quarta-feira, 3 de abril de 2013

Cabo frio: Prefeitura oferece Cursos Técnicos sobre petróleo


Primeira mostra de minicursos na área de petróleo e gás acontece de 9 a 13 de abril. Evento é organizado pela secretaria de Ciência e Tecnologia

por Rafaela Lima

A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia realiza, entre 9 e 13 de abril a 1ª Mostra de Cursos Técnicos na área de Petróleo e Gás, com o tema “Desvendando o mundo do petróleo”.

Durante a semana, serão oferecidos 32 minicursos ministrados pela Singular Cursos, além de workshops e palestras. A abertura oficial da mostra acontece no dia 9 de abril, terça-feira, às 20h no auditorio da FERLAGOS.  O evento é aberto ao público.


Veiga de Almeida: Produção cultural na pauta dos futuros comunicadores


Ernst Castro, empresário do artista Zé Ramalho, compartilha experiências deste segmento

Com a preocupação de oferecer diferenciais na formação profissional de jornalistas e publicitários, a Universidade Veiga de Almeida (UVA) realiza, nesta quinta-feira, 4, a aula inaugural do curso de Comunicação Social. O tema “Eventos e Produção Cultural” será apresenado por Ernst Castro, a partir das 19h, no auditório principal. O evento é aberto aos demais interessados no assunto, com entrada gratuita.
Ernest Castro é empresário do artista Zé Ramalho há vários anos, além de possuir largaexperiência no mercado de shows e eventos. Formado em Artes Cênicas pela Unirio, Ernst possui capacitação em captação de recursos pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet -, Análise de Perfil Comportamental (Disc) e Coaching.

Sobre a Universidade Veiga de Almeida:
Com 40 anos de existência e uma das 10 melhores universidades privadas do país, de acordo com o ENADE, a UVA tem hoje, aproximadamente, 23 mil alunos e 1.300 funcionários, dos quais 700 são professores. A instituição oferece cursos de Graduação, Graduação Tecnológica, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão em quatro diferentes campi no Rio de Janeiro: Tijuca, Barra, Centro e Cabo Frio. A Veiga conta também com um centro de excelência em saúde, sediado próximo ao Campus Tijuca.

Sobre a Ilumno:
A Rede Ilumno consiste em nove instituições inovadoras que oferecem programas de educação superior presencial e a distância na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Panamá, Paraguai e Peru. No Brasil, além da UVA, a Ilumno está representada pelo Centro Universitário Jorge Amado, na Bahia. Mais de 1/3 dos estudantes da Rede estão matriculados nos 500 cursos de aprendizagem à distância, que contam com o suporte presencial de 33 sedes com mais de 400 centros de aprendizagem – uma abrangência inédita na América Latina. A rede conta ainda com o suporte de 8 mil docentes e colaboradores. Para mais informações sobre a Ilumno acesse o site da rede: www.ilumnonetwork.com.br(em Português, Inglês e Espanhol). 

Búzios: Prefeito instala gabinete móvel no INEFI



por Secom Búzios
Desde a última segunda-feira, dia 1º de abril, o Prefeito André Granado atende as demandas da gestão municipal em seu gabinete móvel, instalado, esta semana, noInstituto de Educação e Formação Integral Judite Gonçalves (INEFI), bairro da Rasa. A atividade itinerante no instituto segue até esta sexta-feira, dia 5, e tem o objetivo deidentificar as demandas e intensificar os esforços para melhorar a estrutura da unidade escolar.
 Por iniciativa do Prefeito, o primeiro gabinete móvel foi instalado na semana passada, no Hospital Municipal Rodolpho Perissé, onde ele atendeu pacientes, acompanhou todas as atividades da unidade hospitalar e recebeu a população em geral:
“Manter esta proximidade com a população é um dos trabalhos que realizarei periodicamente na administração pública. Meu objetivo é estar perto dos cidadãos para ouvir suas necessidades e criar oportunidades para melhorar a vida do nosso povo”, afirmou o Prefeito.


Crédito das fotos: Marte Oliveira

Estatuto da Juventude vai tramitar em regime de urgência no Senado


Por Caio Lisboa

 Aprovada em regime de urgência na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), Estatuto da Juventude (PLC 98/2011) (Link da Matéria http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=102925) vai direto ao plenário do Senado Federal e, se aprovada, segue para a Câmara, uma vez que foram feitas várias alterações no texto original.
O texto será examinado em caráter de urgência. A matéria foi aprovada na forma de um substitutivo do relator, senador Paulo Paim (PT-RS). Ele acatou quatro emendas apresentadas pelo líder do PT, senador Wellington Dias (PI).


Sobre os descontos em ingressos para estudantes, o substitutivo do relator garante meia entrada aos estudantes para todos os eventos culturais e esportivos que tenham financiamento de recursos públicos, exceto a Copa do Mundo de 2014 e a Copa das Confederações que acontecerá neste ano. Nos dois casos, o desconto aos estudantes será de 40% do valor do ingresso. Em eventos patrocinados exclusivamente por dinheiro privado, o desconto estudantil também será de 40%.
Para combater eventuais fraudes na emissão das carteiras de estudante, o projeto do Estatuto da Juventude estabelece que o documento deve ser emitido preferencialmente por entidades reconhecidas e para alunos efetivamente matriculados nos níveis de ensino previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
Embora tenha elogiado as contribuições dos senadores, Randolfe (PSOL) não abriu mão de manter como beneficiários do estatuto as pessoas de 15 a 29 anos. Segundo justificou, sua posição segue recomendação da Convenção Iberoamericana de Juventude. Demóstenes defendia a redução da faixa para 18 a 21 anos.
Um apelo do presidente da CCJ, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), convenceu  o então senador Demóstenes Torres, posteriormente cassado, a desistir dos destaques para votação em separado em quatro pontos: faixa etária de cobertura do estatuto; meia-entrada em espetáculos financiados com recursos privados; desconto em passagens de transporte interestadual; e confecção da carteira de estudante.


O projeto define como jovens carentes, aqueles oriundos de famílias beneficiárias do programa Bolsa Família e assegura a eles benefícios específicos como em viagens interestaduais. A proposta garante duas vagas gratuitas e duas com desconto de 50% do valor do bilhete, em transportes entre estados.
O estatuto também garante que o ensino fundamental para jovens índios e povos de comunidades tradicionais será ministrado em língua portuguesa, e nos idiomas tradicionais de cada etnia ou comunidade.
Está previsto, ainda, que caberá ao poder público promover programas educativos e culturais voltados para as questões da juventude em emissoras de rádio e televisão e demais meios de comunicação de massa.


Fonte: Agência Brasil (http://agenciabrasil.ebc.com.br/) e Site do Senado Federal (http://www12.senado.gov.br/noticias).




Curso de Assessoria de Imprensa como jornalista Ernesto Viana



Neste sábado (06) acontece o curso de Assessoria de Imprensa e organização de eventos de médio e grande porte, ministrado pelo jornalista Ernesto Viana, na Pousada Mallorca, em Manguinhos - Búzios. A duração do curso é de um dia, das 09:00 às 17:00hs.
O curso abordará o trabalho do assessor de imprensa em todas as suas funções e na organização e protocolo de eventos de médio e grande porte. Área que tem crescido muito na região dos Lagos. A qualificação é que fará a diferença na hora de preencher uma vaga no mercado de trabalho.
A Pousada Mallorca, parceira no projeto fica à Rua 09 no Parque das Acácias, três ruas subindo a escola Nicomedes.  No Bairro Manguinhos em Búzios.
Maiores informações sobre o curso, inscrições e dúvidas (22) 2623-2359.

Quem é Ernesto Viana?
Ernesto Vianna é jornalista, atuando como assessor de imprensa no Grande Rio. Atualmente integra o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa(ABI). Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro. Tem como proposta nesse curso em Búzios, além da abordagem das funções da assessoria propriamente, a apresentação de temas como: Cobertura Programada de Eventos e protocolo em eventos de médio e grande porte.