terça-feira, 14 de maio de 2013

Acontece amanhã julgamento do Comercial dos Postos Ipiranga‏


A Propaganda foi denunciada por conter indícios de apologia ao trabalho infantil


A partir de uma constatação do Movimento Nacional de Direitos Humanos de que o comercial dos postos Ipiranga mostrava uma situação vexatória, na qual uma criança é submetida ao trabalho infantil domestico, o Conar, abriu uma investigação para apurar o caso. Se o órgão entender, após audiência que acontece nesta quarta-feira, que há apologia ao trabalho infantil doméstico, a propaganda será retirada do ar. Dados do IBGE apontam que em 2011 havia no Brasil, cerca de 3,7 milhões de trabalhadores com idades entre 5 e 17 anos, ferindo gravemente a normativa que protege esses Brasileiros: O Estatuto da Criança e do Adolescente. Essa triste realidade de milhares de crianças brasileiras é notavelmente reforçada durante Comercial dos Postos, produzido pela empresa  TALENT PROPAGANDA S/A.

De acordo com a fundamentação legal encaminhada ao Conar, historicamente, a atividade laborativa infantil não foi questionada como uma interferência no desenvolvimento da criança. Contudo, após o avanço do debate acerca do melhor desenvolvimento da pessoa, garantiu-se, em instrumentos internacionais, os direitos inerentes à criança e ao adolescente, culturalmente explorados por adultos, seja em trabalhos formais ou informais. Ainda de acordo com documento enviado ao Conar, no momento em que a propagando demonstra uma criança realizando uma atividade produtiva, artesanal, tal como  um adulto, é estimulada a cultura da  banalização, estimulando a ideia de que a criança pode trabalhar.

O Julgamento ocorre amanhã, quarta-feira, a partir das 9h30 no Sindicato das Agências de Propaganda, na Avenida Rio Branco, 277 – 5º andar, no Centro do Rio de Janeiro.


UVA: Inscrições abertas para o primeiro vestibular de inverno

Em Cabo Frio, a prova será realizada neste domingo, 19 de maio, a partir das 9 horas



Estão abertas, até o dia 18 de maio, as inscrições para o primeiro vestibular de inverno da Universidade Veiga de Almeida (UVA). As provas serão realizadas neste sábado, dia 18, na Capital, e no domingo, dia 19, no campus Cabo Frio. Os estudantes que alcançarem as melhores médias no exame concorrerão a bolsas por mérito acadêmico, podendo chegar a 100% do valor da mensalidade.



As inscrições podem ser feitas pelo site www.uva.br/vestibular, pelas redes sociais da instituição (www.facebook.com/veigadealmeida) ou pessoalmente, nas Centrais de Atendimento dos campi. A taxa de inscrição é de R$ 25,00, que pode ser substituída pela doação de duas latas de leite em pó integral ou um pacote de fraldas geriátricas.



Além das bolsas concedidas por mérito acadêmico, a UVA oferece também condições especiais para alunos que já iniciaram seus estudos em outra instituição (transferências) e para os que já possuem uma graduação. Mais informações pelos telefones (21) 2574-8888 (Rio de Janeiro) e 0800 0246 172 (Cabo Frio).



Campanha

Para o vestibular, foi criada nova campanha de marketing pela WMcCann, com o objetivo de continuar passando a mensagem de excelência acadêmica e acessibilidade da UVA, atrelada ao conceito de internacionalidade, por fazer parte de uma rede internacional de ensino, a Ilumno. As novas peças serão veiculadas até agosto.



Entre os pontos de destaque da nova campanha estão o crescimento da UVA da décima para sétima posição entre as melhores universidades privadas no ranking nacional do Índice Geral de Cursos (IGC), avaliado pelo MEC.



Além disso, a Veiga de Almeida passou para a faixa 4 do indicador, o nível mais alto atingido pelas universidades privadas do Rio, e foi classificada como a segunda melhor universidade privada do estado do Rio. Entre os cursos de destaque estão o de Engenharia Civil e de Produção, apontados pela avaliação do MEC como os melhores do estado do Rio de Janeiro e o de Serviço Social, no campus Cabo Frio, avaliado como o melhor curso do Estado do Rio de Janeiro, entre as privadas. Os cursos de Biologia, Ciências da Computação, Psicologia, Enfermagem, Nutrição e Turismo também foram destaques, entre outros.



