sexta-feira, 10 de maio de 2013

Macaé: Prefeito concede aumento salarial inédito de 9,5% aos servidores

Foi com muitas palmas e vibração que os Servidores do Município de Macaé receberam a notícia mais esperada dos últimos anos pela classe, dada pelo Prefeito Dr. Aluízio na noite desta quinta-feira (9): o aumento salarial inédito de 9,5% para todos os Servidores Municipais, atendendo plenamente a principal proposta da categoria, que pedia um reajuste no vencimento com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), considerando o cálculo da data base mais o ganho real (7,25% + 2,25%). 

A decisão foi uma das várias anunciadas durante o encontro com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Macaé (SINDSERVI) e os servidores, com relação às reivindicações da Campanha Salarial 2013. Entre as 17 propostas feitas pelo sindicato, 12 foram atendidas pelo Prefeito, enquanto que quatro delas serão novamente discutidas em uma Comissão de Negociação entre o Executivo, o Legislativo, Sindicato e Servidores. A decisão sobre estas questões deverão ser anunciadas no próximo mês de junho.

“De forma muito clara: o aumento é 9,5 % e ponto final. E esse é um compromisso de extrema responsabilidade, de extrema ousadia, porque até hoje, infelizmente, nós não conseguimos saber o peso da Folha de Pagamento no Orçamento Municipal, pois existe uma série de inconformidades. Mas queremos valorizar o Servidor Municipal, lembrando que ele é o responsável pela saúde, pela educação, pela acolhida, pelo meio ambiente e, junto com o Prefeito, por fazer uma cidade melhor para todo mundo. Então, vamos conceder 9,5% para todos os servidores. Essa é uma responsabilidade que o governo assume em um momento de dificuldade, mas a gente não pode penalizar aquelas pessoas que fazem Macaé acontecer”, anunciou o Prefeito.

Propostas atendidas

Além do reajuste de 9,5%, Dr. Aluízio ainda concordou com as seguintes propostas: Revisão geral de todos os planos de cargos, carreiras e vencimentos; Pagamento da Insalubridade sob o vencimento base ao invés do salário mínimo; Garantia da participação efetiva dos servidores nas discussões da campanha salarial junto ao Poder Executivo; Participação de representantes dos servidores no Conselho de Política de Administração e Remuneração de Pessoal; Garantia do Programa Saúde do Trabalhador com a realização de exames periódicos para todos os servidores; Suspensão do grupo de estudo do Regulamento Disciplinar da Guarda Municipal (RDGM) com comissão expedida pela Prefeitura, com participação paritária entre os servidores que não ocupem cargos de comando; e a revisão na tabela de todos os servidores de Nível Fundamental.

O Prefeito também concordou com os itens propostos com relação a melhores condições de trabalho aos servidores, ambiente de trabalho escolar condizente com as leis de Diretrizes e Bases, com a reforma, manutenção e mobiliário nas escolas da Rede Municipal de Ensino e com a extensão da produtividade de 40% concedida aos médicos a todos os demais profissionais da saúde, com algumas ressalvas:

“As melhorias, independente dos setores que as reivindicam, é algo que precisamos pensar juntos. Em vez de reformar e improvisar espaços importantes como escolas e hospitais, é preciso construir novos prédios, contudo, a situação orçamentária atual da Prefeitura não nos permite fazer mágicas, ou seja, enquanto o nosso orçamento não permite, vamos mitigando as situações e melhorando o que já temos respeitando os cronogramas e orçamentos. Mas é sempre importante ressaltar que o aparelho de trabalho mais importante que existe é o ser humano e, se cada um se esforçar em fazer o seu trabalho da melhor maneira possível, com certeza já teremos um ambiente de trabalho muito melhor. E é um interesse meu a extensão da produtividade aos demais profissionais da saúde e que vou me esforçar ao máximo para fazer, contudo não será agora, pois dependemos da finalização da auditória da Folha de Pagamentos por questões legais de Responsabilidade Fiscal “, declarou.

A única proposta negada pelo Prefeito foi com relação ao Plano de Saúde e Odontológico para servidores ativos e inativos. “Infelizmente hoje vivemos o cenário de uma saúde deficitária no município e é com muita tristeza que falo isso. Mas encontramos uma Prefeitura totalmente devastada e esperamos que as auditorias nos auxiliem a encontrar um caminho para reverter esta situação. Não posso conceder plano de saúde privado para os servidores enquanto não pudermos oferecer uma saúde pública de qualidade para a população. Nossa proposta e uma de nossas principais prioridades é investir em melhorias no SUS. Os melhores e mais reconhecidos hospitais do país são públicos e em Macaé não pode ser diferente”, disse o prefeito.

