quinta-feira, 9 de maio de 2013

Rio das Ostras: Cerimônia marca ampliação do abastecimento de água



m dos problemas mais antigos de
Rio das Ostras, a falta de água, está sendo sanado pela Prefeitura. Foi o que anunciou o prefeito Sabino, na manhã desta quarta-feira, dia 8, durante a cerimônia de inauguração da primeira parte da ampliação da rede de abastecimento de água da cidade, que beneficia Costazul e adjacências. Na oportunidade, Sabino informou que as obras continuam e que, no próximo dia 13, já começa a extensão da rede de Nova Cidade, Gelson Apicelo e São Cristóvão.

“A construção da rede que já atende a boa parte de Costazul, Colinas e Bosque Beira-Rio e, em breve, atenderá também a todas as localidades de Rio das Ostras, faz parte de uma parceria estabelecida entre a Prefeitura, a Câmara de Vereadores e a Cedae e que visa acabar com os entraves que impedem o abastecimento de água na cidade”, disse o prefeito. 

Durante a cerimônia, Sabino lembrou ainda que está em andamento a obra de duplicação da adutora de água tratada que permitirá o abastecimento completo dos reservatórios da Cedae. “Já está em andamento a duplicação da adutora na Fazenda São João. Essa é a principal obra que permitirá à Cedae levar água de qualidade e com fartura a todas as áreas da cidade”, destacou. 

De acordo com o secretário de Obras, Wayner Fajardo, esse é o inicio de uma série de obras que beneficiarão Rio das Ostras. “Esse é o só o começo das diversas obras que trarão melhorias no abastecimento do município”, disse ele. 

Também presente à cerimônia, o Diretor de Interior da Cedae, Heleno Silva, falou sobre a importância da obra para o município. “A Cedae está fazendo um investimento muito grande em Rio das Ostras. Após o término da obra da fazenda São João, que deve ser concluída em até 5 meses, vamos universalizar o sistema do município, levando água para toda a cidade”, informou o diretor, destacando o empenho do Governo do Estado na obra da rede de distribuição de água. 

Visita técnica - Na ocasião, o prefeito Sabino e técnicos da Cedae e da Prefeitura visitaram a Fazenda São João a fim de acompanhar o andamento das obras de duplicação da adutora. 

Segundo o gerente regional da Cedae, Fernando Arruda, a companhia já melhorou a captação e produção e com essas obras, realizadas em parceria com a Prefeitura, será possível finalmente melhorar a distribuição da água tratada. 

“Já ampliamos nossa capacidade de produção de 200 litros/segundo para 420 litros/segundo. Porém era necessário investir na distribuição para melhoria de todo o sistema”, explicou Arruda, prevendo o prazo máximo para o término dessa intervenção até setembro de 2013. 

Presenças – Além do prefeito Sabino e do secretário de Obras, prestigiaram a cerimônia o deputado estadual Marco Figueiredo, o presidente da Câmara Municipal, Alzenir Pereira Melo, vereadores municipais, secretários de governo e o gerente regional da companhia, Fernando Arruda.

Saquarema: Cidade recebe o 1º Seminário Local do Plano Municipal de Saneamento Básico


Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Saquarema está prestes a ser implantado, e para isso foi desenvolvido um diagnóstico da situação atual da cidade, onde os resultados serão apresentados durante o “1º Seminário Local do Plano Municipal de Saneamento Básico”, que será realizado no dia 10 de maio, às 15h, na Faetec.
A presença da população nesse seminário é de extrema importância para que esse projeto seja implantado em nossa cidade.
O setor do Saneamento Básico no Brasil possui hoje um marco regulatório, através da Lei Nº 11.445/2007, a “Lei Nacional do Saneamento Básico”, que estabelece as diretrizes nacionais para este setor, as quais devem ser implantadas em todas as cidades do País.
O Saneamento Básico compreende quatro vertentes, o Abastecimento de Água Potável, a Coleta e Tratamento dos Esgotos Sanitários, a Drenagem das Águas Pluviais e a Limpeza Urbana, Coleta e Tratamento dos Resíduos Sólidos (lixo).
Neste contexto, o INEA contratou a SERENCO (Serviços de Engenharia Consultiva), empresa com 32 anos de atuação na área do Saneamento, para a execução do PMSB, apresentando os investimentos e obras a serem implantadas a curto, médio e longo prazo, nos oito municípios que compõem a Região do Lagos (Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim), no Estado do Rio de Janeiro.
Para mais informações acesse o site do programa através do endereço eletrônico: pmsblsj.wordpress.com

Rio de Janeiro receberá, em julho, a Expotáxi RJ: 1º feira voltada para taxistas no estado

Com a proximidade de grandes eventos, a Expotáxi RJ reunirá empresários, diretores, gerentes e administradores de empresas do setor que movimenta milhões de reais no Rio de Janeiro

Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo e Olimpíadas de 2016. O Rio de Janeiro receberá, ao longo dos próximos anos, estes e outros eventos e a cidade precisa estar preparada para a chegada dos milhares de turistas. E o taxista é o profissional que transmite as primeiras impressões da cidade. Com foco na qualificação profissional da categoria, a cidade do Rio de Janeiro sediará a Expotáxi RJ – Feira de Fornecedores de Produtos e Serviços do Ramo Táxi, Frotistas e Similares. O evento acontecerá de 11 a 13 de julho no Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova.

A feira - que acontece pela primeira vez na Cidade Maravilhosa - deve atrair mais de 10 mil visitantes, dentre empresários, diretores, gerentes e administradores de empresas de frotas de todo o Estado do Rio de Janeiro, além de profissionais autônomos do setor. Serão mais de 100 marcas expositoras, que apresentarão as novas tendências para a categoria.

Além de ser um espaço para negócios e troca de experiências, a Expotáxi RJ também terá o foco educacional. Instituições como o Sescoop/RJ e o Sebrae, que têm o compromisso de auxiliar na qualificação profissional da categoria e na sua preparação para a prestação de serviços de melhor qualidade, realizarão durante os três dias da feira capacitações diversas.

A entrada ao Centro de Convenções Sul América será franca. No local, o visitante também poderá conferir atrações como exposições, novidades do mercado automobilístico e da indústria automotiva, test drives em veículos novos, demonstrações técnicas e inovações em mecânica, eletrônica e carroceria, veículos adaptados para portadores de necessidades especiais, além da programação de palestras gratuitas.

Já confirmaram a Secretaria de Estado de Transportes do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (SMTR), Conselho Regional de Taxistas do Estado do Rio de Janeiro (CRT-RJ), Federação e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro (OCB/RJ), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (Sescoop/RJ), Sebrae-RJ, Secretarias de Governo do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), Operação Lei Seca RJ e Federação das Associações e Prestadoras de Serviços de Táxi do Estado do Rio de Janeiro (Fecaperj), dentre outros órgãos públicos e instituições privadas.

Data: 11 a 13 de julho de 2013
Local: Centro de Convenções Sul América – Rio de Janeiro – Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova – Centro/RJ
HORÁRIO DE VISITAÇÃO: Dias 11 / 12 e 13 de julho – 12h às 21h
Entrada franca: Credenciamento pelo site do evento ou no local.
Site: 
www.expotaxirj.com.br
Facebook: 
https://www.facebook.com/ExpotaxiRJ
Twitter: @expotaxirj

Maricá: Prefeitura divulga programação da festa de Nossa Senhora de Fátima


Na próxima segunda-feira (13/05), os devotos de Nossa Senhora de Fátima comemoram o dia da santa com missa solene e procissão pelas ruas da Chácara de Inoã. O evento, organizado pela igreja com apoio da prefeitura, por meio da secretaria municipal de Turismo, acontece a partir das 15h. Durante o dia, a capela (fica na Avenida A, na Chácara de Inoã) ficará aberta para visitação e orações.

A festa na comunidade começou no dia 4 deste mês com missas e novenas, onde os fiéis agradecem e fazem novos pedidos a Nossa Senhora de Fátima. No sábado (11/05), às 19h acontece uma novena missionária para a Jornada Mundial da Juventude, que acontece em julho, no Rio de Janeiro. Logo após a missa das 20h, a banda Exodus anima os devotos com um show católico na comunidade. No domingo (12), a partir das 21h, será realizada uma homenagem pelo Dia das Mães e a coroação de Nossa Senhora de Fátima. 

Búzios: Espaço Movement


Casimiro de Abreu: Secretaria de Segurança Pública dará apoio ao evento da Cruz Peregrina nesta sexta-feira


 O trânsito será modificado no fim da tarde de sexta-feira (10), no centro de Casimiro de Abreu, por conta da passagem da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora, evento promovido pela Diocese de Nova Friburgo. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil vai reforçar o patrulhamento. O trecho entre o pórtico e a praça Feliciano Sodré será interrompido aos veículos. O prefeito Antônio Marcos participará do evento.
    De acordo com o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Shinkado, o efetivo da Guarda Municipal de plantão dará suporte à programação religiosa. Duas viaturas ajudarão no patrulhamento. A Rua Alpheu Marchon será liberada apenas para os participantes da procissão, do portal de entrada da cidade à praça Feliciano Sodré. Os veículos só circularão nas ruas adjacentes e vias alternativas. 
    A Cruz Peregrina é o símbolo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) da Igreja Católica. A Diocese de Nova Friburgo organiza o evento juntamente com a comissão especial governamental para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ-Rio 2013). Milhares de fiéis e peregrinos são aguardados. A recepção dos símbolos católicos acontecerá às 18 horas, seguida de procissão até a Praça Feliciano Sodré, no Centro. Às 19 horas, haverá missa campal seguida de atividades culturais. Às 23 horas, a cruz será levada para o interior da Paróquia Nossa Senhora da Saúde onde ficará sob vigília durante a madrugada.
    É a primeira vez que a Cruz Peregrina vem para o Brasil, desde que a Jornada Mundial da Juventude foi criada, na metade dos anos 1980 pelo Papa João Paulo II. Foi ele quem abençoou e presenteou a cruz. aos jovens, para que estes a levassem pelo mundo. Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, o ícone de Nossa Senhora. 

Dia das Mães é na Charme Búzios


Arraial do Cabo: Cidade comemora 28 de emancipação com festa


Conhecida por suas belezas naturais e considerada uma das mais belas cidades do Brasil, o município de Arraial do Cabo reúne todos os atrativos necessários para atrair turistas do mundo todo. A cidade comemora no próximo dia 13 de maio, 28 anos de emancipação político administrativa, e para isso, preparou uma programação extensa, para todos os gostos, indo da música gospel ao rock. A programação vai contar com alvorada, hasteamento de bandeira, missa, culto, shows e desfile cívico.

O Desfile Cívico vai acontecer na segunda, dia 13 e vai contar com a participação das escolas municipais e estaduais, além de bandas escolares de municípios vizinhos, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia e muito mais. 

A festividade faz parte também do cronograma de inauguração da nova orla da Praia dos Anjos, shangri-lá, às 18h, por isso, os shows irão acontecer lá, estreando com chave de ouro mais uma obra do governo Andinho. E para abrir os shows, a cantora gospel Damares, sobe ao palco para abrilhantar a cidade com sua bela voz. Já no sábado, dia 11, é a vez de o ídolo Lulu Santos subir ao palco e agitar a galera. No domingo, dia 12, a banda rock NX0 agita a juventude, que espera ansiosamente por sua chegada e encerrando os shows, a cantor, Fábio Júnior sobe ao palco e mostra o porquê está há anos na estrada. 
A programação do evento é a seguinte:
10/05:
18h – Inauguração da Orla Shangri-lá.
20h – Show com Damares
11/05: 
22h – Show com Lulu Santos
12/05:
7h30min – Missa em ação de graças a aniversário da cidade, na igreja Nossa Senhora dos Remédios, na Praia dos Anjos. 
11h – Inauguração da escultura da atriz Flávia Alessandra, na orla da Praia Grande.
19h30min – Culto em ação de graças pelo aniversário da cidade, na igreja Missão Evangélica da Paz.
22h – Show com a banda NX0
13/05:
6h- Alvorada
7h – Hasteamento da bandeira, na sede da Prefeitura.
16h – Desfile Cívico na orla Shangri-lá, na Praia dos Anjos.
22h – Show com Fábio Júnior.

Macaé: Venda no comércio deve aumentar 30% para Dia das Mães


O comércio de Macaé, que oferece uma grande diversidade de produtos, já sente a movimentação para as compras dos presentes das mamães. A expectativa dos comerciantes é que as vendas aumentem em torno de 30% até o Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (12). Quem ainda não foi às comprar deve ficar atento às dicas da Coordenadoria Extraordinária de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). 

A principal delas para evitar problemas depois da compra é se informar sobre a política de troca das lojas. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), os fornecedores só estão obrigados a substituir as mercadorias que apresentarem defeitos de fabricação. “Se a blusa ficou apertada ou se a cor não agradou, não é obrigatória a troca. Cada lojista pode estipular regras próprias”, explica os gestores do Procon Macaé.



Essas informações devem constar na nota fiscal. As restrições, como dia da semana em que a troca poderá ser efetuada, prazo e condições da embalagem, precisam ser especificadas. Por isso, é importante que o consumidor exija sempre a nota fiscal e peça uma demonstração do produto ainda na loja.



Antes de ir às compras, a orientação é para que o consumidor não se esqueça de avaliar o seu orçamento e procure saber qual é a necessidade real de sua mãe. Isso evita compras por impulso e facilita a pesquisa de preços e qualidade.



No momento da compra, as lojas devem informar de forma clara os preços das mercadorias, tanto o preço à vista, quanto o valor das parcelas. O lojista deve deixar claro também quais são os juros no caso de pagamento a prazo.



Se sua opção for a compra pela internet, é preciso conhecer algumas regras. Se quiser trocar mercadorias, comunique à empresa da sua desistência em sete dias. Depois desse prazo, a desistência da compra só será aceita em caso de defeito. Comunique sua decisão à empresa por escrito, por meio de carta com aviso de recebimento ou e-mail.



Se fizer o pedido por telefone, peça o número de protocolo do atendimento e anote o nome da pessoa que lhe atendeu, a data e a hora do telefonema. Por fim, não se esqueça de informar, nos casos de troca, que você está exercendo o direito de arrependimento e que deseja o reembolso de todos os valores pagos com a compra e com a devolução.



Se o presente escolhido for um celular, o Procon aconselha que o aparelho seja adquirido em lojas autorizadas. Isso garante a procedência e a habilitação. O ideal é que ele esteja lacrado e dentro da embalagem original. O consumidor deve se informar sobre a existência de rede autorizada para assistência técnica na cidade, além de solicitar o manual de instrução e o termo de garantia. Já se for comprar CDs, DVDs e publicações, saiba que a Lei Estadual 8.124/92 prevê que para estes produtos deverá ser mantida uma amostra para o exame do consumidor.



A Coordenadoria Extraordinária de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) atende de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas, no subsolo do paço municipal e presta informações pelos telefones 2796-1091 e 2796-1058.



“Do presentinho ao presentão, Macaé tem opção”.



Esse é o slogan da campanha elaborada pela parceria entre a prefeitura e as associações de empresários locais para motivar as compras no município, o que garante os empregos do setor e ainda que os impostos arrecadados sejam revertidos em benefício do munícipe. Esse ciclo aquece a economia e gera, além do desenvolvimento econômico, o social.



A campanha começou a ser elaborada há cerca de um mês em reuniões entre gestores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Comunicação Social com membros da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Pela primeira vez a categoria se reúne em prol desse objetivo. A intenção é que a união possa fortalecer as ações. A campanha, que começa com o Dia das Mães, irá até o final do ano.

Búzios: Pizzaria do Dane


Búzios: Tenda dos Pastéis


UVA assina convênio com Câmara Municipal de Búzios


 Parceria oferecerá descontos para novos alunos e possibilidades de estágios acadêmicos

O reitor da Universidade Veiga de Almeida (UVA), professor Arlindo Vianna, e o diretor geral do campus Cabo Frio, professor Ronaldo Piloto, estiveram no município de Armação dos Búzios, na manhã desta quarta-feira, dia 8, para assinatura do Contrato de Convênio e Cooperação Mútua com a Câmara Municipal buziana. O documento foi assinado pelo presidente da casa, Leandro Pereira dos Santos, e demais vereadores presentes.

Por meio do convênio, servidores da Câmara e dependentes terão descontos nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade. A parceria abre, ainda, a possibilidade para os estudantes realizarem estágio currícular na Câmara, além de pesquisas acadêmicas de acordo com a demanda apresentada pela Casa, fornecendo subsídios para a tomada de decisões. Uma das prioridades do legislativo buziano e a área ambiental.

Na ocasião, o reitor destacou alguns diferenciais da Universidade, entre eles a sétima posição entre as instituições particulares no ranking do Ministério da Educação que mede a qualidade do ensino superior. Arlindo Vianna também falou sobre a proposta de educação continuada, especialmente por meio da educação à distância. “A Veiga entra, definitivamente, na era da eduacação a distância, dando acesso a todos com a mesma qualidade do ensino presencial”, disse.

O professor Piloto falou sobre aspectos acadêmicos e de prestação de serviços realizados pelo campus. As atividades do Vivenciando – projeto de integração entre a Universidade e escolas – e do Serviço de Psicologia Aplicada, que oferece atendimento psicológico à comunidade, foram apresentadas. “A Universidade está comprometida com o desenvolvimento da comunidade do seu entorno”, ressaltou o diretor.

O presidente da Câmara, vereador Leandro, está otimista com a parceria. “Precisamos despertar o cidadão para buscar uma universidade, evoluir nos estudos”, disse.
 
Participaram do encontro, ainda, o gestor da Central de Estágios da UVA, Tiago Lima, os vereadores Felipe Lopes, vice-presidente da Câmara, Loran Silveira, Henrique Gomes e Gugu de Nair, além do advogado Alan Vinícius e do assessor Guilherme Barcelos.

Búzios: Disk Água


Pedra Branca R$5,50
 Lumiar R$ 6,00 
Nova Friburgo R$7,00

Cabo Frio: Cidade recebe Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia Sub-19


por Téo Arrabal

Uma grande arena está sendo montada na Praia do Forte para mais um evento trazido pela Prefeitura Municipal de Cabo Frio, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. É o Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia Sub-19, que chega com um novo formato nesta temporada, nos dias 10, 11 e 12 de maio, com entrada aberta ao público das 9h às 17h.

Será um Campeonato Brasileiro de Seleções, no qual cada uma das 27 fe
derações indicará, tanto no masculino quanto no feminino, uma delegação (uma dupla e um técnico, além de um árbitro) para representar o seu estado. Para completar as 32 parcerias em cada naipe na disputa, a Unidade de Competições Praia da Confederação Brasileira de Voleibol concederá cinco wild cards (convites).

Desta forma, cria-se uma maior proximidade das federações com a competição, já que elas é que passam a ser as ranqueadas, e não as duplas. Ou seja: os pontos são acumulados para o estado, com o campeão geral sendo aquela determinada federação. O objetivo principal é mapear essa nova geração que surge nas areias, num trabalho maciço de renovação. E, a partir daí, analisar quais são os polos que precisam receber um incentivo maior para se desenvolver e serem trabalhados de forma mais direcionada.

Com o apoio do Ministério dos Esportes, o Circuito Banco do Brasil Sub-19 deste ano será realizado em duas etapas. A primeira delas acontece em Cabo Frio e a segunda, em Belo Horizonte, entre os dias 24 e 26 de maio. Já o Circuito Banco do Brasil Sub-21, nos mesmos moldes, terá seis etapas e entrará em cena no dia 7 de junho, em João Pessoa (PB), passando ainda por Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Campinas (SP) e Curitiba (PR).

Capa de hoje da Zero Hora: A FRAUDE DO LEITE

Leia a ZH on line

Capa de hoje do Correio Braziliense: NOTA ZERO PARA QUEM PUSER MIOJO NO ENEM

Leia o Correio Braziliense on line

Capa da Folha de São Paulo hoje: NOVA REGRA LIMITA GRAVIDEZ ASSISTIDA ACIMA DOS 50 ANOS



Capa do Jornal O Globo hoje: INSEMINAÇÃO ARTIFICAL AVANÇA

Leia O Globo on line

Flu passa pelo Emelec e está nas quartas de final da Libertadores



Parabéns aos Tricolores!