segunda-feira, 11 de março de 2013

Cabo Frio: Vigilância Ambiental intensifica escala do fumacê


Bairros com maiores índices de infestação serão os mais visitados

imagem ilustrativa
 por Glória Passos
A Secretaria de Saúde de Cabo Frio, através do Setor de Combate a Vetores, está intensificando o trabalho de combate à dengue na cidade. Além da continuidade do serviço porta-a-porta, pelos agentes da Vigilância Ambiental, o trabalho das motos-fumacê também será reforçado.
As três motofogs circulam pelos bairros a partir das 17h. Os locais foram determinados a partir do estudo dos índices de infestação na cidade. A superintendente de Vigilância em Saúde, Edilane Medeiros, ressalta que “mesmo com o fumacê percorrendo a cidade, é fundamental que a população continue com o trabalho de prevenção em casa, cuidando dos locais propícios à proliferação de larvas, cobrindo caixas d’água e atendendo os agentes de saúde em suas casas”.
O Setor de Combate a Vetores informa ainda que outros três agentes estão sendo treinados para circular com a moto-fumacê para trabalharem em Tamoios já na próxima semana, quando também será divulgada a escala de bairros.
Segue abaixo a escala da motofog em Cabo Frio.
SEGUNDA
- Jardim Caiçara I e II
- Ilha do Japonês
- Caminho Verde
- Ogiva
- Gamboa
- Braga

TERÇA
- São Cristóvão
- Parque Central
- Jacaré
- Palmeiras
- Jardim Excelsior

QUARTA
- Guarani
- Centro
- São Bento
- Itajuru
- Jardim Flamboyant
- Praia do Siqueira

QUINTA
- Vila do Sol
- Recanto das Dunas
- Vila do Ar
- Jardim Esperança
- Passagem

SEXTA
- Manoel Corrêa
- Jardim Náutilus
- Célula Mater
- Jardim Esperança
- Parque Burle

Búzios: Prefeitura inicia vistoria de transporte alternativo do município


Prefeitura de Búzios inicia vistoria de transporte alternativo do município
Vãns sendo vistoriadas

            A Prefeitura de Búzios deu início nesta sexta-feira, dia 8, ao período de vistoria anual dos veículos pertencentes às cooperativas de transporte de passageiros de baixa capacidade (vans) que circulam pelo município. O objetivo é ordenar o setor de cadastro e verificar as condições dos veículos, garantindo segurança ao cidadão buziano. O procedimento está sendo realizado na sede da Secretaria Municipal de Ordem Pública, das 14h às 17h, e vai até o dia 23 de março.
            A vistoria desta sexta-feira foi direcionada aos veículos com finais de placa entre 0 e 3. Entre os dias 9 e 15 de março, o procedimento será realizado para os veículos com finais entre 4 e 6. Já entre os dias 16 e 23 de março, a vistoria contemplará os carros com finais de placa entre 7 e 9. Para o segundo semestre, já está agendada uma nova vistoria, obedecendo as seguintes datas: finais de placa entre 0 e 3, regularização no dia 13 de setembro; finais entre 4 e 6, entre os dias 14 e 20 de setembro, e com finais de placa entre 7 e 9, vistoria entre os dias 21 e 27 de setembro.
            De acordo com o coordenador de Trânsito e Transporte do município, Flávio Antônio Gomes, os veículos que não passarem pela vistoria ficam proibidos de realizar o transporte de passageiros, dentre outras penalidades:
            “O motorista que não se apresentar no período estipulado pelo calendário municipal será considerado irregular, ficando impossibilitado de circular com o veículo. Ao ser flagrado realizando o transporte, ocorrerão a retenção e a retirada dos passageiros, lacre das portas e remoção do veículo para o depósito público na reincidência”, afirmou ele.  
Para efetuar a regularização, os condutores dos veículos deverão apresentar o Formulário de Recadastramento, além de cópias dos seguintes documentos: carteira nacional de habilitação; documento de identidade (RG); comprovante de curso de especialização, nos termos de normatização do CONTRAN; certificado de registro e licenciamento do veículo atualizado, dentro do prazo de vistoria; DPVAT – secretaria de Fazenda; cartão de identificação como permissionário/autorizatário; comprovante de cadastramento no INSS; comprovante de residência (água, luz, documento emitido por órgão público); certidões negativas de registro de distribuição criminal; certificado de homologação GNV, para os veículos convertidos; apólice de seguro de responsabilidade civil em favor de terceiros por danos pessoais, por pessoa atingida, transportada ou não, no valor mínimo de R$ 50 mil, além daquele por danos materiais, no valor mínimo de R$ 50 mil, por veículo; comprovante de contribuição sindical do exercício; cópia da ata de associação junto à cooperativa; nos casos de veículos em leasing, declaração da financeira autorizando a utilização do veículo no setor de transporte e, nos casos de motoristas auxiliares, carta do titular, autorizando a emissão do cartão para o auxiliar.
A Secretaria Municipal de Ordem Pública está localizada à Rua 13, Quadra B, lote 12, em Armação. Outras informações, pelo telefone: (22) 2623-4950.