Enem e Prouni

Para os alunos com pontuação superior a 400 pontos no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), a UVA disponibiliza 15% das vagas. Para aqueles que precisam ter uma flexibilidade maior de data para realizar os exames, a instituição oferece também os programas de acesso diferenciado (PAD) e personalizado (PAP), onde o candidato pode agendar a data de realização da prova. A Instituição também participa do programa do Financiamento Estudantil (Fies), antigo Crédito Educativo, e do Prouni.



Sobre a Universidade Veiga de Almeida:

Com 40 anos de existência, a UVA tem cerca de 24 mil alunos distribuídos em cursos de Graduação, Graduação Tecnológica, Pós-Graduação, Mestrado, Extensão e Doutorado em quatro diferentes campi no Rio de Janeiro: Tijuca, Barra, Centro e Cabo Frio. Mais informações no site www.uva.br.



Sobre a Ilumno:

Em 2011, a UVA iniciou seu processo de internacionalização da educação ao ingressar na Rede Ilumno. A Rede consiste em nove instituições inovadoras que oferecem programas de educação superior presencial e a distância na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Panamá, Paraguai e Peru. No Brasil, além da UVA, a Rede está representada pelo Centro Universitário Jorge Amado, na Bahia. Mais de 1/3 dos estudantes da Rede Ilumno estão matriculados nos 500 cursos de aprendizagem a distância, que contam com o suporte presencial de 33 sedes com mais de 400 centros de aprendizagem – uma abrangência inédita na América Latina. A Rede conta ainda com o suporte de 8 mil docentes e colaboradores. Para mais informações sobre a Rede Ilumno acesse o site da rede:www.redeilumno.com.br.

Cabo frio: CODESTAM recebe mais um cheque de 15 milhões da Prefeitura de Cabo Frio


Foi realizado na manhã do último sábado,11, no restaurante Ferreira, café da manhã entre os gestores da companhia de desenvolvimento de Tamoios, CODESTAM, e o prefeito Alair Corrêa para entrega de mais um cheque para construção da nova cidade de Tamoios.
Na ocasião, além de todos os membros da companhia, estiveram presentes alguns convidados como Celso Campista, único vereador morador do Distrito de Tamoios.
O cheque no valor de 15 milhões de reais vem perfazer uma quantia de 40 milhões de reais entregues a população do Distrito.
-Todo este dinheiro da população de Tamoios, que será investido através da CODESTAM para construção da nova cidade de Tamoios, está intacto no banco acumulando juros, aguardando o inicio das obras para começar a ser investido, declarou o prefeito Alair Corrêa.
Alair aproveitou a ocasião para comunicar que a obra de pavimentação da Rua das Pacas, solicitada pelos moradores da localidade na audiência pública realizada em 4 de fevereiro no ginásio poliesportivo “João Augusto”, terá inicio na próxima sexta-feira,17.

Cabo Frio: Turismo vai apresentar destino no circuito sul-americano


No próximo dia 15 de maio, as secretarias de Turismo de Cabo Frio e Arraial do Cabo serão representadas por seus coordenadores e turismólogos no evento de Capacitação Workshop, que vai acontecer no Hotel Pestana – Buenos Aires – Argentina.
Com organização da empresa SunTime Brasil que atua com receptivo internacional, 130 agentes de viagem e operadores de turismo argentinos estarão participando deste workshop de capacitação.
 - Nossa proposta é reforçar a divulgação da cidade de Cabo Frio para os profissionais do turismo que atuam em diversas cidades argentinas, principalmente em Buenos Aires, e para isto preparamos um material específico traduzido em espanhol, com ênfase na beleza das praias, na cultura e história do município – informa a turismóloga da secretaria de Turismo de Cabo Frio, Luane Ferreira.
Segundo pesquisa publicada recentemente pelo Ministério do Turismo, os países da América do Sul são os principias emissores de turistas para o Brasil, respondendo por 2.628.957, o equivalente a 46,3% do total. A Argentina aparece como primeiro colocado na lista de países emissores.
Com ações deste gênero, o governo municipal pretende desenvolver um intenso trabalho de apresentação do destino turístico Cabo Frio no circuito sul americano, inicialmente na Argentina e logo depois em outros países da América Latina, conclui Luane Ferreira.

