terça-feira, 5 de março de 2013

Entrevista com o ex-prefeito de Búzios Mirinho Braga


por Camila Raupp

O ex-prefeito Mirinho Braga recebeu a equipe do Blogão dos Lagos na tarde de segunda-feira (04) em sua casa, no Parque das Acácias. Descontraído e muito a vontade falou sobre o quadro político da cidade, o novo governo e sobre seus projetos para o futuro.


Mirinho Braga, ex-prefeito de Búzios recebendo
a equipe do Blogão dos Lagos

Blogão dos Lagos: Passados mais de noventa dias das eleições, como o senhor vê hoje o cenário político de Búzios?

Mirinho Braga: Eu vejo um cenário confuso, na realidade a gente tem um governo confuso. Eu disse outro dia em uma entrevista em uma TV a cabo em Cabo frio, que esse governo, é um governo composto pelo pior que tinha no governo Toninho Branco.  Está se projetando um futuro que não é bom para a cidade. Hoje mesmo eu postei em meu blog uma dispensa de licitação de 6 milhões de reais para limpeza pública. É esse tipo de coisa que tem acontecido na cidade. É claro que temos que dar um tempo e eu como todo mundo torço e espero que o governo acerte e trabalhe pela população de Búzios.

B L: A que o senhor atribui o insucesso do governo de transição já que logo nas semanas seguintes à eleição o senhor convocou oficialmente o início do processo de transição? 

 M B: Falta de preparo, a total falta de preparo. Eles ficaram quase vinte dias de janeiro sem saber usar a parte de informática, que é o coração ee a mente da prefeitura. Eles não se interessaram pela transição. Em poucos setores, e em poucas secretarias houve interesse. Nas secretarias de Educação e um pouco na secretaria de obras de Genilson, o restante eles não se interessaram, acharam que iam chegar e fazer de qualquer maneira e dar certo. Não estavam e não estão preparados, importaram funcionários do governo Zito de Duque de Caxias, vários funcionários de Maricá, de Saquarema. São pessoas que  não conhecem a  cidade.  Na verdade eles estão expurgando o buziano. E quando digo buziano, não estou falando só de quem nasceu aqui, mas os que moram aqui. Se não mudar, não vai dar certo.

B L: O senhor no fim do governo chamou os candidatos que passaram no concurso público.  Ainda assim, as escolas estão sem professores e alguns setores sem pessoal. A que o senhor atribui essas questões?

M B: Na realidade eu não chamei os concursados no final do mandato, eu chamei antes da eleição. O que houve é que não se respeitou. Não estão respeitando a chamada do concurso, com o intuito de contratar, existe muita contratação e quem fez concurso está de fora dessa chamada.

B L: Como o senhor analisa o quadro da educação hoje em Búzios, com menos de 90 dias de governo já vivendo uma crise?

M B: Essa crise na educação é uma crise prevista, porque você não pode pegar um secretário que não conhece a cidade, se colocar ele dentro de Vila Verde e rodar não consegue sair. E a culpa é dele? Não. A culpa é de quem o indicou e nomeou. Uma coisa é você ser secretário de uma cidade como o Rio de Janeiro ou Niterói, outra é ser secretário em Búzios, Arraial, Casimiro de Abreu. Tem que haver o pessoal. Essa impessoalidade que ele tanto prega não é boa pra ninguém. Nem para a cidade nem para a educação. Há na realidade uma política, no meu entender, mal feita. Tenho acompanhado pelas redes sociais, e vejo o secretário e o governo menosprezarem a mão de obra local. Aqui temos ótimos profissionais, ótimos professores, temos aqui os melhores profissionais de educação da região. Não há uma valorização da classe nesse sentido.

B L: A maior reclamação hoje é da obra na escola Nicomedes. As aulas começaram antes do fim das obras. E alunos e funcionários reclamam da desorganização. A culpa é de quem?

M B: A escola Nicomedes abriu com carteiras velhas, quebradas, começou as aulas sem a obra terminada. A culpa não é do construtor, o construtor tem até abril para concluir a obra por contrato. A culpa é de quem dispensou os containners que estavam lá no clube de Manguinhos. Os alunos estão estudando de forma improvisada, com a escola ainda em obras. Faltando merendeiras, faltando inspetor de alunos, faltando professores. Estão brincando com a educação. Se você me perguntar se o secretário é competente, sim, talvez seja, mas está com uma política de educação errada. Querendo usar política de cidade grande em Búzios.