As propostas que ainda estão em negociação e avaliação jurídica são para a questão do aumento de 100% do Auxílio Alimentação, do Retorno da Licença Prêmio, da Incorporação de regência para efeito de aposentadoria nos proventos de professores e a Extensão do benefício de 40% de produtividade a todos os profissionais da saúde. “O grande questionamento que temos que fazer é o que queremos para a nossa cidade, pois isso é uma responsabilidade de todos. Conversei com todos os setores do município para ouvir cada um, pois não cabe ao Prefeito dar justificativas ou tomar decisões por si só e sim dar soluções. Temos que encontrar um caminho juntos e de forma democrática tentar atender a todos no direito que lhes pertence”, enfatizou Dr. Aluízio.

Sindicato e Servidores comemoram as conquistas

Para a Presidente do SINDSERVI, Rose Mary Gomes, a reunião com o Prefeito, que contou também com a participação do vice Danilo Funke e de diversos vereadores, foi um grande avanço para os servidores.

“Este foi um momento histórico para todos nós. É a primeira vez que o Prefeito vem até o sindicato e se expõe diante dos servidores para repassar as respostas das propostas. Saímos desta reunião com grandes avanços: o reajuste de 9,5%, a suspensão do RDGM, a revisão do Plano de Cargos e Carreiras que algo de extrema importância de acontecer, sem contar com as demais propostas que foram atendidas pelo Prefeito. Nunca tivemos uma proposta de reajuste salarial aceita de forma plena, sendo inclusive maior do que o aumento do Governo Federal que foi de apenas 9%. Acreditamos em um governo democrático e de diálogo e acreditamos que as negociações só tendem a avançar”, declarou a presidente do sindicato.

Para a Servidora Pública Rosane de Maria, em 12 anos de trabalho público, esta foi a primeira vez que participou de um encontro sobre acordo salarial, devido a confirmação da presença do próprio Prefeito no evento. “Fiquei curiosa sobre como seria o evento com a participação de autoridades como o Prefeito e vereadores. Foi uma reunião muito produtiva, pois era um momento muito esperado pelo servidor. Apesar de ainda aguardarmos o resultado das demais propostas, foi uma feliz surpresa receber o reajuste de 9,5% e ainda em cima do salário base e não do mínimo. Ficamos muito satisfeitos”, finalizou.

Rio das Ostras: “Liberdade, Liberdade” relembra trajetória dos negros



Em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinava um documento que acabava com a mão de obra escrava no Brasil, a Lei Áurea. A partir daí, os negros começaram a reconstruir sua história no País. Param celebrar os 125 anos desta conquista, a Fundação Rio das Ostras de Cultura abre a exposição “Liberdade, Liberdade”, que relembra a trajetória dos negros no Estado do Rio de Janeiro e o provável desembarque dos navios negreiros no município. A mostra, que conta com fotos e objetos antigos, será aberta nesta segunda, 13, a partir das 19h, na Casa de Cultura Bento Costa Junior, no Centro. 

A peça de destaque da exposição é um "viramundo", instrumento de ferro que era utilizado para a tortura de escravos, onde se prendia os pés e os pulsos. O objeto foi encontrado nas escavações para a revitalização da Praça São Pedro. A descoberta do objeto é um dado importante para as pesquisas que investigam se navios negreiros ancoraram nas praias riostrenses. 

O vice-presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Mario Marcelo, já visitou três fazendas que mantinham trabalho escravo. Entre elas a Belmont e Santa Isabel, em Rocha Leão, e São João, na divisa com Casimiro de Abreu. O objetivo das visitas é registrar em fotografias esta parte da história que, segundo Mario, anda esquecida. 

“É um lado triste do Brasil. Não queremos nos vangloriar por este passado, mas sim mostrar as conquistas e lutas dos negros nestes anos todos. É importante mostrar o quanto eles foram injustamente maltratados. Registramos senzalas e casas-grandes”, conta. 

João Bernardino é um dos artistas que vão mostrar suas obras. Em um de seus quadros, o pintor retrata um bombeiro negro com uma lágrima. “Quero mostrar a luta destes homens que, com o passar do tempo, tiveram que se estabilizar na sociedade e mostrar suas responsabilidades”, conta. 

Bonecas africanas feitas com papel machê também serão expostas. Para a artesã Célia Silvestre, é uma honra participar desta mostra. “Estudei sobre as performances destas mulheres, suas culturas e seus estilos de vida para retratá-las, da melhor maneira possível, por meio das minhas bonecas. Agradeço o convite, estou muito feliz”, conta. 

HORÁRIOS – A Casa de Cultura fica aberta de segunda a sexta, de 9h às 18h e aos finais de semana de 14h às 18h. 

OUTRAS APRESENTAÇÕES – A Exposição “Liberdade, Liberdade” será marcada com apresentações de Jongo e Capoeira. Em sua abertura, um grupo de teatro fará uma encenação sobre a abolição, motivando aos presentes sobre a consciência da igualdade racial.

Cabo frio: Secretaria de Agricultura apreende animais durante a madrugada


por Rafaela Lima

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, junto com a Guarda Municipal de Cabo Frio, está realizando uma operação destinada á apreensão de Animais, que acontece durante a madrugada. O objetivo é a retirada de cavalos e bois que são deixados soltos durante toda a noite. 

De acordo com o Secretário de Agricultura José Faustino Junior, esse trabalho já é feito durante todo o dia, porém alguns proprietários de animais estão soltando-os no período noturno para burlar a vigilância municipal. 

A operação acontece três vezes na semana em dias alternados, e é feita por toda a cidade.

Repórter Cidadão: Maricá pra Inglês ver


  por G.M Torres

Num ‘jogo de cartas marcadas’, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Participação Popular de Maricá promoveu um Processo Seletivo Simplificado para contratação por tempo determinado para Assistentes Sociais e Psicólogos. Como já era previsto, segundo ‘voz corrente’ entre os inscritos, somente os candidatos que foram demitidos e eram remanescentes do último processo foram selecionados para reintegrar os quadros oferecidos pela Secretaria. A relação nominal dos candidatos aprovados deixa clara a intenção da Secretaria de reconduzir seus ‘apadrinhados’ aos cargos disponíveis. Dos 30 primeiros Assistentes Sociais aprovados e convocados 20 são ex-contratados e os outros 10 têm de uma forma ou de outra ‘afinidades’ com membros do governo de Maricá. Do 31º ao 40º colocado, número limite de convocações explicitas no edital, todos também têm alguma ligação com a cidade. A partir do 41º até o 134º, em sua grande maioria, só consta candidatos de outros municípios, chamados de ‘estrangeiros’.

                        Outro dado alarmante é a coincidente sequência de aprovados em relação à numeração da inscrição. O número de inscrição de cada candidato foi atribuído por ordem de chegada ao local indicado. Pois bem, estranhamente algumas sequências de aprovados deixam margem à especulação em relação à lisura do processo seletivo. Candidatos com números de inscrição: 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10; 55, 56, 57 e 58; 105, 106, 108 e 109 estão entre os 30 primeiros convocados, numa clara evidência de que essas pessoas estavam em grupo. Sendo no mínimo conhecidas, mesmo porque trabalhavam juntas até bem pouco tempo como contratadas na Secretaria Municipal de Assistência Social e Participação Popular. Isso deixa claro de que esses candidatos aprovados marcaram, entre si, dia e horário para efetuarem suas inscrições em conjunto.

                        Tal atitude da Secretaria Municipal de Assistência Social e Participação Popular de Maricá denota total falta de respeito com os candidatos que vieram dos mais distantes lugares, tanto para fazerem as inscrições quanto para a redação. Os candidatos, iludidos, perdem tempo e dinheiro quando na realidade estava tudo combinado e já se sabia quem seriam os aprovados no fatídico processo seletivo. Inclusive no dia da redação, 28/04, o comentário entre os candidatos era de que somente os inscritos que haviam sido demitidos anteriormente por término de contrato é que seriam aprovados. Após a aplicação da redação, já do lado de fora do C.E.M. Joana Benedicta Rangel, ouviu-se relatos de que os servidores da Secretaria que monitoravam os candidatos trataram os mesmos com desdém e ‘piadinhas’ em ‘tom’ irônico. Curiosamente alguns candidatos, em várias salas, entregaram a folha de redação com apenas 20 minutos do seu início enquanto outros demoraram até 3 horas para terminá-la.

                        Se a intenção da Secretaria era realocar os ‘apadrinhados’ deveria apenas readmiti-los, e não usar de má fé gerando uma falsa expectativa nos incautos candidatos. Cabe agora ao Ministério Público averiguar essas denúncias solicitando à Prefeitura de Maricá explicações materiais sobre a probidade na execução do Processo Seletivo.


Repórter Cidadão: Por um CORREIO ordenado em Búzios

por Sandra Penna

Uma coisa que me deixa escandalizada em Búzios é o péssimo serviço dos correios. Quem quiser vir morar aqui, investir na cidade, trabalhar, ajudar a movimentar o comércio e restaurantes na baixa temporada e procurar uma casa para morar, meu conselho é o seguinte: a primeira pergunta deve ser "tem correio entregue em casa?". 

Moro na Baía Formosa; a conta de luz vem da agência central de Búzios; a conta de telefone vem da agência da Rasa e outro dia recebi um SEDEX na agência de Cem Braças. Como isto é possível??? 

É um desrespeito à cidadania, no mínimo. Ter que ir procurar correspondências em três agências diferentes é insano e exaustivo. Três horas na agência central de Búzios para não receber correspondência alguma.  É impossível assinar revistas científicas e me manter atualizada como médica. 

Fora isso, o número de correspondências extraviadas é enorme. Conheci pessoas na Rasa que pagam contas com multa porque as contas (inclusive de cartão de crédito) simplesmente não chegam.

Há comerciantes que reclamaram comigo porque seus nomes vão constantemente pro SERASA. São pessoas de baixa renda, sem inclusão digital, que não têm internet e não sabem onde procurar segunda via de suas contas. Até quando estas pessoas serão lesadas por um serviço escandalosamente deficitário??? 

