terça-feira, 16 de abril de 2013

Cabo Frio: Tamoios reuniu mais de 400 pessoas


por Annelise Lobo
Mais de 400 pessoas se reuniram no 2º Distrito para debater um assunto que tem sido grande preocupação entre as famílias: a violência entre jovens. O encontro aconteceu na Tenda PROVESC e contou com a presença de professores, alunos, famílias, além do tenente-coronel Samir, do 25° Batalhão de Polícia Militar (BPM); do presidente do Conselho Tutelar, do superintendente da Guarda Municipal e equipe técnico-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME).
Promovido pela SEME, por meio da Superintendência de Educação de Tamoios, a ação pretende sensibilizar e conscientizar as famílias sobre a importância do diálogo constante e acompanhamento da rotina dos filhos. Para o tenente-coronel Samir os valores morais e éticos precisam ser resgatados no seio familiar.
– É preciso abraçar os nossos filhos antes que o mundo os abrace. Se queremos uma sociedade melhor é na família que temos que investir, pois ela é a base de tudo. É nela que se constrói o indivíduo. Educar é um exercício diário de repetições. Todos os dias precisamos repetir as mesmas orientações, os mesmos ensinamentos, sem nos cansar ou desistir. Mas, antes de tudo, precisamos ser exemplo para os nossos filhos.
O tenente-coronel trouxe para reflexão dados preocupantes. De acordo com ele o 25º BPM atende sete municípios. Em baixa temporada existe uma média de 500 mil habitantes, mas esse número pode chegar a 3 milhões na alta temporada. Para garantir a ordem pública esses sete municípios contam apenas com um efetivo de 843 policiais militares e 94 viaturas. Além disso, Samir reforça que a PM atua na consequência, entretanto, é a causa que devemos combater. Para tal, ele se prontifica a firmar parcerias para contribuir com a prevenção.
– Temos um programa que tem sido referência no país: O PROERD, que é um Programa Educacional de Resistência às Drogas da Polícia Militar. Acontece em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de todos os estados do Brasil e agora podemos trazer para Cabo Frio também. Além desse programa, temos a Ronda Escolar, que ocorre em parceria com a Guarda Municipal, entre outros programas que podemos implementar aqui no município. Enfim, estamos dispostos a fazer tudo que está ao nosso alcance para ajudar, se comprometeu o tenente-coronel Samir, que aproveitou o momento para parabenizar a SEME pela preocupação com os jovens e ainda por ter conseguido mobilizar grande parte da sociedade para a reflexão.
Os gestores escolares presentes também fizeram ponderações importantes, como o uso de aparelhos celulares na escola e, principalmente, quanto ao uso das carteirinhas escolares.
 – Muitos alunos não estão usando a carteirinha. Acontece que essa é uma ferramenta importante de controle tanto para a escola como principalmente para os pais. É nela que a família acompanha a frequência do aluno, os horários de entrada e saída, as notas, entre outras situações. Para a escola é mais um veículo de comunicação com a família, pois ali pode fazer anotações relevantes. Ela serve ainda de proteção para nossas crianças e adolescentes, pois identifica o aluno quando ele está fora da escola, explicou o diretor do Centro Educacional M. Prof.ª  Marli Capp professor João Roberto.
De acordo com a secretária de Educação, professora Elenice Martins, o momento agora é de sensibilização e conscientização da família para a onda de violência que atinge jovens de todo o país.
– Dentro das escolas são desenvolvidos diversos projetos com o objetivo de coibir as manifestações de violência. Mas o que temos presenciado são casos de intolerância sérios e fora do ambiente escolar, inclusive com o apoio dos pais – aqueles que deveriam ser os primeiros a atuar em favor de uma postura conciliadora. Por isso é que, antes de tudo, a escola precisa do apoio da comunidade escolar, dos pais e só dessa forma poderemos ajudar os nossos jovens – falou a secretária, em tom de apelo.
Seguem os dias em que outras escolas também terão o Encontro:
DATA
ESCOLA
LOCAL
HORA
17/04
E. M. Edith Castro dos Santos
Na escola
18h
18/04
E. M. Palmira Bessa de Figueiredo
Na escola
18h
24/04
E. M. Prof. Maria José Barroso e
E. M. de Educ. Infantil Prof.ª Anita Teixeira da Silva
Na quadra do C. E. M. Prof.ª Marli Capp
18h
25/04
E. M. Prof.ª Maria José Barroso e
E. M. de Educação Infantil Prof.ª Anita Teixeira da Silva
Na quadra da E. M. Prof. Edith Castro dos Santos
18h
26/04
E. M. João Evangelista dos Santos
A confirmar
18h
01/05
E. M. Prof.ª Wanda Pereira Roque
Na escola
18h
02/05
E. M. Prof.ª Alitta Maria do Valle e
E. E. Mz. Francisca Nazareth de Souza
Na E. Agrícola M. Nilo Batista
18h
03/05
E. M. Justiniano de Souza
A confirmar
18h
06/05
E. Agrícola M. Nilo Batista
Na escola
18h
07/05
E. M. Luceléa Rodrigues da Costa
Na quadra da E. M. Prof. Edith Castro dos Santos
18h
08/05
E. M. Samburá
Na escola
18h
09/05
Creche Municipal Prof.ª Maria Quitéria da Costa Ribeiro
Na quadra do C. E. M. Prof.ª Marli Capp
18h
10/05
E. M. Prof.ª Ana Pereira Gonçalves
Na quadra do C. E. M. Prof.ª Marli Capp
18h