Observatório da Imprensa: Twitter vem com tudo para Copa de 2014


A agência Reuters de notícias anunciou (10/5) em detalhes a intenção do Twitter investir pesado nos jogos da Copa do Mundo e das Olimpíadas de 2016 no Brasil. O jornal Folha de S. Paulo, no mesmo dia, publicou uma tradução reduzida e acanhada do original, e não publicou todos os elogios que Adam Bain, gerente de rendas do Twitter, fez aos avanços do nosso país nos últimos anos. Nem detalhou a fundo a estratégia do Twitter para penetrar no marketing nacional e monetizar seus investimentos. A expansão dos smartphones no Brasil é um dos principais atrativos do microblog no país. Além das parcerias com a TV e de sua popularidade entre os brasileiros.
O Twitter vê o Brasil com muito bons olhos e vem trabalhando consistentemente no país não só de olho nos sonhados lucros, mas porque faz parte de sua estratégia de crescimento incluir nosso país através de parcerias com negócios, anunciantes e mídias locais. Temos o terceiro maior universo de usuários do microblog no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. O país que tem uma população que abraçou as redes sociais “com zelo quase religioso”, apesar da estagnação do crescimento econômico de 2012, continua prioritário para os executivos do microblog: “Alguns de nossos acordos mais estratégicos que assinamos com o pessoal do marketing são acordos globais que temos assinado por anos; muitos deles incluem trabalho que eles querem fazer aqui no Brasil durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas”, disse Bain.
O desafio não é tanto explicar aos anunciantes “por que devem incorporar a plataforma do Twitter em suas estratégias de marketing, mas mostrar-lhes como fazê-lo”, explicou Bain. A principal fonte de rendas do Twitter são as postagens pagas que circulam entre os tweets dos usuários.
O microblog vem para a Copa atraído pelo tamanho de nossa população, pela baixa penetração da internet no país, e pela expansão imensa dos smartphones, informou a Reuters. O site do diário O Globo(20/2) confirmou o interesse do microblog em parcerias com fabricantes de smartphones e operadoras de serviços para celulares, para garantir a presença do Twitter em cada celular independente do cliente ter ou não um plano de dados.
“Gente viciada em novela e futebol”
Do ponto de vista da observação sistemática da mídia, o fenômeno mais interessante sem dúvida será a interação entre o Twitter, a TV brasileira e o poder que esta tem sobre o povo brasileiro. O Twitter, experiente em participação de Jogos Olímpicos desde a última Olimpíada em Londres, acabou mal na Inglaterra graças a uma parceria com a NBC. Uma conta de jornalista foi censurada pelo Twitter por pressão da rede americana. O fato já comentado por mim na edição 727 deste Observatório. A Copa do Mundo vai representar uma segunda chance para o microblog testar seu sistema de parceria com emissoras de TV.
Não é só o Brasil que precisa melhorar infraestrutura e tecnologia. O Twitter ficou muito desgastado quando foi mais uma vez invadido no mês passado. A conta da AFP foi arrombada, desta vez por um grupo autodenominado “Exército Eletrônico Sírio” [Syrian Electronic Army], que anunciou que o presidente Obama estava ferido em meio a explosões. A RTP Notícias, de Portugal (24/04) publicou a matéria. O dano provocado pela desinformação foi o equivalente informacional das bombas de Boston. Wall Street tremeu em proporções quase sísmicas. Ninguém garante que o Twitter não vá ter que enfrentar o ciberterrorismo novamente. Vamos nos prevenir para que não aconteça em nosso solo. E o Twitter vai ter que melhorar muito a segurança nos acessos e fazer uma faxina geral em todo o universo de usuários.
O grande problema que tanto o Twitter quanto o Facebook vão enfrentar de imediato é a limitada margem de lucros, avisou o semanário digital AdAge Digital (28/02). De fato, os lucros estarão restringidos ao “ainda jovem mercado de publicidade digital” do Brasil. A força da televisão nos eventos esportivos no Brasil também compete com a mídia social em geral “numa terra de gente viciada em novela e futebol”, comentou o site. De fato, o poder da televisão no Brasil é muito grande dentro do país. Por isso o Twitter, que insiste em dizer que “não é companhia de mídia”, elaborou estratégia para parcerias com a televisão. Eles acreditam que podem fazer muito dinheiro aqui. E estão certos: o Twitter é novo no Brasil e tem muito espaço para crescer numa terra que o adotou com entusiasmo.
Fé na economia
A fala do executivo do Twitter revela uma confiança grande no futuro do Brasil. Adam Bain considera o Brasil “a maior oportunidade que nós vemos na América Latina e francamente entre todos os outros mercados”. Uma afirmação desta não pode escapar aos olhos de um tradutor. O Brasil é crucial para o Twitter em sua estratégia de crescimento. A Folha também deixou de registrar isso. Talvez por falta de espaço editorial. Não houve espaço para muito para aprofundamento e exploração de certos detalhes essenciais da notícia.
A matéria da Folha de S.Paulo não foi bem com sua tradução burocrática da Reuters que não conseguir transmitir ao leitor todo o entusiasmo e a confiança explícita do diretor-geral de receitas do microblog na economia brasileira. O Twitter parece acreditar nela sem receio ou indecisão.
***
Sergio da Motta e Albuquerque é mestre em Planejamento urbano, consultor e tradutor

