quarta-feira, 20 de março de 2013

Araruama: Prefeito recebe representantes do Sebrae

por Luigi do Valle


O prefeito de Araruama, Miguel Jeovani, recebeu nesta segunda-feira, dia 18, representantes do Sebrae (Regional Baixada Litorânea) para tratar da implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/2006) e do Microempreendedor Individual no município.



De acordo com a gerente regional da Articulação Institucional do Sebrae, Ana Claudia Melo Vieira, é importante que a Prefeitura de Araruama faça a adesão à lei visto que o principal objetivo é implementar ações em conjunto que beneficiem os pequenos negócios da cidade.



“O município recebe a metodologia do programa através de consultoria especializada em políticas públicas, identifica os principais problemas enfrentados pelos micro empresários e empreendedores individuais da cidade, apontando soluções viáveis a partir da implementação de ações efetivas que visem a melhoria do ambiente institucional”, disse.



Além disso, ainda são abordados temas como tributação, inovação e tecnologia, associativismo, crédito e financiamento, educação empreendedora e acesso à justiça, formando uma extensa rede de discussões e ações capazes de alavancar e fortalecer os pequenos negócios.

Foto: Luigi do Valle

Informe Prolagos


Prolagos reúne representantes de Vigilâncias Sanitárias da Região dos Lagos para campanha contra a Dengue

Com o objetivo de propor uma ação de conscientização da população no combate à Dengue, em conjunto com o Poder Público, a Prolagos reuniu hoje, 19/03, na sede da empresa, em São Pedro da Aldeia, os representantes das Vigilâncias Sanitárias das cidades da Região dos Lagos.
Preocupada com o crescente número de casos de dengue nos municípios da área de concessão (Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia) a Prolagos se colocou à disposição para a realização da campanha “Região dos Lagos contra a Dengue –  É hora de todo mundo agir". A ação vai mobilizar os funcionários da Concessionária, principalmente os que trabalham em campo, a se tornarem agentes multiplicadores de informações, potencializando o trabalho de combate à proliferação do mosquito que já vem sendo executado pelas respectivas Secretarias de Saúde.
Crédito fotos: Ascom/Prolagos

Búzios: Prefeitura suspende licença para construção de condomínio no Mangue de Pedra


Executivo já notificou construtora responsável pelo empreendimento
 por Vanessa Campos

 
            A Prefeitura da Cidade de Armação dos Búzios deu um passo largo, ontem, no que se refere à preservação do Mangue de Pedra, um tipo raro de ecossistema no mundo e localizado na Praia da Gorda, no bairro da Rasa. Menos de três meses depois de assumir a gestão municipal e constatar inúmeras irregularidades no processo para a construção de um condomínio no mangue, a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca notificou, na manhã desta terça-feira, dia 19, a construtora Andrade Almeida, responsável pelo empreendimento. O documento suspende as licenças para a instalação do condomínio Gran Riserva 95 no mangue, paralisando as obras no local a partir desta data.

De acordo com o Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Meio Ambiente e Pesca, Carlos Alberto Muniz, apesar de a decisão caber recurso, a suspensão da licença está pautada em vícios no processo de licenciamento liberado pela gestão anterior e na ausência de um estudo de impacto ambiental, configurando motivos para justiça manter a decisão:  
            “Quando assumimos a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca, a pedido do Prefeito André Granado, revisamos todo processo de licenciamento e constatamos que existiam vários vícios. Um dos erros foi um parecer técnico da Secretaria de Meio Ambiente da gestão anterior, que omitiu a existência do mangue de pedra. Só em ser um manguezal já deveria ter um comportamento especial por parte da secretaria, sendo que é um manguezal muito raro por ter surgido em cima de um leito de pedras. Também não foi incluído no parecer o local como área de significância ambiental, no entorno e área de implantação do projeto, e não houve a preocupação de um estudo de impacto ambiental, o que é fundamental quando se licencia qualquer empreendimento em área de interesse ambiental como aquela”, disse ele, destacando, ainda que a suspensão da licença tem o crivo da Secretaria Estadual de Meio Ambiente:
“Sendo um manguezal raro como aquele, este estudo de impacto ambiental era determinante, o que é feito de forma muita séria, com uma equipe multidisciplinar, paga pelo empreendedor, o que prevê audiências públicas, com sugestões da comunidade. Os cuidados da população são registrados pelo Ministério Público e fazem parte também do processo de licenciamento. Então, como não houve nenhuma destas preocupações antes, ou melhor, como o processo tinha vícios desde a vistoria por parte da Secretaria de Meio Ambiente do governo anterior, e não houve a preocupação em pedir o estudo ambiental, nós suspendemos a licença até que seja realizado este estudo, com as audiências públicas. É bom destacar que esta ação está sendo feita em conjunto com a Secretaria de Estado do Ambiente, com apoio do Secretário Carlos Minc, para estabelecermos uma Unidade de Conservação em toda a extensão de área”, concluiu Muniz.


