quinta-feira, 18 de abril de 2013

Macaé: Inscrições para o Programa de Estágio prosseguem até sexta



Os estudantes interessados em participar do Processo Seletivo 2013 do Programa de Estágio Remunerado têm até sexta-feira (19) para se inscrever. São oferecidas vagas para o estágio remunerado em órgãos e entidades da administração pública direta, indireta, autarquias e fundações para cursos de nível superior, nível técnico de segundo grau ou profissionalizante. Os interessados devem se inscrever das 9 às 17 horas, na sede da secretaria de Administração, localizada na Avenida Rui Barbosa, nº 275, 2º andar, sala 204 – Galeria Macaé Center, no Centro. 

Nesta quarta-feira (17), o jovem Matheus de Araújo Brandão, 18 anos, fez sua inscrição para o nível técnico. Ele terminou o ensino médio no ano passado e, antes de concluir, ingressou no curso de Mecânica do Senai-Macaé, que tem duração de um ano e três meses. Morador do bairro Imbetiba e frequentando curso de inglês, ele gosta muito do curso de Mecânica, e também vê grande oportunidade neste mercado de trabalho.

- Espero conseguir o estágio, já tenho noção da área. Com o Programa de Estágio Remunerado da Prefeitura, vou poder pagar uma Faculdade de Engenharia Mecânica. É muito legal ter essa oportunidade de fazer um estágio, pois é difícil para o jovem conseguir vaga no mercado de trabalho porque não tem experiência ainda. A Prefeitura dá essa oportunidade – explicou o jovem.

O envio da confirmação de inscrição será por e-mail até o dia 24 de abril, onde será informado o local e horário de realização da prova escrita. A prova será realizada no dia cinco de maio e o gabarito preliminar será divulgado no dia seis de maio. O resultado sairá no dia 15 de maio e os recursos poderão ser encaminhados até o dia 17 de maio. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 22 de maio.

Os candidatos que já fizeram a inscrição no período de 18/09/2012 até a presente data, e que preenchem os requisitos da Lei Municipal nº 2853/2006 (art. 3º c/c art. 7º) estão automaticamente incluídos no processo seletivo, devendo preencher os requisitos do Edital.

O objetivo da Prefeitura é dar transparência ao processo seletivo, obedecendo os princípios da legalidade, além de atender as pessoas que realmente necessitam do estágio e contemplar os alunos que mais se destacam.

O Exame de Seleção consistirá em única etapa, de caráter classificatório, contendo uma prova escrita, composta de 50 questões objetivas, sendo 20 questões de Português, 20 questões de Matemática e 10 questões de conhecimentos gerais. Cada questão valerá dois pontos. O tempo disponível para a realização da prova será de quatro horas.

As vagas serão destinadas ao cadastro de reserva do município e, na medida em que surgirem vagas, poderão ser convocados a estagiar, por ordem de classificação, os candidatos aprovados. Serão considerados os percentuais destinados aos candidatos portadores de deficiência.

Os estágios terão validade até 30 de novembro deste ano, podendo ou não ser renovados, de acordo com a Lei Municipal nº 2.853/2006. A carga horária semanal será de 20 horas: quatro horas diárias compatíveis ao horário escolar dos estagiários.

Os aprovados devem estar matriculados e frequentando regularmente, no mínimo, o primeiro semestre do penúltimo ano do curso de nível superior, técnico de 2º grau ou profissionalizante, vinculado ao ensino público ou particular. Também devem apresentar comprovação de residência em Macaé, comprovante de votação na última eleição (comprovação de pleno gozo dos direitos políticos) e apresentação de currículo e de histórico escolar atualizados.

Os aprovados serão convocados, por ordem de classificação do exame de seleção, quantos forem necessários para atender às necessidades da administração pública municipal, considerando o percentual de 5% destinado aos candidatos beneficiários da cota referente ao deficiente físico. Estagiários de Medicina e Odontologia vão receber dois salários mínimos. Para as outras áreas de nível universitário, o valor é de um salário e meio e, para os cargos técnicos, o valor será de um salário mínimo.

O Exame de Seleção de Estagiários terá validade de um ano, a contar da data da publicação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da secretaria de Administração.

DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS DISCIPLINAS

LÍNGUA PORTUGUESA

- Tipologias: descrição; narração; argumentação; injunção;

- Gêneros: composição típica dos enunciados; suportes; função social; graus de formalidade;

- Perspectivas enunciativas: quem enuncia, a quem enuncia, espaço, tempo; vozes; modalização;

- Polifonia e intertextualidade: reformulação, paráfrase, paródia, citação; diálogo, discurso relatado; inferência, pressuposição e subentendido;

- Métodos de argumentação: indução e dedução; dialética;

- Formas de articulação de ideias: fato, opinião; causalidade; conclusão; comparação; exemplificação; enumeração; generalização, particularização; gradação, ênfase; contra-argumentação;

- Procedimentos de coesão e coerência: anáfora, catáfora, dêixis; substituição, designação, elipse; uso de conectores; condições de interpretabilidade;

- Relações semânticas: sinonímia, antonímia, ambiguidade, polissemia; metalinguagem; conhecimento lexical, expressões idiomáticas, formação de palavras; metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, antítese, eufemismo, ironia;

- Usos do verbo: tempo, modo, aspecto, voz; formas afirmativa, interrogativa e negativa;

- Elementos não verbais: relação entre o verbal e o não verbal; imagens; recursos gráficos e tipográficos; sentidos da pontuação aspectos literários;

- Natureza dos textos: o poético; o narrativo; o dramático;

- Representações da realidade: efeito de real; verossimilhança externa e interna;

- Elementos da narrativa: construção de personagens; narrador, foco narrativo, índices narrativos; representações do tempo e do espaço;

- Recursos estilísticos: seleção e combinação de palavras; formas dos vocábulos; efeitos sonoros; figurações e imagens; representações da variabilidade linguística.

BIBLIOGRAFIA:

CEREJA, William Roberto & MAGALHÃES, Thereza Cochar. Literatura Brasileira. São Paulo: Atual, 2011.

CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.

PLATÃO, Francisco Savioli, & FIORIN, José Luiz. Para Entender o Texto. São Paulo: Ática, 2008.

MATEMÁTICA:

Números Reais: conceito e operações; Relações de proporcionalidade; Figuras semelhantes; Relações métricas no triângulo retângulo; Sólidos geométricos: Poliedros e não Poliedros; Razões trigonométricas no triângulo retângulo; Equação da reta; Equação do 2º grau; Equação da circunferência; Perímetro e área de figuras; Porcentagem; Função polinomial do 1º grau; Progressão aritmética e geométrica; Função polinomial do 2º grau; Função exponencial; Função logarítmica; Funções trigonométricas; Sistemas e matrizes; Permutação, arranjo e/ou combinação simples; Probabilidade.

BIBLIOGRAFIA:

DANTE, Luis Roberto. Matemática, volume único. 1ª edição. São Paulo: editora Ática; 2008.

IEZZI, Gelson e outros – Matemática, volume único. 1ª edição. São Paulo: Atual editora; 1997.

PAIVA, Manoel. Matemática, volumes 1, 2 e 3. 1ª edição. São Paulo: editora Moderna; 2009.

CONHECIMENTOS GERAIS:

História do tempo presente: de Sarney aos dias atuais; Movimentos sociais; Cidadania e direitos no Brasil; Diversidade cultural; A questão ambiental; Os problemas ambientais; Consumismo e meio ambiente; Fontes de energia; Produção de energia no mundo e no Brasil; Urbanização brasileira; Movimentos migratórios no Mundo e no Brasil; Estrutura da população brasileira.

BIBLIOGRAFIA:

TOMAZZI, Nelson Dalcio. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2011.

VAINFAS, Ronaldo et al. História – o mundo por um fio: do século XX ao XXI. São Paulo: Saraiva, 2010.

SENE, Eustáquio de e MOREIRA, João Carlos. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2010. Vols. 1 e 3.

Veja o cronograma do processo seletivo:

Inscrições 15/04/2013 a 19/04/2013

Envio do E-mail de Confirmação de Inscrição 24/04/2013

Prova Escrita 05/05/2013

Gabarito preliminar 06/05/2013

Resultado provisório 15/05/2013

Recursos 15/05/2013 a 17/05/2013

Resultado final 22/05/2013

São Pedro da Aldeia: Alecrim recebe Projeto CRAS Cidadão no próximo sábado



Neste sábado (20), o bairro Alecrim será contemplado com o Projeto CRAS Cidadão, das 8h30 às 12h. O evento é realizado pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação com o objetivo de oferecer serviços gratuitos que promovam a cidadania e a inclusão social da comunidade. Entre os serviços que serão oferecidos estão exames de saúde, atendimento jurídico, emissão de documentos, corte de cabelo, atividades físicas, recreação infantil, cadastramento em programas sociais, música ao vivo, entre outros. O CRAS do Alecrim localiza-se à Rua Alfazema, nº 05.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social, Sandra Coelho, os objetivos estão sendo atingidos. “Estamos muito felizes com o andamento do Projeto dentro dos bairros e temos tido grande adesão da população. Nosso objetivo é justamente acolher essas famílias que precisam desses serviços, trazer para o convívio social e orientar a população sobre seus direitos e, ao mesmo tempo, ajudar a divulgar os CRAS do nosso município. Com o apoio das secretarias e o incentivo do Prefeito Cláudio Chumbinho estamos conseguindo realizar um evento de qualidade”, disse.

As atividades são direcionadas a toda área de abrangência do CRAS Alecrim, que corresponde ao Porto do Carro, Parque Arruda, Parque Orquídea e Estrada do Pau Ferro. Este é o terceiro bairro a receber o projeto, que ainda chegará aos outros três Centros de Referência da Assistência Social do município.

Durante o evento, o serviço de documentação da Fundação Leão XIII vai emitir documentos de identidade, certidão de nascimento e casamento. O projeto também vai oferecer música ao vivo, dança, ginástica para idosos, plantão de atendimento psicossocial e jurídico, corte de cabelo, aferição de pressão arterial e cadastramento nos programas sociais Bolsa Família e Cartão Cidadão. Na programação infantil, muita diversão para a criançada com o pula-pula, brinquedoteca, orientações sobre higiene bucal, aplicação de flúor, apresentação de capoeira e teatro.

Também serão oferecidas palestras sobre “Prevenção de Queda Para Idosos”, coordenada pelo fisioterapeuta Rafael Barreto, Meio Ambiente e Prevenção à Dengue, que serão ministradas, res

Araruama: Fernanda Brum realiza show na Praça da Bíblia



Uma das mais queridas e populares cantoras da música gospel, a carioca Fernanda Brum se apresentou nesta segunda-feira, dia 15 de abril, na Praça da Bíblia, no Centro.

Milhares de pessoas compareceram ao evento, que também contou com a apresentação da banda araruamense “Renovação de Vidas” - que tocou sucessos da música gospel
em ritmo de samba - e da cantora Rosana Sanches.

Encerrando a noite, Fernanda Brum emocionou muitos fiéis ao cantar hinos como “Cura-me”, “Amar Você”, “Espírito Santo” e “Pavão Pavãozinho”. Em mais de 20 anos de carreira, Fernanda Brum foi indicada ao Grammy Latino 2008 e ganhou o primeiro Troféu Promessas (2011) como Melhor Clipe. A cantora também conquistou 12 discos de Ouro, cinco de Platina e três de Platina Duplo.

Casimiro de Abreu: Prefeitura orienta entidades sem fins lucrativos sobre repasse de recursos públicos


TCE faz exigências para que Poder Público continue subvencionando instituições

As responsáveis pelas pastas da Corregedoria Geral e Secretaria de Controle Interno da Prefeitura de Casimiro de Abreu se reuniram no Gabinete do prefeito Antônio Marcos na tarde de terça-feira, dia 16, com representantes da APAE, da Associação Casimirense para a Integração dos Cegos – ACIC, da Associação Casimirense dos Portadores de Deficiência – Acapord e Asilo Casa dos Velhinhos - entidades filantrópicas que recebem subvenção da Administração Municipal como meio para manter suas atividades sociais. O objetivo foi tratar, novamente, sobre a documentação pendente para apresentar ao Tribunal de Contas do Estado – TCE a prestação de contas dos repasses do ano passado e para a concessão de verbas deste ano.             
Para o repasse do dinheiro público, o TCE exige uma série de documentos, sem os quais não é possível que a Prefeitura realize a transferência, tendo em vista a constante fiscalização e rigorosidade do órgão. Em função da pendência na apresentação de vários documentos por parte das entidades subvencionadas, o Governo Municipal ficou impossibilitado, até o momento, de fazer o repasse deste ano. 
“Entendemos a importância dessas entidades e o trabalho de excelência que realizam para os moradores, ajudando, inclusive, o Poder Público a suprir as demandas de nossa população. Mas precisamos cumprir as exigências do TCE, que está cada vez mais rigoroso na fiscalização da destinação dos recursos públicos”, declarou o prefeito de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos. 
A corregedora Geral do município, Rita Zaniboni, explica que a Prefeitura já sinalizou para as entidades quais documentos estão pendentes, orientando-as que o repasse só depende da apresentação junto à Prefeitura. 
“Em cumprimento aos critérios do TCE, só podemos autorizar a transferência dos recursos mediante a apresentação de toda a documentação exigida, até mesmo como precaução para evitar que o prefeito seja multado pelo Tribunal”, ponderou a corregedora. 
MULTA - O ex-prefeito de Casimiro de Abreu, Paulo Dames, foi multado pelo TCE em mais de R$ 25 mil por uma série de irregularidades no repasse de subvenção a entidades do município.  O ex-chefe do Executivo terá ainda que devolver, com recursos próprios, mais de R$2,5 milhões aos cofres públicos. O valor é referente a verba liberada mediante a sua autorização na época e que foi utilizada pelas entidades na época de sua gestão. 
As instituições que ainda tiverem dúvidas sobre a forma de se regularizar para receber os recursos da Prefeitura podem procurar a Secretaria de Controle Interno. “Vamos oferecer atendimento individualizado a cada entidade, esclarecendo todas suas dúvidas e orientando cada uma sobre os procedimentos necessários para dar celeridade ao repasse”, complementou a secretária de Controle Interno, Michele Poggian. 
Entre alguns documentos pendentes estão o atestado de funcionamento, que tem validade anual e é emitido pelo Fórum, e o certificado de que a instituição subvencionada não emprega menores de 18 anos. 
O repasse a entidades filantrópicas é feito por meio de um convênio entre a Prefeitura e as beneficiárias, via Fundo Municipal da Assistência Social.

Búzios: Prefeitura fecha parceria para a criação da academia da Melhor Idade



O Prefeito de Armação dos Búzios, André Granado, e a Secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Claudia Carrilho, estiveram reunidos nesta terça-feira, dia 16, no Rio de Janeiro, com o Secretário de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus Vinicius, para o fechamento de uma parceria com o Governo do Estado.
Durante o encontro, o Prefeito falou sobre a importância de um trabalho voltado para os idosos e solicitou apoio na implantação do projeto “Academia da Melhor Idade” no município. “Como médico, sei o quanto a população ganhará em melhoria das condições de vida caso haja um trabalho voltado para um envelhecimento saudável”, afirmou o Prefeito.
Segundo a Secretária Claudia Carrilho, dentro do plano de ação da pasta, já existe a proposta da criação de um Centro de Convivência do Idoso, que objetiva proporcionar um espaço agradável com uma equipe multidisciplinar para o trabalho.
O Secretário de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus Vinicius, comprometeu-se a incluir em sua lista de atendimento o município de Armação dos Búzios. “Visito Búzios desde a minha infância e tenho muito carinho por esta cidade. Búzios será contemplada, já no primeiro momento, juntamente com as cidades que já estão no cronograma de implementação do projeto de academias”, disse ele.
Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEESQV) foi criada pelo Decreto 44.019/13 e  é a instância do Governo Estadual voltada para a elaboração, desenvolvimento e implementação de políticas públicas específicas para a população da terceira idade através do desenvolvimento integrado de ações de natureza e iniciativa pública e da sociedade civil organizada, atendendo aos preceitos da Lei que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso (Lei 8.842/94) e do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03).
Centro de Convivência do Idoso – A Prefeitura de Búzios trabalha pela implantação, o mais rápido possível, de um Centro de Convivência do Idoso que objetiva se tornar um espaço com instalações adequadas e atividades exclusivas para a terceira idade. O centro abrigará até 500 idosos, atendendo quase o dobro do número de idosos cadastrados, hoje, na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda do município.
 De acordo com a Secretária Claudia Carrilho, o espaço contará com inúmeras oficinas e atividades esportivas para a elevação da qualidade de vida da terceira idade dos buzianos:
“Este centro é uma prioridade do Prefeito André Granado pois nossos idosos nunca tiveram uma atenção devida em nossa cidade. Eles, hoje, fazem hidroginástica na APAE, de forma improvisada. Fomos, então, conhecer outros modelos de Centro de Convivência e já começamos a construção. A idéia é oferecer um espaço que trabalhe o corpo e a mente, com atividades como hidroginástica, oficinas para memória, salão de jogos, sala de pilates e RPG, oficinas de artesanato e, o mais importante, atendimento preventivo, para combater a doença antes de ela se instalar. Também vamos oferecer passeios mensais e palestras motivacionais, já que vemos muito idosos, hoje, deprimidos, sentindo-se solitários e que precisam de apoio para ver a vida, novamente, com alegria e otimismo”, disse a Secretária.



Crédito das fotos: Divulgação

Saquarema: Madressilva vai receber o projeto “Cidadania para Todos”



A Escola Municipal Madressilva é o próximo ponto de parada do Projeto Cidadania Para Todos. A ação vai acontecer no dia 26 de abril (sexta-feira), das 09h às 12h.

No projeto são oferecidos serviços gratuitos de atendimento médico e jurídico, vacinação, isenção de taxa para emissão de segunda via de documento de identidade e certidões, fotos 3x4 para documentos, corte de cabelo, orientação de serviço social, aplicação de flúor, verificação de pressão arterial e atividades com as crianças, entre outros.

Arraial do Cabo: Internet gratuita na Cidade



Dando continuidade ao projeto inaugurado ano passado com o objetivo de proporcionar inclusão digital para a população de Arraial do Cabo, a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Promoção da Igualdade Racial e Direitos da Mulher vem promovendo e melhorando a qualidade dos serviços do Centro de Internet Comunitária (CIC). A iniciativa é uma parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) e oferece internet gratuita a população cabista.

O CIC conta com 14 computadores. Já são 749 pessoas cadastradas, com, no mínimo, dois instrutores orientando os usuários. Cada pessoa pode ficar 30min nas máquinas, mas dependendo da necessidade cada um é possível ultrapassar o tempo estimado.

De acordo com o secretário de Sustentabilidade, Promoção da Igualdade Racial e Direitos da Mulher, Arildo Mendes, o CIC está dentro do eixo educacionalmente diversificado, que tem como proposta levar informação de maneira a gerar formação, dando oportunidades às pessoas de terem acesso à informação.
“O espaço funciona como inclusão imediata, auxiliando e orientando as pessoas de acordo com suas dificuldades. É importante ressaltar que ainda este ano iremos implantar o curso de alfabetização digital aqui no CIC,” anunciou o secretário.

Arildo Mendes acrescentou que o projeto de implantar um CIC em Monte Alto e Figueira já está em andamento e que, em breve, muito mais gente terá direito a uma melhor qualidade de vida e informação.
O Centro de Internet Comunitária (CIC) funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h, na Rua Duque de Caxias, nº 37, Praia dos Anjos, próximo a Praça do Golfinho, anexo a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Promoção da Igualdade Racial e Direitos da Mulher. Para participar do projeto, as inscrições são feitas no local. Menor de idade deve ir acompanhado pelo responsável.


foto: Jorge Porto

Veiga de Almeida: Alunos de Administração visitam unidade do Grupo Petrópolis


A visita à primeira fábrica da Itaipava no Brasil ocorrerá nesta terça-feira, dia 23

Feriado é uma excelente oportunidade para o descanso e lazer. Invertendo essa lógica, um grupo de alunos da Universidade Veiga de Almeida, em Cabo Frio, escolheu o feriado de São Jorge, em 23 de abril, para uma viagem de estudos à Região Serrana. O grupo, formado em sua maioria por acadêmicos de Administração, partirá logo cedo para conhecer a primeira unidde fabril do Grupo Petrópolis, a Cervejaria Itaipava.
O professor Marco Antonio Lopes Faria de Souza, coordenador do curso de Administração, explica que as viagens técnicas fazem parte do processo de formação dos futuros profissionais, possibilitando a visualização da realidade de grandes empresas. “Como na Região dos Lagos a maioria dos empreendimentos é de micro e pequenas empresas, as viagens tornam-se necessárias para que o estudante possa conhecer melhor as grandes empresas, principalmente a parte operacional, o seu processo produtivo”, ressalta o professor.
No primeiro semestre, são realizadas as visitas de curta duração, sem a necessidade de hospedagem. Já no fim do ano, acontecem as visitas técnicas de longa duração, geralmente em estados vizinhos. Nos anos anteriores, os alunos fluminenses tiveram a oportunidade de conhecer empreendimentos como a Vale (MG), Garoto (ES), Fiat (MG), Cimento Mauá (RJ), Bovespa (SP), entre outros. Os feriados são as melhores datas, evitando que os alunos percam aulas ou faltem ao trabalho.
O professor Marco Antônio ressalta que o interesse dos alunos em aprofundar seus conhecimentos pode ser mensurado pela procura, que sempre é grande. “Todo o custo a viagem é bancado pelo próprio estudante, que entendem a necessidade de investir em sua formação”.

Anfitriã
O Grupo Petrópolis iniciou suas atividades em 1994, com a unidade instalada na Região Serrana do Rio, no município de Petrópolis. Hoje, possui quatro unidades fabris, sendo duas no Estado do Rio (a outra também está localizada na serra fluminense, em Teresópolis). Além da Itaipava, o carro-chefe da linha de cervejas, o grupo produz energético, isotônico e duas marcas de vodka.

Rio das Ostras: Exposição fica aberta até dia 30



Quem não teve a oportunidade de visitar a exposição da festa de aniversário de Rio das Ostras “Cidade-Mãe” tem até o dia 30 de abril para conhecer a mostra que apresenta a história do Município. As peças estão na Casa de Cultura Bento Costa Junior, no Centro, e ficam à disposição do público de segunda a domingo. As obras expostas nas calçadas da Praça São Pedro ficam até domingo, 21. 


São recortes de jornais antigos e fotos que relatam o passado do Município e perso nalidades importantes para o desenvolvimento de Rio das Ostras. É a chance de conhecer objetos significantes que representam a Cidade como as bonecas da Fábrica de Bonecas e Tapetes de Rocha Leão e obras que demonstram a vida dos habitantes primitivos. 



A Casa de Cultura funciona de segunda a domingo de 9h às 18h, inclusive nos feriados. 



ESTANDE - Uma maquete que mostra o cotidiano dos Sambaquianos com mais algumas peças do acervo da Fundação Rio das Ostras de Cultura estão expostos num estande no jardim da Casa de Cultura. Esse espaço poderá ser visitado até o fim do mês. As estruturas reservadas à Fundição Escola de Artes e Ofício e Fábrica de Tapetes e Bonecas de Rocha Leão, onde estão peças elaboradas por artistas plásticos e artesãs que atuam nas unidades, irão funcionar somente até o domingo, 21.


Búzios: Surf Treino será neste final de semana em Búzios


Evento é etapa preparatória para Circuito Buziano de junho

            No próximo final de semana, dias 20 e 21 de abril, a Associação de Surf de Búzios, em parceria com a Prefeitura, realizará um Surf Treino que consistirá em uma etapa preparatória para o Circuito Buziano de Surf, a ser realizado em junho. O evento, em ambos os dias, está marcado para começar às 9h e acontece na Praia de Geribá.
            A expectativa dos organizadores é atrair cerca de 40 atletas para o treino, incluindo as presenças confirmadas de surfistas buzianos que já despontam no cenário nacional do esporte: Tomas Alvarez, Eduardo Fernandes, Mariano e Facundo Arreyes, Joao Paulo Zampier, Arthur Souza, Theo e Yuri Fresia, Andress Almeida e Airton Dilan.  A estrutura do evento contará com tendas, ombrelones e sonorização. A Prefeitura disponibilizará, ainda, guardas-vidas que irão acompanhar toda a disputa e fazer a segurança dos atletas e banhistas na área do campeonato.
            As inscrições serão realizadas na sexta-feira, dia 19, das 19h às 20h, no Centro da cidade (Sport Point Restaurante, na Galeria da Praia). No mesmo horário, serão definidas as baterias do campeonato.

Búzios: Surf Treino ajudará a arrecadar fundos para jovens atletas


Evento acontece na Praia de Geribá



            No próximo final de semana, dias 20 e 21 de abril, a Lopap, em parceria com a Associação de Surf e a Prefeitura de Búzios, realizará um Surf Treino com o objetivo de arrecadar fundos para financiar a viagem de jovens atletas buzianos. O evento, em ambos os dias, está marcado para começar às 9h e acontece na Praia de Geribá.

            A expectativa dos organizadores é atrair cerca de 40 atletas para o treino, incluindo as presenças confirmadas de surfistas buzianos que já despontam no cenário nacional do esporte: Tomas Alvarez, Eduardo Fernandes, Mariano e Facundo Arreyes, Joao Paulo Zampier, Arthur Souza, Theo e Yuri Fresia, Andress Almeida e Airton Dilan.  A estrutura do evento contará com tendas, ombrelones e sonorização. A Prefeitura disponibilizará, ainda, guardas-vidas que irão acompanhar toda a disputa e fazer a segurança dos atletas e banhistas na área do campeonato.

            As inscrições serão realizadas nesta sexta-feira, dia 19, das 19h às 20h, no Centro da cidade (Sport Point Restaurante, na Galeria da Praia). No mesmo horário, serão definidas as baterias do campeonato.

Cabo Frio: Reunião sobre a Lagoa é adiada para o dia 29


A segunda reunião da comissão especial criada para tratar de assuntos referentes à despoluição da Lagoa de Araruama, que estava marcada para esta sexta-feira (dia 19), às 10 horas, na Câmara Municipal de Cabo Frio, foi adiada para o dia 29, no mesmo horário e local. Segundo o presidente da comissão, vereador Emanoel Fernandes, a mudança foi decidida por todos os integrantes com o objetivo de tentar reunir toda a equipe técnica, já que alguns não poderiam estar presentes nesta sexta-feira.
Além de Emanoel Fernandes, a comissão é composta, ainda, pelos vereadores Braz Enfermeiro, Luis Geraldo, Eduardo Kita e Jefferson Vidal, e tem como objetivo buscar soluções que visem a aceleração do processo de recuperação da Lagoa de Araruama, tendo em vista que as metas previstas não estão sendo cumpridas e os prazos foram novamente alterados pelas concessionárias.
Na primeira reunião, realizada no último dia 11, vereadores aprovaram a lista de convidados para a audiência pública que será agendada, e definiram algumas estratégias de ações, como a realização de uma visita técnica por todo o entorno da Lagoa de Araruama, com o objetivo de conhecer, in loco, o problema de despejo de esgoto in natura no maior corpo lagunar hipersalino do mundo.