quinta-feira, 14 de março de 2013

Cabo Frio: Cidade vai se transformar na Cidade dos descontos


Entre produtos e serviços, promoções de até 50% para os turistas

por Telma Flora 

A discussão na semana passada entre os Coordenadores Executivos e turismólogos da Secretaria de turismo de Cabo Frio com os representantes dos setores da rede hoteleira, moda praia e comércio afim e gastronômico, visando diminuir os problemas causados pela sazonalidade no município, rendeu bons frutos com a conquista de descontos significativos dos serviços e produtos a fim de movimentar a economia local.
Uma grande campanha para atrair os turistas na época da baixa temporada para Cabo Frio começará a ser veiculada a partir de abril, divulgando um grande atrativo: descontos de até 50% para quem é de fora da cidade e ter ainda mais motivos para visitar Cabo Frio e região.
Vai ter direito a este volume de vantagens quem vier a Cabo Frio e se hospedar em um dos hotéis ou em uma das pousadas que aderirem à campanha.
A Rede hoteleira vai oferecer descontos a partir de 30%. De acordo com os coordenadores Executivos, Aldenir Soares, Gilson Peres e Milton Roberto, 40% dos hotéis integrados a Associação de Hotéis e Pousadas de Cabo Frio já concordaram com a campanha.
- Para garantir o desconto, o turista vai receber na recepção dos hotéis e pousadas o passaporte, uma espécie de cartão que deverá ser apresentado nos estabelecimentos participantes, informou Aldenir Soares.
Surpreendente foi o percentual do desconto que os comerciantes do comércio de moda praia e afim estabeleceram para incentivar a campanha: 50% de redução nas compras.
Para o presidente da Associação da Rua dos Biquínis, Silvio César Rodrigues, os comerciantes não estão pensando apenas no lucro das vendas.
- 50% de desconto, às vezes, nos traz até prejuízo, mas o que queremos é apresentar e divulgar a cidade fora de Cabo Frio. Trazer o pessoal de fora, cidades de até 600 km de distância para vir passear e conhecer a cidade. Estamos muito animados.
A promoção desta campanha vai acontecer entre os meses de abril até junho. Os estabelecimentos participantes vão ser identificados com um adesivo.
Segundo os turismólogos Luane Ferreira, Vanina Navega e William Bruce, o cadastro destes locais vai ser elaborado esta semana para começar a divulgação do projeto pelas cidades estratégicas do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas gerais e Espírito Santo.
- A Prefeitura vai divulgar os estabelecimentos participantes na internet. Os turistas também vão ter acesso à lista destes locais nos hotéis que oferecerem o cartão de descontos, informou Luane Ferreira, lembrando que os descontos somente serão válidos para quem vem de fora da cidade.
- Estamos perfeitamente convencidos de que a iniciativa da Secretaria de Turismo resultará num completo êxito para todas as partes envolvidas. Certamente a cidade assistirá a um aumento de turismo de maior qualidade, mesmo num período considerado de baixa temporada. Sentimo-nos entusiasmados e motivados a nos tornarmos parceiros do Poder Público e abraçar esta campanha como nossa também. Apresentamos a nossa admiração e os nossos parabéns ao Prefeito Alair Corrêa, aos três Coordenadores da Secretaria de Turismo e a toda a equipe técnica que participa neste projeto e que, certamente, no seu todo muito farão pelo desenvolvimento da nossa Cabo Frio, disse o casal Isabel e Renan, da loja "Pedacinho do céu acessórios”, na Gamboa.
Ana Karla, proprietária da Biker Boy Courrier, empresa recém instalada em Cabo Frio, disse que encontrou na nova administração da Cidade o apoio e incentivo necessário
para enfrentar as adversidades que a baixa temporada apresenta.

- É com grande entusiasmo que iremos aderir ao selo "Turismo 365 Dias" e
parabenizamos a equipe da Secretaria de Turismo pelo trabalho desenvolvido.


Búzios: Secretaria de Educação sem comunicação

A cidadã Regina Célia enviou o seguinte e-mail:

"Estou fora de Búzios e tentando pegar o histórico escolar da minha filha há simplesmente 4 dias. 
Ligo para todo os telefones da secretaria de educação e ninguém atende. Ligo para um telefone disponível na internet e cai na clínica Búzios.
Não sei mais o que fazer. Preciso do histórico escolar do meu filho. "

Fica a reclamação de Regina Célia.




