Silva

Nutricionista: Gislaine Bueno

Fisiologista: Rodrigo Chaves


Cultura: Curtas brasileiros vão a Cannes na raça



'Pátio', de Aly Muritiba, e 'Pouco Mais de um Mês', de André Novais Oliveira, são apresentados nesta quarta-feira no festival de cinema francês

Em termos de longas-metragens, a presença brasileira nos festivais internacionais tem sido tímida. Mas os curtas nacionais vão muito bem. Uma prova é o Festival de Cannes, que tem dois filmes brasileiros – um de Curitiba (PR) e outro de Contagem (MG) – selecionados para as mostras paralelas Semana da Crítica e Quinzena dos Realizadores depois de passarem no Festival de Tiradentes, em janeiro.
Pátio, de Aly Muritiba, exibido nesta quarta-feira na Semana da Crítica, mira sua câmera para a área de lazer de uma penitenciária no Paraná. Ali, no retângulo de dimensões modestas, os presos são vistos de longe, através de uma grade, jogando futebol, capoeira e conversando sobre família e liberdade. Já Pouco Mais de um Mês, de André Novais Oliveira, que é apresentado hoje e amanhã na Quinzena dos Realizadores, mostra André (o próprio diretor) e sua namorada Élida (interpretada pela namorada do cineasta, Élida Silpe) numa manhã qualquer. O casal conversa, expondo suas dúvidas e inseguranças sobre o relacionamento. 

Para ambos os diretores, o cinema não foi uma opção imediata. "Fui ao cinema pela primeira vez aos 18 anos, na minha cidade natal não havia sala", explicou Muritiba, que nasceu na Bahia. Ele teve diversos empregos, inclusive como agente penitenciário, o que lhe rendeu sua trilogia do cárcere, formada por PátioA Fábrica (2011) e pelo longa documental A Gente, que está em finalização. Quando se mudou de São Paulo, onde estudou história, para Curitiba, procurou um curso gratuito e encontrou o de cinema. Logo na sequência, começou a se mexer com seus amigos para fazer seus curtas. Agora, prepara seu primeiro longa de ficção, O Homem que Matou a Minha Amada Morta.
20 dias - André Novais Oliveira também estudou história depois de cursar edificações no colégio técnico. Apaixonado por fotografia e incentivado pelo irmão a ir ao cinema, descobriu um curso, e assim começou sua carreira. De 2004 para cá, foram seis curtas-metragens. "Faço porque amo. Curto estar com as pessoas de que gosto, faço pela amizade também", disse. Da ideia ao primeiro corte da montagem, Pouco Mais de um Mês levou cerca de 20 dias. Agora, ele também se prepara para rodar seu primeiro longa-metragem, Ela Volta na Quinta-Feira.
Os dois curtas foram feitos com muito pouco dinheiro, sem leis de incentivo – nessas horas, a tecnologia mais barata ajuda e muito. "Não tenho paciência de ficar esperando", afirmou Muritiba. "Sou novo, cheio de pique e gosto demais de fazer cinema." Sua produtora, a Grafo, preparou um cronograma para organizar o fluxo dos trabalhos. Na Filmes de Plástico, que André Novais Oliveira divide com três amigos, os projetos são feitos com ou sem dinheiro. "Mas o certo é fazer com, para que as pessoas recebam."

Fonte: Veja
Foto: divulgação

São Pedro da Aldeia: Prefeitura oferece cursos gratuitos de qualificação técnica


A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Especial de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), abriu pré-inscrições para os cursos de Fruticultura e Preparador de Doces e Conservas. Os cursos são gratuitos e serão oferecidos na sede da Secretaria, localizada à Rodovia Amaral Peixoto, km 107, no bairro Balneário. As inscrições permanecem abertas até o fechamento das turmas. Para participar, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CAD Único). Os interessados deverão comparecer à sede da Secretaria munidos dos documentos de identidade, CPF e comprovante de residência.  
Os cursos têm carga horária total de 200 horas. Será formada uma turma de até 30 alunos para cada curso. As aulas iniciam em meados de junho. Os cursos são abertos para todos os inscritos no CAD Único, tais como os beneficiários do Programa Bolsa-Família, seguro-desemprego, agricultores, pescadores, entre outros. 