Coluna do Nando Braga: Tudo provém de uma "simples" escolha...


Não é a toa que um grande filósofo que hoje não me recordo o nome afirmou que "nós somos a soma das nossas decisões". Se corretas, se erradas, não importa. Somos sim tudo aquilo que escolhemos para nós mesmos. Toda e qualquer decisão que você impõe para sua vida reflete a certo ponto quem realente você é. 

Tudo o que falamos, concordamos ou discordamos, publicamos, atitudes postas em prática e estilo de vida já é o suficiente para sabermos com quem lhe damos e quem são cada um que cruza nossas vidas, inclusive ajuda a nos conhecermos a nós mesmos. De decisão em decisão, somos obrigados a descartar sempre algo em detrimento de outro, afinal, vivemos em um mundo de escolhas. Cada um tem sua opção. Cada um escolhe a maneira que acha certo viver, ser e servir. A vida é feita de escolhas. Cabe a nós mesmos reavaliarmos cada decisão tomada, cada gesto, cada palavra dita e cada escolha feita. 

Quem dera se no momento de tomar uma decisão ou de escolher um caminho a ser seguido não tivéssemos o poder de prever o que seria melhor para nós mesmos. Mas não tenha medo de escolher e nem de optar, mas tenha responsabilidade para assumir toda e qualquer consequencia posterior. Afinal se representamos a soma de nossas decisões, é justo sabermos lhe dar com o resultado de todas elas, quer seja positivo ou negativo.

E viva a vida, com tantas escolhas a serem pensadas. E pense antes de tomar qualquer decisão. A vida é uma só e a escolha errada pode representar até o fim dela...

Cabo Frio: Pagamento do projeto jovens do futuro tem início amanhã


Participantes que ainda não regularizaram a conta bancária receberão
na agência do Banco do Brasil nesta semana






          A partir desta terça feira (14/05) a Secretaria Municipal da
Criança e do Adolescente estará disponibilizando o pagamento dos
participantes do projeto Jovens do Futuro, que ainda não tenham
regularizado sua conta bancária. O Secretário da Criança e do
Adolescente, Renato de Carvalho, decidiu adotar o processo bancário
para o pagamento visando facilitar o recebimento do dinheiro por parte
dos participantes do projeto.


            Uma equipe formada por funcionários da Secretaria da
Criança e do Adolescente estará presente na agência do Banco do Brasil
localizada no Centro da cidade em frente a Praça Porto Rocha, a partir
das 09:00 horas da manhã para realização do pagamento dos
participantes que ainda não regularizaram a sua conta.


          A iniciativa da inclusão social, tendo como destaque a
criação da conta bancária e a regularização de documentos, como CPF,
faz parte de um processo de revisão do aspecto legal do projeto,
porém, algumas questões sociais tem adiado a reestruturação do programa.

  

A Secretaria ainda não estabeleceu um prazo final para a complementação de todos os itens do projeto. 