Envie você também suas denúncias, sugestões e pautas para blogaodoslagos@hotmail.com

Búzios: Secretaria de Educação disponibiliza quadro de horários de aulas para a população


Pela internet, é possível visualizar, em tempo real, horários e turmas dos professores que estão em sala de aula
por Secom Búzios
                       Um projeto inédito, que visa oferecer transparência à população de Búzios, vem demonstrando que a atual gestão trabalha intensamente pela transformação do município. Desde o início do ano letivo, está disponível no site da Secretaria Municipal de Educação o quadro de trabalho de todos os professores das redes municipais de ensino, com suas respectivas escolas, turmas e horários em sala de aula. A meta, com esta ação, é garantir que pais e responsáveis de estudantes tenham um canal aberto para acompanhar o andamento do ano letivo no município.
            Pelo link http://cadastro.educabuzios.com.br/escolas/quadros_horarios, qualquer internauta pode ter acesso ao quadro de horário de todas as escolas municipais de Búzios. Ali, é possível verificar, o professor que está em sala de aula naquele momento e a disciplina que está sendo ministrada em cada uma das turmas das unidades escolares. Segundo Secretário de Educação, Claudio Mendonça, a iniciativa, que não tem precedentes no município, já repercute entre a população:
            “O que fizemos foi dar transparência para os pais e para a sociedade, mostrando que o espaço do concursado está lá assegurado, assim como o do contratado está bem definido. Ao mesmo tempo, há muitas mães felizes porque já têm o contato direto com a escola e conseguem monitorar o filho, verificando se naquele horário ele tem aula ou não”, disse ele.
Em tempo recorde – 40 dias úteis de governo – a Prefeitura já implementou diversos projetos e reestruturou o sistema da rede municipal de ensino, iniciando o processo de renovação da área educacional, um das prioridades de governo do Prefeito André Granado. Dentre as principais ações, houve, já nas primeiras semanas de janeiro, a informatização do sistema de cadastramento de profissionais e estudantes, criando um mapeamento de mais de oito mil horas de trabalho docente e a contabilização das notas dos alunos em 2012, com o objetivo de monitorar o desempenho dos estudantes buzianos.
O ano letivo de 2013 iniciou, em 18 de fevereiro, com 110 professores concursados em serviço, diminuindo um dos principais problemas da Educação de Búzios que era a falta de professores em sala de aula. Este processo foi possível devido à realização, em tempo recorde, de três processos seletivos concomitantes, para a seleção de professores – incluindo para ministração de aulas de Braille - e diretores gerais.
A seleção para diretores veio atender uma antiga reivindicação dos profissionais buzianos já que é feita exclusivamente para concursados. Segundo o secretário, o principal objetivo deste processo era selecionar e formar líderes que atuem em prol de uma gestão diferenciada e inédita na rede municipal de ensino de Búzios:
“A educação buziana precisa de diretores que sejam líderes e consigam enxergar soluções eficazes ao se depararem com situações como conflitos de alunos e falta de motivação de uma equipe. Porque estar à frente de uma escola envolve vários eixos que vão desde a forma como se lida com seus funcionários até  a administração da merenda escolar”, afirmou o secretário.
Para uma nova gestão na Educação do município, a Prefeitura proporcionou, neste início de ano, a desapropriação do maior equipamento urbano da cidade, o terreno onde funcionava o CEMEI, no bairro da Rasa, e que era de propriedade da Fundação Bem Te Vi. O principal benefício, a partir de agora, é que o Governo Municipal passa a ter autonomia para realizar obras e projetos que necessitam de maior investimento na área, o que não era possível antes, por se tratar de um espaço alugado. Além de ser a primeira escola de turno único do município, o espaço rebatizado de Instituto de Educação e Formação Integral Judite Gonçalves (INEFI) passa a oferecer diversos cursos profissionalizantes, projetos sociais, trilhas ecológicas, biblioteca comunitária, além de eventos e cursos abertos à comunidade em geral.
A Educação de Búzios também vive um novo momento com a discussão dos critérios de abono ao estudante universitário; reforma e, em breve, a circulação de ônibus universitários para transporte de alunos matriculados em instituições de outros municípios; reestruturação e reforma de diversas escolas municipais, incluindo a construção do anexo da Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira, em Manguinhos; teste de acuidade visual em milhares de crianças das primeiras séries do Ensino Fundamental e verificação de contratos e realização de novas licitações.
“Búzios vive uma nova realidade na Educação, isso é notório. Acabamos de ingressar no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), um programa de importância ímpar para a formação de professores alfabetizadores, e estamos substituindo todos os estagiários da rede por professores. Também estamos empenhados em montar as primeiras turmas de aceleração de aprendizagem, com o objetivo de diminuir e extinguir a defasagem idade-série. São muitas mudanças em tão pouco tempo, mas, mesmo assim, pedimos paciência às pessoas que, ansiosas, ainda não conseguiram enxergar o que já foi feito pela Educação em apenas dois meses. Encontramos uma cidade sem o mínimo de base educacional e é meta do prefeito consolidar uma educação de qualidade que escreva uma nova história para Búzios. Para isso, é preciso planejamento e um processo gradual”, afirmou o Secretário de Educação.

Cabo Frio: Aprendendo a arte de representar


Aulas começam dia 18 de março com inscrições abertas para o turno da noite
 por Nicia Carvalho
            Dando continuidade a proposta de estimular o estudo das artes e ampliar o uso dos espaços do Teatro Municipal de Cabo Frio, a direção da casa abriu inscrições para o Curso Básico de Interpretação Teatral. As aulas começam na próxima segunda feira, dia 18 de março, e os interessados em participar devem se dirigir à secretaria do Teatro, de segunda a sexta feira de 9h às 17h, para se matricularem. É necessário levar cópias dos documentos de identidade e pagar a taxa mensal de R$20,00.

            Segundo a direção, a oficina tem como foco “pensar a arte como um espaço de possibilidades múltiplas, a partir de escolhas feitas por um artista em contato com a sua criatividade”. Ao todo serão quatro módulos de estudos, que pretendem traçar um panorama sobre a história do teatro, passando pela expressão corporal e exercícios de improvisação, até o processo de montagem de uma peça, no final do ano.

            - O teatro tem múltiplas expressões e a oficina vem com o desejo de propiciar o encontro e o aprofundamento dessas relações. Teatro é vida e intensidade, oportunidade única de crescimento artístico e pessoal. Mais novidades vem por aí – disse Yuri Vasconcellos, Superintendente dos Espaços Culturais de Cabo Frio.

            O diferencial do Curso Básico de Interpretação Teatral é o corpo docente: formado por quatro professores com experiência em diferentes áreas culturais, mas que se convergem para a arte de representar, além de um colaborador na área de Literatura\Poesia. São eles:

Ítalo Luiz Moreira é ator formado pela Escola de Teatro Leonardo Alves e estudou com João das Neves no Curso Técnicas e Montagens de Espetáculos Teatrais, além de passar uma temporada no Teatro Profissional do Negro (Tepron). É autor de vários textos teatrais, como Movimentos, O Circulo do Jogo, Atlantic-City, entre outros, e fundador do Grupo Andança “Por Um Teatro Livre”. 

Maurício Cardozo é poeta, professor de Língua Portuguesa e Literatura. Lançou o livro “Poesia na Lata”, razão pela qual ficou conhecido como o “O Poeta da Lata”. É criador do Varal de Poesia de Cabo Frio, com mais de cinco mil obras e 1,5km de extensão, considerado o maior do gênero do mundo. Além disso, realizou inúmeras performances no Brasil e no exterior.

Gabriela Ramos é professora, formada na UniverCidade em Licenciatura em Dança, pós graduanda na Universidade Gama Filho e maquiadora formada no SENAC, RJ. Foi colaboradora da Casa de Dança Carlinhos de Jesus, participou da organização de festivais de danças em Cabo Frio e no Rio de Janeiro. Também atuou nestes festivais com as coreografias “Brincadeira de Criança”, “Flores”, “Girls”, “Fadas Jardineiras” e com performances. Atualmente ministra aulas de ballet clássico e dança livre/criativa.

Jiddu Saldanha é poeta e ator. Trabalha com mímica corporal e atuou nos principais palcos do país, acompanhado por orquestra sinfônica, bem como realizou intervenções artísticas nas ruas. Contemporâneo, utiliza ferramentas da internet para brincar, informar e poetizar. Realizou exposições em alguns estados brasileiros, como o Rio de Janeiro. É criador do único catálogo de artistas que contribuíram para a arte mímica no Brasil, existente atualmente .     

Beatriz Flores é musicoterapeuta e professora de música (piano) formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além disso, tem formação em Educação Física, pela Universidade Castelo Branco; Psicomotricidade, pela Universidade de Porto Alegre; e em Ginástica Rítmica Desportiva (GRD). É professora de expressão corporal.