BL: Como o senhor vê as pessoas públicas que tem usado as redes sociais para se manifestar, inclusive em horário de expediente?

MB: Eu vi algumas postagens do secretário de educação por exemplo, agredindo o vereador Felipe Lopes. Falando inverdades. O que não se pode esquecer nunca é que o prefeito, o vice-prefeito, os vereadores e secretários, são todos funcionários do povo. Não dá para o homem público ficar ali, perdendo tempo e respondendo em redes sociais, enquanto há tanto o que fazer pela cidade.

B L: Falando sobre as redes sociais, o senhor fechou sua conta no facebook. Por quê?

M B: Na verdade o facebook virou um lugar para as pessoas tratarem seus problemas pessoais. Querem se tratar psicologicamente no facebook. Você vê cada postagem que assusta. A pessoa briga com o marido, posta no facebook. Eu como pessoa pública não tinha muito como escolher quem você vai ter como amigo ou não. Na realidade eu excluí minha conta depois que deixei de ser prefeito. Até curioso, poderia agora estar aí com o facebook.


BL: Na campanha última se inaugurou uma agressividade nas mídias sociais. Em especial dos que faziam oposição ao seu governo. O senhor acha que o governo está preparado para uma oposição nas mídias sociais ao contrário?

 MB: Eles estão provando do próprio veneno. Mas eu te digo que sinto falta por exemplo, da Ativa Búzios nas redes sociais. Não os vejo mais atuando junto ao Ministério Público, será que é porque alguns membros da ONG tem cargo de confiança dentro do governo? É uma pergunta que se deixa no ar. Sinto falta desse comprometimento que a Ativa Búzios tinha com a cidade. Sinto falta do compromisso que a Ativa Búzios tinha com a cidade. Acabaram as fiscalizações nas licitações, nas obras. O ativismo nas redes sociais de uma forma geral acabou. O ativismo era agressivo, ofendiam membros do governo, agrediam a mim. Eu tenho processos contra alguns rolando na jstiça. Sinto falta disso. Eu de maneira nenhuma quero o mesmo comportamento agressivo com o novo governo, mas quero que continuem fiscalizando. Que sejam coerentes. Dois membros da Ativa Búzios estão no governo, foram nomeados em BO, será por isso o silêncio?

BL: Como o senhor vê, sendo hoje um blogueiro, o uso dessas ferramentas alternativas como blog, facebook, twitter no processo político?

MB: Essas ferramentas são fundamentais. Ninguém pode fugir hoje da mídia social para fazer política. É uma ferramenta importante não só para a política mas para tudo daqui a pouco. É evidente que tem de haver um bom senso de equilibrar. Como falei antes, o homem público ou candidato não pode estar no facebook respondendo a tudo. O que temos de fakes na cidade é uma coisa de louco. A pessoa agride e você nem sabe quem é. Mas é fácil descobrir quem é, o jeito de escrever não muda, até quem diz que não gosta de fake tem fake.

BL: Existe um consenso entre o seu grupo sobre esse trabalho nas mídias alternativas?

MB: Há um consenso natural, de quem se conhece desde muito tempo. Que pensa parecido. A coisa flui de modo muito natural. As vezes que tenho encontrado com Alan(Câmara), com Carlinhos e outros companheiros, até de Cabo frio, a gente aborda assuntos. Mas é engraçado, é quase como um time de futebol que joga junto há muito tempo. Não há reuniões, mas é uma coisa natural. Isso acaba acontecendo entre vários blogs.

BL: Quais são os seus planos para o futuro?

MB: O meu plano para o futuro é descansar um pouco. Evidente que já recebi propostas para ir para o Rio de Janeiro. Essas propostas me fariam estar a semana toda no Rio, e eu estou estudando isso. No nível político hoje a minha intenção é ajudar a reeleição para deputado estadual do meu amigo Janio Mendes. E ajudar os companheiros de partido para deputado federal, senador, governador, ver o que o partido vai decidir e que caminho vamos seguir. Dia 22 teremos a convenção nacional do PDT em Brasília, e ali além da eleição teremos algumas diretrizes do partido. É evidente que eu tenho a minha opinião, mas não vou externar porque pode ser diferente da maioria do partido. A única coisa definida nesse momento é a reeleição de Janio e já adianto em primeira mão 99,9% definida a campanha de Felipe Peixoto para deputado federal, que é um grande amigo de muitos anos. A gente vai fazer essa dobradinha Felipe e Janio, um para a Alerj e outro para a Câmara Federal.

BL: O PDT pensa em lançar candidatura própria à presidência?

MB: Há essa discussão no partido, em torno do nome de CristóvãoBuarque. Eu sou a favor de uma candidatura própria. Acho que o partido tem que ter cara, mostrar essa cara. Com o Cristovão como candidato você coloca em pauta a educação. Se o Cristovão não for o candidato não existe educação em pauta. Isso é importante para o país. Eu vou dizer algo polêmico, hoje eu não vejo diferença entre PT e PSDB. Não estou falando do PT de quinze anos atrás, e sim do PT de hoje. Sinceramente, hoje eu não vejo muita diferença entre eles. Eu não gostaria de ver o PDT à revoque desses partidos. Mesmo que lançando uma candidatura seja difícil se eleger. O PT hoje tem 70 milhões de bolsas. É uma máquina poderosa. Eu não sou contra bolsa, mas sou mais a favor de ensinar a pescar o peixe. Sou a favor de uma candidatura própria do PDT, sou do diretório nacional, vou participar, vou votar nessa discussão. Estou há 27 anos no partido e sempre sigo o que a maioria decidir. Senão acontece como agora no Rio, o Lindberg quer ser candidato e o PT não vai deixar. Para ser candidato, ele vai ter que sair do partido, na minha opinião. Porque a direção do PT no Rio de janeiro está toda comprometida com a política do governo do SergioCabral. Eu disse isso a ele, conversamos isso esses dias, durante um almoço aqui em Búzios.

BL: A base do governo nessas últimas eleições perdeu em várias cidades, e partidos quase sem expressão, como é o caso do PSC em Búzios, chegaram ao poder. A que o senhor atribui esse fenômeno?

MB: Eu não saberia falar de outros municípios, mas vou dizer uma coisa que ainda não disse a ninguém. Aconteceram coisas não republicanas aqui em Búzios. Mas não posso falar, nem comentar porque não tenho como provar. Não da para discutir porque fica parecendo “discurso de perdedor”. E quando eu perdi a eleição a primeira coisa que eu disse ao meu filho mais novo foi: “É a vontade de Deus”. Mas se formos entrar nessa discussão, ela sai de Búzios, ela atravessa a região e o país. Um dia isso pode aparecer.

BL: O senhor acredita no nome André Granado? Ou acredita que é apenas um nome proposto em uma articulação política?

MB: É na verdade, uma série de interesses de todo os tipos. Você pega um diário oficial e eu já citei isso nos serviço de limpeza, mas na saúde há uma série de dispensas de licitação. Há discussões de cada um ficar com uma fatia, um pedaço. A minha maior dificuldade nesse terceiro mandato foi bater de frente contra esses interesses. Tinham alguns vereadores que queriam ficar com pedaços do governo. Isso é meu, esse é meu aquilo é meu. Eu conversava agora a poucos minutos com o ex-verador aqui de Búzios, Paulo Pereira que a maior dificuldade em se governar será sempre essa. A não ser que haja uma reforma política séria. E quando vemos essa candidatura, sabe-se que não havia uma articulação em torno do nome André, mas uma articulação para que todos se desse bem. O que até agora, aparentemente está acontecendo. E dane-se a cidade. O que se tem de documentos com dois meses de governo é um troço absurdo.  E você vê pessoas em jornais afirmando “investi um milhão e meio na campanha”. Esse mesmo “investidor” da campanha, antes de investir, me procurou, tenho o nome dele em uma agenda, solicitando audiência, em 2010. Está lá escrito o nome dele.

BL:Não ter aceitado esse tipo de investimento pode ter gerado ódio e desejo de vingança?

MB: Sempre gera porque acaba gerando vingança quando você contraria interesses financeiros. O dinheiro é a desgraça do mundo. Você contraria interesses, e atrai para você forças contrárias e se você joga na mesma moeda, se defende, mas vai estar se igualando. Jamais vou ganhar uma eleição para deixar outra pessoa mandar no meu lugar. E isso está acontecendo hoje. Pessoas que estavam impedidas de serem candidatas, que tem problemas na justiça que mandam e desmandam hoje na prefeitura. E com muita maestria porque não deixam digital. Não estou dizendo com isso que no meu governo só tinha santos. Existem pessoas que findada a eleição, eu disse: “Nunca mais quero essa pessoa perto de mim. Quando digo que Deus me tirou de um furacão, ele me tirou desse furacão também”.

