sexta-feira, 3 de maio de 2013

Búzios: Moradores recebem Semana Consciência Ampla a partir da próxima segunda-feira


Palestras e oficinas com foco no consumo consciente de energia elétrica e serviços como segunda via de conta, troca de titularidade, parcelamento de dívida e cadastramento na Tarifa Social de Energia Elétrica integrarão a Semana Consciência Ampla de Búzios. O projeto tem início na próxima segunda-feira (06/05), no INEFI – Instituto de Educação e Formação Integral (Antigo CEMEI), na Av. José Bento Ribeiro Dantas,  s/nº, no bairro da Rasa, em Búzios, e vai até o dia 10 de maio.

As atividades abordarão temas como economia de energia, ética, cidadania, direitos e deveres do consumidor, orçamento doméstico, educação ambiental e pequenos reparos na instalação elétrica residencial. Para participar, é preciso ser cliente da Ampla, apresentar a conta de luz, e ter mais de 18 anos.

Um concurso cultural premiará os autores das dez melhores frases sobre consumo consciente com a troca da geladeira usada por uma nova. No total, 20 geladeiras entregues. Poderá concorrer o cliente da Ampla que estiver em dia com as contas de luz, possuir a Tarifa Social de Energia Elétrica (Tarifa Baixa Renda) e tiver mais de 18 anos. Vale lembrar que é necessário apresentar a conta de energia.

Ainda durante a Semana Consciência Ampla, os moradores de Búzios também poderão conferir as atrações do programa ‘Consciência Ampla Sobre Rodas’, iniciativa da concessionária que estimula o consumo consciente de energia e a preservação do meio ambiente. Uma carreta de 13 metros de comprimento onde crianças e adultos podem aprender sobre geração e distribuição de energia elétrica, totalmente adaptada para receber os visitantes, ficará estacionada até sexta-feira, 10 de maio, na Praças Santos Dumont, Centro de Búzios. A entrada é gratuita.

Os visitantes poderão participar de atividades desenvolvidas para adultos e crianças, voltadas para o uso eficiente de energia elétrica. O veículo foi adaptado e recebeu uma sala de aula, além de um espaço interativo com maquetes e exposição em vídeo. A carreta ficará aberta à visitação do público durante toda a semana.

Também será possível conhecer melhor o projeto Cidade Inteligente Búzios, que está fazendo do município de Búzios o primeiro em distribuição e gestão inteligente de energia elétrica. A Cidade Inteligente Búzios já conta com quatro carros e duas bicicletas elétricas inteligentes, um posto de recarga de energia, chuveiros eficientes e pontos de geração de energias renováveis – solar e eólica. A iluminação pública também ganhou novas luminárias de LED com micro geração eólica e outros pontos de luz telecomandados. Além disso, visitantes e moradores já podem desfrutar de uma rede de Wi-Fi gratuita na Rua das Pedras e de um posto de coleta de lixo reciclável do projeto Ecoampla.

Os participantes receberão informações sobre as futuras instalações elétricas do município, as novas fontes de geração de energia e seus benefícios.

Confira a programação da Semana Consciência Ampla:

06/05 – Segunda-Feira
·         14h às 16h –  Oficina para Mulheres
·         17h às 18h –  Palestra Comunitária

07/05 – Terça-Feira
·         09h às 10h –  Palestra Comunitária
·         10h às 11h –  Palestra EcoAmpla
·         14h às 16h –  Oficina para Mulheres
·         17h às 18h –  Palestra sobre Uso Seguro da Energia

08/05  – Quarta-Feira
·         09h às 10h –  Palestra sobre Uso Seguro da Energia
·         10h às 11h –  Palestra  EcoAmpla
·         14h às 16h –  Oficina para Mulheres
·         17h às 18h –  Palestra Comunitária

09/05  – Quinta-Feira
·         09h às 10h –  Palestra sobre Uso Seguro da Energia
·         10h às 11h –  Palestra  EcoAmpla
·         14h às 16h –  Oficina para Mulheres
·         17h às 18h –  Palestra Comunitária

10/05  – Sexta-Feira
·         09h às 10h –  Palestra sobre Uso Seguro da Energia
·         10h às 11h –  Palestra  EcoAmpla
·         14h às 16h –  Oficina para Mulheres
·         17h às 18h –  Palestra Comunitária

