terça-feira, 9 de abril de 2013

Cabo Frio: Dias e Horários do Carro Fumacê


EU LUTO PELA VIDA, EU LUTO CONTRA DENGUE
Confira aqui os horário do fumacê no seu bairro


O Setor de Combate a Vetores da Vigilância Ambiental divulga escala do Fumacê (MOTOFOG E UBV) realizadas nos bairros da cidade. A escala poderá sofrer alterações em caso de chuva ou vento acima de 10km por hora.

ESCALA DO FUMACÊ
BAIRROS
DIA
HORÁRIO
BRAGA
SEGUNDA-FEIRA
17:00 HORAS
PALMEIRAS
JARDIM EXCELCIOR
TERÇA-FEIRA
17:00 HORAS
PRAIA DO SIQUEIRA
QUARTA-FEIRA
17:00 HORAS
PASSAGEM
QUINTA-FEIRA
17:00 HORAS
PARQUE BURLE
SEXTA-FEIRA
17:00 HORAS
JARDIM CAIÇARA I E II
SEGUNDA-FEIRA
05:00 HORAS
SÃO CRISTÓVÃO
PARQUE CENTRAL
TERÇA-FEIRA
05:00 HORAS
GUARANI
QUARTA-FEIRA
05:00 HORAS
VILA DO SOL
RECANTO DAS DUNAS
QUINTA-FEIRA
05:00 HORAS
MANOEL CORRÊA
JARDIM NAUTILUS
CÉLULA MATER
SEXTA-FEIRA
05:00 HORAS
PERÓ
CAJUEIRO/BARRACUDA
SEGUNDA-FEIRA
17:00 HORAS
ALGODOAL
VILA NOVA
TERÇA-FEIRA
17:00 HORAS
JARDIM PERÓ
QUARTA-FEIRA
17:00 HORAS
BOSQUE DO PERÓ
RESERVA DO PERÓ
QUINTA-FEIRA
17:00 HORAS
ILHA DO ANJO
PORTINHO/LOTEAMENTO
NOVO PORTINHO
SEXTA-FEIRA
17:00 HORAS
ILHA DO JAPONÊS
CAMINHO VERDE
OGIVA
GAMBOA
SEGUNDA-FEIRA
17:00 HORAS
JACARÉ
TERÇA-FEIRA
17:00 HORAS
CENTRO/ SÃO BENTO
ITAJURU
JARDIM FLAMBOYANT
QUARTA-FEIRA
17:00 HORAS
VILA DO AR
JARDIM ESPERANÇA
QUINTA-FEIRA
17:00 HORAS
JARDIM ESPERANÇA
SEXTA-FEIRA
17:00 HORAS
SANTO ANTÔNIO
SEGUNDA-FEIRA
17:00 HORAS
AQUARIUS
TERÇA-FEIRA
5:00 E 17:00 HORAS
SAMBURÁ
GARGOÁ
QUARTA-FEIRA
5:00 E 17:00 HORAS
UNAMAR
QUINTA-FEIRA
05:00 HORAS
STª MARGARIDA I
LONG BEACH
QUINTA-FEIRA
17:00 HORAS
VERÃO VERMELHO
SEXTA-FEIRA
5:00 E 17:00 HORAS

Araruama: Prefeitura faz convênio com a Faculdade Unilagos



por Camilo Mota

A Prefeitura de Araruama firmou nesta segunda-feira, dia 8, convênio com a Faculdade União Araruama de Ensino (Unilagos) para utilização das áreas de esporte do Complexo Educacional e Esportivo Professor Darcy Ribeiro para atividades do curso superior de Educação Física, que será implantado ainda este ano na cidade.

Segundo o reitor da Unilagos, Rogério Leopoldo Rocha, a primeira turma do novo curso deve iniciar as aulas no segundo semestre deste ano. A intenção é utilizar o ginásio poliesportivo, as quadras externas de futsal e de tênis, a piscina e pista de atletismo.

“Esperamos que até o final do ano tenhamos cerca de 400 universitários utilizando o espaço da escola”, disse o reitor.

A equipe da escola também poderá se beneficiar através de atividades de monitoria, assim como contar com apoio de alunos do curso de Pedagogia da Unilagos.

São Pedro da Aldeia: Prefeitura fecha parceria com SESI para oferecer curso “Cozinha Brasil”

por Raíra Morena

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), está oferecendo o curso do Programa Cozinha Brasil. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 22 de abril. O curso é gratuito e tem como objetivo ensinar a população maneiras econômicas e saudáveis de se alimentar com segurança e qualidade. As aulas serão realizadas nos dias 25 e 26 de abril no CRAS do bairro Balneário das Conchas, localizado à Rua Nicanor Pereira dos Santos, s/nº, próximo ao campo do Cancela. A idade mínima para participar é de 16 anos.
Serão formadas duas turmas de 40 alunos nos turnos da manhã, das 09h às 13h e à tarde, das 14h às 18h. As inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, localizada à Rua Hermógenes Freire da Costa, nº 19, no Centro; na sede da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, situada à Rodovia Amaral Peixoto, km 107, atrás do Horto Escola Artesanal, ou no próprio CRAS do Balneário das Conchas. No ato da inscrição, é necessário ter em mãos os documentos de identidade e CPF.
A Secretária de Assistência Social, Sandra Coelho, comentou sobre a importância da parceria firmada com o SESI. “Essa é mais uma parceria que a Prefeitura está firmando com o sistema S em benefício da população. O curso vai dar a oportunidade aos nossos munícipes de ter acesso a conhecimentos importantes para a preparação de suas refeições de forma barata, saudável e ao mesmo tempo prazerosa, evitando o desperdício. Uma das prioridades do Prefeito Cláudio Chumbinho tem sido a busca de parcerias para promover a qualificação e o aperfeiçoamento da população”, ressaltou.
Na parceria, a Prefeitura vai disponibilizar o espaço físico e toda a infraestrutura necessária para realização do Programa. Durante o curso, os alunos vão receber orientações sobre como elaborar uma alimentação saudável, nutritiva e de baixo custo, aproveitando melhor os alimentos. Os profissionais do SESI também vão ensinar o modo de preparo de alimentos de forma inteligente e sem desperdícios, além de fornecer orientações sobre a importância dos alimentos e suas funções no organismo. Ao final do curso, os alunos receberão um certificado emitido pelo SESI.

Casimiro de Abreu: Prefeitura e Sebrae lançam Projeto Rio Serra Mar em Casimiro de Abreu



por Secom Casimiro de Abreu


A Prefeitura de Casimiro de Abreu, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lança nesta sexta-feira, dia 12, o projeto de desenvolvimento do turismo Roteiro Rio Serra Mar, no auditório do NAPE, da Secretaria de Educação, às 10 horas, no bairro Mataruna.

O encontro é aberto a microempresas, empresas de pequeno porte e empreendedores individuais da cadeia produtiva do turismo, ligados direta e indiretamente ao setor de serviços, como hotéis, pousadas, restaurantes, serviços de locação de veículos, entre outros estabelecidos no município.

Os participantes participarão de um café da manhã na chegada. Em seguida será ministrada a palestra ‘Tendências e Dados de Mercado do Turismo Internacional e Doméstico no Estado do Rio de Janeiro’. A última atividade do encontro é a apresentação do projeto de desenvolvimento do turismo através do Roteiro Rio Serra Mar.

Segundo Ronald da Silva Silveira, analista técnico do Sebrae, o projeto tem o objetivo de promover a geração de renda de forma sustentável e inovadora, através da qualificação dos produtos turísticos, fortalecendo o setor produtivo do turismo da estrada Serra Mar, localizada entre as regiões da Costa do Sol e Serra Verde Imperial, para a criação de um roteiro promocional integrado com a Região Metropolitana.

Para o secretário de Turismo e Eventos de Casimiro de Abreu, Oscar Pires Júnior, o turismo é uma atividade econômica transversal e deve ser entendida como uma grande parceria entre os setores públicos e privados. “Já estamos visitando as pousadas e hotéis do município para apresentar um novo método de trabalho no setor, ouvindo os empresários e conhecendo seus problemas de perto para buscarmos soluções. A parceria com o Sebrae já é fruto desse trabalho”, disse.

Entre os municípios que fazem parte do projeto estão Niterói, Casimiro de Abreu, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. 

Saquarema: Jogos Estudantis 2013



Os jogos estudantis tem como principal finalidade desenvolver o máximo do processo pedagógico esportivo vivenciado nas unidades escolares, descobrir talentos, diminuir a evasão escolar, possibilitar a permanência do aluno na escola, promover o intercâmbio sócio-cultural e educacional entre os alunos das diversas escolas do município, contribuindo assim para a sua socialização e formação integral.

Quer participar?

Fique atento(a) ao regulamento: Clique no link e saiba mais

Cabo Frio: Educação promove palestra sobre Autismo



por Romulo Tardelli
A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME), por meio da Divisão de Educação Inclusiva, fechou a semana em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo com chave de ouro e ofereceu palestra sobre o assunto. Com o título Autistando, o principal objetivo foi possibilitar uma divulgação mais ampla das características do quadro para que a inclusão do portador do transtorno possa ocorrer de forma efetiva e plena.
A palestra foi direcionada para a comunidade escolar, professores, auxiliares de classe dos alunos inclusos, profissionais das Salas de Recursos Multifuncionais e família. Para a psicóloga Renata Azevedo, o tema não se esgota em uma palestra apenas e a retomada ao assunto é primordial.
– Precisamos manter essa iniciativa de conscientização e informação para atingirmos a verdadeira inclusão nas escolas. A formação continuada para o professor, principalmente aos novos, contribui na qualidade da estimulação no processo de aprendizagem com esses alunos. Sem falar que, para o pai que vivencia o dia a dia dessa criança autista, é muito importante perceber que alguns comportamentos são adequados ao quadro – explica a psicóloga que atua na E. M. Prof. Renato Azevedo.
A Prefeitura de Cabo Frio tem se preocupado bastante em garantir que a inclusão de portadores de necessidades especiais aconteça de forma democrática, com formação para professores e conscientização da família e toda comunidade. No mês de março a marcha foi a favor dos portadores da Síndrome de Down e está prevista uma série de ações importantes para a seguridade da inclusão no município durante todo o ano de 2013, envolvendo, inclusive, várias secretarias. Outro passo importante foi dado com o projeto Praia para todos em Cabo Frio, que garante acesso de cadeirantes ao banho de mar. Tatiane Costa, mãe do adolescente de 16 anos Gabriel, portador da Síndrome de Down, aprova as ações e participa. “Que venham mais palestras, mais ações, mais informação. Espero apenas que outras mães também possam abraçar essa causa e participem mais”, faz o apelo. Tatiane conta que o filho, estudante da E. M. Prof. Renato Azevedo, também é bastante atuante e sempre que pode participa das palestras. Ela fala com orgulho das atividades que o jovem pratica na escola, como a natação e a dança.

A troca de experiências e a oportunidade de tirar dúvidas que surgem durante o trabalho diário são destaques para a professora Neirilane Rocha, que atua na APAE Cabo Frio.
– Esses encontros são muito importantes para nós professores. Várias informações foram novas para mim e, quando tratadas por especialistas, ajudam bastante a compreender melhor o nosso aluno com o quadro. Isso faz com que a nossa postura e atitude diante desses alunos seja ainda mais planejada e pensada. Assim, com aperfeiçoamento, podemos oferecer um ensino com mais qualidade.
Atualmente, na Rede Municipal de Ensino de Cabo Frio, são 68 alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista), inclusos, distribuídos em 33 escolas. A palestra foi ministrada pelas professoras Jocélia Pinho, que é professora, fisioterapeuta e neuropsicóloga, responsável pela Educação Inclusiva no município e Josy Vianna, que responde pelo Serviço das Escolas Especiais e ainda pelas Casas do Aluno, em Cabo Frio.

IMPRENSA UVA: Pesquisa realizada em Cabo Frio será apresentada na Capital


Público conhecerá os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos da Pesca na Região dos Lagos