Local de pesquisas internacionais – Em janeiro, a primeira ação da Secretaria de Meio Ambiente para iniciar o processo de preservação do mangue foi a retirada das placas de publicidade da construção de um condomínio na Área de Especial Interesse Ambiental que abriga o Mangue de Pedras, um tipo raro de ecossistema no Brasil, com enorme potencial para realização de pesquisas aplicadas, inclusive internacionalmente. O caso do mangue já tinha sido alvo de polêmicas na imprensa nacional, após os próprios moradores denunciarem a invasão da área por empresas responsáveis por grandes condomínios e interessadas em construir no local. Embora a empresa Península prometesse a manutenção de 95% da área de reserva, quando iniciou a negociação no município, o Ministério Público constatou, dentre outras irregularidades, que a construção de 221 casas duplex na área de 17 mil m² não estaria respeitando os limites estabelecidos no Plano Diretor.
De acordo com o Art. 268 da Constituição do Estado do Rio de Janeiro de 1989, os manguezais e as praias são áreas de preservação permanente. Localizado na Praia da Gorda, bairro da Rasa, o Mangue de Pedra é um dos últimos manguezais que ainda restam em Búzios e apenas um dos três mangues de pedra que existem no mundo. Os outros dois estão localizados em Recife e no Japão. O raro ecossistema, ameaçado pela constante remoção das pedras e pelo lixo, tornou-se possível devido à existência de um lençol freático que chega à praia, apresentando traços com grande potencialidade ecológica de pesquisa e observações.
A grande singularidade do Mangue de Pedra se deve a dois traços. Primeiramente, a água de chuva que se infiltra no solo da microbacia e percola pelo morro graças a força da gravidade e aflora na areia da praia. Assim, o morro com sua cobertura vegetal funciona como um reservatório de água doce que, ao ser liberada no sopé, mistura-se com a água salgada do mar e produz água salobra, condicionante para existência daquele ecossistema. O segundo traço consiste na ausência do mangue vermelho (Rhizophora mangle) neste manguezal e a explicação mais plausível para não se encontrar este tipo de mangue é justamente o tamanho de suas sementes. Como a praia é recoberta por pedras, a semente desta espécie é transportada pelas marés, não encontra frincha larga entre os recifes para se fixar e é arrastada novamente pelas marés. Assim, só os propágalos de mangue branco (Laguncularia racemosa) e de mangue preto (Avicennia schaueriana) se desenvolvem no substrato da praia, pois são pequenos.
Segundo especialistas, a construção de um condomínio ali impermeabilizaria o solo, dentre outros prejuízos. Como qualquer construção, esta intervenção humana afetaria o fornecimento de água doce para a vegetação, alterando, definitivamente, o ecossistema local. Diante dessa preocupação, a Prefeitura de Búzios pretende preservar o manguezal, a área à sua retaguarda e a zona marinha, à sua frente, instalando uma Unidade de Conservação de Proteção Integral.
Ainda de acordo com especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, oMangue de Pedra, as Paleofalésias da Rasa, a Falha Tectônica do Pai Vitório e da Ilha Feia compõem um geossítio de grande importância científica no Brasil, sendo este geossítio classificado como um dos sítios mais importantes do ‘Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro’.