SERVIÇO
Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb
Endereço: Rua Aníbal Amador do Vale, s/n – Algodoal – Praia do Forte
Telefone: 22 2645.4472
Funcionamento da secretaria: de seg a sex, de 9h às 17h, sem interromper o atendimento durante o horário de almoço.

Oficina de Teatro
Local: Teatro Municipal
Início: 18 de março
Dias: segundas e terças, de 19h às 22h
Investimento: R$ 20 mensais


Desenvolvimento Social oferece projeto para a Melhor Idade
           por Vanessa Campos
A Prefeitura de Búzios está oferecendo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, aulas de hidroginástica e ginástica na praia para a Melhor Idade. Os interessados devem efetuar as inscrições até o dia 3 de abril, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de José Gonçalves e Rasa, e na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada à Praça Santos Dumont, s/nº, Centro, das 8h às 17h.
Excetuando as aulas de ginástica, abertas para adultos com idade acima de 40 anos, todo o projeto é voltado para idosos (com mais de 60 anos) referenciados aos CRAS. Para se inscrever, basta apresentar a ficha do CRAS preenchida, comprovante de residência, uma foto 3X4 e atestado médico.
As aulas de hidroginástica serão oferecidas na APAE de Búzios, na Marina, às terças e quintas-feiras, nos seguintes horários: 8h às 9h; 9h às 10h; 10h às 11h e das 15h às 16h. Já a ginástica na praia será oferecida às segundas e quartas-feiras, no Canto Esquerdo de Geribá (das 7h às 8h) e na Praia de Manguinhos (das 8h às 9h), e às sextas-feiras, na Praça Santos Dumont, das 7h às 8h.

SOBRE O QUE NÃO VALE A PENA



Talvez seja um pouco pessoal esse meu texto, e fora do que é costumeiro aqui no Blogão, mas me senti na obrigação de escreve-lo tendo em vista o que anda acontecendo em uma contexto de tanta agressividade em todos os âmbitos da sociedade.

As pessoas se acostumara a usar as redes sociais para difamar e caluniar quem quer que seja. As ofensas variam de grau e intensidade dependendo do tamanho do ódio que a pessoa carrega no peito.

Fui vítima disso dia desses. Não vou entrar no mérito da situação, mas o fato é que existe gente covarde de todo tipo. Gente que se esconde atrás de todo tipo de fake, seja ele virtual, ou seja a cara de bonzinho. 

Ano passado quando ainda existia o jornal A Raza lancei uma campanha contra fakes, por já ter sido vítima deles. Fake não dá pra processar e a gente fica impotente. Foi em vão a tal campanha porque muita gente que aderiu à ela tinha milhões de fakes. Nesse meio tempo muita coisa aconteceu e muita gente saiu da minha vida, gente que não deveria nem ter entrado. 

Com os bloqueios que fiz nas minhas mídias sociais, uma chuva de gente me pediu amizade, gente suspeita e gente que eu sabia que era fake para me bisbilhotar. Natural, afinal se a pessoa faz um fake para me acompanhar é porque tem muito interesse no meu trabalho. O que é bom porque trabalho com mídia e quanto mais gente vendo o que posto, melhor.

Achei que poderia conviver pacificamente sem precisar bloquear ninguém, mas não existe isso. Quem não interessa, quem não acrescenta não pode fazer parte da sua vida, não tem como escapar dessa lógica. Sei que muitos vivem essa lógica e vão entender a minha reflexão. O que não presta, não acrescenta e nos rouba a paz, precisa ser separado das nossas vidas. As vezes nem percebemos mas somos nós mesmos quem tomamos o veneno que nos oferecem. 

O que mais incomoda é quando não são fakes que te citam e falam de você de modo pejorativo, quase sempre orquestrados por covardes que não tem a coragem de falar o que pensam de verdade e usam outros  mais "bobinhos" para falar. Pior é ser acusado de ser um fake, já é a segunda vez que me acusam disso. Pois bem , coloco à disposição de qualquer um meu endereço de IP. Precisam provar o que dizem, de outro modo tudo é calúnia e difamação e é passível de processo. 

Não sejamos levianos ao acusar sem provas, vamos nos atentar à fatos que valem a pena gastar nossa energia. Não se deixe influenciar por quem não tem outra meta na vida além de roubar, matar e destruir. sejamos pacíficos porque o mundo é de quem sabe lutar com as armas do bem.