Correio é serviço básico e obrigatório para uma cidade que pretende ser cidade. É um atraso e uma perda de recursos inominável.










Sandra Penna é médica, moradora da Baía Formosa em Búzios.

Maricá: Prefeitura homenageia 125 anos de abolição

Em homenagem aos 125 anos da Lei Áurea, que decretou a abolição da escravatura no Brasil, a secretaria municipal de Assuntos Religiosos realiza o evento “13 de Maio é Mais Liberdade!” no próximo domingo (12.05), na Praça da Escrava Anastácia, e na segunda-feira (13.05), na Casa de Cultura.

No domingo (12.05), às 17 h, será realizado o 3º abraço simbólico em prol da criação da Praça da Escrava Anastácia, localizada entre as Ruas Soares de Souza e 1º de Abril, próximo ao Cemitério de Maricá. A praça é um espaço para refletir e lembrar de uma mártir da escravidão, que viveu no Brasil no século XVIII, por volta de 1740, considerada heroína pelos afrodescendentes.

Dando prosseguimento às comemorações, na segunda-feira (13.05), às 17h, haverá apresentação de vídeos, palestras e degustação de iguaria popular afro. Na ocasião, também haverá um cadastramento das Casas de Matriz Afro existentes em Maricá, que farão parte do Cadastro Municipal de Religiões e Templos Religiosos - já inserido no site da Prefeitura.

De acordo com o secretário municipal de Assuntos Religiosos, Sérgio Luis de Sousa, o evento será um momento de comemorar as matrizes afro-religiosas pela procllamação da libertação dos escravos e sua importante história de conquistas.

Búzios: Espaço Movement - Massagem que emagrece

Massagem que emagrece

Escolha a sua e marque seu horário no Espaço Movement

Capazes de afinar a cintura e deixar a pele visivelmente mais lisinha, as massagens são grandes aliadas na hora de combater as gordurinhas localizadas e celulites. Mas, você sabe qual a melhor técnica para atingir os seus objetivos? É importante ressaltar que nenhuma massagem reduz a gordura corporal, entretanto, elas são bastante eficientes para quem deseja apenas reduzir medidas.

Apesar de muito se falar em massagem redutora, modeladora e até a famosa drenagem linfática, poucas mulheres realmente sabem como as técnicas funcionam.

Com um ponto em comum, todas as massagem estimulam os vasos linfáticos que são responsáveis pelas eliminação de impurezas entre outras substâncias da pele, como o líquido acumulado entre as células de gorduras, que causam as temíveis celulites. No entanto, embora, a aparência da sua pele esteja com uma aspecto mais liso e as suas medidas pareçam estar menores, saiba que o efeito é temporário, pois isso é o reflexo da redução do inchaço e não necessariamente a perda de gordura.
Se o seu objetivo é realmente diminuir a sua gordura corporal, o ideal é apostar em um estilo de vida mais saudável, com uma alimentação balanceada e a inclusão de exercícios pelo menos três vezes por semana na sua nova rotina. Outra dica bem legal para quem está procurando o serviço pela primeira vez é avaliar o resultado logo após a sessão. Repare se após a massagem não apareceu nenhum hematoma ou marquinha, se isso ocorrer é sinal de que a massagem foi feita de forma incorreta.

Curtiu a dica e quer aderir às massagens como técnica coadjuvante no seu processo de emagrecimento? A massagista da Depillah, Talita Steola explica o bê-á-bá de cada uma para você escolher a que mais combina com a sua necessidade.

Massagem Redutora

Indicada para reduzir a gordura localizada, a massagem é executada utilizando movimentos rápidos, repetitivos e firmes sobre os tecidos do corpo, favorecendo a quebra das células de gordura localizada que são eliminadas pela corrente sanguínea. Os movimentos vigorosos e dinâmicos, aliados a utilização de um creme específico para a redução de medidas contendo Cafeína, Nicotinato de Metila, Celulinol, dentre outras substâncias, conseguem atingir as camadas de tecido com maior nível de concentração de gordura como barriga, pernas, braços e cintura. Além de redução das medidas, a massagem também melhora a elasticidade da pele, reduz a flacidez e celulite. "Os resultados são visíveis já nas primeiras sessões, a pele fica mais elástica e percebe-se a dissipação da gordura", afirma Talita.

Massagem Modeladora

A massagem modeladora tem como objetivo principal a quebra das células de gordura localizada que são eliminadas pela corrente sanguínea, reduzindo as medidas das áreas trabalhadas, sendo mais indicada, principalmente, como coadjuvante no tratamento da celulite, pois dissolve nódulos de gordura e previne a retenção de líquido e reduz as zonas de gordura localizada.

Drenagem linfática

Com objetivo de eliminar o excesso de líquidos tóxicos em certa região do corpo, a drenagem linfática pode amenizar os desagradáveis inchaços causados pela TPM, maus hábitos alimentares, pós-cirúrgicos ou problemas circulatórios. A massagem feita com toques rítmicos, lentos e com suave pressão, estimula o sistema linfático a reabsorver o líquido acumulado pelo organismo que elimina as toxinas através da urina.

