quarta-feira, 15 de maio de 2013

Cabo frio: Comissão quer reunir municípios vizinhos para ações conjuntas pela lagoa

Acontece na próxima quinta-feira (dia 16), às 10 horas, no plenário da Câmara Municipal de Cabo Frio, a terceira reunião da Comissão especial de despoluição da Lagoa de Araruama, a segunda com a equipe técnica. A primeira aconteceu hoje de manhã, e contou com a presença dos vereadores integrantes da comissão, Emanoel Fernandes (presidente), Braz Benedito Arcanjo, Luis Geraldo Simas e Eduardo Kita, além dos vereadores Rodolfo Aguiar e José Ricardo; do presidente da Colônia de Pesca Z4, de Cabo Frio, Alexandre Marques; do subsecretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Jailton Dias; do Superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Cabo Frio, Charles Domingues, e do consultor Ricardo Azevedo.
No encontro de hoje a equipe discutiu sobre os problemas que afetam a lagoa, entre eles o despejo de esgoto que, segundo os participantes, é o principal foco de poluição do maior corpo hídrico hipersalino do mundo. A atuação das dragagens nesse processo de recuperação foi um dos pontos discutidos, mas segundo Alexandre Marques, é preciso que ela seja feita em outros pontos.
- Temos alguns pontos da lagoa onde a dragagem seria importantíssima para a renovação da água e que, no entanto, não estão recebendo atenção. São áreas que ainda estão bastante assoreadas. Por isso acho que é preciso repensar a forma como ela está sendo feita, concentrada apenas numa localidade.
O funcionamento das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) da Prolagos também foi colocada em discussão por um dos integrantes da equipe técnica.
- A ETE da Praia do Siqueira, por exemplo, depois que trata o esgoto joga a água tratada na lagoa. Mas eu já vi e filmei uma situação que me deixou preocupado: fezes sendo despejadas na lagoa pela tubulação que deveria despejar apenas água tratada. Reforço: eu vi e filmei. E assim como esta situação, certamente existem outros problemas camuflados que precisam ser pontuados e resolvidos – denunciou Charles Domingues.
A eficácia do programa IPTU Verde, criado na Câmara de Cabo Frio, foi outro ponto levantado pelos técnicos que integram a comissão da despoluição da lagoa.
- Precisamos conhecer melhor os critérios dessa lei e saber de que forma podemos melhorá-la com o objetivo de ajudar a lagoa: por exemplo, obrigando as grandes empresas que se instalam na cidade a construírem suas próprias estações de tratamento de esgoto, porque o problema da lagoa é o despejo de esgoto mas, também, a água tratada que é despejada nela, que é uma água doce e que causa impacto negativo por ser a lagoa um corpo hipersalino – destacou o subsecretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, com apoio do consultor Ricardo Azevedo: “Hoje em dia, para construir um condomínio em Cabo Frio é preciso que a empresa apresente na prefeitura um projeto dizendo como funcionará a coleta de lixo. Da mesma forma deveria ser exigido deles um projeto para construção de sua própria rede de coleta e tratamento de esgoto”.
Atentos às ideias propostas pela equipe técnica, os vereadores mostraram-se bastante satisfeitos e se comprometeram a montar novos projetos de lei com base nos assuntos que foram discutidos na reunião de hoje. A ideia é apresentar um esboço desses projetos na reunião da próxima quinta-feira para avaliação do corpo técnico e, depois, fazer com que esses projetos também sejam apresentados, votados e aprovados nas Câmaras Municipais das cidades do entorno da lagoa, fazendo com que todos adotem as mesmas medidas curativas e preventivas em prol da Lagoa de Araruama.
- Também na próxima quinta-feira teremos a presença de mais algumas pessoas na reunião, como ONGs, vereadores de municípios do entorno da lagoa, representantes das secretarias de meio ambiente e pesca, e também estaremos convidando representantes do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), de Arraial do Cabo. Será uma reunião um pouco diferente da que tivemos hoje porque teremos uma espécie de workshop sobre a lagoa, com o subsecretário de Meio Ambiente de Cabo Frio palestrando sobre “O cenário ambiental”, com o Charles Domingues falando sobre “Impactos ambientais e suas consequências”, e queremos alguém do IEAPM falando a situação atual da lagoa. As palestras terão duração de cerca de 30 minutos cada uma, e funcionarão como uma espécie de preparação para a audiência pública que será realizada ao final dos trabalhos da nossa comissão – explicou o vereador Emanoel Fernandes, autor do projeto de resolução que criou a Comissão especial de despoluição da lagoa.