Cabo Frio: Cidade participa do lançamento da 13ª edição do Programa Estrada para a Cidadania


por Annelise Lobo

A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME) participou do lançamento nacional do programa Estrada para a Cidadania – 13ª edição. O evento aconteceu na última semana, no Teatro Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Realizado em parceria entre a Concessionária do Grupo CCR e as secretarias municipais de Educação e direcionado a alunos do Ensino Fundamental, o projeto visa implementar ações educacionais que divulguem conceitos de segurança no trânsito, cidadania e proteção ambiental. 

Durante o lançamento, os representantes das 180 secretarias municipais e escolas que integram o programa nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná participaram de palestras e conheceram de perto as ações que envolvem o programa. Vale ressaltar que o Estrada para a Cidadania foi eleito o melhor programa de responsabilidade social do setor no mundo. 

Em Cabo Frio, 42 escolas farão parte do programa em 2013 e um total de 5.590 alunos serão beneficiados. Além disso, cerca de 380 professores serão capacitados para o uso do material didático específico – também oferecido pela Concessionária CCR Via Lagos. Esta é mais uma parceria importante para a Educação do município, que atuará na prevenção de acidentes de trânsito.

Búzios: Secretaria de Saúde divulga alteração no mutirão de mobilização popular contra a dengue



A partir desta segunda-feira, dia 15, a Prefeitura de Búzios dá início a um programa de mobilização popular contra a dengue, em todo o município. A meta é visitar cerca de 22 mil imóveis, intensificando a luta contra a doença. Com o objetivo de dinamizar o cronograma de visitas, a Secretaria de Saúde realizou alterações na tabela das datas em que o mutirão ocorrerá em cada localidade do município (veja abaixo).
O grande mutirão se estenderá até o dia 24 de maio, incluindo visitas domiciliares e tratamento em pontos estratégicos para combate de macro-criadouros. A ação será feita de forma direcionada, em bairros específicos a cada semana, e sempre de segunda a sexta-feira.
Contando com a colaboração direta da população, os bairros contarão com uma série de atividades de prevenção e bloqueio em locais identificados como áreas de risco. Haverá palestras nas escolas, mobilização e parceria com as associações de moradores, recolhimento de lixo e entulhos nas residências, comércios e terrenos baldios e mapeamento das áreas de riscos.
Com a identificação de casos suspeitos de dengue, os agentes tomarão medidas emergenciais como ações de bloqueio e cadastramento de criadouros do mosquito Aedes Aegypti para um posterior monitoramento e tratamento quinzenal, que será feito com inseticida residual e equipamentos próprios para intervenção nas casas. Outra iniciativa será a presença de tendas nestas localidades, durante toda a semana, onde estarão presentes agentes capacitados para orientar a população sobre a doença e receber denúncias de possíveis focos da dengue no município.



Veja, abaixo, o cronograma de atividades e datas nos bairros:

De 15 a 19/04 – Capão, São José, Tucuns, José Gonçalves, Baía Formosa e Caravelas

De 22 a 26/04 – Marina, Praia da Rasa, Cem Braças e Golf

De 29/04 a 03/05 – Rasa, Vila Verde, Arpoador da Rasa e Alto Marina  

De 6 a 10/05 – Bosque de Geribá, Manguinhos, Tartaruga, Vila Caranga, Portal da Ferradura e Enseada do Gancho

De 13 a 17/05 – Albatroz, Ferradurinha, Geribá e Ferradura  

De 20 a 24/05 – Centro, Forno, Praia do Canto, Armação, Morro do Humaitá, Ossos, Brava e João Fernandes.

Rio das Ostras: Moradores prestigiam festa de aniversário



Rio das Ostras comemorou seu 21º aniversário de emancipação politica-administrativa com um estilo próprio. Quem aprovou foi a população do Município que prestigiou a festa em clima familiar num evento totalmente voltado para a arte e resgate histórico da Cidade. Pessoas de diversas idades vibraram com os talentos locais que se apresentaram na Praça São Pedro entre a Casa de Cultura Bento Costa Junior, a Concha Acústica e as calçadas em torno destas unidades. Foram muitas apresentações de música, teatro, dança, artes plásticas, entre outros. 

Jorge Perlingeiro, locutor oficial das notas dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, foi o apresentador da sexta, 12. A noite foi marcada pelos ritmos brasileiros, com destaque para o choro e o samba de raiz. No palco, os músicos dos grupos Na Onda do Choro, Coletivo Só Pra Moer e Água da Mina apresentaram clássicos como “Foi Um Rio que Passou em Minha Vida” e “O Que é, o que é?”, de Gonzaguinha, além de músicas imortalizadas por compositores como Pixinguinha. 

No sábado, 13, quem apresentou as atrações foi David Brazil ao lado da modelo e rainha de bateria do Salgueiro Viviane Araújo. “Me sinto privilegiado de fazer parte das festividades de aniversário de Rio das Ostras. Essa cidade é encantadora e fui recebido com muito carinho. Com certeza vou voltar. A cidade é uma graça!”, disse o promoter. 

Ainda no sábado, o rap do “No Grau” e o hip hop da “Cia Expressão Humana”, deram o ritmo da festa. No repertório, uma homenagem a Rio das Ostras com trechos do hino municipal na batida do rap e músicas que promoviam a consciência de igualdade entre as pessoas. Ao final das apresentações, os artistas se uniram ao público para dançar e cantar no palco. A chuva forte impediu que a última banda, Stradah de Terra, se apresentasse. A nova data para este show ainda será divulgada. 

A criançada se divertiu na tarde do domingo com a apresentação de artistas de performance circenses e o “Três porquinhos, o musical” numa tarde embalada pelo ator Guilherme Leicam, o Vitor da Malhação, que causou alvoroço entre os jovens.

Arraial do Cabo: K21 HALF ADVENTURE MARATHON



A quinta edição do Maio Esportivo terá abertura com a maior corrida de aventura do mundo, o K21 Arraial do Cabo Adventure Halph Marathon, no próximo dia 4 (sábado), às 8h na Praia Grande. Pela segunda vez no município, o evento esportivo promete atrair grande número de pessoas que irá prestigiar os cerca de 1500 atletas de todos os estados brasileiros. Na última edição, competidores cabistas conseguiram boas classificações em primeiro, terceiro e quinto lugar. E neste ano a Secretaria Municipal de Esporte isentou os atletas cabistas da taxa de inscrição, para incentivar a participação de todos.

O evento é uma realização da Prefeitura de Arraial do Cabo através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e é organizado pela empresa Rio Eventos Esportivos.

O K21 consiste numa meia maratona de aventura, que será disputada em percurso de 21Km, passando pelo Pontal do Atalaia, Prainhas do Atalaia, até chegar a um posto de transição na Praia dos Anjos. Em seguida, os atletas vão em direção ao Parque Municipal da Praia do Forno, de onde seguem até a Prainha, correndo em trechos do Morro da Antena, da Praia do Pontal e do antigo Parque Industrial da Álcalis, antes de alcançarem as dunas e a faixa litorânea da Praia Grande para finalizar a prova. 

A competição será realizada nas modalidades individual e por equipe de revezamento (com dois atletas, percorrendo 10,5 km cada, e individual percorrendo 21 km). Os primeiros colocados receberão medalhas, troféus e prêmio especial.

Ainda durante o Maio Esportivo, no dia 05 (domingo), acontece a IV Copa Arraial do Cabo de Jiu-Jitsu no Clube Tupy. O evento começa às 9h. 

Saquarema: Cursos profissionalizantes gratuitos


Já estão abertas as inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), para esse ano já estão disponíveis os seguintes cursos:

Pintor de Imóveis, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Pedreiro de Alvenaria Estrutural, Pizzaiolo, Instalador e Reparador de Linhas e Sistema de Telefonia.

Os cursos são gratuitos de formação inicial e continuada, voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 160 horas.

Para participar do Pronatec é preciso ter, no mínimo, 16 anos e estar cadastrado ou em processo de cadastramento no CadÚnico, mesmo que o candidato não seja beneficiário do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O interessado pode se inscrever através dos seguintes lugares:

• Núcleo de capacitação profissional de Saquarema
Endereço: Rua Capitão Nunes, n° 926 - Barreira. Telefone: 2653-2212

• Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social 
Endereço: Avenida Saquarema, nº 5123 - Bacaxá. Telefone: 2653-0815 

• CRAS RAIA
Endereço: Rua Maria Ferreira, 36 – Raia Telefone: (22) 2653-4773 - Email crassaqua@yahoo.com.br

• CRAS JACONÉ 
Endereço: Rua 22, esquina com a Rua 96 - Jaconé Telefone: (22) 2652-2059 Email crasjacone@yahoo.com.br

• CRAS SAMPAIO CORRÊA 
Endereço: Rua Primeiro de Maio, 115, Basileia – Sampaio Corrêa Telefone: (22)2564-2213 Email: cras.sampaio@yahoo.com.br

• CRAS RIO D'AREIA 
Endereço: Estrada Latino Melo, s/n. Telefone: (22)2653-0503 Email crasriodeareia@yahoo.com.br

Essa é uma parceria da Prefeitura Municipal de Saquarema junto com o Governo do Estado e o Senai.

Casimiro de Abreu: Cidade oferece vacina contra o vírus da Influenza



De 15 a 26 de abril, os moradores de Casimiro de Abreu devem ficar atentos à Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da Influenza. Oito postos da Estratégia Saúde da Família vão oferecer a vacina, de 8h às 17h. O Dia D realizado pela Secretaria Municipal de Saúde acontece no sábado, dia 20 de abril, no mesmo horário, em todos os postos, exceto no do Centro, onde a vacina será oferecida no Centro de Referência e Especialidades Médicas – Crem Manoel Marques Monteiro.

Devem ser vacinadas crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da área de saúde, indígenas e pessoas a partir de 60 anos. 

A novidade é que este ano a vacina foi ampliada para os indivíduos com doenças crônicas não-transmissíveis, tais como diabetes e hipertensão. Mas pessoas com esse perfil só poderão receber a dose contra a Influenza com prescrição médica. Por isso é importante procurar um médico com antecedência para obter a prescrição da vacina. A apresentação será obrigatória durante a campanha. 

A coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, Fabíula Oliveira, alerta que a contra-indicação da vacina é apenas para pessoas com alergia a ovo e que é importante que os responsáveis pelas crianças menores de dois anos levem a caderneta de vacinação. 

No ano passado Casimiro de Abreu atingiu as metas da Campanha. Para este ano a estimativa é que o município receba mais de cinco mil doses da vacina.  

A DOENÇA E SEUS SINTOMAS - A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral e que apresenta potencial para levar a complicações graves e até mesmo ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco (crianças menores de dois anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada. O contágio se dá ao falar, tossir, espirrar ou mesmo pelas mãos, que após contato com superfícies contaminadas por essas secreções, podem levar o agente infeccioso direto a boca, aos olhos e ao nariz.

Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestionamento nasal, tosse, rouquidão, febre, mal-estar, entre outros.

Araruama: Projeto Escola Viva atende cerca de mil pessoas


por Camilo Mota

Cerca de mil pessoas participaram das dezenas de atividades promovidas pelo projeto Escola Viva, no dia 13, na Escola Municipal André Gomes dos Santos, no bairro Bananeiras. O evento, realizado pela Prefeitura de Araruama, através da Secretaria de Educação, tem por objetivo ampliar a interação entre escola e comunidade, oferecendo serviços gratuitos nas áreas de saúde e assistência social, além de apresentações culturais.

Os moradores tiveram acesso a serviços de medição de pressão arterial e de glicemia, exame de vista, orientações sobre higiene bucal, bolsa família e dengue, exercícios de relaxamento, além de atividades culturais como aulas de capoeira, exposição de artesanato, apresentações de judô, dança e música.

Segundo a coordenadora do Projeto Escola Viva, Fátima M
arinho, o evento promove a participação dos pais de alunos de maneira mais ativa, definindo um novo olhar sobre a escola e seu papel sociocultural.

A secretária de Educação, Berta Antunes, ressaltou o trabalho da administração municipal no estreitamento de laços com a comunidade.

“Minha preocupação, de toda minha equipe e também do prefeito Miguel Jeovani, é de resgatar a autoestima desta comunidade, que conheço há muitos anos”, disse.

O próximo Escola Viva tem previsão de ser realizado no dia 18 de maio, na Escola Municipal Mario Pussema, em Engenho Grande.

Fotos: Camilo Mota

São Pedro da Aldeia: Cidade recebe Conselhos Escolares do Estado do Rio de Janeiro


por: Mônica Marins

Os Conselhos Escolares do Estado do Rio de Janeiro reúnem-se, no dia 17 de abril, em São Pedro da Aldeia. O evento será no Teatro Municipal Átila Costa. Durante todo o dia conselheiros escolares dos 92 municípios do Rio de Janeiro, que fazem parte do Grupo de Fortalecimento de Conselhos Escolares (GAFCE RJ), estarão reunidos para a preparação do Encontro Estadual dos Conselhos Escolares, que acontecerá em Seropédica/RJ, em maio. Para a parte da manhã estão previstas palestras que abordarão o tema “Fortalecimento dos Conselhos Escolares e a Democratização do Ensino” e, à tarde haverá a preparação para o evento estadual. No próximo dia 25 será realizada a eleição dos representantes que integrarão o Conselho Escolar em São Pedro da Aldeia.


O Conselho é o órgão colegiado da escola pública, com função deliberativa, consultiva, fiscalizadora, mobilizadora e pedagógica.

  Na semana passada foi realizado, em São Pedro da Aldeia, o I Encontro Municipal para a implantação dos Conselhos Escolares, com a presença dos diretores das 45 escolas do município, representantes dos pais de alunos, dos professores, dos alunos, pessoal de apoio e funcionários da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Durante o evento foi exibido um vídeo com esclarecimentos sobre “A Importância da Gestão Democrática” através dos Conselhos Escolares.  A diretora de Diversidade, Inclusão e Horário Integral, da secretaria de Educação, Angela Sampaio, explicou que, Conselho Escolar é uma ponte entre a escola e a comunidade. Segundo Angela, as escolas já possuem instrumentos de democratização, mas a partir de agora eles serão operacionalizados com a criação do Conselho. Ela destacou a importância da parceria escola e comunidade: “é possível contribuir para a democratização com o envolvimento de todas as pessoas do bairro onde a escola está localizada”, disse Angela.

A Assessora Técnica Pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Patrícia Lima, falou sobre a parte legal do processo de implantação do Conselho.  Ela mostrou a metodologia para a implantação dos Conselhos Escolares, que por determinação legal desde 2011, através da Lei Municipal n 2.335, já era prevista a implantação dos mesmos por orientação Ministério da Educação.

Macaé: Começa campanha nacional contra a gripe


Em Macaé, 570 pessoas foram vacinadas no Centro de Saúde Doutor Jorge Caldas nesta segunda-feira (15), o primeiro dia da campanha nacional de vacinação contra a gripe. A mobilização segue até o dia 26 em todo o país. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 32 milhões de pessoas, que inclui idosos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes e profissionais de saúde. As vacinas estão disponíveis em 33 postos no município e 65 mil em todo país. Esta é a 15ª edição da campanha no país e o tema deste ano é “Quem se lembra da vacina se protege da gripe”.
Em Macaé, 570 pessoas foram vacinadas no Centro de Saúde Doutor Jorge Caldas nesta segunda-feira (15), o primeiro dia da campanha nacional de vacinação contra a gripe. A mobilização segue até o dia 26 em todo o país. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 32 milhões de pessoas, que inclui idosos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes e profissionais de saúde. As vacinas estão disponíveis em 33 postos no município e 65 mil em todo país. Esta é a 15ª edição da campanha no país e o tema deste ano é “Quem se lembra da vacina se protege da gripe”.

Uma das novidades deste ano é que também receberão a vacina, presidiários e mulheres que tenham tido bebê nos últimos 45 dias. Além disso, os doentes crônicos terão o acesso ampliado a todos os postos de saúde e não apenas aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (Cries). Para receber a vacina, basta apresentar o atestado médico.

Os grupos prioritários foram definidos conforme os riscos de evolução do quadro gripal, pois a vacinação tem por objetivo evitar casos graves de gripe entre as pessoas com maior risco de evoluir com complicações.

A meta em Macaé é imunizar 80% do público alvo, o que corresponde a cerca de 30,4 mil pessoas. É importante também levar a carteirinha de vacinação.

A vacina é aplicada em dose única, exceto para crianças entre seis meses e dois anos, que devem tomá-la em duas etapas, com intervalo de 30 dias. A proteção dura um ano. Não devem tomar a vacina quem estiver com febre, pessoas com histórico de reação a doses anteriores ou alergias a ovo de galinha e seus derivados.

Em todo o Brasil, o público-alvo representa cerca de 39,2 milhões de pessoas. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 31,3 milhões de brasileiros, o que equivale a 80% deste público.

Postos de vacinação em Macaé: 

PV1 - C.S.DR. JORGE CALDAS. 
PV2 - PSF CORREGO DO OURO
PV3 - PSF TRAPICHE 
PV4 - PSF GLICÉRIO 
PV5 - PSF FRADE, CRIBIXÁS, BOA ALEGRIA 
PV6 - PSF SANA+CABECEIRA DO SANA 
PV7 - PSF BICUDA GRANDE 
PV8 - PSF BICUDA PEQUENA 
PV9 - PSF AREIA BRANCA 
PV10 - PSF VIRGEM SANTA 
PV11 - PSF IMBURO 
PV12 - PSF FRONTEIRA A. 
PV13 - PSF FRONTEIRAB 
PV14 - PSF LAGOMAR A 
PV15 - PSF LAGOMAR B 
PV16 - PSF NOVA HOLANDA A 
PV17 - PSF NOVA HOLANDA B 
PV18 - PSF MALVINAS A 
PV19 - PSF MALVINAS C 
PV20 - PSF MALVINAS B 
PV21 - PSF AJUDA A (PLANALTO) 
PV22 - PSF AJUDA B 
PV23 - PSF AJUDA C 
PV24 - PSF MORRO DE S. JORGE 
PV25 - PACS/PSF BARRA- BRASILIA 
PV26 - PSF. ENGENHO DA PRAIA 
PV27 - PSF BOTAFOGO 
PV28 - PSF CAJUEIROS 
PV29 - PSF PRAIA CAMPISTA 
PV30 - PRONTO SOCORRO AEROPORTO 
PV31 - PSF AROEIRA 
PV32 - PSF CAMPO DO OESTE 
PV33 - CENTRO DE ESPECIALIDADES MOACYR SANTOS
+ Notícias