Além de diminuir o inchaço, a drenagem melhora a oxigenação das células, evita a formação de nódulos de celulite, diminui a sensação de peso nas pernas e o cansaço, além de ser excelente para aliviar a tensão na gravidez. "Alguns estudiosos ainda afirmam que além dos benefícios físicos, a drenagem ainda acelera o metabolismo, relaxa, equilibra a energia Chi e colabora para o bom funcionamento de órgãos como o intestino e os rins", explica a massagista.

Por Paula Perdiz

Casimiro de Abreu: Secretaria de Educação realiza nova pré-conferência municipal nesta sexta-feira



Nesta sexta-feira, dia 10, a Secretaria de Educação de Casimiro de Abreu realiza um novo encontro com profissionais do ensino, durante pré-conferência municipal de Educação. Uma reunião acontecerá pela manhã no distrito de Barra de São João, e outra à tarde na sede do município. O objetivo é eleger delegados que participarão das futuras conferências municipal, estadual e nacional. 

    Em Barra de São João, o encontro será às 8h30, no Ciep 406 Municipalizado Ludevis Teixeira Bastos. Já na sede de Casimiro de Abreu, a reunião será realizada no auditório Aline Carvalho da Costa da Secretaria de Educação, às 13h30. Em ambos, será explanado o Documento de Referência da CONAE 2014. As reuniões são abertas ao público.

    A primeira pré-conferência de educação foi realizada no fim de abril em Barra de São João e na sede de Casimiro de Abreu. A Conferência Municipal de Educação está agendada para o mês de junho. A data e o local serão definidos nesta sexta-feira com a participação dos professores e diretores de escolas. O objetivo é discutir uma série de temas que envolvem educação nas escolas. “Queremos melhorar a cada dia a qualidade do ensino e a estrutura das escolas do município. O governo está empenhado”, informou a secretária de Educação, Sônia Coelho.

Dia das Mães na Charme

Amanhã às 18h na Charme sorteio de um TABLET para os clientes.
Não perca!
Compre o presente da sua mãe e concorra a prêmios.

Búzios: Pizzaria do Dane entrega em toda a cidade


Curta a Página da Pizzaria do Dane

São Pedro da Aldeia: Trazendo a Arca abre a programação de shows


Por Luana Macêdo

Abrindo a programação de shows em comemoração aos 396 anos de São Pedro da Aldeia, a banda gospel Trazendo a Arca, sobe ao palco nesta segunda-feira (13), no Centro da cidade, a partir das 20h. Com muitos hinos e louvor, a banda participará de um culto em ação de graças pelo aniversário do município. 


De acordo com o Prefeito, Cláudio Chumbinho, vai ser uma noite de louvor a Deus. “Vamos agradecer a Deus pelas conquistas e pedir forças e sabedoria para enfrentar os desafios”, disse.



A banda Trazendo a Arca começou sua trajetória em 2002, na cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O primeiro álbum foi para as ruas em 2003, intitulado “Toque no Altar”. Com mais de quinhentas mil cópias vendidas somente neste trabalho, a banda é conhecida em todo o Brasil.

No começo do ano de 2007, o grupo gravou o cd “Marca da Promessa” que bateu meio milhão de cópias em menos de um ano.  No dia 24 de maio de 2008 o “Maracanãzinho” se transformou em palco para a maior produção de um DVD gospel já realizado no Brasil.


 Considerado atualmente como um dos grandes ícones da música gospel brasileira, o Trazendo a Arca ficou conhecido mundialmente pelos trabalhos realizados em sua breve trajetória internacional incluindo um cd gravado no Japão.

Búzios: Prefeitura apresenta Plano Municipal de Ação para menores infratores


Foi apresentado na última segunda-feira, dia 6, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, o Plano Municipal de Execução de Medidas Socieducativas em Meio Aberto, que tem a meta de garantir ao adolescente oportunidades de superação através de um trabalho em rede com outras secretarias. O projeto está sendo desenvolvido diretamente pela Coordenação das Políticas Públicas de Atenção à Criança, Adolescente e Juventude, setor ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social.
 O Plano inclui o planejamento de trabalho que será oferecido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) com adolescentes que cometeram delitos e se encontram em regime aberto.  Durante a reunião da última segunda-feira, foi apresentado, também, o projeto “Reintegrar, Com Um Olhar No Futuro”, que objetiva trabalhar temas do cotidiano para a formação de uma nova visão do mundo, por meio da realização de oficinas de leitura (utilizando o teatro e a poesia como formas de expressão), rodas de conversas com os técnicos do CREAS e oficinas de artes marciais (jiu jitsu).
Após a apresentação, ambos os programas foram levados para votação pelo Conselho Municipal da Criança e Adolescente, que aprovou as iniciativas por unanimidade.