 fotos: Marte Oliveira

Cabo Frio: Idosos lotam o CEMI para festejar aniversário da Melhor Idade


Prefeito Alair Corrêa anuncia aluguel da nova sede da Secretaria
O prefeito Alair Correa discursando
 O Centro Integrado da Melhor Idade (CEMI) ficou pequeno para receber as mais de 500 pessoas que compareceram, nesta quarta-feira (20/3), para o café da manhã em comemoração ao aniversário de cinco anos de fundação da secretaria da Melhor Idade de Cabo Frio. A festa contou com a presença do prefeito Alair Corrêa, que aproveitou a ocasião para dar a notícia que todos os idosos aguardavam com ansiedade: o aluguel do novo espaço da secretaria.
- Quando assumi o governo não conhecia o trabalho da Cristiane Fernandes à frente desta secretaria. Por isso, confesso: estou muito surpreso em ver como ela cuida tão bem dos nossos idosos, e como é tão querida por todos. E agora, vendo como este espaço está lotado, não tem como negar que vocês precisam de um novo espaço. Por isso, quero comunicar: a secretária Cristiane Fernandes está autorizada a fechar negócio com o proprietário do espaço que estava sendo negociado. A prefeitura vai arcar com todas as obras que precisam ser feitas para que o prédio seja plenamente adaptado para receber todos vocês – anunciou Alair.
A moção de aplausos dada a Cristiane Fernandes pelas mãos do vereador
Emanoel Fernandes
Emocionada, Cristiane enxugou as lágrimas e agradeceu o apoio que o prefeito tem dado à Secretaria deste o início do governo, investindo em novos projetos que visam levar qualidade de vida às pessoas com mais de 60 anos, através do atendimento de saúde, cultura, entretenimento e apoios social, psicológico e jurídico.
- É muito bom quando a gente está do lado de alguém que não mede esforços para investir em qualidade de vida, e o prefeito Alair Corrêa vem investindo em nossa Secretaria desde o começo, autorizando a implantação de novos cursos, de novas atividades, e do nosso geriatra, que foi algo que nunca tivemos. Agora, com a nova sede, tenho certeza que poderemos fazer muito mais pelos nossos idosos.
 Também presente ao evento, o vereador Emanoel Fernandes aproveitou a festa para entregar ao prefeito Alair Corrêa e à secretária Cristiane Fernandes a Moção de Aplausos concedida por ele e aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Cabo Frio.
- Participamos, desde o início, da criação desta Secretaria. Vimos ela nascer de um sonho que tentaram transformar em pesadelo ao transformá-la em Coordenadoria. Mas o prefeito Alair Corrêa, sabiamente, apostou no idoso, e devolveu o status de Secretaria, proporcionando todos os investimentos que estão sendo feitos, inclusive na área da saúde, que é uma novidade. Por toda esta dedicação, oferecemos esta Moção de Aplausos – discursou Emanoel.
A festa foi animada e cheia de alegria e entusiasmo


A comemoração do aniversário de 5 anos da Secretaria da Melhor Idade de Cabo Frio, que acontece até o fim do dia com diversas atividades no CEMI para os idosos cadastrados, também teve espaço para oração de louvor e agradecimento com participação do subsecretário da Melhor Idade, Marcelo Brum, e dos secretários de Comunicação, Edinho Ferrô; de Saúde, Demócrito Azevedo; da Criança e do Adolescente, Renato Carvalho; da Mulher, Príscila Porto, e de Esportes, Alfredo Gonçalves.
Fotos: Divulgação/SEMEI Cabo Frio

Morre no Rio de Janeiro o cantor Emílio Santiago


Morreu na manhã de  hoje (20) o cantor Emílio Santiago, aos 66 anos, no Hospital Samaritano de Botafogo no Rio de Janeiro.

O cantor morreu de complicações decorrentes de um AVC (acidente vascular cerebral) que sofreu no dia 07 de março último, depois de passar treze dias internado na CTI do hospital.

O velório será hoje às 12:30 na Câmara dos deputados e o enterro será ainda amanhã no cemitério do Caju.

Cabo frio: Feriadão com muitas atrações


Semana Santa tem programação diversificada na cidade com shows de diversos estilos musicais e também atrações para a garotada
 por Aimée Barbosa
A Secretaria de Eventos de Cabo Frio preparou uma programação de Semana Santa para ninguém ficar de fora: do publico adulto ao infantil, diversas atrações agitaram o feriado em vários pontos da cidade.
A encenação da Via Sacra acontece na sexta-feira (29/3). A reprodução da Paixão e Morte de Jesus Cristo é uma tradição na cidade. O evento começa às 20h, passando por várias estações no Largo Santo Antônio.

No sábado de Aleluia (30/3), é a vez do rock tomar conta da cidade, com a quinta edição do Festival Rock Humanitário, no Espaço de Eventos, que fica na Praia do Siqueira. 18 bandas se apresentam a partir das 14h e caravanas de vários pontos do país já estão confirmadas. Os alimentos arrecadados pela organização do evento serão destinados a várias entidades de assistência social da cidade.
No domingo de Páscoa (31/3), é a vez da criançada. Pela manhã, a partir das 10h, um evento destinado aos pequenos acontece no pedaço mais frequentado da Orla da Praia do Forte, entre a ruas 13 de Novembro e Nilo Peçanha: Dudinha e a Galinha Pintadinha.


Diversidade musical
O feriadão terá também shows musicais em cinco palcos montados na cidade. Desta vez, a secretaria de Eventos inova e divide as atrações por estilos. Dois grandes palcos serão montados: um na Praia do Forte e outro no Espaço de Eventos de Tamoios. Além deles, três palcos menores, com shows específicos, estarão na rua Nilo Peçanha, no Largo de São Benedito, na Passagem; e no Boulevard Canal.
Na Praia do Forte, os shows começam na quinta-feira (28/3). A grande atração nos quatro dias de shows é o cantor e compositor Rodriguinho, que se apresenta no sábado (30/3), com a turnê “O Mundo dá Voltas”. Com 20 anos de carreira, Rodriguinho se apresenta em show marcado para iniciar às 22h. Em Tamoios, a principal atração é Elymar Santos, também no sábado, às 22h.

Nos três palcos alternativos, apresentações de bandas de pop-rock na Nilo Peçanha; de MPB no Boulevard Canal e de jazz e blues na Passagem.

PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA

ENCENAÇÃO VIA SACRA
29/03 – Sexta-feira ás 20:00h. – Largo Santo Antônio

V FESTIVAL DE ROCK HUMANITÁRIO
30/03 – Sábado a partir das 14:00h – Espaço de Eventos

FESTA DA PÁSCOA PARA AS CRIANÇAS COM DUDINHA E A GALINHA PINTADINHA
31/03 – Domingo a partir das 10:00h – Orla Praia do Forte
(entre a rua 13 de Novembro e a Av. Nilo Peçanha)

SHOWS MUSICAIS
PRAIA DO FORTE – 22h
Quinta (28/3) – Jéro & Banda
Sexta (29/3) – Sempre Assim
Sábado (30/3) – Rodriguinho

TAMOIOS – 22h
Sexta (29/3) – Som do Gueto
Sábado (30/3) – Elymar Santos
Domingo (31/3) – Sempre Assim

NILO PEÇANHA – POP-ROCK – 22h
Sexta (29/3) – Léo Barreto
Sábado (30/3) – Allan & Alex

LARGO DE SÃO BENEDITO – JAZZ & BLUES – 22h
Sexta (29/3) – Paulinho e Banda
Sábado (30/3) – Paulinho e Banda

BOULEVARD CANAL – MPB – 22h
Sexta (29/3) – Banda do Bem
Sábado (30/3) – Jéro & Banda

Texto: Aimée Barbosa
Fotos: Divulgação
Foto paixão de Cristo: Arquivo/Reprodução da Internet