sexta-feira, 17 de maio de 2013

UVA: Feira de Profissões leva Universidade para dentro das escolas


Alunos da UVA compartilharam experiências com os estudantes do Colégio Santa Rita

Um intercâmbio entre universitários, professores e estudantes do Ensino Médio. Com esta proposta, o Colégio Santa Rita recebeu, na manhã desta quinta-feira, alunos da Universidade Veiga de Almeida (UVA) para mais uma edição da Feira de Profissões. Por meio de estandes, demonstrações e atividades práticas, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor diferentes profissões, além de tirar dúvidas sobre as áreas de atuação de cada profissional. Os alunos do Ensino Fundamental também participaram do momento.

Organizada pelo projeto Vivenciando – Unidade de Integração Universidade-Escola da Veiga de Almeida-, a Feira de Profissões oportuniza aos estudantes, especialmente do Ensino Médio, um primeiro contato com o mundo acadêmico, possibilitando aprofundar os conhecimentos sobre as diversas áreas do conhecimento e as profissões relacionadas a elas. Nesta edição, o curso de Educação Física não deixou ninguém parado, com aulas de jump e lutas. Já o pessoal de Fisioterapia realizou manipulação para a correção postural e os alunos de Enfermagem prestaram orientação sobre hábitos saudáveis e sexualidade. Os cursos de Comunicação Social, Direito, Psicologia, Gestão e Engenharia Ambiental também marcaram presença.

A diretora do Ensino Médio, Ana Paula Lisboa Sampaio, diz que é um privilégio para a escola receber um evento como a Feira, pois serve tanto para conscientizar os alunos sobre a importância de dar continuidade aos estudos, como para as famílias valorizarem essa vontade. “Essa aproximação com a realidade da Universidade ajuda muito, inclusive nas aulas, pois os alunos sempre fazem um gancho entre o que aprenderam nas palestras e o assunto discutido em sala”, ressalta.

A coordenadora educacional Edelite da Silva Farrapo da Fonseca se diz fã do Vivenciando, não apenas pelo trabalho de orientação vocacional, mas pela disponibilidade dos professores universitários e estagiários compartilharem conhecimento com a comunidade. “Apesar do trabalho ser mais direcionado ao terceiro ano, a Universidade sempre esteve disponível para atender outras demandas, como orientação aos pais da Educação Infantil”, ressaltou.

Orientação vocacional
A Feira das Profissões é uma das atividades realizadas pelo Vivenciando, que
oferece às escolas públicas e privadas diversas ferramentas para orientar e auxiliar os estudantes na escolha da carreira profissional. Um exemplo são os testes vocacionais, que possibilitam ao estudante conhecer melhor seu perfil e habilidades. Os testes são aplicados na própria escola, por estudantes de Psicologia, para as turmas de terceiro ano.

Outra ação contínua é o ciclo de palestras de apresentação das carreiras profissionais. A profissão é apresentada pelos coordenadores de cursos, todos com experiência no mercado de trabalho, além do ensino acadêmico. O Vivenciando oferta, ainda, palestras de serviços nas áreas da saúde, meio ambiente, entre outras.

A UVA também disponibilizará os laboratórios da Universidade para que as escolas parceiras ministrem aula. A ação possibilita uma vivência maior do estudante com o universo acadêmico, além da troca de experiência com professores e laboratoristas da UVA.

As visitas guiadas à Universidade e a Feira de Profissões no campus também mexem com os estudantes, que tem a chance de experimentar um dia na UVA. A Feira deste ano deve ocorrer nos dias 10 e 11 de outubro, das 9h30 às 17h30. As escolas que quiserem participar do evento já podem reservar a data no calendário. Haverá transporte gratuito para as turmas do terceiro ano, com vagas limitadas.

Informações
Mais informações sobre o projeto e agendamento de atividades estão disponíveis pelos telefones (22) 2644-5282, 2647-5275 (ramal 295) e pelo e-mail vivencindocf@uva.br.




Sobre a Universidade Veiga de Almeida:
Com 40 anos de existência e uma das 10 melhores universidades privadas do país, de acordo com o ENADE, a UVA tem hoje, aproximadamente, 23 mil alunos e 1.300 funcionários, dos quais 700 são professores. A instituição oferece cursos de Graduação, Graduação Tecnológica, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão em quatro diferentes campi no Rio de Janeiro: Tijuca, Barra, Centro e Cabo Frio. A Veiga conta também com um centro de excelência em saúde, sediado próximo ao Campus Tijuca.

Sobre a Ilumno:
A Rede Ilumno consiste em nove instituições inovadoras que oferecem programas de educação superior presencial e a distância na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Panamá, Paraguai e Peru. No Brasil, além da UVA, a Ilumno está representada pelo Centro Universitário Jorge Amado, na Bahia. Mais de 1/3 dos estudantes da Rede estão matriculados nos 500 cursos de aprendizagem à distância, que contam com o suporte presencial de 33 sedes com mais de 400 centros de aprendizagem – uma abrangência inédita na América Latina. A rede conta ainda com o suporte de 8 mil docentes e colaboradores. Para mais informações sobre a Ilumno acesse o site da rede: www.ilumnonetwork.com.br (em Português, Inglês e Espanhol).

Maricá: Cidade ultrapassa a meta e vacina 90% dos grupos prioritários contra gripe


O município de Maricá ultrapassou a meta de 80% de vacinação contra a gripe (Influenza), preconizada pelo Ministério da Saúde e, até o momento, vacinou 21.216 pessoas, o que representa 90% do grupo prioritário. O Estado do Rio de Janeiro alcançou a meta de 80% de vacinação.

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, foram vacinados 15.689 idosos, 2.157 crianças, 1.912 trabalhadores da Saúde, 1.196 gestantes, 261 puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) e um indígena.

Mesmo já atingindo a meta, a 15ª campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) se estende até a próxima sexta-feira, dia 17/05, segundo determinação do governo do Estado. A coordenadora municipal do Programa de Imunização, enfermeira Núbia Brum, considera improvável que a campanha seja prorrogada por mais um período, pois a secretaria estadual de Saúde está iniciando os preparativos para a próxima campanha de vacinação em junho, que é a contra a poliomielite destinada para crianças com idades menores do que cinco anos.

Quem ainda não se vacinou deve procurar os postos de Saúde de Ponta Negra, Inoã Santa Rita, São José e as  Unidades de Saúde da Família Barra, Guaratiba, Bambuí, Espraiado, Ubatiba, São José II, Jardim Atlântico I e II, Recanto, Inoã II, Santa Paula, Bairro da Amizade, Mumbuca e Retiro.
Quem deve se vacinar

Devem ser vacinadas: pessoas maiores de 60 anos, gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos de idade, povos indígenas, profissionais da área médica, população prisional, os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (acometidos por doenças cardíacas, pulmonares obesos e transplantados), pacientes com comorbidade (duas ou mais doenças relacionadas). Para a edição de 2013, a campanha incluiu as mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias (em puerpério) por apresentarem a mesma vulnerabilidade de grávidas e por ajudarem a proteger o bebê pela amamentação, já que parte dos anticorpos contra o vírus da gripe pode ser transmitido pelo leite materno.

Para se vacinar é obrigatório apresentar documento de identificação e caderneta de vacinação; para mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, pode ser apresentado o cartão da gestante, a certidão de nascimento ou caderneta de vacinação da criança, se preenchido corretamente. Para os portadores de doenças crônicas é necessário apresentar laudo médico conforme indicação clínica do Ministério da Saúde (o laudo será retido na unidade).

A vacina, injetável, é aplicada de forma intramuscular no braço (adultos, uma dose de 0,5 ml), e em crianças, de forma intramuscular na coxa (uma dose de 0,25 ml). A imunidade prevista é de doze meses, razão pela qual a vacina deve ser tomada anualmente.

Casimiro de Abreu: Prefeito Antônio Marcos vai à Brasília solicitar alteração do projeto de duplicação da BR-101


Reunião aconteceu na quarta-feira (15) na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT


O prefeito de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos, esteve em Brasília na última quarta-feira (15) com o diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, Jorge Bastos. Na pauta, o pedido de modificações no projeto original de duplicação da BR-101 no trecho urbano do município. Há alguns impasses e necessidade de novos estudos técnicos de avaliação sobre o impacto e custo-benefício da obra.