 

Para o curso de Preparador de Doces e Conservas o candidato deverá ter concluído ou estar cursando, pelo menos, o sexto ano do Ensino Fundamental. Durante o curso, os alunos receberão orientações para o preparo de doces, conservas e compotas de frutas regionais e comerciais, visando o aproveitamento da produção da agricultura familiar e a agregação de valor e comercialização do produto.
Já para o curso de Fruticultor, é exigido o Ensino Fundamental completo. Durante as aulas, os alunos serão preparados para gerenciar a atividade produtiva de frutas; manejar a fertilidade do solo e selecionar e/ou produzir insumos, como mudas, fertilizantes e defensivos. O objetivo é treinar o aluno para que ele implante e maneje pomares com qualidade, além de operar máquinas e implementos agrícolas.
Mais informações podem ser solicitadas pelos emails:sagat.spa@gmail.comsagat@pmspa.rj.gov.br ou pelo telefone 2625-3850.

Rio das Ostras: Workshop Internacional de Dança


A Fundação Rio das Ostras de Cultura promoverá o I Workshop Internacional de Dança Moderna. As aulas acontecem nos dias 25 e 26 de maio, ministradas por uns dos melhores professores de dança contemporânea do mundo, Ana Marie Forsythe e o músico Victor See Yuen. As inscrições começam nesta segunda, 20, no Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro, na Praça José Pereira Câmara. 


Os interessados devem ter o mínimo de percepção de dança e podem comparecer entre 9h e 19h, munidos da cópia da Identidade. As oficinas têm o objetivo de divulgar as mais conceituadas técnicas de dança moderna da Companhia Martha Graham e de José Límon, de Nova York. A dinâmica das coreografias tem o objetivo de unir o ritmo da percussão com novos conceitos da dança.


Cabo Frio: Secretaria da Criança e do Adolescente promove painel de discussão sobre prevenção permanente a casos de abuso sexual


Palestra acontece nesta quarta-feira, na sede da Secretaria, no Braga, e contará com a participação de diversos segmentos da sociedade civil

Acontece nesta quarta-feira (22), na sede administrativa do Braga, uma discussão sobre a prevenção a casos de abuso sexual na infância e adolescência.
A iniciativa é da Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente. O painel “Combate ao abuso sexual na infância e adolescência: suas perspectivas dos diversos segmentos” terá a participação de profissionais das secretarias da Criança e Adolescente e da Educação, além de autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade civil, tais como Tribunal de Justiça; magistrados; Polícia Civil; Ministério Público; Corpo de Bombeiros; psicólogos e assistentes sociais.
Todos os participantes do painel vão falar sobre suas experiências e ações ao combate ao abuso sexual na infância e adolescência.
O evento começa às 19 horas, na Sala VIP do prédio administrativo da Prefeitura de Cabo Frio no Braga, que fica na Rua Florisbela Rosa da Penha. O evento é aberto à população, que está convidada a participar para se informar e esclarecer dúvidas e procedimentos para prevenção de casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes na cidade.

Senado: CE discute penalidade para quem não acompanha vida escolar dos filhos


A Comissão de Educação, Cultura e Esporte debate nesta manhã (22) projeto do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que estabelece penalidades para os pais ou responsáveis que não comparecerem à escola dos filhos para acompanhar seu desempenho.
Conforme a proposta (PLS 189/2012), aqueles que passarem mais de dois meses sem ir à escola do filho poderão pagar multa no mesmo valor cobrado de quem não comparece às eleições. Para Cristovam Buarque, a educação de uma criança é direito e obrigação dos seus pais ou responsáveis legais. “Sem a participação deles, a educação fica órfã, porque a escola sozinha não consegue cumprir integralmente o papel de formadora”.
O relator da proposta na CE, senador João Capiberibe (PSB-AP), apresentou voto favorável ao projeto, com emendas de redação.
Participam da audiência pública Clélia Brandão, representante do Ministério da Educação; Célio Cunha, especialista em educação; Antonio Ferreiro, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); e Candido Gomes, do movimento Todos Pela Educação.
 Fonte: Agência Senado

Cabo Frio: ADDP/Cabo Frio goleia Vasco/Tamoyo: 4 a 1


Com mais uma atuação convincente, time quebra invencibilidade cruzmaltina e garante primeiro lugar na fase de classificação com duas rodadas de antecipação no Carioca Adulto de Futsal


A ADDP/Cabo Frio goleou o Vasco/Tamoyo por 4 a 1 na noite desta terça-feira (21), em jogo que abriu a terceira rodada do returno do Campeonato Carioca Adulto de Futsal, promovido pela Federação de Futsal do Rio (FFSERJ). Em mais uma atuação convincente dos comandados de Everaldo Rangel, a equipe chegou à sua sexta vitória em sete jogos disputados.

O jogo começou franco, com as duas equipes se lançando ao ataque, mas coube à ADDP/Cabo Frio abrir o marcador em uma cobrança de falta em dois lances, aos 6'54. Fabrício deu uma leve rolada na bola para Digo bater forte de perna esquerda. O Vasco/Tamoyo empatou em um contra-ataque iniciado por Lucas Tardelli, que achou Josenilton livre na área aos 12'23. 