Saquarema: Projeto “Renovando Vidas” entrega mais aparelhos


A Prefeitura de Saquarema, por meio do projeto “Renovando Vidas”, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, entregou nessa segunda-feira, dia 13/05, mais oito cadeiras higiênicas, dois aparelhos auditivos, seis cadeiras de rodas, um andador e uma muleta quatro apoios a pessoas que precisavam desses equipamentos. A entrega foi realizada pessoalmente pela prefeita Franciane Motta e pela secretária Elísia Rangel.

Todos os equipamentos são adquiridos pela parceria entre o município e o SUS, através da Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), da Associação Beneficente de Reabilitação (ABBR), da Associação Brasileira de Assistência ao Excepcional (ABRAE) e do Serviço de Atenção a Saúde Auditiva (SASA).
O “Renovando Vidas” está em atividade no município desde 2010 e realiza a doação de cadeiras de rodas, cadeiras higiênicas, cadeiras tetraplégicas, andadores, muletas, bengalas, próteses, órteses e aparelhos auditivos.

De acordo com Elísia Rangel, Secretária de Desenvolvimento Social, as pessoas que necessitam desses aparelhos devem fazer seu cadastro na própria secretaria , que fica na Avenida Saquarema, 5123, Bacaxá – em frente a Padaria Marocas.

Barra de São João: Cidade recebe peças sobre Frida Kahlo e Nelson Rodrigues


Um dos principais nomes da história artística do México, Frida Kahlo, e o mais polêmico escritor brasileiro, Nelson Rodrigues, serão relembrados em dois espetáculos gratuitos oferecidos pela prefeitura de Casimiro de Abreu, Região dos Lagos do Rio, por meio da Fundação Cultural do distrito de Barra de São João, , durante a Semana Nacional de Museus. O solo “Adoração” e o esquete teatral “Frida Kahlo, à Revolução” acontecem na sexta (17), às 20h e 21h30, respectivamente, no Museu Casa de Casimiro de Abreu, localizado na beira rio.
Em “Adoração”, o público assistirá a um espetáculo com textos raros do primeiro romance de Nelson Rodrigues, “Cidade” (1935) e textos publicados nas colunas do jornal Crítica (1930).
Sandra Alencar, indicada como melhor atriz ao principal prêmio de cultura do Rio Grande do Sul, o Prêmio Açorianos, dá vida ao universo de duas histórias. Em comum, o tema do desejo e da morte. A voz e a sonoridade da palavra, assim como o ritmo peculiar do texto Rodrigueano são os pontos fortes da encenação que propõe ao espectador uma atmosfera intensa e poética e antecipa o ambiente de signos e símbolos que caracterizam a obra teatral de Nelson.

Já em “Frida Kahlo, à Revolução”, a atriz Juçara Gaspar, protagonista do esquete, apresenta parte da biografia de uma das mais conhecidas pintoras do mundo, abordando passagens históricas que marcaram sua vida, como a Revolução Mexicana. A trilha musical conduzida pelo compositor Luciano Alves contribui para levar ao público sentimentos de dores e amores que marcaram a existência de Frida Kahlo.
“Exaltando as raízes mexicanas, o discurso antiestadunidense, o ativismo político e a superação com que Frida viveu até sua morte, em 1954, a atriz Juçara Gaspar, ao interpretar a pintora, consegue fazer com que o espectador se sinta vivendo as passagens mais marcantes da vida de Frida. É um espetáculo inesquecível”, destacou a jornalista Michelle Reis, produtora Cultural da peça no Rio de Janeiro. 
Serviço:
“Adoração” e “Frida Kahlo, à Revolução!”
Sexta-feira, 17 de maio
20h e 21h30
Museu Casa de Casimiro de Abreu
Praça As Primaveras, beira rio – Barra de São João
Entrada Franca

fonte: G1

Maricá: “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”: shows gratuitos a partir desta quinta


O projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”, realizado pela secretaria municipal de Turismo, em parceria com a secretaria de Cultura, oferece shows gratuitos a partir da próxima quinta-feira (16/05), nas praças públicas do Centro, Araçatiba e Itaipuaçu. Na quinta-feira (16/05), o projeto será realizado às 17h na Praça Orlando de Barros Pimentel , no Centro, com shows dos artistas locais Edy Baiano, Roberta Tilio, Ricado Agura, Mirene Alves e Serginho.
Na sexta, dia (17/05), simultaneamente, às 17h, serão realizados shows no Centro e em Itaipuaçu. Na Praça Conselheiro Macedo Soares (Centro), haverá apresentações dos artistas Edy Baiano, Raul Palmeira, Leandro Junnhyor e Banda Tatudoemcasa.  Já em Itaipuaçu, o projeto será realizado na Praça do Barroco. Os shows ficam por conta de Gianne Mello, Raphael do Cavaco, Jô Borges e Aldo Correa.
No sábado (18/05), o projeto vai ser realizado na Praça Tiradentes, em Araçatiba, às 19h. Sergio Dantas, Ricardo Pop, Mirene Alves e Serginho são as atrações da noite. Realizado há mais um ano, o projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá” é uma iniciativa da secretaria municipal de Turismo e Lazer, em parceria com a secretaria municipal de Cultura. Funciona como um happy hour, visitando diversas praças da cidade levando música de qualidade com aos principais artistas locais.

Programação
16/05/13 - Quinta-Feira - 17h - Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel (Centro)
Edy Baiano
Roberta Tilio e Ricado Agura
Mirene Alves e Serginho

17/05/13 - Sexta-Feira - 17h
Praça Conselheiro Macedo Soares (Centro)
Edy Baiano
Raul Palmeira
Leandro Junnhyor
Banda Tatudoemcasa

Praça do Barroco (Itaipuaçu)
Gianne Mello e Raphael do Cavaco
Jô Borges e Aldo Correa

18/05/13 – Sábado - 19h - Praça Tiradentes (Araçatiba)
Mirene Alves e Serginho
Sergio Dantas
Ricardo Pop

Espaço Movement: Saúde e Beleza em Búzios


Casimiro de Abreu: Definida data da Convenção Municipal de Educação na cidade

   

A Secretaria de Educação de Casimiro de Abreu decidiu quando será realizada a Convenção Municipal de Educação. Nos dias 13 e 14 de junho, professores, diretores,  orientadores, profissionais do setor, pais de alunos e representantes da sociedade civil se reunirão no Ciep 459 Municipalizado José Bicudo Jardim. Duas pré-conferências já foram realizadas. A última aconteceu no último dia 10, no auditório da Semed. 
 

   Durante as pré-conferências municipais de Educação, os professores José Augusto Abreu e Sol Grey apresentaram aos profissionais de ensino os principais temas da Conferência Estadual em agosto,  e da CONAE (Conferência Nacional de Educação) que acontecerá no início de 2014.. Desde já, a proposta é discutir educação com a sociedade civil, igrejas, sindicatos, lideranças comunitárias e autoridades.
  

  Em pauta estão vários temas. Organização, regularização, justiça social, inclusão, direitos humanos, cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio-ambiente, democratização de acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem, gestão democrática e controle social são alguns dos eixos propostos para serem debatidos. 
   

 De acordo com a secretária de Educação, Sônia Coelho, o governo municipal se empenha em melhorar o ensino nas escolas e democratizar os debates com a sociedade. “As pré-conferências serviram para isto. Inicialmente, queremos que os profissionais da área possam participar mais diretamente das decisões voltadas para a educação. A Conferência Municipal é uma excelente oportunidade para que toda a sociedade ajude a evoluir a qualidade do ensino”. 