O projeto original prevê que a travessia de veículos do bairro Industrial em direção ao Centro seja deslocada para mais de dois quilômetros de distância. Apenas uma passarela para pedestres está prevista para ser construída próxima à rodoviária. Desde 2009, o prefeito Antônio Marcos sugere mudanças no projeto. Ofícios e reuniões com a concessionária Autopista Fluminense e a ANTT têm sido agendados.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, as sugestões feitas pela Prefeitura são viáveis, mas que dependem da autorização da ANTT para considerá-las. “Queremos que sejam construídos quatro retornos e uma passagem sob a rodovia. Estas readequações são nas proximidades de Professor Souza, Boa Esperança, Rio Dourado e Banana Passa. Somos ordeiros e sempre buscamos o diálogo. Não queremos que os casimirenses sejam prejudicados”, disse o prefeito.     

O diretor da ANTT, Jorge Bastos garantiu que fará uma análise minuciosa da solicitação do prefeito Antônio Marcos. “Tenho boa vontade em observar as sugestões da Prefeitura, mas para isso ocorrer precisamos estudar tecnicamente cada item. Em vez de construir quatro retornos em desnível, podemos fazer dois retornos em nível, pois o custo da obra sairá mais barato. Temos que projetar a obra como um todo, analisar o custo-benefício, pensar na segurança do usuário, saber da viabilidade de execução” disse.

Ficou acordado que dentro de um mês a Autopista Fluminense fará novas alterações técnicas sugeridas pela ANTT. O intuito é diminuir o impacto da obra e atentar quanto ao custo-benefício da construção dos trevos em nível. Em seguida, esta proposta será encaminhada à ANTT para análise. Após apreciação, uma nova reunião será marcada em Brasília para definir o projeto e as alterações que poderão ser incluídas no Programa de Exploração da Rodovia (PER) a partir do próximo ano.  

Participaram ainda o procurador-geral do município, Vinicius Figueiredo de Souza, o secretário de Obras, Luiz Augusto Perez, os vereadores Alessandro Pezão, João Medeiros, Odino Miranda, Eliezer Crispim, Rafael Jardim, Bitó e Juninho. O superintendente da Autopista Fluminense, Alberto Gallo, e a superintendente de exploração de infraestrutura da ANTT, Viviane Esse estiveram presentes. O senador Lindbergh Farias foi representado pelo assessor Olavo Brandão.

Macaé: Dr. Aluízio afirma que novo porto vai garantir relevância da cidade no cenário nacional


“O novo porto é fundamental para que Macaé garanta sua relevância no mercado de petróleo e pague sua dívida social com a população.” Foi de forma contundente que o Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, defendeu o projeto de implantação do Terminal Logístico de Macaé (Terlom) – projeto da iniciativa privada para instalação de um novo porto no município – e conquistou o apoio de empresários do ramo offshore para o empreendimento durante reunião da Comissão Municipal da Firjan nesta quarta-feira (15).


O encontro foi articulado pelo Prefeito com o objetivo de discutir as necessidades das empresas que atuam na indústria do petróleo em Macaé junto à Queiroz Galvão Desenvolvimento de Negócios, empresa idealizadora e responsável pela implantação e operação do Terminal. Além de integrantes da Comissão Municipal da Firjan, estiveram presentes representantes de Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), RedePetro, IADC (Associação Internacional das Empresas de Perfuração), Sebrae, SPE (Sociedade de Engenheiros de Petróleo), ABESPetro, Soamar (Sociedade dos Amigos da Marinha), OAB, da secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Fundo Municipal para o Desenvolvimento Econômico (Fundec).

- O governo vê o porto como a garantia de uma posição estratégica para a cidade. Precisamos diversificar a economia sim, mas a indústria do petróleo é hoje a grande vocação econômica de Macaé, que só continuará a ser grande cidade do petróleo no Brasil se tivermos grandes investimentos que garantam a estrutura para que indústria permaneça no município e nisso o porto é de fundamental importância. A indústria do petróleo precisa ter peso, voz e capacidade de definição nesse projeto, pois Macaé precisa da indústria cada vez mais forte para que a população possa sobreviver às grandes ameaças desse momento e para que se possa pagar a grande dívida social que a era do petróleo tem com os nossos cidadãos - ressaltou Dr. Aluízio.

Durante a reunião, os empresários puderam conhecer detalhes técnicos do projeto, que prevê uma plataforma marítima com cerca de 90 mil metros quadrados com área para atendimento de 14 embarcações de grande capacidade simultaneamente e uma área de 400 mil metros quadrados em terra de apoio à operação offshore.

Empresa quer iniciar operação do Terlom em 2017
Superintendente de Novos Negócios da Queiroz Galvão, Paulo Roberto garantiu a viabilidade do Terminal, que se encontra em fase de licenciamento e de elaboração do projeto básico, e afirmou que a empresa está empenhada em atender ao cronograma da indústria de petróleo, que precisa ampliar as atividades portuárias de forma urgente.

- Esse projeto é para nós uma realidade e é uma das principais apostas da Queiroz Galvão. Já demos entrada no processo de licença ambiental e nossa expectativa é de obter a licença prévia até o final do ano. Estamos tomando todas as precauções para cumprir exigências dos órgãos públicos e de licenciamento e para atender as necessidades do mercado offshore, inclusive com a negociação para a utilização do Terminal pela Petrobras. Nossa expectativa é iniciar a operação do porto no início de 2017 - declarou.

São Pedro da Aldeia: Mutirão de limpeza e iluminação em novas áreas nesta sexta e sábado


Por Raíra Morena
Por conta do feriado municipal em comemoração aos 396 anos de fundação de São Pedro da Aldeia, a Subsecretaria de Serviços Públicos transferiu os serviços do mutirão de limpeza e iluminação dessa quinta (16) para este sábado (18).
Os serviços dessa sexta-feira (17) seguem normalmente no Recanto do Sol, São Matheus e Botafogo, da área 4, que receberão a equipe de iluminação pública para a troca de lâmpadas queimadas e manutenção elétrica, das 9h às 22h. Já os bairros Porto do Carro, Alecrim, Orquídeas e Parque Arruda, da área 5, serão atendidos pelo mutirão de limpeza geral, das 8h às 16h30. No sábado, a equipe de iluminação vai atuar na Rua do Fogo, Cruz e Três Vendas, enquanto o mutirão de limpeza estará nos bairros da área 4.
Entre os serviços realizados pelo mutirão de limpeza estão a capina, varrição, pintura de meio fio e recolhimento de lixos, entulhos, tocos e galhos. O trabalho é realizado com o auxílio de caminhões, retroescavadeiras e roçadeiras com acompanhamento constante de fiscais de bairro para garantir a realização dos serviços.

Arraial do Cabo: C.E. ESPORTIVO DA CIDADE VENCE O BONSUCESSO NO CARIOCA POR 2 X 1


O C. E. Arraial do Cabo parceria Drible Legal venceu o Bonsucesso no Campeonato Carioca Sub15 por 2x1, no domingo, 12, no Barcelão, com gols dos meias Pedrinho e Igor, que desequilibraram o jogo. A equipe do Bonsucesso abriu o placar logo no começo, mas a equipe de Arraial do Cabo virou o placar, fazendo uma bela partida. 

Na categoria Sub17, Arraial do Cabo teve uma boa atuação, com bom toque de bola, e chegou a abrir o placar com gol do volante Denner. Mas, o Bonsucesso empatou a partida. 


De acordo com Henrique Pimentel, a parceria Drible Legal e C.E. Arraial do Cabo tem por objetivo dar aos atletas uma oportunidade de mostrar seu potencial para os clubes e empresários, e seguirem em frente com a carreira de jogador profissional. 


“O atleta Gabriel, morador de Figueira, é um deles, e está aproveitando essa oportunidade. Ele é um dos destaques da categoria Sub15, vem se destacando em cada partida”, disse Henrique Pimentel, presidente do Drible Legal.


O próximo jogo será no domingo, 19, contra o Portuguesa, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. 