Mas a ADDP/Cabo Frio voltaria a ter vantagem no marcador ainda no primeiro tempo. Wellington achou Rodriguinho livre no pivô aos 15'56. O camisa 10 da ADDP/Cabo Frio girou para fazer seu sexto gol no campeonato e colocar 2 a 1 no placar, resultado que não se alteraria até o intervalo.

No segundo tempo, a ADDP/Cabo Frio utilizou de algumas de suas virtudes neste Campeonato Carioca para dominar a partida: intensidade na marcação, posse de bola e criação de oportunidades. O time fez com que o goleiro Jair fizesse pelo menos seis grandes intervenções nos 20 minutos finais. 

A vantagem da ADDP/Cabo Frio passou para 3 a 1 logo no início da segunda etapa. Aos 2'25, Josenilton perdeu uma dividida para Rodriguinho na sua meia quadra de defesa. O pivô da ADDP/Cabo Frio teve a oportunidade de chutar em gol, mas serviu David, que acompanhava o contra-ataque, e só teve o trabalho de empurrar a bola para o gol vazio.

O gol levou a ADDP/Cabo Frio a forçar ainda mais as jogadas de ataque em busca do quarto gol. Ainda que o Vasco/Tamoyo levasse perigo, principalmente nas jogadas individuais dos alas Winicinho e Lucas Tardelli, o time branco era mais incisivo nos ataques, finalizando com mais precisão e forçando o camisa 1 do Vasco a praticar importantes defesas.

No entanto, o placar de 3 a 1 ficou inalterado durante quase todo o segundo tempo. Faltando pouco mais de quatro minutos para o fim do jogo, a partida ficou interrompida por conta de um copo atirado por um torcedor que atingiu o árbitro Evandro Barbosa. O jogo ficou parado por cerca de cinco minutos, até que a situação fosse resolvida. Logo depois, em um lateral a favor do Tamoyo, houve um princípio de confusão quando Thiago Campos trocou empurrões com os jogadores reservas da ADDP/Cabo Frio. A intervenção dos árbitros e de jogadores das duas equipes serenou os ânimos, mas vários jogadores das duas equipes foram punidos com cartão amarelo.

No fim do jogo, o Vasco/Tamoyo tentou o último recurso para buscar uma reação, colocando Jair como quinto jogador de linha. A tática não surtiu efeito e ainda resultou no gol que selou a goleada, no último lance da partida: Jair perdeu a bola para Regufe, que da sua quadra de defesa, finalizou de perna esquerda para dar números finais à partida. ADDP/Cabo Frio 4 x 1 Vasco/Tamoyo.

Para o técnico Everaldo Rangel, a regularidade com que a equipe vem se apresentando foi fundamental na vitória desta terça-feira:

- Comentei na preleção que um fator muito importante num jogo como este, com casa cheia e muita expectativa por parte de todos seria a inteligência emocional, a maneira com que a nossa equipe conseguiria controlar a partida. Fomos bem mais uma vez nesse aspecto. Taticamente o time foi muito bem, alternando a marcação, tendo posse de bola e finalizando bastante. Foi um dos nossos melhores jogos no campeonato - analisou o treinador.

Regufe, autor do quarto gol, ressaltou a evolução que a equipe está tendo ao longo do campeonato:
- Ainda não estamos na nossa forma física ideal, sabemos que podemos melhorar. Mas o time se comporta melhor a cada jogo. Estamos mantendo a mesma pegada o tempo inteiro. Tivemos muitas oportunidades hoje (ontem), conseguimos o resultado que queríamos e que nos garantiu o primeiro lugar nessa fase. O time está de parabéns - declarou.

Campanha que impressiona
Com a vitória, a ADDP/Cabo Frio chegou a 19 pontos ganhos em 21 disputados. O time agora é o único invicto do Carioca e abriu seis pontos de vantagem em relação ao Vasco/Tamoyo, vice-líder com 13 pontos. Com isso, a ADDP/Cabo Frio já garantiu o primeiro lugar na fase de classificação independente dos resultados das últimas duas rodadas, uma vez que só a equipe cruzmaltina pode chegar a 19 pontos (se vencer Teresópolis/Comary e Casa de España/Botafogo). 

Ainda assim, mesmo que a ADDP/Cabo Frio perca seu jogo para o Teresópolis/Comary na última rodada, ela leva vantagem em relação ao Vasco/Tamoyo no confronto direto, primeiro critério de desempate.

A ADDP/Cabo Frio tem, ainda, o melhor ataque do Carioca, com 25 gols marcados em sete jogos (média de 3,57 gols por partida); e a melhor defesa, com 9 gols sofridos (mesma marca do Vasco/Tamoyo, mas com média menor: 1,28 contra 1,50 do time cruzmaltino). Além disso, Rodriguinho, com seis gols marcados, é um dos artilheiros do campeonato.

O time de Cabo Frio termina a fase de classificação com 100% de aproveitamento como mandante - o empate contra o Vasco/Tamoyo, no turno, teve mando do adversário. Além disso, o time fez pelo menos quatro gols em cinco dos sete jogos em que disputou - as exceções foram o 1 a 1 contra o Vasco/Tamoyo e o 3 a 0 sobre o Teresópolis/Comary, ambos no primeiro turno.

A ADDP/Cabo Frio folga na próxima rodada, a penúltima da fase de classificação, e encerra sua participação nesta etapa jogando fora de casa, contra o Teresópolis/Comary, no dia 7 de junho. Para essa partida, o time terá quatro desfalques garantidos: Regufe, David, Arthur e Rodriguinho receberam o terceiro cartão amarelo diante do Vasco/Tamoyo e cumprirão suspensão automática.

A ADDP/Cabo Frio jogou e venceu com Higor no gol; Wellington, Digo, David e Rodriguinho. O técnico Everaldo Rangel utilizou ainda Regufe, Bruno Ciro, Fabrício, Arthur, Dawisson, Daniel, Sanny e Rodolpho. O goleiro Marcelo não entrou diante do Vasco/Tamoyo.

Para a temporada de 2013, a ADDP/Cabo Frio conta com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, da Ollé Sports, do Laboratório Teuto, da Academia Target - Treinamento Integrado e da Drogaria do Povo. 

Cabo frio: Profissionais de Saúde participam de curso de capacitação

Curso promovido pela equipe técnica do LACEN e da Secretaria Estadual de Saúde capacita os profissionais para Teste Rápido Diagnóstico para HIV e Sífilis e triagem sorológica das Hepatites B e C

Cerca de trinta profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio participam de hoje até o dia 24 de maio, na sede do Lar Esperança, Casa de Apoio à portadores de AIDS, de um curso de capacitação em Teste Rápido Diagnóstico para HIV e Sífilis e Teste Rápido para triagem sorológica das Hepatites B e C, realizado pela equipe técnica do Laboratório LACEN e Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. A capacitação foi solicitada pela coordenadora do Programa de DST/AIDS e Hepatites Virais de Cabo Frio, Ana Paula Rangel  Aguiar, com o objetivo de descentralizar o teste rápido no município e tornar acessível à população,  o resultado sorológico para HIV, Sífilis e Hepatites B e C em apenas 15 minutos.
- É importante ressaltar que quanto antes o indivíduo identifique essas doenças e inicie o tratamento, menor é a probabilidade do adoecimento e morte, destaca Ana Paula Rangel Aguiar.
Os testes rápidos para sífilis, assim como os testes rápidos para as Hepatites B e C são exames de triagem sorológica, ou seja, há necessidade de exames laboratoriais complementares para o diagnóstico. No caso do teste rápido de HIV o mesmo define o diagnóstico. Com equipes capacitadas e experientes na realização da testagem e do aconselhamento para HIV/AIDS, a Coordenação do Programa de DST/AIDS e Hepatites Virais de Cabo Frio, irá estabelecer ações estratégias no sentido de implantar o processo de testagem rápida, assim como o aconselhamento em doenças sexualmente transmissíveis na Atenção Básica.
- Solicitamos esse treinamento para melhorar a qualidade do nosso atendimento aos usuários quanto ao acolhimento, aconselhamento, execução da testagem, tratamento, encaminhamento e acompanhamento, explica a coordenadora do Programa de DST/AIDS e Hepatites Virais de Cabo Frio.

Manchetes dos Principais Jornais

O Globo:  DILMA SUGERE FLEXIBILIZAR JORNADA DE DOMÉSTICAS






Leia mais em:

http://oglobo.globo.com/









Folha de São Paulo: POLICIAL QUE DIMINUIR O CRIME TERÁ BÔNUS DE ATÉ R$10.000










Leia mais em:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/







Correio Braziliense: GOVERNO PROPÕE TRÊS TIPOS DE JORNADA PARA DOMÉSTICA.








Leia mais em:
http://www.correiobraziliense.com.br/





Zero Hora: ASSEMBLEIAS E MP VÃO ABRIR SALÁRIOS E CARGOS






Leia mais em:
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/




Extra: UNIÃO LIBERA PATRÃO A PAGAR HORA EXTRA DE DOMÉSTICA COM FOLGA






Leia mais em:
http://extra.globo.com/