Reflexão, discussão e troca de informações entre pesquisadores, professores e alunos. Com este propósito acontece, no dia 19 de abril, o III Simpósio de Ecologia Aquática do curso de Ciências Biológicas da Universidade Veiga de Almeida, na Tijuca. Este ano, o Grupo de Estudos da Pesca (GEPesca/UVA), que reúne toda a comunidade acadêmica dos cursos de Gestão e Engenharia Ambiental do campus Cabo Frio, participará como convidado especial.
O GEPesca terá a oportunidade de apresentar os diferentes trabalhos desenvolvidos na costa fluminense, especialmente durante a Campanha Oceanográfica, que tem como objetivo coletar possíveis ovos e larvas de peixes de bico, fazer a marcação das espécies, orientar pescadores esportivos e da pesca comercial sobre a importância de preservação de espécies como o marlim-azul (Makaira nigricans) e o agulhão-branco (Kajikia albida ou Tetrapturus albidus), visando a manutenção do equilíbrio da vida marinha. O professor mestre Eduardo Pimenta, que coordenada o GEPesca e pesquisa o assunto há 20 anos, apresentará a palestra “Concepção de cenários para a gestão da pesca oceânica de tunídeos e afins no Oceano Atlântico Sul”. A pesquisa integra as ações da Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico (ICCAT) e tem a participação de instituições de pesquisa e universidades brasileiras, entre elas a UVA.
“O objetivo do Simpósio é congregar pesquisadores e estudantes em um fórum de discussões e troca de informações de alto nível, que estimule o desenvolvimento de pesquisas, assim como o intercâmbio de experiências, despertando e reforçando a vocação de futuros pesquisadores na área abordada”, ressalta a professora doutora Magda Fernandes de Andrade Tubino, organizadora do evento.
Ao todo, seis apresentações serão feitas por pesquisadores, envolvendo estudos sobre biodiversidade do mar, pesquisas com aves, botos, cavalos-marinhos, entre outros temas, no período das 9h às 13h30. À tarde, a partir das 15h, ocorrerão simultaneamente apresentação de painel, exposição de fotos, visita aos estandes e minicurso. O evento acontece no auditório do Bloco A, no segundo andar do campus Tijuca, das 8h às 18h, aberto a todos os interessados no assunto.

Búzios: 3ª edição do Rei de Búzios

foto do campeonato de 2012



Cerca de 100 remadores disputam, no próximo dia 14/04, o título do Stand Up Paddle do Brasil, o Rei de Búzios SUP Race 2013. 

A prova chega à sua terceira edição, mas este ano o competidor pode faturar uma passagem para representar o Brasil na principal prova dos EUA, a Battle of the Paddle.

Serão quatro diferentes categorias – Elite, Fun 4 All e Master - tanto no masculino como no feminino. 

A coroa de rei de Búzios está com o paulista, Luiz Guida, o Animal, após conquista do ano passado. 

O percurso da corrida é de 12 quilômetros, entre as praias da Ferradura e Manguinhos.

A Art in Surf, organizadora do evento, oferece aos participantes um coquetel de confraternização, sábado, às 18 horas, no Búzios Vela Clube, onde serão entregues os kits, com a camisa do evento e brindes dos patrocinadores.

Durante o coquetel é repassado todo o regulamento da competição
As inscrições podem ser feitas nas lojas Art in Surf na Barra(RJ), Moema(SP), Búzios(RJ) ou Porto Alegre(RS).  O Valor é de R$ 100. 

Para obter mais informações ligue para (21) 2491-0745 / (11) 5096-3154 ou acesse o site Artinsurf .

Utilidade Pública: Limpe seus rins por menos de R$1,00.


Os anos passam e nossos  rins vão filtrando nosso sangue para remover o sal e outros intoxicantes que entram no organismo.

Com o tempo, o sal se acumula e precisamos de uma limpeza. Como fazer isso?

De um modo simples e barato: Pegue um maço de salsa e lave bem. Corte bem picadinho e ponha em uma vasilha com água limpa. Ferva por 10 minutos e deixe esfriar. Coe, ponha em uma jarra com tampa e guarde na geladeira. Beba um copo todos os dias, e você vai perceber que o sal e outros venenos acumulados nos rins saem na urina.
Você vai notar a diferença!
Há muitos anos a salsa é reconhecida como o melhor tratamento de limpeza dos rins.
E é um remédio natural!

A salsa é uma das ervas com propriedades terapêuticas menos reconhecidas.  Ela contém mais vitamina  C do que qualquer outro vegetal da nossa culinária (166mg por 100g).
Isso é três vezes mais que a laranja.

A salsa contém também ferro  (5.5mg /100g), manganésio (2.7mg / 100g), cálcio  (245mg / 100g) e potássio (1mg / 100g) .. Sendo  recomendada para pedra nos rins, reumatismo e cólica menstrual.

Sua alta concentração de vitamina C ajuda na absorção de ferro.

O suco de  salsa, sendo uma bebida natural,  pode ser tomado misturado com outros sucos, 3 vezes ao dia.
As folhas podem ser mantidas no congelador, e seu uso é recomendo na culinária diária, pois além de saudáveis, dão ótimo sabor a qualquer receita.
MUITO BOM PARA HIPERTENSOS