BL:O que o seu governo deixou de bom para a cidade que deveria ser aproveitado?

MB:Uma das coisas mais importantes que deveriam ter dado continuidade foi a escola em tempo integral. A saúde está um caos. Não vou dizer o que precisa ser feito porque não quero ensinar a governar. Há um comprometimento do orçamento, com folha de pagamento, desapropriações e dispensa de licitação. Desapropriar a Bem-Te-Vi, por exemplo, por 15 milhões, por exemplo, o quanto poderia ser feito com esse montante? 12 escolas tipo a nova escola de Vila Verde, 20 creches, 30 posto de saúde. E ainda tem mais algumas áreas para desapropriação na cidade. Absurdo maior é desapropriar o campo da SEB, aí vira guerra civil.

BL: Sobre os novos cargos criados nesse governo? Não causará impacto no orçamento?

MB:  É comprometer o orçamento, e para quem conhece bem orçamento, e eu conheço bem, há um grave comprometimento do orçamento. É preciso se pensar em prioridades. Com esses novos cargos vai se gastar  1,7 milhões a mais com pessoal. Se marcar bobeira, não vai dar para pagar o salário do pessoal. Tem tanto subsecretário nesse novo governo que a gente nem conhece.

BL: O senhor acha que Búzios precisa de uma secretaria de ciência e tecnologia?

MB:Não. A secretaria foi criada para atender interesses de membros do PSB de Búzios. Eu tenho falado muito em laranja no meu blog. Eu desconfio que a secretaria de ciência e tecnologia é mais um laranja. Secretara de ciência e tecnologia em Búzios para que? Vou mais além, secretaria de habitação em Búzios para que? Uma subsecretaria bastava. Secretaria de infraestrutura com a mesma função da secretaria de obras. Na verdade esvaziaram a secretaria de obras, colocaram em outra estrutura. Criou-se várias subsecretarias com salários quase iguais aos dos secretários. Eu conheço bastante gente mas até agora não reconheci quase nenhum subsecretario. É bom de vez em quando cobrar o que está fazendo a secretaria de ciências e tecnologia. Quando falo de laranja, não falo só da cor do uniforme, mas do fato de alguém estar no lugar de outra a pedido.

BL: Quando o senhor lê o Boletim Oficial e encontra nomes de candidatos e pessoas muito ligadas à sua campanha, ocupando cargos de confiança no governo, o que lhe passa pela cabeça?

MB: Costumo dizer que criei um couro de jacaré, que não sinto mais essas coisas. Há dez anos atrás talvez eu sentisse hoje não mais. Eu já esperava, porque já fui ex-prefeito, já vi essas coisas. Tem gente que quando você é prefeito anda ao seu lado o tempo todo mas quando você deixa de ser prefeito troca de calçada para não falar contigo. Isso não me entristece, pelo contrário faz com que eu valorize muito mais meus amigos. Eu acabo passando para as pessoas, uma falsa prepotência. Parece que eu sou prepotente. O que não é verdade. Eleito prefeito, no sábado você recebe quinze convites. Para tomar uísque e decidir o destino de Búzios. Eu nunca aceitei e nunca fiz isso. Com isso você acaba arrumando alguns inimigos. Ano passado durante sete semanas seguidas saíram notícias negativas de Búzios no “O Globo”. Aquilo nasceu em uma mansão em Geribá, entre um empresário e algumas peças que hoje estão no governo. Eu já sabia que ia sair, eles não contavam que o garçom que estava servindo uísque para eles me contaria. Garçom criado comigo.  São atitudes que a mim não surpreendem. Você vê isso em todos os lugares, até me setores da mídia que era isso e de repente vira outra coisa. Já estavam como dizia o Brizola, costeando o alambrado.

BL:Para finalizar  a pergunta que todos querem saber a resposta: Daqui a quatro anos o senhor vem candidato a prefeito mais uma vez?