Local: INEFI – Instituto de Educação e Formação Integral (Antigo CEMEI) –Av. José Bento Ribeiro Dantas,  s/nº - Rasa / Armação dos Búzios


06 a 10/05  – Segunda a Sexta-Feira
·         Segunda – 16:00 às 20:00

·         Terça e quarta – 09:00às 20:00 (com intervalo de 12:00 às 14:00)

·         Quinta – 09:00 às 14:00 e às 18:00

·         Sexta – 09:00 às 13:00

Local: Praça Santos Dumont, Centro de Búzios

Araruama: Prefeitura assina termo de adesão ao Programa Estrada para Cidadania


O prefeito de Araruama, Miguel Jeovani, assinou nesta quarta-feira, dia 24, o termo de adesão ao programa Estrada para a Cidadania, realizado pela CCR ViaLagos. A cerimônia foi realizada no salão de festas da Loja Maçônica Jamil Kauss, na rua 7 de Setembro, 357, na Praça da Bandeira, em Araruama.
O evento contou com a presença do diretor presidente da CCR ViaLagos Marcio Roberto de Morais Silva, do secretário de Estado de Transportes do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, e dos prefeitos de Cabo Frio, Alair Corrêa; Iguaba Grande, Grasiella Magalhães; São Pedro da Aldeia, Claudio Chumbinho; e Rio Bonito, Solange Almeida. Também participaram os secretários municipais de educação e de meio ambiente dos municípios envolvidos.
Em discurso, o prefeito de Araruama falou sobre a importância da educação infantil para o desenvolvimento de uma cidade.
“É uma satisfação enorme para Araruama sediar o lançamento do programa Estrada para Cidadania. Esta é uma oportunidade muito grande para capacitar nossos professores e, mais ainda, para as crianças que serão beneficiadas com aulas de educação ambiental e educação para o trânsito”, disse.
De acordo com o diretor presidente da CCR ViaLagos, Marcio Roberto de Morais Silva, o programa Estrada Para a Cidadania orientará neste ano 16.500 mil estudantes e capacitará 820 professores do quarto e quinto anos do ensino fundamental dos seis municípios. A Educação para o Trânsito é destinada às crianças do 4º ano e a Educação Ambiental é abordada entre os alunos do 5º ano.
O programa fornecerá gratuitamente para as secretarias de educação dos municípios parceiros os livros dos alunos, os livros dos professores e as oficinas de capacitação de conteúdo, e promove ações públicas de cidadania para os estudantes.  Visando a inclusão de professores e alunos com deficiência visual, todo o material também é produzido em Braille. 

São Pedro da Aldeia: Prefeitura inaugura nova sede do CRAS do Porto da Aldeia nesta sexta-feira

Por Raíra Morena

A partir desta sexta-feira (03), o Centro de Referência da Assistência Social do bairro Porto da Aldeia terá novo endereço. A cerimônia de inauguração da nova sede será realizada pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, nesta sexta, às 15h, na unidade localizada à Rua Avenida Saputiaba, nº 51. Durante a cerimônia, usuários do CRAS farão apresentações de capoeira, dança e música ao vivo. O evento contará com a presença do Prefeito Cláudio Chumbinho e da Secretária de Assistência Social, Sandra Coelho.


O novo espaço conta com oito cômodos, além de três banheiros e uma grande área externa para a realização das atividades do CRAS. A unidade oferece serviços de atendimento psicossocial, brinquedoteca, oficina de capoeira, atividades esportivas e recreativas, aula de música (teclado, violão e técnicas vocais), aulas de hidroginástica na lagoa, direcionada a idosos e cadastramento no Programa Bolsa Família. A equipe é composta por dois assistentes sociais, uma psicóloga, técnicos, um educador físico, uma professora de dança, um professor de capoeira e dois professores de música. O funcionamento do CRAS é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

De acordo com a coordenadora da unidade, Evelise Camargo, o novo espaço vai atender melhor aos usuários. “A nova sede do CRAS do Porto da Aldeia é um ganho muito grande para a comunidade. Agora teremos um espaço amplo para desenvolver as atividades do CRAS e poder atender melhor aos nossos usuários, tanto com relação ao conforto quanto à acessibilidade”, disse. A área de abrangência do CRAS do Porto da Aldeia corresponde a outras cinco localidade