Charme Búzios- Sua loja de calçados e acessórios


Macaé: Dr. Aluízio destaca a importância da participação popular durante abertura da VI Feira de Responsabilidade Social Empresarial da Bacia de Campos



O Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, participou na tarde desta terça-feira (14) da abertura da VI Feira de Responsabilidade Social Empresarial da Bacia de Campos, que acontece até o próximo dia 16 na Cidade Universitária. A Feira, que faz parte do calendário oficial de eventos do município de Macaé, é organizada pela Revista Visão Socioambiental e coloca em debate as relações éticas, o desenvolvimento humano e social localmente justo e a sustentabilidade.

Um dos organizadores da feira, o jornalista Martinho Santafé, ressaltou a importância da poder público local participar das discussões sobre a sustentabilidade na região: “A sociedade se distanciou da natureza. E um dos nossos objetivos é que o ser humano se volte para a importância com os cuidados com o meio ambiente, pois não é somente a natureza que está perdendo e sim todos nós. E é com muita honra e alegria termos uma administração que possui um viés socioambiental e que está disposta a discutir e defender a preservação do meio em que vivemos. Este é um momento especial para todos nós trabalharmos unidos em um mesmo objetivo, com o apoio de uma Prefeitura que tem um conceito forte sobre responsabilidade socioambiental”.

Para o Presidente da Fundação Educacional de Macaé (FUNEMAC), Alexandre de Azevedo, as universidades que estão em Macaé não perdem em nada para as demais do estado. “Conseguimos gerar tecnologia como qualquer outra universidade é capaz de gerar, contudo, precisamos utilizar deste conhecimento para a melhoria do desenvolvimento social de nossa cidade. E vontade política e competência técnica nós temos para começar a avançar neste sentido”.

Segundo Dr. Aluízio, talvez o grande conceito da sustentabilidade esteja em sua transversalidade. “O ser humano ainda se vê como o centro do mundo, mas é fundamental viver em comunhão com a natureza e que todos tenhamos o compromisso de proteger a vida em toda a sua magnitude. Penso que ainda é muito difícil discutir sustentabilidade em uma cidade como Macaé, daí a responsabilidade da realização desta feira. Uma cidade onde recurso não é sinônimo de riqueza, que vive essencialmente da atividade do petróleo e que não consegue trazer para sua população a grande complexidade de todo o conhecimento e tecnologia que o próprio petróleo pode produzir para a sua cidade”, disse o prefeito.

“Uma cidade que até hoje tem no saneamento básico sua principal mazela, uma cidade que tem parte da população de extremo conhecimento mas que até hoje faz com que comunidades inteiras vivam em total abandono. Essa é a sociedade que deve discutir sustentabilidade. São milhares de macaenses que não tem opção de escolha. E é nessa hora que se torna fundamental nós que podemos escolher, se responsabilizar pela situação destas pessoas que geralmente não são convidadas a dar sua opinião. Esse é o grande motivo desta reunião na minha concepção: Assumir a responsabilidade e discutir representando aqueles que não estão aqui presentes, fazendo com que todos percebam que precisam assumir sua responsabilidade social”, completou.

“Vou ter o compromisso, até o último dia, com a legalidade que a política pública me permitir, fazer as melhorias necessárias que a sociedade macaense possa ter. Não vou abrir mão daqueles que mais precisam em Macaé. Mas a Macaé de fora, que muita gente não vê, faz uma súplica diária para que todos nós tenhamos responsabilidade sobre a sociedade. Parabenizo pela coragem a todos os envolvidos nesta feira, Macaé está preparada para tomar a melhor decisão, mas precisa ser uma decisão coletiva”, ressaltou Dr. Aluízio.