 fotos: Evelin Martins

           

Cabo frio: “Sorriso Nota 10” nas escolas da cidade

Programa de Saúde Escolar Oral começa na próxima semana


por Anneliese Lobo
A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, por meio do Departamento de Apoio ao Educando (DEPAE), dará início a implantação do programa Sorriso Nota 10 nas unidades escolares que atendem às turmas do 1º ao 5º Ano de Escolaridade. O projeto, que começa no dia 12 de março, é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Sorriso Nota 10 é um programa de Saúde Escolar Oral de abrangência nacional, que visa, através da parceria entre Educação e Saúde, utilizar métodos simples e de baixo custo para promover ações educativas e preventivas. Para isso, será feito um levantamento epidemiológico nas escolas para diagnosticar a situação da saúde bucal dos alunos e, assim, orientar o trabalho na Rede Municipal.
Dentre as diversas ações previstas no projeto estão palestras para toda a comunidade escolar, campanhas de aplicação de flúor para os alunos, campanhas educativas de qualidade nutricional da alimentação escolar e incentivo de hábitos nutricionais saudáveis. Além disso, cada aluno receberá um kit de prevenção, contendo um tubo de creme dental, uma escova de dente e ainda um rolo de fio dental. Na entrega os alunos receberão orientações de como utilizar todo o material de forma correta.
De acordo com a Diretora do DEPAE, professora Patrícia Freitas, o projeto já acontece há alguns anos nas escolas de Cabo Frio e os resultados já podem ser percebidos. Ela conta que a incidência de cáries nos alunos da Rede vem diminuindo e que os pais relatam mudanças importantes nos hábitos dos filhos. “Como essa ação ocorre logo nas séries iniciais, propicia que as crianças criem rotinas de hábitos saudáveis e mantenham essa preocupação em prevenir a saúde bucal, inclusive cobrando dos responsáveis a mesma preocupação”, explica a professora que ressalta ainda a importância da distribuição dos kits: Muitas crianças só vão conhecer o fio dental na escola e partir daí usam diariamente. O objetivo da campanha é justamente fomentar esses hábitos para então diminuir a incidência de cáries na população infantil, reforça.
A primeira escola a receber o projeto será a E. E. Mz. Francisca Nazareth de Souza, no bairro Campos Novos, com atividades durante todo o dia. Durante os meses de março e abril as escolas do 2° Distrito receberão a visita dos dentistas do projeto.
Vale ressaltar que o projeto Sorriso Nota 10 também está de acordo com a proposta pedagógica do atual Governo – Todos Juntos pela Escola Cidadã, Todos pela Dignidade da Educação, que visa unir forças entre todas as Secretarias em favor do Ensino. Para a Secretária de Educação, professora Elenice Martins, a Educação não pode ser vista como um desafio de uma Secretaria, mas sim como um compromisso de todos.
Seguem os dias em que cada escola receberá o projeto Sorriso Nota 10:
Agenda do Sorriso Nota 10 / MARÇO
DIAS – ESCOLAS – BAIRROS
12 – E. E. Mz. Francisca Nazareth de Souza – Campos Novos
13 – E. M. Prof.ª Alitta Maria do Valle – Gargoá
19 – E. M. Prof.ª Luceléa Rodrigues da Costa – Aquárius
20 – E. M. Prof.ª Luceléa Rodrigues da Costa – Aquárius
26 – E. M. Prof.ª Amélia Ferreira – Unamar
27 – E. M. Prof.ª Amélia Ferreira – Unamar

Agenda do Sorriso Nota 10 / ABRIL
DIAS – ESCOLAS – BAIRROS
02 – E. M. Justiniano de Souza – Maria Joaquina
03 – E. M. Justiniano de Souza – Maria Joaquina
09 – E. M. Palmira Bessa de Figueiredo – Unamara
10 – E. M. Palmira Bessa de Figueiredo – Unamar
16 – E. M. Samburá – Samburá
17 – E. E. Mz. Tosana – Fazenda da Pedra
23 – E. M. João Evangelista dos Santos – Botafogo
24 – E. M. Prof.ª Maria José Barroso – Santo Antônio
30 – E. M. Pedro Jotha – São Jacinto

Cariocão 2013: BOTAFOGO CAMPEÃO

Foto oficial do time campeão

Quem queria ver futebol bem jogado pode ter ficado decepcionado. Mas a final da Taça Guanabara entre Vasco e Botafogo trouxe os elementos usuais de uma decisão de título: muita luta, vigor físico e suor. E, claro, uma boa dose de polêmica, como não poderia faltar. No fim, vitória botafoguense por 1 a 0, com um gol de Lucas a 10 minutos do fim, para conquistar o título do primeiro turno do Campeonato Carioca e garantir uma vaga antecipada numa possível final da competição estadual.


A supremacia histórica em decisões estaduais dos botafoguenses sobre o rival prevaleceu mais uma vez. Em 10 confrontos por títulos, são nove sucessos do Botafogo. E, por ter conseguido melhor campanha na fase de classificação da Taça Guanabara, o Vasco ainda jogava neste domingo com a vantagem do empate, que fez valer até os 35 minutos do segundo tempo, com muita retranca e muita cera.

Mas, mesmo sem jogar bem, a experiência de jogadores importantes do lado botafoguense, como Seedorf, Bolívar e Jefferson, foi determinante para evitar que a equipe perdesse a calma mesmo quando os minutos escorriam pelo relógio. Sem vencer um turno do Campeonato Carioca desde 2004, o Vasco não consegue se livrar da pecha de time que fracassa em decisões, pelo menos no âmbito regional.

vitória tem um peso enorme para o Botafogo, principalmente para o técnico Oswaldo de Oliveira, que entrou na temporada sob pressão da torcida, fruto da briga com o ídolo Loco Abreu - o atacante uruguaio deixou o clube às turras com o treinador e o restante do grupo.

Agora, Oswaldo de Oliveira ganha fôlego para a sequência da temporada, ao menos para a disputa da Taça Rio, quando um novo título transforma o Botafogo automaticamente no campeão carioca por antecipação, evitando a realização de uma grande final.
"Eu vi o Bolívar dominar e pedi a bola. Nunca marquei um gol como esse. Um dos mais importantes da minha carreira. Vou guardar com muito carinho", disse Lucas, o herói da final deste domingo. "O Oswaldo conseguiu com muita tranquilidade fazer com que esse time jogasse o que a torcida esperava. Este título é dos jogadores", elogiou o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção. Coube ao novo ídolo Seedorf erguer a taça, como capitão de uma equipe que o tem como ponto de referência, dentro e fora de campo.

Os vascaínos serão mais uma vez alvo de dúvidas da torcida, que viu, preocupada, o desmonte do time do ano passado, em razão dos problemas financeiros. E certamente haverá reclamação por um gol invalidado, feito aos 37 minutos do segundo tempo, após marcação de impedimento.

Fraco tecnicamente...
A tensão deu o tom do primeiro tempo. Muita luta, muitos choques e poucas trocas de bola bem executadas. Como seria de se esperar, por causa da vantagem do empate na decisão, os vascaínos adotaram postura mais cautelosa. Nos primeiros 45 minutos, apenas uma única finalização do Vasco, na melhor oportunidade de gol até o Botafogo fazer 1 a 0. Mas Carlos Alberto perdeu na pequena área.


Com Seedorf bem marcado e Rafael Marques muito mal na função de pivô, o Botafogo não invadia a área adversária. Só o fez já aos 36 minutos, quando o zagueiro Bolívar apareceu no ataque e tabelou com o meia Fellype Gabriel, que chutou por cima do gol.

Oswaldo de Oliveira voltou para a segunda etapa com o atacante Vitinho no lugar do volante Marcelo Mattos. Mas pouco efeito surtiu. A paciência do treinador com Rafael Marques durou 20 minutos a mais do que a dos torcedores, que já xingavam o improdutivo atacante (20 jogos sem marcar com a camisa do Botafogo) quando saiu para a entrada de Bruno Mendes.

Um lance crucial aconteceu aos 31 minutos. Carlos Alberto emendou um lindo voleio em cruzamento do Bernardo, mas Jefferson fez ótima defesa. Logo depois, com o campo à sua disposição para avançar, o Botafogo saiu do sufoco. Bolívar pegou a sobra do cruzamento e rolou com carinho para Lucas, que chutou bem, colocado, no canto baixo de Alessandro: 1 a 0, aos 35.

Como polêmicas costumam marcar clássicos decisivos, este não poderia passar sem uma importante. Fellipe Bastos cobrou falta com potência, Jefferson deu rebote e Dedé colocou nas redes. Mas o impedimento foi marcado e o lance, anulado. Como reclamação não mexe o placar, o Botafogo segurou a última pressão do rival e foi campeão da Taça Guanabara.

Búzios: Imperador Adriano curte fim de semana no balneário


Adriano , o imperador em sua mansão em Búzios
foto: Xande Nolasco

A namorada de Adriano e amigos fazendo compras no
Só Ofertas em Búzios
Longe dos gramados, Adriano Imperador exibiu preparo físico invejável para a farra, em Búzios, na companhia de amigos e da namorada, a estudante de odontologia Renata Fontes. ,





O jogador recrutou a amada para ir buscar seu combustível: uísque e muita, muita picanha. A cerveja foi comprada num posto de gasolina porque o Imperador queria a bebida bem gelada e, no mercado, só tinha ela quente.




Búzios: 4ª Expo Hotel acontece em Agosto



Entre os dias 13 a 15 de Agosto, das 14h00 às 20h00, estará acontecendo no Geribá Tennis Park, na cidade fluminense de Búzios,  a 4ª Edição da Expo Hotel Búzios — Feira de Fornecedores para Hotelaria e Gastronomia. O evento já se consolidou como o mais importante encontro de fornecedores da hotelaria do Interior do Rio de Janeiro, devendo reunir cerca de 60 expositores e um público esperado de 1500 participantes.

Entre os participantes estarão empresários, diretores, executivos, gerentes, profissionais em geral dos setores de hotelaria e gastronomia e de suas áreas correlatas da Costa do Sol e também da Região Serrana e Capital. A Expo Hotel Búzios conta com o apoio da ABIH Nacional — Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, da FBHA — Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação — e de outras entidades do setor, assim como tem a Revista Hotéis como Media Partner.

O objetivo deste evento é proporcionar oportunidades de negócios entre os empresários geradores de turismo e grandes fornecedores com preços diferenciados e condições de pagamentos facilitados. Além disso, a Expo Hotel Búzios 2013 pretende realizar rodadas de negócios, apresentações culturais, ciclo de palestras, além da integração, troca de experiências, networking e difusão de conhecimentos entre o empresariado regional. 

Casimiro de Abreu: Universitárioss são cadastrados para bolsa-auxílio e bolsa-estágio

Universitários de Casimiro e Barra de São João
são contemplados com bolsas


A Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, deu início na segunda-feira (4) aos projetos Bolsa Auxílio e Bolsa Estágio. A reabertura foi realizada no salão da Casa de Cultura Estação. Participaram todos os estudantes  selecionados, além  da secretária Alessandra Teófilo e as novas coordenadoras dos projetos Pâmela Barros e Cátia Ângelo.
 
De acordo com a secretária Alessandra Teófilo, os jovens selecionados foram criteriosamente avaliados. “Eles vão notar mudanças e melhorias. Vamos prepará-los para o mercado de trabalho e estudaremos datas específicas para que tenham cursos com profissionais qualificados”, disse. Na ocasião, foram distribuídos questionários com o objetivo de saber quais os cursos profissionais que os jovens procuram. 
Durante o evento, os bolsistas foram informados sobre  horário, função, uso do uniforme. Eles assistiram a uma palestra de motivação profissional com a psicóloga Cristina Mota.   Na última terça-feira (5), aconteceu outra  reunião com bolsistas de Barra de São João, na Biblioteca Municipal.  Atualmente, são 52 jovens pelo Bolsa Estágio e 73 pelo Bolsa Auxilio. Pela dedicação de muitos, alguns foram contratados posteriormente como funcionários da Prefeitura.  

Búzios: Primeira dama de Cabo Frio visita Capela de Nossa Senhora Desatadora dos nós

Zete Corra, primeira-dama de Cabo Frio
foto - João Gautto

Na manhã de domingo (10) a primeira dama de Cabo Frio, Zete Corrêa visitou a Capela de Nossa Senhora Desatadora dos Nós em Búzios.
Em uma manhã ensolarada de domingo a primeira dama aproveitou o momento para fazer suas preces e pedir a Nossa Senhora a proteção para o prefeito, Alair Correa e para a cidade de Cabo Frio, nesse momento decisivo em que passa a Região dos Lagos.