Eu tenho escutado muito essa pergunta e não digo nem que sim nem que não. Agora se você me perguntar qual é a minha vontade, a minha vontade é nãos ser. Mas nesse processo a gente não é muito dono da nossa vontade. Se houver um candidato com a possibilidade de ganhar a eleição, eu estou na campanha dessa pessoa. Uma coisa eu posso garantir, não estou fora do processo político, de uma forma ou de outra eu estou dentro do processo. Deus me deu a oportunidade de ser prefeito por três vezes e ser o primeiro prefeito dessa cidade. Ninguém me tira isso. E aprendi a não dizer nunca, pode ser que a cidade precise. A gente torce para a cidade ficar bem, e torço. Mas com a equipe que está aí, sinceramente somente se o prefeito der um soco na mesa e chute o balde, o que eu acredito que ele não vai fazer. Agora é esperar para ver como as coisas vão se definir.

Casimiro de Abreu: Prefeito Antonio Marcos inaugura praça


O prefeito de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos, reinaugurou a praça Darcy Azeredo, no bairro Santa Ely, na noite da última sexta-feira (01). Com a revitalização, a área ganhou mais acomodações com bancos e mesas de jogos, palco para eventos e arquibancada coberto, novos jardins, quiosque, banheiros, ponto de van, nova pista de skate, parque infantil com grama sintética e brinquedos de fibra, quadra de futsal com piso de cimento e iluminação sofisticada.

De acordo com o prefeito, a praça estava há 14 anos sem nenhuma reforma com pouca iluminação e completamente devastada: “Quero aproveitar esta oportunidade e pedir a população e moradores deste bairro que cuidem da praça como se ela fosse sua segunda casa. Esta área de lazer é de vocês, ninguém melhor que vocês para cuidarem dela”, disse Antônio Marcos. A família do homenageado agradeceu ao prefeito Antônio Marcos e a sua equipe de governo pela revitalização do local.

— Para quem não conheceu o meu pai, ele foi um homem muito integro e bom. Ficamos emocionados em relembrá-lo com essa homenagem — disse José de Souza Azeredo, filho de Darcy Azeredo. 

O prefeito Antônio Marcos prestigiou o jovem Killyacking Scott, mais conhecido com Kane KS, de 21 anos, grafiteiro que fez uma arte na parede da arquibancada da nova praça. O artista é morador do município de Campos dos Goytacazes, e fez uma obra em alusão ao esporte. 

Estiveram presentes na solenidade de reinauguração o vice-prefeito Zedequias da Costa, o secretário de Obras Luiz Augusto Peres e o subsecretário Fábio Kiffer, os vereadores Alessandro Pezão, Odino Miranda, Eliezer Crispim e Juninho Piquira, além de membros da equipe de governo e sociedade civil. Após a cerimônia de reinauguração, a população contou com o show do grupo Moderasamba.

São Pedro da Aldeia: 30ª edição do Fest Verão



por Luana Macêdo
Nesta terça-feira (05), a decisão do primeiro lugar, do Grupo A, vai agitar as areias do 30º Fest Verão, em São Pedro da Aldeia. A partir das 22h, na Arena da Praia do Centro, o duelo de beach soccer entre Vovô Lima e Panelinha, abre a última rodada da fase classificatória. Após vencer os dois primeiros jogos, as equipes vão buscar os 100% de aproveitamento. Antes, às 21h, a bola rola para o confronto dos veteranos entre Baleense e Ipeteranos.
Na estreia da competição adulta, o Vovô Lima derrotou o Balneário, por 6 a 4. Comandados pelos craques da seleção brasileira de beach soccer, Jorginho e Bruno Xavier, na segunda rodada, a equipe goleou o Guerreiros por 11 a 6. Classificado para as quartas-de-final, o time busca o bicampeonato consecutivo do torneio.
Já o Panelinha, que venceu o jogo inicial do Fest Verão, derrotou o Guerreiro por 6 a 5, começando a competição com o pé direito. Na segunda partida, o Balneário foi a vítima da vez, sofrendo a goleada de 8 a 2.
fotos: Pierre Sampaio

Cabo Frio: Secretaria do Meio Ambiente convoca audiência pública em Tamoios


Encontro vai tratar da gestão do Parque Natural Municipal do Mico Leão Dourado
 por Nicia Carvalho
A prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), vai realizar no sábado (9/3), em Tamoios, às 9h, audiência pública para retomada da gestão do Parque Natural Municipal do Mico Leão Dourado e início do processo de implantação da unidade de conservação.
De acordo com a secretária da pasta, Vanessa Lima, a reunião tem por objetivo tratar das questões de proteção do local e, para isso, conta com a participação dos moradores do entorno do Parque e do Distrito:
- Esta audiência faz parte de um conjunto de ações ambientais que vamos realizar em Tamoios. É fundamental a participação das entidades e, principalmente, da adesão dos moradores do entorno – explicou a secretária.
Criada em 1997, o Parque é uma unidade de proteção integral que tem por objetivo a defesa dos últimos remanescentes florestais do bioma Mata Atlântica em Tamoios. Além de promover pesquisas científicas, o local também é destinado à educação ambiental e ao turismo ecológico.
- Mais que a preservação do Parque, é importante que todos entendam o meio ambiente como vital para nossa sobrevivência – acrescentou Vanessa.
Ainda segundo a SEMA, outras ações já começaram a ser implantadas em Tamoios, como o início da proteção do Parque com o aumento de fiscalização da unidade, inclusive nos fins de semana e feriados, o que antes não existia. Além disso, também é feita a limpeza da área – com a participação da população local – retirada de cercas e paralisação do desmatamento. 
Além da secretária da pasta, a audiência será dirigida por César Pinho, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Tamoios (Codestam) e por Bruno Max, diretor de Meio Ambiente em Tamoios. Também foram convidadas para o encontro diversas autoridades municipais, como o prefeito Alair Corrêa, secretários de Promoção Social, Turismo, Esporte, Regularização Fundiária, Procuradoria Geral da cidade, Ministério Público, representantes da sociedade civil e da Associação de Moradores do entorno do Parque, entre outros.
Audiência Pública - Parque Natural Municipal do Mico Leão Dourado
Data: sábado, dia 9 de março
Hora: 9h
Local: sede da Associação dos Ex-funcionários do Banco do Estado do Rio de Janeiro (ABANERJ)
Endereço: Centro Hípico de Cabo Frio – Tamoios
Bosque do Gargoá, Lotes 1 a 20, Quadra 1

Arraial do Cabo: I edição MMA Fight Show


por Ascom Arraial do Cabo

Se você é fã de luta, não pode perder o MMA Fight Show que será realizado em sua primeira edição no próximo dia 16 de março, no Estádio Municipal Hermenegildo Barcellos, o Barcellão, em Arraial do Cabo. O evento organizado pela Lion Fightwear com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Esporte e Lazer, e pela primeira vez em um estádio de futebol, começa às 19h. 

“O evento mais uma vez mostrará a grandiosidade com que nossa cidade vem sendo mostrada tanto nacionalmente quanto internacionalmente, valorizando os nossos atletas para que num futuro próximo sejamos conhecidos como a capital não só do mergulho como do esporte”, declarou Henrique Barreto.

O evento terá um total de oito lutas de MMA, com a presença de personalidades do esporte brasileiro. Na luta principal, o atleta local Alexandre Pantoja, número 1 do ranking nacional na categoria até 57kg. Ele irá enfrentar o atleta, da renomada academia Team Nogueira, Rodrigo Índio. Outro destaque do evento será o atleta cabista Otto Rodrigues, da academia XGYM, que irá enfrentar a revelação paulista do mestre Paulo Nikolai, Gustavo Erak.

De acordo com os organizadores, o evento terá cobertura completa do Canal Premiere Combate, da Band TV e da TV Arraial. Os ingressos terão preços variados - arquibancada R$ 15,00, cadeira no gramado R$ 30,00 e área vip R$ 100,00 - com venda nos seguintes locais: 

* Academia Gym Center – Rua Machado de Assis, 32 – Praia Grande – Arraial do Cabo
* Bazar do Manel, Av. Getúlio Vargas, 92 - Praia Grande - Arraial do Cabo - RJ - Tels. (22) 2622- 3965 / 2622-7425
* Loja Suedini Sports Cabo Frio - Av. América Central, n.º 338, São Cristovão, Cabo Frio, RJ - Tels.(22) 2646-7736/ 2644-4660
* Loja Empada Praiana Cabo Frio - Av. Assumpção, n.º 706, Centro - Cabo Frio, RJ - Tel. (22) 2645-2195
* Loja Empada Praiana Araruama - Estrada de Praia Seca, n.º 12650, Shopping GG, loja 08, Praia Seca, Araruama, RJ - Tel. 22 2661-3357
* Academia H&F Top Club - Estrada da Cruz Nunes, 2997, Itaipú, Niterói, RJ - tel 21 2609-6951
* Loja Pau Brasil Fitness - Rua Moreira Cesar, n.º 165, loja 118, Icaraí, Niterói

Cabo Frio: Operação Calçada Limpa acontece hoje


Objetivo é a retirada de carros em cima das calçadas, estacionamentos irregulares e filas duplas
 por Rafaela Lima
Acontece hoje, terça-feira (5/3) a “Operação Calçada Limpa”, realizada pela Guarda Municipal de Cabo Frio, com a colaboração do 25º Batalhão de Policia Militar. O objetivo da operação é a retirada de carros em cima das calçadas, estacionamentos irregulares e filas duplas, facilitando a passagem de pedestres.
A operação “Calçada Limpa” tem início previsto para as 9h, terminando às 17h, passando pelos bairros São Cristovão (na Avenida Joaquim Nogueira), seguindo pelo Centro, Gamboa até o bairro Jardim Esperança. Duas viaturas da Guarda Municipal, um reboque e duas motos de patrulha da Policia Militar estarão à frente da operação, fiscalizando as calçadas da cidade e orientando os moradores e comerciantes.


Búzios: Drogas apreendidas no Bairro Cem Braças

As drogas apreendidas na Cem Braças

A guarnição Patamo 5ª cia de Búzios composta pelos sargentos Brum e Rocha e o cabo Xariff, em patrulhamento de rotina no bairro de Cem Braças em Búzios, na segunda-feira (4), abordaram Diego Simas de Oliveira, saindo de uma residência em atitude suspeita.

Ao revista-lo nada foi encontrado. No interior da residência estavam Rafael Quintanilha da Silva,  Igo da Conceição Simas e um menor de 15 anos. Foram apreendidos 36 sacolés de cocaína, e 03 tabletes de maconha que foram encaminhadas à perícia. Os três foram encaminhados às 127ª DP para averiguação.

Rafael foi autuado e preso e os outros dois jovens foram liberados como testemunhas. 


O suspeito de tráfico - Rafael Quintanilha














Búzios: Mudanças nos horários de atendimento no RH da Prefeitura



por Ascom Búzios

A partir da próxima segunda-feira, dia 11, o Departamento de Recursos Humanos, setor ligado à Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Armação dos Búzios, realizará atendimento à população em novo horário: das 13h às 17h. A mudança é temporária e tem por objetivo agilizar o serviço interno do setor que, no último mês, ganhou um volume extenso de processos devido à convocação de concursados das secretarias de Educação, Saúde e Ordem Pública.
A expectativa é que o atendimento ao público seja normalizado – das 8h às 17h – o mais rápido possível. Com o funcionamento temporário para a população, no turno da tarde, o Departamento fará todo o serviço interno pela manhã, organizando o setor e dinamizando a conclusão de procedimentos de rotina.
O Departamento de Recursos Humanos funciona na sede do Governo Municipal, localizada à Estrada da Usina, nº 600, Centro. Outras informações pelo telefone: (22) 2633-6029.

Cabo frio: Caminhada contra a dengue


Mobilização marcou o início da Campanha “Eu luto pela vida, eu luto contra a dengue”
 por Glória Passos 
As principais ruas de Cabo Frio foram tomadas pela Caminhada contra a Dengue, realizada no sábado (2/3). A mobilização marcou o lançamento da grande campanha “Eu luto pela vida, eu luto contra a dengue”, partindo da Praça Porto Rocha, no Centro, e terminando na Praça de São Cristóvão.
A caminhada contou com a presença do Prefeito Alair Corrêa, dos representantes da Secretaria Estadual de Saúde, dos Secretários de Saúde Dr. Demócrito Azevedo e Demerval Soares, além dos secretários das outras pastas e população em geral.
A Praça de São Cristóvão foi o palco principal da grande mobilização, onde se reuniu uma multidão de pessoas engajadas na luta contra a dengue.  Também na praça, foi montada a estrutura para o evento, com tendas e distribuição de material informativo e demonstrações de ações de prevenção.
A parceria com a Secretaria Estadual de Saúde trouxe também atrações infantis com brinquedos e apresentações de teatro. Além disso, uma grande bandeira com o slogan da campanha “ 10 minutos contra a dengue” foi aberta com a ajuda de várias pessoas, mostrando a força de vontade de todos em colaborar.
O objetivo da campanha é conscientizar cada vez mais as pessoas a respeito dos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito da dengue.
A caminhada foi a primeira ação dessa campanha. Outros projetos de diversas secretarias também fazem parte da campanha e terão o calendário divulgado à medida que forem sendo iniciados. 

Texto: Glória Passos | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde
Fotos: Fábio Pereira