Visitantes aprovam primeiro dia do evento
O público aprovou o primeiro dia da Feira de Responsabilidade Social e Empresarial, que conta com estandes de empresas, ONGs, instituições públicas e privadas, fórum de palestras e painéis, workshops nas áreas de Qualidade de Vida no Trabalho, Segurança e Saúde, Gestão de Resíduos Sólidos, Impactos Ambientais, além de apresentações artísticas e culturais, ginástica laboral, cinema socioambiental, oficinas de plantio de mudas e reciclagem, mostra de produtos ecoeficientes e moda reciclável.

Para a técnica de segurança do trabalho Mayara Santana, a visita ao espaço foi importante para atualizar os conhecimentos na área de sustentabilidade e para conhecer melhor as propostas que estão sendo discutidas para melhorar o futuro da cidade. “Trabalho com temas como segurança, meio ambiente e saúde, e acredito que a feira é um local importante para agregar conhecimentos que possam levar melhorias para o ambiente de trabalho e que possam ser compartilhadas com nossos colaboradores. Além disso, acho importante ouvir o que as empresas e os gestores públicos têm a dizer sobre a questão da sustentabilidade e as propostas que estão apresentando para a nossa cidade”, afirmou.

Já a estudante Paloma Gomes, destacou a importância do trabalho de conscientização ambiental que é realizado entre os jovens visitantes. “A feira nos ajuda com muitas ideias e com a divulgação de formas criativas e diferentes pra ajudarmos a proteger a natureza.”

Prefeitura realiza ações nas áreas de Saúde e Educação durante a Feira
Durante o período da feira, a equipe da Educação, em ação conjunta com a Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), vai realizar algumas ações do Programa Saúde na Escola (PSE) como teste de acuidade visual, medição de peso e altura, além de uma pesquisa sobre consumo alimentar promovida pela equipe da Nutrição da Secretaria de Educação.

Nesta quarta-feira (15), alunos Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel apresentarão as produções da oficina de arte ‘Promovendo e Produzindo’, do projeto ‘Produzindo Autonomia’, com produção de sabão artesanal feita por estudantes a partir do reaproveitamento de óleo de cozinha.

O evento contará ainda com a participação do Secretário de Ambiente, Guilherme Sardenberg, que participará do painel “A Economia Verde e os Custos da Degradação Ambiental”, nesta quarta, a partir das 16h15, e do presidente da Fesportur, Renato Martins, que discutirá o tema “Turismo Sustentável: Conciliando Negócios e Natureza”, na quinta (16), às 15h.

A VI Feira de Responsabilidade Social Empresarial da Bacia de Campos vai visa discutir o modelo de desenvolvimento dos municípios da região integrando gestão pública, iniciativa privada e terceiro setor. O evento é realizado pela Revista Visão Socioambiental em parceria com as prefeituras de Macaé e Rio das Ostras e com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). A Feira vai até o dia 16, das 14h às 21h, na Cidade Universitária. A entrada é gratuita.

Cronograma do Fórum
Dia 15 de maio
15h: Palestra “O Consumo do Supérfluo”

Pólita Gonçalves – Escritora, Gestora Ambiental, Gerente de Educação Ambiental da Diretoria de Gestão das Águas e do Território do Instituto Estadual do Ambiente (INEA);

16h15: Painel “A Economia Verde e os Custos da Degradação Ambiental”. 

Carlos Eduardo Young - Professor do Instituto de Economia da UFRJ, Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT/PPED e Doutor em Economia pela Universidade de Londres; Guilherme Sardenberg – Biólogo, Mestre em Engenharia Ambiental, atual Secretário de Ambiente de Macaé; Júlio César Calvo Rodriguez – Ambientalista, ex-Coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura de Cabo Frio, Conselheiro Suplente do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

17h30: Oficinas do Conhecimento – Apresentação de projetos empresariais, acadêmicos e do terceiro setor com foco na Sustentabilidade.



Dia 16 de maio
15h: Painel “Turismo Sustentável: Conciliando Negócios e Natureza”, Erick da Cunha Zickwolff - Professor de Turismo e Guiamento da Faetec, Bacharel em Turismo pela Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da UFF;

Thiago Gomes - Professor de Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá, Gerente Geral do Blue Tree Towers Macaé.

