quinta-feira, 28 de março de 2013

Cabo Frio: Câmara aprova criação de comissão para despoluição da Lagoa de Araruama



A Câmara Municipal de Cabo Frio aprovou , por unanimidade, o Projeto de Resolução nº 001/2013, de autoria do vereador Emanoel Fernandes (PSC), que cria comissão especial para tratar de assuntos referentes à despoluição da Lagoa de Araruama. O objetivo, segundo o autor, “é acelerar o processo de recuperação do corpo lagunar através de ações mais efetivas com a participação de todos os setores e órgãos ligados direta ou indiretamente à preservação ambiental”.
- Em 2003, quando tivemos nossa primeira passagem pela Câmara, criamos esta mesma comissão e conseguimos reunir representantes da Superintendência Estadual de Rios e Lagos (Serla), Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), concessionárias de serviços públicos de coleta e tratamento de esgoto, Associações de Pescadores, além das prefeituras e Secretarias de Meio Ambiente dos municípios do entorno da lagoa e outros órgãos, e a partir daí começaram todos os investimentos que vimos até hoje para recuperação da Lagoa, inclusive com outras ações promovidas, de forma isolada, por outros órgãos e associações. Desta vez o que queremos é buscar a aceleração desta recuperação, porque 10 anos se passaram e as expectativas que tínhamos em 2003 não foram alcançadas – explicou Emanoel.
O vereador lembra que em 2002, quando assinou a repactuação do seu contrato de concessão, a Prolagos tinha como meta ampliar os investimentos em coleta e tratamento de esgoto evitando que 85% dos dejetos produzidos em sua área de concessão fossem despejados na Lagoa de Araruama até o final de 2003.
- No entanto 10 anos se passaram, e segundo a própria empresa, somente 71% do esgoto produzido em sua área de concessão é coletado e tratado. Também segundo a própria Prolagos, a meta, agora, é evitar que 80% do esgoto seja despejado na lagoa somente em 2018. Ou seja, em 10 anos a Região dos Lagos cresceu, se desenvolveu, somente a população de Cabo Frio cresceu mais de 30% segundo o IBGE, e a meta de captação e tratamento de esgoto da concessionária não só não acompanhou esse desenvolvimento como regrediu – explicou Emanoel.
Com a aprovação por unanimidade, o presidente da Casa, vereador Marcelo Corrêa, anunciou imediatamente os nomes dos legisladores que passam a integrar a comissão: Emanoel Fernandes (presidente), Brás Benedito Arcanjo (vice-presidente), Luís Geraldo Simas de Azevedo, Eduardo Corrêa Kita e Jefferson Vidal Pinheiro.
- Agora, o próximo passo é entrar em contato com todos os órgãos ligados à discussão para informá-los sobre a criação desta comissão. Em seguida marcaremos a data para a primeira audiência, que deve ser o mais breve possível, e convocá-los, principalmente as concessionárias Prolagos e Águas de Juturnaíba, para que prestem esclarecimentos sobre o que foi feito e o motivo do não cumprimento das metas que foram estabelecidas – informou Emanoel, lembrando que a Lagoa de Araruama é mais do que um cartão postal: “precisamos resgatá-la para devolver a renda às famílias que vivem da pesca, e para trazer de volta o turismo e os eventos esportivos de grande porte em toda sua extensão”.

Cabo frio: Farmácia Popular do Brasil retoma atendimento após anos de abandono

Depois de reformadas, unidades ressurgem em parceria com o município
A farmácia depois da reforma
 por Glória Passos
A Farmácia Popular do Brasil em Cabo Frio, localizada no Jardim Esperança, vive um novo momento. Depois de passar por grandes dificuldades durante o governo anterior, a unidade já consegue “respirar” novamente.
O estado em que a unidade encontrava-se no início do ano era precário. Com a estrutura danificada, as paredes foram tomadas por infiltrações. Além disso, a forração do teto da sala de espera despencou, impedindo que as pessoas transitassem em segurança pela recepção.
De acordo com a farmacêutica responsável pela unidade, Maria Lúcia Morais, a situação se agravou devido à falta de atenção do governo anterior que, desde 2008 quando a farmácia foi inaugurada, não realizou nenhum serviço de manutenção no local. 
- Depois de toda dificuldade que tivemos para conseguir inaugurar a farmácia, passamos cinco anos vendo a nossa unidade se deteriorar e nada ser feito. Por muitas vezes na gestão anterior fui à Secretaria de Saúde para mostrar ao Secretário a situação em que a Farmácia Popular se encontrava, mas nunca fui atendida, disse a farmacêutica.
Após a mudança de governo, Maria Lúcia Morais retornou à Secretaria de Saúde para comunicar à nova administração a situação da farmácia. Segundo ela, foi prontamente recebida pelo Secretário de Ações Administrativas em Saúde, Demerval Soares.
- Fiquei impressionada em ser recebida pelo Secretário, porque tentei isso durante meses, no governo anterior, e nunca consegui. E logo que mostrei as fotos que apresentavam a situação da farmácia, tive a certeza de que dessa vez a nossa unidade seria atendida. Agora sim existe uma parceria de verdade com a Secretaria de Saúde, comemorou Maria Lúcia.
Segundo ela, o secretário determinou imediatamente que as providências necessárias fossem tomadas. Sendo assim, a farmácia ficou fechada para reformas durante 20 dias.
- Refizemos a forração da sala de espera, retiramos todas as infiltrações, pintamos toda a unidade, além da parte externa, que também precisava de reparos. Enfim, devolvemos a dignidade àquela farmácia, que precisava urgentemente ser refeita para atender a população de maneira digna, afirmou o secretário.
Os usuários da Farmácia Popular podem ser atendidos mediante a receita médica, no prazo máximo de quatro meses. As pessoas que já utilizam e frequentavam a unidade perceberam as mudanças e elogiaram a nova estrutura. Dona Guiomar Mota, moradora do bairro Monte Alegre elogiou a reforma da farmácia.
- Está muito melhor, tudo mais bonito. Antes a gente ficava com medo de ficar aqui dentro porque parecia que tudo ia despencar na nossa cabeça, contou a moradora.
Dona Neusa Guimarães também elogiou a reforma e, principalmente, o atendimento na unidade. - Eu sou hipertensa e diabética e preciso muito da Farmácia Popular. Todo mês eu venho aqui pegar os meus remédios. Dessa vez tive uma grande surpresa com a reforma e com as atendentes. Está tudo melhor, elogiou.
 A Farmácia Popular do Samburá, localizada em Tamoios passou por uma situação semelhante e também foi reformada. Além dessas duas unidades, há ainda o projeto para instalação de mais uma farmácia em Cabo Frio, no bairro São Cristóvão.
Segundo o secretário Demerval Soares, a intenção é que a nova administração da Secretaria de Saúde fique próxima aos gestores das unidades para que esses centros de saúde tenham as necessidades atendidas, a fim de que a população tenha sempre o melhor atendimento.
Sobre a Farmácia Popular
A Farmácia Popular é um programa do Governo Federal que tem como objetivo ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais ao tratamento de doenças com maior ocorrência no país. A expansão do programa visa oferecer alternativas de acesso à assistência farmacêutica, promovendo a integralidade do atendimento à saúde.
Uma das principais finalidades do programa é beneficiar as pessoas que têm dificuldades para realizar o tratamento por causa do preço dos medicamentos. Por isso, muitos deles são distribuídos gratuitamente ao paciente. É o caso do Atenolol e Captopril, muito utilizados no controle da hipertensão. Outros possuem o preço bastante reduzido, em comparação ao valor de mercado. Um exemplo é o Omeprazol, encontrado nas farmácias com preço médio de R$ 20,00 e que na Farmácia Popular custa R$ 3,22.

As unidades da Farmácia Popular em Cabo Frio utilizam o sistema implantado pela Fiocruz, onde são lançadas todas as entradas e saídas. Os medicamentos são fornecidos mensalmente de acordo com a demanda de cada farmácia. Este mês, a unidade do Jardim Esperança possui aproximadamente 15 mil medicamentos em estoque, que tem as datas de validade controladas através desse mesmo sistema.
Além do fornecimento dos remédios, o sistema da Fiocruz também auxilia na prestação de contas, que é feita todo mês, através das notas fiscais emitidas em cada venda.
O horário de funcionamento da Farmácia Popular do Brasil é de segunda a sexta, de 8h às 18h; e aos sábados, de 8h às 12h. 

Veiga de Almeida: Profissionais procuram especialização em saúde e gestão


 Cursos atendem as necessidades de aprefeiçoamento para o mercado local

Oferecer cursos que agreguem valor à profissão e, ao mesmo tempo, supram a demanda de especialização da mão-de-obra local. Esta é a proposta dos cursos de especialização lato sensu da Universidade Veiga de Almeida (UVA) para a Região dos Lagos. Concentrados nas áreas de saúde e gestão, a Instituição lançará, em breve, novas especializações em educação e envelhecimento humano.

O responsável pelo setor de pós-graduação em Cabo Frio, Ricardo Paiva, ressalta que a preocupação da Universidade é alinhar o conhecimento acadêmico à demanda do mercado. Um exemplo é o curso de Enfermagem em Emergência, aberto no segundo semestre do ano passado. A procura pela especialização tem sido grande e o ingresso de uma nova turma já está marcado para o dia 6 de abril. Também em abril, será aberta a segunda turma de pós-graduação em Fisioterapia e Traumo-ortopedia do Esporte. “Observamos que há um interesse pela área de saúde e bem-estar, além de algumas formações bem específicas, como é o caso das questões ligadas ao envelhecimento humano”, ressalta Ricardo.

Os cursos de MBA também são concorridos. Além do curso de Gestão Estratégica e Inteligência em Negócio, que está em andamento, estão abertas as inscrições para Planejamento e Gestão Ambiental – o primeiro curso de especalização oferecido em Cabo Frio -, e Gestão de Recursos Humanos. Os cursos tem duração de 15 a 21 meses, com aulas aos sábados, geralmente a cada 15 dias.

Internacional
Entre os cursos de especialização na modalidade de educação a distância (EaD), a UVA acaba de lançar os primeiros cursos com dupla certificação. A parceria com a Universidade do Texas em Arlington, uma das maiores instituições de ensino norte-americanas, permitirá aos alunos um diploma internacional. Inicialmente. estão sendo oferecidos os cursos de Gestão de Projetos e Marketing Digital e as aulas estão previstas para começar em maio.
Contato
Mais informações estão disponíveis em http://www.uva.br/cursos/pos-graduacao, pelo e-mail poscf@uva.br ou telefone (22) 2647-5275, ramais 203 ou 260.

Sobre a Universidade Veiga de Almeida:
Com 40 anos de existência e uma das 10 melhores universidades privadas do país, de acordo com o ENADE, a UVA tem hoje, aproximadamente, 23 mil alunos e 1.300 funcionários, dos quais 700 são professores. A instituição oferece cursos de Graduação, Graduação Tecnológica, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão em quatro diferentes campi no Rio de Janeiro: Tijuca, Barra, Centro e Cabo Frio. A Veiga conta também com um centro de excelência em saúde, sediado próximo ao Campus Tijuca.

Sobre a Ilumno:
A Rede Ilumno consiste em nove instituições inovadoras que oferecem programas de educação superior presencial e a distância na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Panamá, Paraguai e Peru. No Brasil, além da UVA, a Ilumno está representada pelo Centro Universitário Jorge Amado, na Bahia. Mais de 1/3 dos estudantes da Rede estão matriculados nos 500 cursos de aprendizagem à distância, que contam com o suporte presencial de 33 sedes com mais de 400 centros de aprendizagem – uma abrangência inédita na América Latina. A rede conta ainda com o suporte de 8 mil docentes e colaboradores. Para mais informações sobre a Ilumno acesse o site da rede: www.ilumnonetwork.com.br(em Português, Inglês e Espanhol). 

Cabo Frio: Feriado da Semana Santa terá eventos simultâneos em Tamoios


Além dos shows em Unamar, haverá torneio de surf, campeonato de futsal, concurso “Garota Surf” e evento de som automotivo no distrito
 por  Katyuscia Chaparral 
A Prefeitura de Cabo Frio comemora a Semana Santa com três grande

s eventos no Distrito de Tamoios nos dias 29, 30 e 31 de março.
Na exta-feira Santa a comemoração tem inicio durante o dia com o torneio de surf, campeonato de futsal e concurso da Garota Surf no final da tarde. Tanto o campeonato de surf quanto o torneio de futsal terão as baterias e eliminatórias realizadas consecutivamente no sábado e no domingo.
Os eventos esportivos são promovidos pela secretaria de Esporte e Lazer em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Tamoios (CODESTAM). O campeonato de surf e o concurso de beleza acontecem na orla da praia, em Unamar.
As noites serão animadas com os shows musicais das bandas Som do Gueto (29/3), Elymar Santos (30/3) e Sempre Assim (31/3), no bairro de Unamar, em frente a área de eventos. A programação musical é uma realização da Secretaria de Eventos do município em parceria com o superintendente responsável pelo núcleo de eventos da CODESTAM, Marrom Silva.
No domingo (31/3), também será realizado na área de eventos de Unamar a terceira edição do “Carro Folia” – campeonato de som automotivo, carros rebaixados, tuning (customização do carro) e dub – a partir das 10h da manhã. O festival, que entrou este ano para o calendário anual de eventos do município, é uma realização da Equipe Mega Mix, com o apoio da Prefeitura.

As comemorações serão encerradas no domingo a noite. Além do show do grupo Sempre Assim, haverá a entrega das premiações para os ganhadores do torneio de surf, do campeonato de futsal e do concurso da Garota Surf.


Búzios: Cidade terá Programa Municipal de Leitura


Novidade foi anunciada durante visita do escritor Ziraldo nesta terça-feira
Prefeito André Granado falando sobre o Projeto
           
A cidade de Búzios recebeu nesta terça-feira, dia 26, o artista multifacetado Ziraldo, conhecido internacionalmente por sua contribuição à literatura brasileira, ao jornalismo e às artes em geral. No auge dos seus 80 anos, o criador do “Menino Maluquinho” ministrou uma palestra no Hotel Blue Tree para educadores da rede municipal de Búzios, tendo como tema a importância da leitura no processo de formação da cidadania e alfabetização. O encontro também serviu para consolidar a implantação de um projeto municipal de leitura no município.  
“O objetivo de nós, educadores e gestores municipais, é transformar a cidade de Búzios em modelo para a educação brasileira. O sonho por uma educação de qualidade é uma luta que grandes nomes como Ziraldo, um dos maiores defensores da literatura em nosso país, abraçam há muito tempo. Para mudar a educação, precisa de vontade por parte dos governantes e o Prefeito André Granado reforça a decisão política de querer mudar a realidade buziana ao querer implantar o programa municipal de leitura e mudar toda a sua agenda para passar um dia inteiro com o nosso escritor”, disse ele.
Após a execução do hino nacional, o Prefeito reforçou que a educação é um das prioridades da sua gestão:
“Educação é o único caminho para a gente libertar um povo. Acredito neste projeto e, enquanto eu for prefeito, a população e os educadores de Búzios terão todo o meu apoio no sentido de mudar a forma como a educação vinha sendo gerida até o momento. Hoje é o grande dia do nosso artista Ziraldo e desejo que ele traga todo o seu conhecimento e experiência na área”, afirmou o Prefeito André Granado, que precisou se retirar logo em seguida para o Hospital Municipal Rodolpho Perisse, onde, durante esta semana, está instalado, provisoriamente, seu gabinete com o objetivo de identificar e intensificar os esforços para atender, principalmente, as demandas da dengue.
Com humor e muito aplaudido, Ziraldo palestrou por cerca de uma hora, abordando diferentes questões que envolvem as dificuldades em sala de aula, a importância da interação entre alunos, professores e pais para o desenvolvimento dos estudantes e, ainda, as peculiaridades da educação brasileira:
“O que me dá mais felicidade hoje, aqui, é saber que quem está aqui não veio me ver dançar ou cantar, veio aqui discutir o futuro do país. E no Brasil tudo ainda está sendo feito. Contudo, está ao nosso alcance evitar que nossos filhos dêem o vexame de escrever sobre miojo em uma prova de redação, e não só para não dar vexame para eles, mas como efeito de uma educação de verdade no país”, disse ele, destacando também que a primeira lacuna de um Brasil iletrado começa nas séries iniciais, quando as crianças não têm estímulo na escola e na família para a leitura:
“Eu tenho a solução para a educação brasileira e a coisa mais importante é colocar livro nas mãos das crianças. Elas têm que ler, escrever e contar, porque como você educa alguém que não lê? Que não conhece o código da leitura? O sujeito analfabeto simplesmente não arranja emprego, ele não é capaz de raciocinar e somar idéias para uma empresa. E já na escola, precisa preparar também a professora. Ela precisa devolver essas crianças, cuidar, ter relação com a mãe, a família. A situação é muito séria: os meninos estão chegando analfabetos na universidade”a, afirmou ele.
Fenômeno editorial - Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais. Começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro, Folha de Minas, etc. Além de pintor, é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor. A fama começou a vir nos anos 60, com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: A Turma do Pererê.
Durante a Ditadura Militar (1964-1984) fundou com outros humoristas O Pasquim - um jornal não-conformista que fez escola, e até hoje nos deixa saudades. Seus quadrinhos para adultos, especialmente The Supermãe e Mineirinho - o Comequieto, também contam com uma legião de admiradores. Em 1969, Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil,FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979 concentrou-se na produção de livros para crianças, e em 1980 lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos. O livro já foi adaptado com grande sucesso para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, Internet e cinema. Os trabalhos de Ziraldo já foram traduzidos para diversos idiomas, como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco, e representam o talento e o humor brasileiros no mundo.

fotos: Marte Oliveira

Cabo frio: Maior festival de rock do Interior do Estado acontece na cidade


V Festival de Rock Humanitário acontece neste sábado

Neste sábado, dia 30, Cabo Frio sedia o V Festival de Rock Humanitário, considerado o maior do interior do Estado do Rio de Janeiro e com expectativa de público de 15 mil pessoas no Espaço de Eventos, na Praia do Siqueira
Ao todo serão 18 grandes atrações nacionais e regionais vindas dos estados de São Paulo, Espiríto Santo e Rio de Janeiro. Na programação do V Festival de Rock Humanitário estão: André Matos, Matanza, Zumbis do Espaço, Rock Rocket, Inocentes, Mukeka di Rato, Agrotóxico, Voodoopriest, Prophecy, Norte Cartel, Primícia, Vingador, Immortal Sin, Las Calles, Pride HC, Rose Red, Tevadon e Noya.
- É muito bom para Cabo Frio ter o festival de volta depois de três anos, por causa da mídia positiva que o associa com a caridade. É bom também para as bandas locais poder tocar para um grande público. Esta edição será como as outras, feita com muito amor e dedicação por toda a produção e pelo público, que faz parte do festival tanto quanto as bandas - antecipou o organizador, o professor José Francisco de Moura, o Chicão.
Diferente de grande parte dos festivais no Brasil, o Rock Humanitário tem como principal foco a solidariedade, e ajudará a entidade Amigas da Mama, em Cabo Frio, que cuida de mulheres com câncer, e cerca de mil famílias pobres, ou seja, algo em torno de 5 mil pessoas. A entrada de dois quilos de alimentos não perecíveis será toda revertida para esta causa.
- Serão diversos estilos, do Punk, Hardcore ao Metal ao Alternativo. A variedade de estilos musicais impressiona. Serão dois palcos, 50 seguranças, departamento médico completo, área de alimentação, banheiros químicos e espaço para vendas de artigos e roupas de rock – completou Chicão.
O V Festival de Rock Humanitário conta com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, através das secretarias de Turismo e Assistência Social, da cerveja Devassa, Smirnoff Ice, Cursos GPI e Ponto Musical. A classificação é de 18 anos, e menores podem participar apenas com a autorização dos pais. Os portões se abrem às 14h no sábado.
FOTOLEGENDA:
Matanza e André Matos são as atrações principais do V Festival de Rock Humanitário

Prolagos: Clientes tem até sábado para aproveitar Campanha de negociação de débito


Lojas de atendimento da Concessionária terão escala especial durante fim de semana

São Pedro da Aldeia (RJ), 28.03.13. Os clientes da Prolagos têm até o próximo sábado, 30/03, para aproveitar a Campanha Tô em dia com a Prolagos, que oferece condições especiais de pagamento aos usuários que possuem contas de água em atraso, a mais de 60 dias.
A campanha, que começou no dia primeiro de março, oferece descontos que variam entre 10% e 60%, dependendo do tempo da dívida, e parcelamento do débito em at

é 60 vezes sem juros.
Para o cliente que estiver interessado em regularizar sua situação junto à Concessionária, a empresa preparou uma escala especial de atendimento durante o feriado de Páscoa. Na sexta-feira santa, 29/03, quando é celebrada a Paixão de Cristo, não haverá expediente nas lojas, mas o cliente que precisar de atendimento pode ligar para o SAC da empresa, que funciona 24 horas por dia, por meio dos números 0800 70 20 195 ou (22) 2621 – 5095. No sábado, 30/03, além da loja de Cabo Frio, as agências de Búzios e Iguaba Grande funcionarão das 9h às 13h.  
Para outras informações sobre a Campanha os clientes podem acessar o site da Prolagoswww.prolagos.com.br  e Facebook.com/Prolagos





Crédito fotos: Ascom/Prolagos

Federação do Rio divulga tabela do Campeonato Carioca Adulto de Futsal

ADDP/Cabo Frio fará cinco partidas no ginásio Alfredo Barreto na fase de classificação
Digo, Wellington e Marcos Paulo

A Federação de Futsal do Estado do Rio de Janeiro (FFSERJ) divulgou, nesta quarta-feira (27/3), a tabela completa do Campeonato Carioca de Futsal Adulto. Com a participação de cinco clubes, a competição começa na próxima terça-feira, dia 2 de abril. 
A ADDP/Cabo Frio, representante da cidade na competição, fará cinco de seus oito jogos da primeira fase no ginásio Alfredo Barreto, no Itajuru, sendo que haverá uma sequência de quatro partidas em casa, começando já na segunda rodada.
A estreia da equipe comandada por Everaldo Rangel acontece na próxima quinta-feira (4/4), contra a Casa de España/Botafogo, às 20h30, no ginásio Hugo Padula, do Grajaú Country Club. Depois do jogo contra a Casa de España/Botafogo, a ADDP/Cabo Frio faz quatro jogos seguidos em Cabo Frio, no ginásio Alfredo Barreto: dia 12, contra o América; dia 19, contra o Vasco/Tamoyo; dia 3 de maio contra o Teresópolis/Comary; e dia 10 de maio, contra a Casa de España/Botafogo, no jogo de volta, já pelo returno.
A ADDP/Cabo Frio volta ao Rio de Janeiro para enfrentar o América, no dia 16 de maio. No dia 24, jogo contra o Vasco/Tamoyo, novamente no Alfredo Barreto; e encerra a participação na fase de classificação diante do Teresópolis/Comary no dia 7 de junho, no ginásio Pedro Rage Jahara (Pedrão), em Teresópolis.
Por conta da parceria do Vasco da Gama com o Tamoyo, o maior número de jogos neste Campeonato Carioca acontece no ginásio Alfredo Barreto: serão oito na primeira fase, com a possibilidade do ginásio sediar semifinais e finais.
CONFIRA A TABELA COMPLETA DO CARIOCA ADULTO DE FUTSAL/FFSERJ

1º turno – 1ª rodada (folga: Teresópolis/Comary)
2/4 – terça – 20h30 – América x Vasco/Tamoyo (ginásio do América)
4/4 – quinta – 20h30 – Casa de España/Botafogo x ADDP/Cabo Frio (ginásio do Grajaú Country)

1º turno – 2ª rodada (folga: Vasco/Tamoyo)
12/4 – sexta – 20h30 – Teresópolis/Comary x Casa de España/Botafogo (Pedrão)
12/4 – sexta – 20h30 – ADDP/Cabo Frio x América (Alfredo Barreto)

1º turno – 3ª rodada (folga: Casa de España/Botafogo)
19/4 – sexta – 20h30 – América x Teresópolis/Comary (ginásio do América)
19/4 – sexta – 21h – Vasco/Tamoyo x ADDP/Cabo Frio (Alfredo Barreto)

1º turno – 4ª rodada (folga: ADDP/Cabo Frio)
25/4 – quinta – 20h30 – Casa de España/Botafogo x América (ginásio do Grajaú Country)
26/4 – sexta – 20h30 – Teresópolis/Comary x Vasco/Tamoyo (Pedrão)

1º turno – 5ª rodada (folga: América)
3/5 – sexta – 19h30 – Vasco/Tamoyo x Casa de España/Botafogo (Alfredo Barreto)
3/5 – sexta – 21h – ADDP/Cabo Frio x Teresópolis/Comary (Alfredo Barreto)

2º turno – 1ª rodada (folga: Teresópolis/Comary)
10/5 – sexta – 19h30 – ADDP/Cabo Frio x Casa de España/Botafogo (Alfredo Barreto)
10/5 – sexta – 21h – Vasco/Tamoyo x América (Alfredo Barreto)

2º turno – 2ª rodada (folga: Vasco/Tamoyo)
16/5 – quinta – 20h30 – Casa de España/Botafogo x Teresópolis/Comary (ginásio do Grajaú Country)
16/5 – quinta – 20h30 – América x ADDP/Cabo Frio  (ginásio do América)

2º turno – 3ª rodada (folga: Casa de España/Botafogo)
24/5 – sexta – 20h30 – Teresópolis/Comary x América (ginásio do América)
24/5 – sexta – 20h30 – ADDP/Cabo Frio x Vasco/Tamoyo (Alfredo Barreto)

2º turno – 4ª rodada (folga: ADDP/Cabo Frio)
28/5 – terça – 20h30 – América x Casa de España/Botafogo (ginásio do América)
28/5 – terça  – 20h30 – Vasco/Tamoyo x Teresópolis/Comary (Alfredo Barreto)

2º turno – 5ª rodada (folga: América)
7/6 – sexta – 20h30 – Casa de España/Botafogo x Vasco/Tamoyo (ginásio do América)
7/6 – sexta – 20h30 – Teresópolis/Comary x ADDP/Cabo Frio (Pedrão)