Cabo Frio: Cidade se posiciona no trade turístico da Argentina


Na última quarta-feira (15/5), representantes da Secretaria de Turismo de Cabo Frio apresentaram em Buenos Aires o potencial turístico da cidade para 145 operadores de turismo e agentes de viagens durante o Workshop de Capacitação no Hotel Pestana.
Gilson Peres, um dos coordenadores Executivos do Turismo de Cabo Frio destacou a parceria com a Secretaria de Turismo de Arraial do Cabo (também presente ao evento) para fortalecer o destino Cabo Frio no mercado argentino:
- A cidade de Cabo Frio está fortemente posicionada no trade turístico da Argentina em um trabalho realizado em conjunto com Arraial do Cabo. Hoje estamos nas prateleiras das principais agências de viagens e em todos os operadores de turismo que vendem o Brasil na Argentina - comemorou Gilson.
Segundo Christian Fernandez, da Operadora Suntime Brasil, culturalmente os argentinos tem grande preferência pelo Brasil como destino de turismo de lazer e, mesmo com as restrições das atuais políticas argentinas em relação ao turismo emissivo, têm tido um aumento significativo de reservas para Cabo Frio e a previsão para a próxima temporada é de um aumento de mais de 100%.
- Nossa previsão é que para o verão 2014 consigamos um aumento de 100 a 200 % nas reservas para Cabo Frio (só dos vôos regulares chegando ao Galeão, sem ter em conta os vôos charters) em relação ao verão do ano 2013.
Durante a apresentação, Luane Ferreira, uma das turismólogas da Secretaria de Turismo de Cabo Frio destacou os segmentos de Sol e Mar, Cultural e de Esportes Náuticos como elementos fortes para atração do turista argentino para Cabo Frio.
- Cabo Frio preparou um material específico para este evento,  traduzido para o espanhol, com ênfase na beleza das praias e na cultura e história do município, explicou Luane.
O Workshop contou com a presença dos Coordenadores de Turismo Gilson Peres e Milton Roberto, da turismóloga Luane Ferreira e de representantes da Prefeitura de Arraial do Cabo.

Búzios: Secretaria de educação promove etapa municipal do CONAE/2014


Evento acontece nesta sexta-feira, dia 17, às 9h

A Prefeitura de Búzios realiza nesta sexta-feira, dia 17, às 9h, a etapa municipal preparatória para Conferência Nacional de Educação (CONAE/2014), que será realizada em fevereiro do ano que vem, em Brasília (DF). A conferência municipal acontecerá no Instituto de Educação e Formação Integral Judite Gonçalves (INEFI), bairro da Rasa, e tem o objetivo de gerar contribuições e propostas de melhoria para a educação do país, as quais deverão ser debatidas durante as conferências estaduais de educação marcadas para o mês de junho.
As conferências municipais e/ou intermunicipais de educação são eventos realizados com a finalidade de cumprir uma das etapas preparatórias. Em 2013, vêm sendo realizadas de março a maio. A mobilização e a coordenação desses eventos nos municípios são conduzidas pelos Fóruns Estaduais de Educação (FEE) e Fóruns Municipais de Educação (FME) ou por comissões organizadoras das conferências, nos locais onde não há o FME.
As deliberações resultantes das conferências estaduais serão levadas à CONAE/2014 pelos delegados eleitos pelos segmentos e setores por eles representados.
O evento desta sexta-feira, em Búzios, contará com a presença de diversos representantes de escolas da rede municipal, rede privada, associações,  ONGs e sociedade em geral interessada em assuntos relativos a educação no Município.
Plano Nacional de Educação - A Conferência Nacional de Educação (CONAE) é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.
A segunda edição da CONAE será realizada de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília, e terá como tema central, conforme prevê o Documento-Referência, o Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.
Convocada pela Portaria n.º 1.410, de 03 de dezembro de 2012, a CONAE/2014 possui caráter deliberativo e apresentará um conjunto de propostas que subsidiará a implementação do PNE, indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.
As conferências nacionais de educação são coordenadas pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), conforme estabelece a Portaria MEC n° 1407, de 14 de dezembro de 2010.
A CONAE/2014 é precedida por etapas preparatórias, compreendidas em conferências livres e conferências ordinárias municipais e/ou intermunicipais, estaduais e do Distrito Federal, sendo todas estas atividades realizadas até o final de 2013. O objetivo é garantir a participação da sociedade nas discussões pertinentes à melhoria da educação nacional. Nesses eventos, portanto, os espaços de discussão são abertos à colaboração de todos — profissionais da educação, gestores educacionais, estudantes, pais, entidades sindicais, científicas, movimentos sociais e conselhos de educação, entre outros.
Assim, por meio da CONAE de 2014, o Fórum Nacional de Educação (FNE) e o MEC buscam garantir espaço democrático de construção da qualidade social da Educação Pública.

Curta a FanPage do Blogão dos Lagos