Renato Lucas Martins – Presidente da Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur);

Moderador - Marco Antônio Navega - presidente da Federação de Convention Visitors Bureau do Estado do Rio de Janeiro.

16h30: Palestra “Sustentabilidade no Sistema Firjan”

Luiz Eduardo Campino Rodrigues – Gerente Executivo do SESI-RJ em Macaé;

17h15: Painel “As redes da Prosperidade: o papel das ONGs e da sociedade civil na construção de uma sociedade próspera e sustentável”.

Fábio Muller – Diretor executivo do CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável;

Rita Ippolito - Especialista na área da Infância e Juventude, formada em pedagogia e especializada em psicologia do desenvolvimento infantil.

18h: Cerimônia de Divulgação dos Vencedores do II Prêmio de Responsabilidade Socioambiental Bacia de Campos.

Pizzaria do Dane Inaugura nesta sexta-feira!















São Pedro da aldeia: Prefeitura abre segundo prazo de recadastramento de servidores efetivos


Por Raíra Morena
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia convoca todos os servidores públicos municipais efetivos para realizar o recadastramento de dados. O serviço será realizado entre os dias 15 e 31 de maio no Departamento de Pessoal da Secretaria de Administração, localizada à sede da Prefeitura, no horário das 9h às 17h. O recadastramento é obrigatório e tem como objetivo atualizar o banco de dados dos servidores efetivos pertencentes ao quadro da Prefeitura.
A convocação está respaldada nos dispositivos do Decreto Municipal nº 20/2013 e prevista no Estatuto do Servidor Público. Os servidores que perderem o prazo poderão ter seus pagamentos suspensos até que tenham sua situação regularizada. De acordo com o Secretário de Administração, Antônio Carlos Teixeira, com o recadastramento a Prefeitura poderá verificar e ajustar as não conformidades no serviço público.
“É essencial que todos os servidores efetivos compareçam ao Departamento de Pessoal para atualizar seus dados cadastrais. Vamos fazer um levantamento de todos os servidores e o local de trabalho de cada um. A medida também faz parte de uma política de valorização do servidor público, visando garantir a adequação da função às capacidades dos funcionários. Nosso objetivo, com isso, é organizar e otimizar o serviço prestado à população, dando transparência ao trabalho do corpo administrativo, que é uma das prioridades do Prefeito Cláudio Chumbinho”, disse.
Esta é a segunda e última chamada para o recadastramento dos servidores efetivos, que teve início em 11 de março e término em 26 de abril. Até o momento, 1.868 servidores já atualizaram seus dados. “Com o propósito de resguardar o direito do servidor, o Prefeito Cláudio Chumbinho autorizou uma única reabertura do prazo de recadastramento, que se estende até o final do mês de maio”, ressaltou Teixeira.
No ato do recadastramento é necessário a apresentar os seguintes documentos: uma foto 3×4 recente, carteira de Identidade, CPF, PIS/PASEP, comprovante de residência (luz, água ou telefone) atualizado, certidão de nascimento ou casamento, Título de Eleitor, comprovante de votação da última eleição, certificado de reservista ou dispensa de incorporação (se do sexo masculino) e comprovante de conclusão de habilitação exigida para o cargo. Também é necessário a apresentar certidão de nascimento e CPF dos dependentes.
Segue a relação das Secretarias convocadas:
Secretaria Municipal de Administração
Secretaria Municipal de Governo
Secretaria Municipal de Saúde
Secretaria Municipal de Fazenda
Secretaria Municipal de Gestão Estratégica
Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer
Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos
Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação
Procuradoria Geral do município
Controladoria Geral do município
Secretaria Especial de Projetos
Secretaria Especial do Ambiente, Lagoa e Pesca
Secretaria Especial de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Secretaria Especial de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda
Chefia do Gabinete
Previspa

ADDP/Cabo Frio goleia e segue na liderança do Carioca de Futsal


Com muita eficiência, time faz 5 a 0 na Casa de España/Botafogo, se mantém na ponta da tabela e garante vaga nas semifinais

A ADDP/Cabo Frio goleou, na noite desta sexta-feira (10) a Casa de España/Botafogo por 5 a 0 e se manteve na liderança do Campeonato Carioca Adulto de Futsal. A partida foi realizada no ginásio Alfredo Barreto, em Cabo Frio.

Jogando com muita segurança durante o jogo inteiro, a equipe comandada por Everaldo Rangel acabou fazendo a partida ficar a sua feição com algumas características marcantes: posse de bola, marcação muito forte e eficiência na hora de finalizar. Com isso, mesmo nos momentos em que foi pressionado pelo adversário por conta do gol-linha, a ADDP/Cabo Frio conseguiu fazer um placar elástico na partida.

O primeiro gol saiu aos 9'30 em jogada combinada de falta. Regufe rolou para a finalização precisa de Digo, com a perna esquerda. Não demorou muito para a ADDP/Cabo Frio ampliar. Regufe interceptou um passe na quadra ofensiva e passou para Rodriguinho deslocar o goleiro aos 11'35, fazendo 2 a 0.

O jogo ficou mais ríspido no final do primeiro tempo e as duas equipes alcançaram seu limite de faltas. Em um lance confuso, com duas faltas marcadas no mesmo ataque, a Casa de España/Botafogo teve um tiro livre a seu favor, mas o goleiro Higor defendeu o chute de Felipe Mancha. 

Logo em seguida, saiu o terceiro gol da ADDP/Cabo Frio. Marcelo defendeu e repôs rápido o contra-ataque. Rodriguinho recebeu a bola e deu passe para Daniel, livre na área, fazer 3 a 0 aos 18'22.

No segundo tempo, o panorama não se alterou de início, com a ADDP/Cabo Frio marcando forte. Porém, entre os 5 e os 10 minutos da segunda etapa, a Casa de España/Botafogo se soltou mais, finalizando com frequência ao gol. Faltando nove minutos para o fim do jogo, o time visitante começou a usar Felipe Mancha como goleiro-linha. E a partir daí, começou o show da defesa da ADDP/Cabo Frio.

Com a marcação ajustada, o time de Cabo Frio quase nao deu chances para a Casa de España - e quando a bola chegava, Higor estava lá para fazer boas defesas. Em uma delas, aliás, saiu o quarto gol. Aos 33'09, com o gol linha em quadra, Savio finalizou nas mãos de Higor, que coloca a bola no chão e finaliza de sua própria área contra o gol vazio.

O quinto e último gol da ADDP/Cabo Frio surgiu em mais um contra-ataque com muita intensidade. Ciro interceptou a bola e tentou finalizar. A bola caiu no pé de Regufe que marcou aos 35'26.

Os minutos finais foram de uma Casa de España/Botafogo forçando ainda mais no 5 x 4, e com a ADDP/Cabo Frio soberana na marcação, sem sofrer riscos e tendo chances de ampliar.

Para Fabrício, mesmo com o time ainda se ajustando, a vitória acabou sendo natural por conta da qualidade com que a ADDP/Cabo Frio atuou.

- Ainda estamos procurando o melhor encaixe. Mas hoje, tivemos mais posse, criamos mais, conseguimos neutralizar o gol-linha deles, os contra-ataques entraram. Enfim, foi mais uma boa atuação. A evolução se mostra a cada jogo.

Já o técnico Everaldo Rangel destacou a inteligência da equipe para atuar diante de todas as circunstâncias da partida.

- Jogamos com muita inteligência e tirando um ou outro momento de instabilidade, o time foi bem no jogo. Se impôs, marcou bem, conseguiu chegar ao gol e ser eficiente. Foi mais uma boa atuação.

A ADDP/Cabo Frio jogou e venceu com Marcelo, Wellington, Renatinho, Arthur e Marquinhos. Entrara Higor, Regufe, Fabrício, Rodriguinho, Daniel, Dawisson, Bruno Ciro, Digo e Sanny. Regufe, Fabrício, Arthur, Rodriguinho e Marquinhos levaram cartão amarelo.

A ADDP/Cabo Frio volta a jogar pelo Campeonato Carioca na próxima sexta-feira (17), quando enfrenta o América no ginásio da rua Campos Sales.

Para a disputa da temporada 2013 do futsal, a ADDP/Cabo Frio conta com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, da Ollé Sports, da Drogaria do Povo, do Laboratório Teuto e da Academia Target Treinamento Integrado.

Cabo Frio: Caminhada do Peró à Boca da Barra marca fim de semana de consciência ambiental


Evento incentiva prática de atividades esportivas e convívio com a natureza da Região dos Lagos

A "Caminhada na Natureza - Circuito Peró Hostel" vem se desenvolvendo há alguns anos em Cabo Frio com o apoio de parceiros privados, da ONG Anda Brasil e, este ano, com a prefeitura da cidade. A concentração será ás 8hs em frente ao Peró Hostel, na rua Coutrin 13 - Peró, no dia 15 de junho.

O percurso - de 9km - percorrerá as praias do Peró, Conchas e Brava. O caminho prossegue pelo Morro do Arpoador, Ponta do Chapéu até chegar á Boca da Barra, que estão inseridos no Parque Municipal da Prefeitura de Cabo Frio, na APA Pau Brasil e no Parque Estadual da Costa do Sol, estes últimos sob a responsabilidade do INEA.

Poderão participar pessoas de todas as idades além de menores, desde que acompanhados de seus responsáveis.

Este tipo de atividade tornou-se popular em todo o mundo por favorecer a educação ambiental e o desfrute da prática esportiva em contato com a natureza, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o aumento da consciência e conhecimento público sobre o ecossistema, além de ser um fator desenvolvedor do turismo.

Água em Búzios


Cabo Frio: Saúde continua vacinando contra a gripe

Secretaria Estadual de Saúde determinou a prorrogação da campanha em todo o Estado do Rio de Janeiro


por Gloria Passos



A Secretaria Municipal de Saúde está seguindo a determinação do Governo do Estado e prorrogou o prazo da Campanha de Vacinação contra a gripe para até a próxima sexta-feira, dia 17/05. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, o Rio de Janeiro atingiu o índice de 68%, ainda abaixo da meta de 80% recomendada pelo Ministério da Saúde.

Em Cabo Frio, falta pouco para que a meta seja atingida. Até esta segunda-feira (13/05), o município havia atingido o índice de 79%, com 25.269 pessoas vacinadas. Para o Ministério da Saúde, o ideal é que o número de vacinados chegue a 25.600 pessoas, o que corresponde a 80% da meta recomendada para a cidade.

De acordo com a Secretaria de Saúde, do total de pessoas imunizadas, 2.775 são crianças; 1.395 são gestantes; 2.935 são trabalhadores da saúde; 17.781 são idosos; 383 são puérperas. Além desses, foram vacinadas também 3.499 pessoas portadoras de doenças crônicas, que têm indicação para imunização, apesar de não serem considerados pela Secretaria Estadual de Saúde, como parte do grupo prioritário.

Até o dia 17 de maio, a vacinação continuará em todos os postos de imunização, que atenderão normalmente as pessoas que ainda não foram vacinadas. As unidades de saúde funcionam diariamente das 8h às 17h e as pessoas que ainda não foram imunizadas devem se dirigir ao posto do seu bairro.

BÚZIOS: Totens no Município


No próximo mês, a Prefeitura de Búzios disponibilizará totens em bairros do município. A proposta é instalar o equipamento nos bairros mais distantes da sede da prefeitura, para disponibilizar consultas e impressão de documentos de órgãos públicos, como: IPTU, DETRAN, 2ª via da conta de luz, água, telefone, além de um sistema de ouvidoria, que possibilita o cidadão fazer criticas, sugestões relativas aos serviços públicos. O objetivo é aproximar ainda mais a prefeitura do cidadão e aprimorar os serviços prestados.

Já curtiu o Blogão no facebook?


Então clica aí e curte a gente!!