Camila Raupp - editora do Blogão dos Lagos 

Cabo frio: Tamoios terá ações programadas de combate à dengue


Reunião traça primeiras metas para o desenvolvimento do projeto “Vigilância Ambiental em seu Bairro”
 por  Katyuscia Chaparral
Aconteceu na tarde desta segunda-feira (11/3) uma reunião promovida entre a Companhia de Desenvolvimento de Tamoios (CODESTAM), a superintendência de Vigilância em Saúde e associações de moradores do Distrito.
O encontro serviu para promover a apresentação do projeto "Vigilância Ambiental em seu Bairro", criado pela Secretaria de Saúde de Cabo Frio, que tem como ideia principal mostrar à população que a melhor forma de combate ao mosquito Aedes aegypti é sempre a prevenção.
Na ocasião, estiveram presentes Ana Lúcia, educadora em saúde; Sandra Barbara, agente de saúde,; os supervisores Marcelo Paixão e José de Souza; e o coordenador do núcleo de combate dengue na CODESTAM, Ivanir Thomaz; que solicitaram a parceria das 23 associações de moradores convidadas para a reunião.
Durante o encontro também foi ministrada breve palestra sobre o combate ao mosquito e a forma como as associações podem cooperar junto às comunidades na luta contra o Aedes aegypti.
A reunião serviu também para divulgar o calendário do projeto, com ações mais amplas nos bairros com maiores incidências de casos de dengue. Em Tamoios, as ações acontecem nos dias 26 e 27 de março, respectivamente nos bairros Samburá (na rua ao lado da antiga subprefeitura) e em Gargoá.
Estas ações ostensivas contarão com a montagem de tendas educativas para abordagem direta a população, distribuição de folhetos explicativos e palestras, e visitas domiciliares dos agentes de saúde.

Búzios: Moradora do Alto da Raza reclama de abandono


A rua está assim, fora do período de chuva
A moradora do alto da Raza , Elaine Lopes reclama do abandono em que se encontra a rua 20, que faz divisa com a Maria Joaquina, distrito de Cabo Frio.


Segundo a moradora, o dono de quitinetes que mora no Rio de Janeiro e pouco vem à cidade tem jogado todo o esgoto de seus imóveis diretamente na rua, a céu aberto. O dono das quitinetes já foi procurado e disse que nada pode fazer pois na localidade não há rede de tratamento de esgoto. Também o responsável pela sub-prefeitura de Maria Joaquina teria sido procurado pelos moradores mas não houve resposta e nem prazo para a regularização da situação. 

As poças não são de água, mas de esgoto
O assunto é grave e merece atenção do poder público, os moradores temem pela saúde principalmente das crianças que ficam expostas aos riscos do contato direto com o esgoto.


O Blogão dos Lagos encaminhou a denúncia à Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cabo frio e aguarda uma resposta sobre a situação do local e a possível solução do caso.



A situação do local



Fotos enviadas pela moradora Elaine Lopes




Envie você também suas denúncias, sugestões e pautas para blogaodoslagos@hotmail.com

Cabo frio: Secretaria de Cultura Frio apoia projeto “Cinema Inflável”


Ação acontece no sábado, 16, e domingo, 17, com duas sessões por dia
 por Nícia Carvalho
A secretaria Municipal de Cultura apoia no sábado, 16, e domingo, 17, o projeto “Claro Cinema Inflável”, que acontece na Praça de São Cristóvão, em parceria com a operadora de telefonia móvel.
O público vai poder se divertir com os filmes e, ainda, se deliciar com a distribuição gratuita de 400 pipocas. A classificação é livre. O projeto “Cinema Inflável” é um circuito itinerante de cinema ao ar livre. 


PROGRAMAÇÃO
Sábado, 16 de março
19h – Curta “Linear” + “Antes que o mundo acabe”, de Ana Luiza Azevedo
21h – Curta “Com vistas para o céu” + “O palhaço”, de Selton Melo

Domingo, 17 de março
19h – Curta “Linear” + “Vou rifar meu coração”, de Ana Rieper
 21h – Curta “Com vistas para o céu” + “Gonzaga”, de Breno Silveira

Pastor Marcos Feliciano pode deixar a Comissão de Direito Humanos da Câmara



A direção nacional do PSC se reúne nesta quinta-feira com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para discutir o futuro do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) à frente da Comissão de Direitos Humanos. Estarão presentes também o líder do partido na Câmara, André Moura (SE), e o próprio Feliciano. A confusão gerada ontem, na primeira reunião da comissão, é o motivo do encontro. Não está descartada a possibilidade de Feliciano deixar o comando do colegiado.



© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.