Foto: Divulgação

Arraial do Cabo: Cidade terá distrito Industrial logístico


O município ganhará um Distrito Industrial Logístico em terreno de cerca de 4 milhões de metros quadrados, vizinho ao Aeroporto Internacional de Cabo Frio e distante seis quilômetros do Porto do Forno, em Arraial do Cabo. O terreno é da Companhia Nacional de Álcalis e fica entre o município cabista (40%) e Cabo Frio (60%). 

De acordo com o prefeito Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho, o governador Sérgio Cabral já assinou o decreto de desapropriação do terreno que tem as seguintes dimensões: Área 1 - 1.099.845,13 mts, Área 2 - 2.817.693,61 mts, Área Total - 3.917,538,74 mts, e da criação do distrito logístico. Do total da área, uma parte será destinada a preservação ambiental, já acertada com a Secretaria do Ambiente.
Na opinião do prefeito, outra boa notícia é que a venda do terreno vai render a Álcalis R$ 50 milhões. A quantia deverá cobrir parte da dívida trabalhista da empresa. Quando fechou, em 2006, demitiu 650 profissionais. 

“Foram três anos de negociações. E agora, graças a Deus podemos comemorar mais essa conquista. O condomínio poderá trazer de volta a oportunidade de empregos que tanto precisamos. O pólo será em parceria com o município de Cabo Frio onde fica parte do terreno”, explicou o prefeito. 
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, ressaltou a importância da criação do distrito para atender às demandas logísticas da região e da cadeia do pré-sal.

“O distrito será um vetor de desenvolvimento da região. As atividades poderão se integrar ao aeroporto, ao porto e às operações do pré-sal”, disse Bueno.
A formação do distrito ficará a cargo da Companhia de Desenvolvimento Industrial (Codin), que já administra dez distritos industriais no Estado do Rio de Janeiro.
Além da Libra, que gerencia o Aeroporto de Cabo Frio, 12 empresas de já manifestaram interesse em se instalar no novo distrito. O decreto de desapropriação do terreno foi publicado ontem no Diário Oficial do Estado.

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OFICINAS E ELIMINATÓRIAS DA MARATONA DE BANDAS


Projeto Banda Larga 2013 será realizado em localidades próximas aos municípios do Rio de Janeiro com maior número de bandas e alunos inscritos – Laje do Muriaé e Itaguaí já foram selecionados


logo_bandalarga2011-peq
A edição 2013 do Banda Larga – programa de atualização para bandas de música do Estado do Rio de Janeiro – está com inscrições abertas para suas oficinas de Instrumento, Regência, Manutenção e reparo de instrumentos, Teoria musical e Projeto cultural. Também estão abertas as inscrições para a Maratona de Bandas, evento que encerrará o projeto, reunindo as dez melhores bandas do Estado em evento no Forte de Copacabana, em outubro. Todas as inscrições são gratuitas.

Este ano, o Banda Larga acontecerá de junho a outubro, em cinco municípios do Rio de Janeiro, escolhidos com base no interesse de alunos e bandas. Quanto mais inscritos, maiores as chances do município ser selecionado. Laje do Muriaé e Itaguaí já foram selecionados, os outros três municípios serão escolhidos até o final deste mês.

Pela primeira vez, as cidades selecionadas para sediar este projeto da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) serão palco de um grande festival e funcionarão como polos regionais agregadores de bandas e músicos. Poderão participar das Eliminatórias para a Maratona de Bandas todas as bandas civis do Estado do Rio de Janeiro. Cada município-polo classificará duas bandas para a Maratona.

Maior encontro de bandas do estado do Rio de Janeiro, o Banda Larga distribuirá mais de R$ 20 mil em prêmios, sendo R$ 8.000,00 (oito mil reais) para o primeiro colocado, R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para o segundo, R$ 3.000,00 (três mil reais) para o terceiro e R$ 1.000,00 (mil reais) para as demais bandas classificadas para a Maratona.

As oficinas para músicos, incluindo Regência, Instrumentos, Manutenção e reparo de instrumentos de sopro e Teoria musical também são gratuitas e estão com inscrições abertas. Os professores trabalharão o repertório que será exigido nas Eliminatórias da Maratona, aumentando, assim, as chances de êxito das bandas que tiverem seus músicos inscritos nas oficinas.

Outra novidade desta edição é o curso de elaboração de projetos culturais, que ajudará as bandas a alcançarem novos horizontes a partir da transformação de suas ideias em projetos culturais. O objetivo é a capacitação dos alunos para participação em editais de fomento direto (patrocínio) e leis de incentivo. Não existe pré-requisito para participar dessa oficina. Qualquer pessoa que queira trabalhar na área de produção e coordenação de projetos culturais para bandas civis de música pode participar.

Para se inscrever nas oficinas e nas Eliminatórias de Bandas basta baixar o regulamento, disponível no site www.bandalarga2013.com.br e preencher as fichas de inscrição.

O Banda Larga é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, juntamente com a Associação de Amigos da Sala Cecília Meireles, e contará com a Supervisão Geral de João Guilherme Ripper, diretor da Sala Cecília Meireles, em colaboração com o Prof. José Maria Braga, diretor da Escola de Música Villa-Lobos. A Coordenação Pedagógica é de Carlos Belém e a produção, da Zucca Produções. A edição de 2013 conta, mais uma vez, com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.


                                                     logoicms_1274977607

Cabo Frio: Peça teatral “As aventuras no mundo encanado” lança Instituto Equipav na Região dos Lagos


A apresentação da peça teatral “As aventuras no mundo encanado”, que aborda questões ambientais e tem como personagem principal o mascote da Prolagos, o polvo Prolaguito, marcará o lançamento do Instituto Equipav na Região dos Lagos, na próxima segunda-feira (13/05). O evento será realizado às 14h, no Teatro Municipal Átila Costa, em São Pedro da Aldeia. A entrada é gratuita, porém os colégios interessados em participar devem fazer a inscrição pelo telefone (22) 2621 – 5019, pois as vagas são limitadas.
O Instituto Equipav apoia e promove iniciativas e projetos voltados à melhoria do ambiente e qualidade de vida das comunidades abrangidas pela área de atuação das empresas do Grupo Equipav, do qual a Prolagos faz parte. As ações do Instituto estão focadas na Região dos Lagos (RJ), Campinas e Piracicaba (SP); Campo Grande (MS) e Sorriso (MT). “O Instituto Equipav atua com o apoio das unidades de negócio do Grupo Equipav que estão próximas às comunidades e por meio de projetos que têm forte ligação com o entorno dos locais onde as empresas estão inseridas”, afirma o presidente da Instituição Carlos Roma Jr.
                                                                                                
Somente em 2013, a Instituição direcionará mais de R$ 600 mil em projetos voltados às áreas social, ambiental e cultural nos diferentes estados onde atua. Deste total, cerca de R$ 240 mil serão aplicados na Região dos Lagos.
                                         
O projeto principal na área de concessão da Prolagos é o espetáculo “As aventuras no mundo encanado”. A peça teatral é encenada pela Trupe Falcatrua, de Cabo Frio, e tem no elenco os atores Ricardo Amorim, Manuela De Lellis e Rafaela Solano, sob a direção de Cesar Valentim. De uma forma lúdica e divertida, o projeto leva conceitos de saneamento e sustentabilidade aos estudantes, além de incentivar a cultura local e a valorização de artistas da região. “Nós ficamos muito felizes com o convite para atuar nos espetáculos, podendo, assim, multiplicar importantes mensagens sobre preservação ambiental e uso racional da água para milhares de crianças”, comenta o diretor da peça.

Durante esse ano, serão realizadas 16 apresentações em escolas públicas, 16 em teatros e 2 em praças públicas da Região dos Lagos, beneficiando cerca de 10 mil pessoas.

Teatro reforça mensagem do Programa Saúde Nota 10
A programação do lançamento do Instituto Equipav, além do teatro de bonecos, inclui também exposição de desenhos e redações. Os trabalhos, que serão expostos no hall do Teatro Municipal de São Pedro da Aldeia, são resultados do Programa Saúde Nota 10, desenvolvido pela Prolagos, desde 2012,  junto aos alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública. O Programa consiste na realização de palestras, concursos de redação e desenhos pautados na importância do tratamento de água, de esgoto e o papel de cada cidadão na preservação ambiental.


Saiba mais sobre ações e projetos do Instituto Equipav
·         Patrocínio e desenvolvimento da peça de teatro AS AVENTURAS NO MUNDO ENCANADO com expectativa de público para esse ano de 30 mil pessoas em 7 municípios, divididos em três Estados: Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

·         Patrocínio ao projeto DOIS TOQUES que atente a 150 crianças e adolescentes em Piracicaba (SP), com atividades psicopedagógicas, musicais e esportivas.

·         Desenvolvimento do projeto AFETO FAZ BEM, que atende a 5 instituições carentes em Sorriso,no Estado de Mato Grosso, com materiais pedagógicos, de limpeza e reforma civil.

·         Patrocínio da BÚZIOS INTERNATIONAL REGATTA, realizada em março de 2013 em Armação de Búzios, Rio de Janeiro. A competição de Windsurf reúne atletas de diversos países, como Argentina, Peru, México, Alemanha, Espanha, Grécia, Israel, Canadá, França e, claro, do Brasil.

·         Apoio ao GRUPO PRIMAVERA, que trabalha com a formação de jovens mulheres carentes, entre 11 e 17 anos, da região do Jardim São Marcos, em Campinas, interior do Estado de São Paulo. O foco dessa instituição é o investimento na futura mãe e educadora.

·         Apoio a ASSOCIAÇÃO PROJETO ANHUMAS – O SENTINELA, que atua com adolescentes das comunidades carentes Gênesis, Cafezinho e Moscou, localizadas da cidade de Campinas, no interior paulista. As atividades desenvolvidas na instituição vão desde música, dança e reforço escolar, até oficinas de jornalismo.


Sobre o Grupo Equipav
Há mais de 50 anos no mercado, o Grupo Equipav atua nos segmentos de infraestrutura como concessão em rodovia e saneamento básico, construção civil, mobilidade, mineração e no mercado de açúcar e álcool. 

Atualmente o Grupo Equipav, por meio da Holding AEGEA, detém 15% do mercado de saneamento básico no Brasil, destacando-se entre os grupos desse segmento, com a operação em 25 municípios divididos em cinco estados: São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Búzios: Informativo da Secretaria de Turismo


ANTEPROJETO CIRCUITO ROTA DOS ESCRAVOS
Na última terça-feira, dia 7, Anderson Akel, Secretário Adjunto e o Coordenador José Wilson Barbosa, da Secretaria de Turismo de Búzios (Setur), participaram de um encontro com representantes da comunidade quilombola para um debate sobre o anteprojeto do Circuito Rota dos Escravos, que será desenvolvido pela Setur, com objetivo de explorar e divulgar a cultura afro descendente e fomentar o turismo na região quilombola de Búzios.


PREFEITURA DE BÚZIOS EM BELO HORIZONTE, MG
Representada pela Secretaria de Turismo, a Prefeitura de Búzios esteve presente na feira O Rio é de Vocês, dia 7 de maio. Feira que aconteceu em Belo Horizonte, foi criada há 22 anos e tem como objetivo comercializar e divulgar os produtos e destinos turísticos do Rio de Janeiro. O Secretário de Turismo, Zé Marcio e o Coordenador de Feiras e Congressos da Setur, Leopoldo Vollk, estão presentes na feira recebendo agentes e operadores de turismo afim de fazer divulgação institucional e turística de Búzios.

INICIO DAS AULAS NO CENTRO DE IDIOMAS
Esta semana começaram as aulas do Centro de Idiomas. Às segundas-feiras acontecem as aulas de espanhol, e às quartas-feiras as aulas de inglês. Com muita expectativa, os alunos tiveram o primeiro contato com os professores e com o material didático, que utilizarão durante os seis meses do curso. Voltado para atendentes da Setur, servidores da educação, taxistas, recepcionistas, garçons e estudantes do ensino médio no INEFI (Instituto Educacional de Formação Integral), o Centro de Idiomas é uma realização da Prefeitura através das Secretarias de Turismo e Educação do Município.

AULA INAUGURAL DO PROJETO ConheSer
A Prefeitura de Búzios, através das Secretarias de Turismo e Educação, realiza no próximo dia 15, às 19h no Cine Bardot, o lançamento do Projeto ConheSer, que tem por objetivo capacitar os profissionais dos segmentos turísticos para melhor atender moradores e visitantes da cidade. Na ocasião, será realizada a aula inaugural do curso que visa resgatar as raízes da cultura buziana, bem como a importância da educação ambiental e geografia, além de abordar questões práticas e de utilidade pública. A apresentação do projeto contará com a presença de autoridades e empresários do trade turístico da cidade.

TURISMO E ENTRETENIMENTO
No início desta semana, o Secretário de Turismo, Zé Marcio, esteve em uma reunião com os empresários Duda Tedesco e Bernardo Amaral, para buscar parcerias de entretimento para cidade. Bernardo é diretor musical e produtor do HSBC Arena e também foi o responsável por diversas turnês musicais nacionais e internacionais, como as turnês de Roberto Carlos, Caetano Veloso, Donna Summer, Stivie Wonder, Black Eyed Peas entre outros.

 
FACEBOOK DESTINO BÚZIOS
Não deixe de seguir a página no facebook do Destino Búzios e fiquei por dentro de tudo que acontece no segmento de turismo e entretenimento da cidade. Curta a página, através do link:facebook.com/pages/Destino-Buzios

 
 
 

Manchete da Zero Hora: MP VAI RESPONSABILIZAR INDÚSTRIAS DE LEITE POR FALHAS NA FISCALIZAÇÃO


Leia a ZH on line:

Manchete do Correio Braziliense: Após capas, PM compra arma de choque micada

Leia o Correio Braziliense on line:

Manchete do Jornal Folha de São Paulo: APÓS DERROTAS DILMA FAZ APELA AO CONGRESSO

Leia a Folha de São Paulo on line:

Manchete de capa do Jornal O Globo hoje: CASAMENTO GAY JÁ É LEGAL EM METADE DOS ESTADOS

Leia O Globo on line:

Bom dia!!!

Búzios e Região dos Lagos você encontra aqui no Blogão dos Lagos.
Quer fazer parte dessa rede? Mande e-mail para blogaodoslagos@hotmail.com
Ou participe através da nossa página no facebook:
https://www.facebook.com/pages/Blog%C3%A3o-dos-Lagos/151612248253169?hc_location=stream