PROLAGOS: Instituto Equipav aplicará mais de R$ 240 mil em projetos socioculturais na Região dos Lagos



Apoiar e promover iniciativas voltadas à melhoria do meio ambiente e qualidade de vida, esses são os principais objetivos do Instituto Equipav, lançado hoje (13/05) no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, em São Pedro da Aldeia. A instituição é do Grupo Equipav, do qual a Prolagos – Concessionária de Água e Esgoto da Região dos Lagos - faz parte.
A cerimônia de lançamento reuniu autoridades municipais, acionistas da empresa, diretores e funcionários da Prolagos, além de estudantes e professores da rede pública de ensino da Região dos Lagos. Durante o evento, os convidados puderam apreciar uma exposição de redações e desenhos resultado do Programa de Responsabilidade Socioambiental da Concessionária “Saúde Nota 10”, desenvolvido desde 2012, junto aos alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública, além de assistirem à peça teatral “As aventuras no mundo encanado”.
O espetáculo é o principal projeto do Instituto Equipav na área da concessão da Prolagos e de uma forma lúdica e divertida leva conceitos de saneamento e sustentabilidade aos estudantes, além de incentivar a cultura local e a valorização de artistas da região. A peça teatral é encenada pela Trupe Falcatrua, de Cabo Frio, e tem no elenco os atores Ricardo Amorim, Manuela De Lellis e Rafaela Solano, sob a direção de Cesar Valentim. “Nós ficamos muito felizes de poder participar desse projeto e multiplicar importantes mensagens sobre preservação ambiental e uso racional da água para milhares de crianças”, comenta o diretor da peça.
Durante esse ano, serão realizadas 16 apresentações em escolas públicas, 16 em teatros e 2 em praças públicas da Região dos Lagos, beneficiando cerca de 10 mil pessoas.
As ações do Instituto estão focadas na Região dos Lagos (RJ), Campinas e Piracicaba (SP); Campo Grande (MS) e Sorriso (MT). Somente em 2013, a Instituição direcionará mais de R$ 600 mil em projetos voltados às áreas social, ambiental e cultural nos diferentes estados onde atua. Deste total, cerca de R$ 240 mil serão aplicados na Região dos Lagos. “O Instituto Equipav atua com o apoio das unidades de negócio do Grupo Equipav que estão próximas às comunidades e por meio de projetos que têm forte ligação com o entorno dos locais onde as empresas estão inseridas”, afirma o presidente da Instituição Carlos Roma Jr.
Após o evento, os convidados receberam um lápis com um papel semente, que quando umedecido e plantado ganha vida e vira flor.
Saiba mais sobre ações e projetos do Instituto Equipav:
·  Patrocínio e desenvolvimento da peça de teatro AS AVENTURAS NO MUNDO ENCANADO com expectativa de público para esse ano de 30 mil pessoas em 7 municípios, divididos em três Estados: Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

·    Patrocínio ao projeto DOIS TOQUES que atente a 150 crianças e adolescentes em Piracicaba (SP), com atividades psicopedagógicas, musicais e esportivas.

·    Desenvolvimento do projeto AFETO FAZ BEM, que atende a 5 instituições carentes em Sorriso,no Estado de Mato Grosso, com materiais pedagógicos, de limpeza e reforma civil.

·    Patrocínio da BÚZIOS INTERNATIONAL REGATTA, realizada em março de 2013 em Armação de Búzios, Rio de Janeiro. A competição de Windsurf reúne atletas de diversos países, como Argentina, Peru, México, Alemanha, Espanha, Grécia, Israel, Canadá, França e, claro, do Brasil.
 Apoio ao GRUPO PRIMAVERA, que trabalha com a formação de jovens mulheres carentes, entre 11 e 17 anos, da região do Jardim São Marcos, em Campinas, interior do Estado de São Paulo. O foco dessa instituição é o investimento na futura mãe e educadora.
Apoio a ASSOCIAÇÃO PROJETO ANHUMAS – O SENTINELA, que atua com adolescentes das comunidades carentes Gênesis, Cafezinho e Moscou, localizadas da cidade de Campinas, no interior paulista. As atividades desenvolvidas na instituição vão desde música, dança e reforço escolar, até oficinas de jornalismo.
Sobre o Grupo Equipav
Há mais de 50 anos no mercado, o Grupo Equipav atua nos segmentos de infraestrutura como concessão em rodovia e saneamento básico, construção civil, mobilidade, mineração e no mercado de açúcar e álcool. 
Atualmente o Grupo Equipav, por meio da Holding AEGEA, detém 15% do mercado de saneamento básico no Brasil, destacando-se entre os grupos desse segmento, com a operação em 25 municípios divididos em cinco estados: São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina.