terça-feira, 7 de maio de 2013

Casimiro de Abreu: Guardas ambientais são treinados para combater incêndios



Seis guardas ambientais da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil de Casimiro de Abreu participaram do treinamento de combate a incêndios do ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Durante cinco dias, eles aprenderam noções de combate direto e prevenção de incêndios, linhas de defesa, manuseio de equipamentos, meio ambiente e topografia.


Entre as causas mais frequentes de fogo em vegetação, o preparo da terra para plantio é a que lidera as estatísticas. As ações para combater os incêndios vão desde a detecção de materiais a serem usados e avaliação de prioridades até o monitoramento das áreas para que o foco não volte.

Búzios: O melhor de Tucuns


Araruama: Milhares de pessoas participam da festa dos trabalhadores em Araruama


O Dia Internacional do Trabalho, 1º de maio, foi integralmente dedicado aos trabalhadores araruamenses através da grande festa organizada pela Prefeitura de Araruama, na Praça Antonio Raposo. O evento reuniu diversas secretarias, que ofereceram serviços nas áreas de saúde, assistência social, beleza e direito, além de atividades esportivas, artísticas e culturais.

Logo pela manhã, cerca de 300 pessoas participaram do 1º Tour Ciclístico, que percorreu as principais ruas do Centro, fazendo parada na Casa de Cultura e retornando à Praça Antonio Raposo. O prefeito Miguel Jeovani participou junto aos demais ciclistas e ressaltou a importância de um dia inteiro dedicado ao trabalhador.

“Preparamos esta festa com muito carinho para os trabalhadores, com atividades esportivas e de saúde, pensando também na importância de se cuidar da saúde preventiva como forma de melhorar a qualidade de vida de todos os araruamenses”, disse.

O trabalho de educação, saúde preventiva e conscientização também foi destaque nos dois debates realizados ao final da tarde, em que foram abordadas questões ligadas à segurança no trabalho e ao combate ao uso de drogas, com ênfase nas ações conjuntas que estão sendo realizadas nas escolas do município.

Ao longo do dia foram realizados atendimentos e oficinas nos stands, sorteios de bicicletas e de outros brindes, além de shows com a banda Zero Açúcar e o cantor Juninho dos Teclados.

O evento foi encerrado com um grande show da banda The Fevers, que lotou a praça, trazendo para o público grandes sucessos de sua carreira. O grupo também emocionou os presentes com interpretações marcantes de canções de Lennon e McCarthney, como “Imagine” e “Yesterday.

A Prefeitura de Araruama prepara uma nova comemoração para o próximo dia 11, no distrito de São Vicente de Paulo, a partir das 8 horas, levando para a população atividades e serviços nas áreas de esporte, cultura, saúde e beleza. O evento faz parte dos festejos pelo Dia das Mães e contará com show do cantor Byafra, a partir das 18 horas.

Por Camilo Mota

Bullyng, não tem como ignorar


por Guilherme Barcellos

Durante anos fizemos ‘vista grossa’ para alguns acontecimentos que pensávamos estar longe daqui.  
A mídia sempre trouxe o pior do ‘quintal alheio’, e ficávamos até orgulhosos por achar que estávamos imunes a estas ações grotescas, como o bullyng, por exemplo. Por força do histórico americano, jamais poderíamos pensar que ele estava tão próximo, em alguns casos

podendo até estar no nosso ‘seio familiar’.
Este assunto atualmente não pode mais deixar de ser discutido não só pela educação, mas principalmente pela sociedade, embora dentro das escolas exista a possibilidade dele estar mais freqüente, não podemos desconsiderar que o bullyng já ultrapassou os limites da comunidade escolar.

Nas atividades profissionais do cotidiano, principalmente nas funções mais simples desempenhadas pelo ser humano, este tipo de violência também está presente.

Por estar em maior quantidade entre as camadas menos favorecidas e no trabalho braçal, ou mesmo onde exerce outras funções, o negro, além de ser a maior vítima nestas áreas, é também nas escolas, principalmente.

De uma maneira geral, o que queremos mostrar é que a campanha contra o bullyng tem que ultrapassar os ‘muros escolares’, com uma nova ‘cara’, possivelmente com ações afirmativas, direcionadas não só aos negros, mas também às mulheres, homossexuais, idosos e deficientes.

É obvio que as nossas crianças não nascem com preconceito ou com algum instinto ruim, porém, com o passar do tempo ela absorve da sociedade e do meio em que vivem.

A educação é de grande interesse nesta empreitada de conscientização contra a intolerância e preconceito, sem dúvida, mas não podemos esquecer que a responsabilidade é de todos.

Seria oportuno, dado a evidência midiática do tema, que o estado e prefeituras fomentasse uma campanha com nos municípios também com  comunidade escolar, trazendo os pais ou responsáveis, pois com certeza, o reflexo desta ação teria um forte apelo social. O mínimo que for alcançado, obviamente fará uma grande diferença, além da oportunidade de sair daquela máxima que diz que é um costume brasileiro, tomar iniciativas e buscar soluções, ‘somente depois da casa arrombada’.



São Pedro d Aldeia: Cidade recebe Ultra Baixo Volume para combater ao dengue



por Luana Macêdo

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu um reforço no combate ao dengue na cidade. Em parceria com o governo do Estado, os bairros aldeenses já podem contar com a ação do carro de Ultra Baixo Volume. A UBV é utilizada para controlar a proliferação do mosquito AedesAegypti, esse método está sendo utilizado por ser mais eficaz, menos poluente, menos tóxico e não agredir o meio ambiente. A UBV está a serviço das 5h ás 9h e das 17h às 21h, diariamente, a Ultra não pode ser utilizada somente em dias de chuva e muito vento.

A Secretaria de Saúde municipal solicitou junto ao governo do Estado a UBV, comprovando por meio dos números de notificações a necessidade da ação nos bairros. De acordo com a secretária de Saúde, Analice Martins, os moradores não precisam solicitar a passagem do carro de Ultra.

“O carro vai funcionar rodando no município de domingo a domingo, no horário estabelecido. O governo do Estado nos cedeu o carro para que toda cidade seja atendida com a ação da UBV. Os moradores não precisam solicitar a presença, vamos passar por todos os bairros”, afirmou a secretária.

As UBVs trabalham com solvência de água, o que não traz tanta fumaça e é mais é eficaz.  Já no fumacê, o inseticida é dissolvido em óleo. Por orientação do Ministério da Saúde, o sistema está proibido de ser utilizado no Rio de Janeiro, pois além de tóxico, não mata o mosquito transmissor, que já desenvolveu tolerância ao veneno.

Segundo o supervisor do Programa de Dengue, Valdinei de Oliveira Silva, existe um ciclo de UBV para ser cumprido.

“Para que a ação tenha efeito, precisamos cumprir o ciclo de UBV, que consiste em passar pelo local quatro vezes por mês, uma por semana. O município não está tendo nenhum gasto, já que a secretaria estadual de saúde cedeu o aparelho, o combustível e o inseticida utilizado. Diariamente preenchemos um formulário explicativo, com a quilometragem rodada e os bairros percorridos, afirmou”.

Cabo Frio: Mais de 3500 Cartões da Dignidade já circulam nas ruas da cidade




O CDU (Cartão Dignidade Unificado), que teve o início de seu cadastro na quarta feira (01), já atendeu 3634 moradores de Cabo Frio. A Secretaria de Transporte informa que mais de 1200 cadastros são realizados por dia e cerca de 120 mil pessoas deverão ser beneficiadas. Nos dois primeiros dias de implantação, já foram feitas 1207 utilizações do CARTÃO DIGNIDADE 

Os moradores que ainda não realizaram a troca não é preciso ter pressa. Aqueles que ainda conservarem o cartão antigo apenas pagarão R$ 1, até que seja providenciada sua substituição pelo Cartão Unificado da Dignidade.

 Os cadastros estão sendo realizados em três pontos da cidade, na sede da Secretaria de Transportes na Avenida Teixeira e Souza, 2597 (próximo ao trevo do Arraial do Cabo), no Jardim Esperança na Av. Ézio Cardoso da Fonseca em frente à Subprefeitura e em Tamoios no Clube da Melhor Idade, que fica em frente ao Ginásio Poliesportivo João Augusto.

Os documentos necessários são Identidade, CPF e comprovante de residência no nome do mesmo ou Cartão unificado do SUS. Menores de 18 anos deverão levar certidão de nascimento e estar acompanhados pelos responsáveis. 




Texto e Fotos: Aimée Barbosa

Macaé: Programa de Estágio: confira o gabarito das provas



A Prefeitura de Macaé divulgou nesta segunda-feira (6) o gabarito das provas de acesso ao Programa de Estágio Remunerado. As provas foram realizadas neste domingo (5) e cerca de 1,2 mil estudantes participaram do processo seletivo, que é organizado pela prefeitura, com coordenação da secretaria de Administração. A proposta é democratizar o acesso ao programa e, ainda, dar transparência ao processo. 

O gabarito preliminar é referente aos cursos técnicos e de Ensino Superior. A prefeitura adquiriu um software que corrigirá todas as provas objetivas automaticamente. O resultado provisório sairá no dia 15 de maio e os recursos podem ser encaminhados até o dia 17 de maio. O resultado final está previsto para o dia 22.

A comissão organizadora do exame de seleção foi formada por 120 profissionais. Cerca de 20 salas de aula foram disponibilizadas para a aplicação do teste, elaborado pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac). O processo consistiu em única etapa, de caráter classificatório, contendo uma prova escrita, composta de 50 questões objetivas, sendo 20 questões de Português, 20 questões de Matemática e dez questões de conhecimentos gerais. Cada questão valerá dois pontos.

Os aprovados devem estar matriculados e frequentando regularmente, no mínimo, o primeiro semestre do penúltimo ano do curso de nível superior, técnico de 2º grau ou profissionalizante, vinculado ao ensino público ou particular. Também devem apresentar comprovação de residência em Macaé, comprovante de votação na última eleição (comprovação de pleno gozo dos direitos políticos) e apresentação de currículo e de histórico escolar atualizados.

Estagiários de Medicina e Odontologia vão receber dois salários mínimos. Para as outras áreas de nível universitário, o valor é de um salário e meio e, para os cargos técnicos, o valor será de um salário mínimo.

Confira o gabarito: