sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Búzios: Universitário Buzianos reunidos com o Prefeito André Granado


Universitários são recebidos mais uma vez pelo Secretário de Educação e o Prefeito André Granado

Os membros da comissão reunidos com as
autoridades municipais
Nesta última quinta-feira (21), o Secretário de Educação recebeu a Comissão Representante de Universitários de Armação dos Búzios para uma reunião que contou com a presença dos vereadores Felipe Lopes, Joice Costa e Messias Carvalho. Também estiveram presentes a Presidente do Conselho Municipal de Educação e sua vice-presidente, além do Professor Roballo.
Na reunião, a comissão recebeu maiores informações sobre os processos da Ajuda de Custo e a atual situação dos ônibus. Os estudantes também apresentaram uma proposta de Processo de Seleção para ser avaliado pela Secretaria de Educação. Segundo eles, a proposta apresentada “humaniza” mais a relação entre o governo e o beneficiado, diferente do sorteio, que não avalia a real situação do indivíduo.
O grupo destaca que em todas as reuniões o Secretário de Educação foi solícito em ouvir os estudantes e a criar com eles uma relação de transparência no que diz respeito aos programas universitários da cidade.
Nesta mesma semana, na terça-feira (19), os universitários foram recebidos pelo Prefeito André Granado em seu gabinete, juntamente com a presença do líder de Governo, Uriel Pereira. O prefeito expôs o desejo de aumentar a ajuda de custo e também cogitou a hipótese de, após a estabilização da economia de Búzios, a cidade ter a possibilidade de oferecer uma bolsa integral aos estudantes. 
Outro fato importante abordado na reunião foi o interesse do Prefeito em fazer do Estágio um programa que complemente a educação, onde os estagiários exercitarão o conhecimento aprendido em sala de aula, enriquecendo o currículo e desenvolvendo as habilidades de seu curso. Esse fato foi muito bem aceito pela comissão e pelos demais universitários, já que os mesmos desejam que o estágio seja um programa educativo, não um programa apenas de emprego, como sempre foi.
Pra finalizar, a comissão agradece pelo retorno de algumas pessoas junto à causa e principalmente a disposição do poder público em ouvir as necessidades dos jovens.
crédito da foto: Igor Ribeiro

Mutirão de Limpeza na Lagoa de Araruama


A Lagoa Araruama, um dos principais cartões-postais da Região dos Lagos, e a Lagoa de Juturnaíba, principal manancial do Estado do Rio e que abastece as cidades da área de concessão da Prolagos (Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia) receberão mutirões de limpeza, organizados por voluntários, em prol da defesa do meio ambiente, que contarão com o apoio da Prolagos – Concessionária de Água e Esgoto do Grupo Equipav.
Na Lagoa Araruama, no Bairro das Palmeiras e Portinho, em Cabo Frio, o mutirão será realizado neste sábado, 23/02. O evento é organizado por moradores e frequentadores da cidade, que criaram o Movimento Lagoa Limpa, e a Prolagos apoiará com água potável.
Os participantes se encontrarão na Estação Elevatória Excelsior da Prolagos, localizada no Bairro das Palmeiras, às 8h30. Segundo os organizadores do evento, cerca de 150 pessoas participarão do Movimento, que é aberto a toda a comunidade.
Durante o dia serão recolhidos o microlixo das areias, formado por pontas de cigarros, canudos, tampas de garrafas, cotonetes e etc, além do lixo doméstico descartado de forma irregular, responsáveis pela poluição na Lagoa. Todos os voluntários receberão um kit com material de limpeza com sacolas, luvas, vassouras e pá.

Mutirão na Lagoa de Juturnaíba deve recolher quatro toneladas de lixo
Na Lagoa de Juturnaíba, em Araruama, o mutirão de limpeza será realizado na próxima segunda-feira, dia 25/02, às 9h, por cerca de 40 canoeiros e pescadores que, em suas embarcações, percorrerão as margens da represa recolhendo todo tipo de lixo. O evento, organizado pelo Movimento S.O.S Lagoa de Juturnaíba, contará com o apoio da Prolagos, que doou sacolas plásticas e combustível para os barcos.
De acordo com os organizadores, os copos plásticos, garrafas pet e latas de alumínio recolhidos na Lagoa serão levados para reciclagem e o dinheiro revertido para projetos socioambientais em escolas municipais da região.
Este será o quarto mutirão de limpeza realizado pelo Movimento na Lagoa de Juturnaíba que, nos anos anteriores, retirou mais de seis toneladas de lixo do meio ambiente.
Crédito Fotos: Ascom Prolagos

São Pedro da Aldeia: Início das aulas na rede Pública



Começou o ano letivo em São Pedro da Aldeia
O primeiro dia de aula na Rede Municipal de São Pedro da Aldeia atraiu cerca de 90% dos alunos nas 45 escolas e creches. Para os alunos iniciantes, Creche e Educação Infantil, a semana será de adaptação com redução no horário. Na segunda-feira (18, )o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Evaldo Bittencourt checou pessoalmente o funcionamento de cinco escolas.
A visita começou pela Escola Municipal Carlota Rocha da Silva, na Ponta do Ambrósio. Em seguida ele foi à Escola Antônio Rodrigues dos Santos, no Porto do Carro onde fez questão de experimentar a qualidade da merenda. Também receberam a visita do secretário a Escola Vidal de Negreiros, no Alecrim, Paineira, no Balneário de São Pedro e José Teixeira Paulo, no Balneário das Conchas.
Além de dar as boas-vindas aos alunos, professores e diretores, Evaldo conversou com pais de alunos, merendeiras e serventes de quem ouviu muitas solicitações. Na Escola Vidal de Negreiros, por exemplo, um pai de aluno pediu providências com relação a um problema antigo de vazamento de esgoto na escola. Imediatamente, o secretário tomou as providências para o desentupimento do esgoto.
Na Escola Municipal Paineira, um grupo de alunos do nono ano, reivindicou a volta da Banda de Música. De acordo com os estudantes, desde 2009 a banda deixou de existir e os instrumentos teriam desaparecido. Evaldo firmou o compromisso de reativar a banda o mais rápido possível.
De acordo com o secretário Evaldo Bittencourt o balanço do primeiro dia de aula é positivo, já que todas as escolas e creches funcionaram a contento. Ele voltou a afirmar que fará uma gestão participativa e transparente, ouvindo o Conselho Municipal de Educação, nas decisões das escolas.

Búzios: Prefeitura de Búzios terá projeto de xadrez nas escolas do município


Em outras cidades, índice de desenvolvimento educacional teve melhora comprovada com a atividade nas escolas



           Em breve, a rede municipal de ensino de Armação dos Búzios será contemplada com um projeto que visa melhorar o rendimento e desenvolver a capacidade criativa dos alunos, de forma lúdica e divertida. Consolidado em uma reunião realizada nesta quinta-feira, dia 21, no gabinete do Prefeito André Granado, o projeto consiste em implantar aulas de xadrez para os quase oito mil estudantes da rede municipal, já a partir de abril. A meta é oferecer as atividades dentro da grade escolar, com instrução dos professores da rede educacional e de especialistas.
O encontro com o Prefeito na tarde de ontem contou com a participação do campeão carioca de xadrez, Arthur Santa Cruz, que participa da formatação do projeto junto com o assessor do gabinete, pastor Élcio Ribeiro, e o publicitário e presidente da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro, Ricardo Barata. As próximas ações serão a visita às escolas e a formalização das faixas etárias a serem atendidas neste primeiro momento. Segundo o pastor, o Prefeito é grande incentivador da atividade pelo seu potencial educativo e de transformação social:
O Prefeito André Granado recebeu,
em seu gabinete, o campeão de xadrez, Arthur Santa Cruz
“O sonho de implantar um projeto assim em Búzios vem desde 2007 e, agora, foi abraçado pelo governo municipal. A ação segue o exemplo do que foi desenvolvido pela minha irmã, a campeã de xadrez, Regina Ribeiro, nas escolas de Blumenau, com apoio da Prefeitura local. O resultado lá foi tão positivo, que houve este desejo de trazer para cá. O xadrez tem uma capacidade inigualável de estimular a criatividade e desenvolver habilidades como visão ampla e estratégica, pois é um esporte muito focado no intelecto, que atinge áreas pouco estimuladas no cérebro”, explicou ele.
Como consequência da melhora do rendimento escolar, o índice de avaliação da educação no município deverá chegar a um patamar elevado, acrescentou o assessor. O exemplo é um projeto semelhante implantado pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, quando, à época, tinha à frente da pasta o atual Secretário de Educação de Búzios, Claudio Mendonça, e que resultou na melhora do índice educacional de 66 municípios que ofereceram a modalidade de xadrez em 250 escolas, como apoio ao ensino da matemática, beneficiando 25 mil alunos nestas cidades. “O Prefeito tem a meta de transformar Búzios em referência no xadrez, auxiliando os estudantes para que se tornem cidadãos otimistas e independentes”, complementou o pastor Élcio Ribeiro.
                Para Ricardo Barata, a escolha do balneário trata-se de uma “jogada inteligente”, segundo sugere o slogan do projeto. Sendo modelo de cidade inteligente, o município poderá se tornar, também, referência em programas de desenvolvimento sócio-educativo para a população:
            “Trazer o xadrez, com grande relevo, para a cidade, é um passo importante no sentido de auxiliar a educação a atingir o ideal que a nova gestão quer priorizar. Este esporte traz ganhos ao ser humano que muita gente não imagina. Desde pequeno, o xadrez me ajudou muito a me tornar uma pessoa com poder de decisão e visão tática. Tenho certeza de que foi o esporte que me permitiu montar meu próprio negócio aos 20 anos de idade”, relatou ele.
            Festival Internacional em maio – Dentro do cronograma de expansão do esporte no município, está marcada, para o período de 13 de maio a 9 de junho, a realização do 1º Festival Internacional de Xadrez de Armação dos Búzios. O local ainda está em estudo, contudo, a meta é que ocorram atividades itinerantes em vários bairros, paralelamente ao evento. Na programação, já estão incluídos aulões de xadrez, palestras e workshops com grandes nomes do xadrez nacional, além de um fórum de educação focando nos benefícios do esporte.
            Com a meta de ser incluído no calendário oficial de eventos da cidade, o festival abrirá inscrições, que são gratuitas, a partir do dia 10 de março. O evento tem total apoio da Prefeitura de Búzios, por meio das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer, Educação e Turismo.


           
  Crédito das fotos: Eduardo Torrely

Projeto para Navegabilidade na Lagoa de Araruama


O Prefeito de São Pedro da Aldeia e Presidente do Consórcio Intermunicipal Ambiental Lagos São João (CIALSJ), Cláudio Chumbinho, apresentou nesta quarta-feira ao Secretário Estadual de Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, um projeto para a navegabilidade na lagoa de Araruama. O projeto é dividido em três etapas e beneficia os cinco municípios banhados pela lagoa.

Os objetivos visam a geração de renda, diminuição dos riscos de acidentes, integração e desenvolvimento do ecoturismo e do turismo náutico. São três as etapas de trabalho, a primeira trata do balizamento da Praia do Boqueirão, em São Pedro da Aldeia até Cabo Frio. A segunda etapa está ligada a estudos para implantação do balizamento nos cinco municípios banhados pela Lagoa de Araruama. 

A terceira etapa prevê oficinas de planejamento para infra-estrutura, capacitação e divulgação do ecoturismo. São previstas seis oficinas, a realizar em cada um dos cinco municípios e finalizando com a integração de todos na sexta oficina.

Niterói e Maricá: Sine divulga oportunidades


A Secretaria de Trabalho e Emprego de Maricá, por meio do Serviço Nacional de Emprego (Sine), está com inscrições abertas para 24 vagas de emprego nas Lojas Americanas. As contratações começam no primeiro dia de março, e o objetivo é reforçar as equipes para o aumento das vendas no período que antecede a Páscoa. Todas as oportunidades são para auxiliar de loja - quatro vagas são destinadas para Maricá e as outras 20 para as franquias de Niterói (unidades de Itaipu e Piratininga).

As vagas de Maricá só poderão ser preenchidas por homens. É exigido ensino médio completo, e os candidatos devem ter idades entre 18 a 30 anos. Dividido em dois turnos, o trabalho é de segunda a segunda, com direito a uma folga por semana. O salário é de R$ 730.

Já para as vagas das lojas de Itaipu e Piratininga, serão aceitos candidatos de ambos os sexos e os interessados devem atender os seguintes requisitos: ter idade entre 18 a 35 anos; ter o ensino médio completo ou incompleto; e possuir disponibilidade de horário das 14h às 23h20. O salário é de R$ 678, além de ajuda de custo para alimentação, em torno de R$113 mensais, e até quatro passagens para os trajetos de ida ao trabalho e volta para casa.
Os interessados devem procurar com urgência o Sine de Maricá, localizado no térreo da prefeitura (Rua Álvares de Castro 346 – Centro), das 10h às 16h, para obterem uma carta de apresentação. São necessários os seguintes documentos: carteira de trabalho, identidade, CPF, título de eleitor; comprovante escolar de ensino médio (declaração ou histórico escolar), certificado de reservista; uma foto 3x4, comprovante de residência no nome do candidato ou no nome dos pais. Caso o imóvel seja alugado ou emprestado, é necessário solicitar ao inquilino uma declaração.

Moda com Thaís Trigo

Olá meninas! Hoje vamos dar dicas pra vpcê que é adolescente.


Tendências e Novos Looks: Verão 2013

Tendências e Novos Looks: Verão 2013
A cor explode neste verão de 2013, mas o faz com uma impressão muito feminina. As cores da moda são articuladas entre o fluorescente e os lacrimejantes, com tecidos estampados em motivos ingênuos, mas sugestivos. O novo look chegou com acessórios de cabelo muito lisonjeiros, mas chamativos, como os turbantes, enquanto os acessórios étnicos e as sandálias sofisticadas e às vezes rústicas dão aos pés um toque distinto. Pouco a pouco, vamos dando lugar a esta tendência lúdica, que na hora de seduzir não pode faltar.
Essas tendências de verão novas incluem vestidos longos, mas não excluem as minissaias ou os shorts que deixam as pernas descobertas em sua totalidade. A moda traz texturas boêmias, penteados descontratados e uma maquiagem onde se mostram todas as características do rosto.
Quais são as cores preferidas para esta tendência que vem praticamente todas. Mas a ênfase dos novos estilos está nos contrastes e intensidades: o fluorescente convive com o pastel e aguado, cores saturadas com tons neutros.

Confira agora as cores e os looks da moda 2013.
  • Coral vermelho
  • Verde esmeralda
  • Amarelos e dourados
  • Azul ultramar
  • Celeste céu
  • Fúcsia e rosados
Românticas e ousadas
As estampas florais multicoloridas se mostram em calças, tops, vestidos e acessórios. Por sua vez, os vestidos estampados serão um item onipresente no guarda-roupa que diz sim as novas tendências primaverais.

Não hesite em usar um amplo vestido largo até o tornozelo, tampouco resista a mostrar as pernas com frescos e super práticos vestidos estampados.

Quanto aos penteados, as loiras podem aproveitar e combinar o seu lado feminino com essa costela punk tão popular: as mechas rosa são a nova febre entre as cabeleiras loiras.

Calças
As calças para esta nova tendência, tem tido um bom recebimento entre as mulheres de todas as idades, não podem deixar de ter a sua seção a parte. Especialmente as calças onde se cruzam o chinelo e o chupin, com o palácio, em tecidos hiper frescos, lisos, florais ou com estampas variadas.

Neste item incluímos shorts, bermudas e mini shorts. Os desenhos para este verão são infalíveis. Realçam os atributos e dão ao look um ar mais jovial e sexy. Por favor, anime-se a usá-lo neste verão, você não vai se arrepender!

Uma das marcas que com maior eficácia reflete esta tendência é rua 47, com sua coleção primavera-verão 2013.

Acessórios para todas
Referimos-nos aos sapatos, bolsas e bijuterias. Cor é claro, mas também novas formas. A primavera tem um perfil étnico, em continuação com o que foi o inverno. O estilo de ares africano permite a impressão de animais, especialmente o leopardo, embora em pequenos detalhes.

Enquanto isso, os sapatos plataforma vêm em cores divertidíssimas, assim como as sandálias, dão um dinamismo ao verão.

Para carteiras, os modelos brincam com as formas de estilo retro, mas em cores atuais. Sem dúvida, já vemos por que as novas tendências são tão populares: existem para todos os gostos!

Dicas sobre moda Relacionadas com Tendências e Novos Looks: Verão 2013

    Tendências em Estampados 

    Tendências em Estampados 2012
    Neste Outono-Inverno 2013 voltam as estampas mais ousadas, de multiplos estilos, cores e formas. Os designers libertam a sua criatividade e marcam as passarelas com quadros, estampas de leopardo,...

    Moda Juvenil 2013

    Moda Juvenil 2013

    Recentemente vimos qual era a moda para adolescentes outono-inverno 2013, desde a moda para mulheres jovens como aquelas que nao sao tanto segue em pleno auge por isso ja podemos mostrar agora as...

    Propostas de Roupas Primavera/verão 2013

    Propostas de Roupas Primavera/verão 2012-2013
    Os primeiros calores da temporada trazem consigo uma nova gama de tons que emerge do amarelo, fucsia e verde que tanto se viu no inverno. Mas desta vez os tons sao suavizados em tons pasteis e estampa...

    Lantejoulas e Brilhantes por Todo o Corpo

    Lantejoulas e Brilhantes por Todo o Corpo
    Pedras e brilhantes da moda. As lantejoulas e brilhantes, podem sair do armario para um look nao apenas a noite, mas durante o dia. Esta temporada traz novamente as luzes e brilhantes de volta...






    Dicas Sobre Moda fONTES DICAS SOBRE MODA . 

Cabo Frio: Defesa Civil participa de treinamento ambiental no Canto do Forte


Cerca de 40 agentes estiveram presentes à ação, que serve como teste de estratégias de respostas a emergências em área costeira e praias

Cerca de 40 agentes da Defesa Civil Municipal de Cabo Frio participaram na manhã desta quinta-feira (21/2) de um exercício prático de lançamento de barreiras de contenção e recolhimento de resíduo, junto a foz (saída/entrada) do Canal do Itajuru, na margem direita, no local popularmente conhecido como "Canto do Forte".

O exercício, realizado em apoio ao Centro de Defesa Ambiental (CDA), teve por finalidade única, o teste de estratégias de respostas a emergências em área costeira e praias, parte do Controle de Contingência da Petrobras para as Bacia de Campos e do Espírito Santo.

O comando da Defesa Civil de Cabo Frio ressalta que o treinamento obteve êxito, e que as atividades  realizadas não apresentaram nenhum tipo de risco ao meio-ambiente local.

Texto: Anderson Lopes




Fotos: Marco Color

Búzios: Guarda Municipal de Búzios promoverá curso de capacitação para novos agentes


Efetivo foi dobrado em pontos turísticos e ruas da cidade
 
Desde o mês de janeiro, a Guarda Municipal de Armação dos Búzios vem implementando mudanças para melhorar o trânsito e proporcionar mais segurança em pontos turísticos e ruas da cidade. Além de ter dobrado o efetivo, o setor investiu na reforma de viaturas e reestruturou a atuação dos guardas que, agora, trabalham em duplas e estão presentes em todo o município. Em breve, novidades como um curso de capacitação para os guardas municipais e campanhas de educação no trânsito também serão realizadas pela Prefeitura.
Contando, atualmente, com oito viaturas e quatro motos, a Guarda Municipal de Armação dos Búzios iniciou o ano com uma frota muito reduzida, mas que foi recuperada em tempo recorde: em um mês e meio, receberam manutenção e voltaram a circular três viaturas que estavam sucateadas e duas motos inutilizadas além de um microônibus para o transporte de fiscais de postura e guardas municipais para operações no município. Além disso, um apoio direcionado ao setor turístico, um dos principais propulsores da economia no município, passou a ser feito com um novo planejamento: para manter a segurança, uma viatura e duas motos realizam, diariamente, rondas nos principais pontos turísticos e o Pórtico passou a ter guardas municipais de plantão 24h que inibem a entrada de ônibus irregulares na cidade.
“Até o final do ano passado, a fiscalização no município era feita de forma muito precária, ineficiente. Não havia guardas municipais nas praias e pontos estratégicos da cidade, com grande fluxo de pessoas. Assim que a nova gestão assumiu em janeiro, houve uma reformulação do sistema e locais como Travessa da Policlínica, Câmara Municipal, Praia da Ferradura e Praia de João Fernandes passaram a ter uma fiscalização constante. Com o dobro de agentes nas ruas e trabalhando em duplas, o trabalho da guarda municipal vem recebendo elogios da população e incentivo dos turistas”, afirmou Gilberto Martins, comandante da Guarda Municipal de Armação dos Búzios.
Com o setor sendo reformulado, a meta é a concretização de projetos como campanhas de educação no trânsito e a instalação de mais um estacionamento para motos no Centro da cidade. A sinalização viária também será refeita, com a pintura de faixas de pedestres e colocação de mais placas de sinalização. “Temos muitas ações em estudo para melhorar a vida da população, desobstruindo o trânsito e facilitando o deslocamento de pedestres. Em toda a cidade, as faixas de pedestres estão apagadas e faltam placas indicando locais de grande procura, principalmente por turistas. Estamos estudando também a regulamentação de carga e descarga de valores, os chamados carros-forte, junto ao Departamento de Transportes. Não há pontos específicos para este trabalho, o que compromete a segurança da própria população”, explicou Martins.  
            Curso de capacitação - Atualmente, o efetivo conta com 242 guardas municipais e 28 guardas patrimoniais (antigos vigias), todos concursados. Em breve, os 52 novos agentes oriundos do último concurso receberão um curso de capacitação onde serão abordadas as partes teórica e prática sobre dinâmica do trânsito no município, conhecimentos de instalações dos patrimônios, dentre outros itens.
Com duração prevista de três meses, o curso preencherá uma lacuna deixada na ocasião das nomeações dos guardas. “Os novos concursados foram chamados em dezembro do ano passado mas não receberam qualquer tipo de qualificação. Para começarem a trabalhar, colocamos os agentes novos com experientes para aprenderem a função. Junto com este curso, também estamos estudando a oferta de uma capacitação em idiomas. Em nossa cidade, que é um dos principais destinos internacionais, ter guardas bilíngües é fundamental”, disse ele.
           

Crédito da foto: Marte Oliveira
               

Saquarema: Polícia prende homem que teria jogado ácido em mulher


A Polícia Civil prendeu um dos acusados de jogar ácido em uma mulher no mês de dezembro em Saquarema, Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Marcelo Resende Branco, conhecido como Mineiro, será apresentado na tarde desta quinta (21). O criminoso foi capturado na cidade de Bocaiúva, no estado de Minas Gerais.
Além de Marcelo, a polícia vai apresentar também fotos de Marcus Carlos Souza da Costa, que seria o mandante do crime, e de Rafael Cavalcante Rosa, que conduzia a moto no momento do crime. Marcus e Rafael continuam foragidos.

Cabo frio: Especialização e profissionalização para acompanhar o crescimento de Cabo Frio


Turismo firma parceria visando à qualificação profissional na cidade

Aprimorar o mercado de trabalho na área de turismo foi o foco da reunião realizada na manhã desta quarta-feira (20/2) entre representantes da secretaria de Turismo de Cabo Frio e a coordenadora do curso de Turismo da UVA (Universidade Veiga de Almeida), profª Adriana Braga, quando aproveitaram para estreitar a parceria existente e divulgar o vestibular que ocorrerá no próximo dia 24/2, domingo, às 9h da manhã. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.uva.br.
Adriana lembrou que o curso de Bacharelado em turismo, prepara o aluno para atuar em hotéis, pousadas, aeroportos, companhia aérea, bares, restaurantes, parques temáticos, eventos, secretarias de turismo, centros de convenções e amplia a capacidade profissional para a gestão e administração.
- O curso acontece em três anos e está sendo oferecido em horário noturno, não tendo aula nas sextas feiras à noite. O aluno pode utilizar o FIES para financiar o curso e pode cursar devagar se tiver qualquer dificuldade.
Na ocasião, discutiram o leque de atividades que podem ser desenvolvidas pelos profissionais, a empregabilidade do setor e as oportunidades que podem ser exploradas na região da Costa do Sol.
 A turismóloga Vanina Navega defendeu a importância do curso de Turismo por ser “formador de mão de obra especializada para o trade turístico, atualmente, único existente na região da Costa do Sol”.
- É necessário que o trade perceba a necessidade dessa formação para profissionalizar a atividade turística. O profissional de turismo tem entre suas prerrogativas planejar os serviços e infra-estrutura para receber o turismo de maneira estruturada e assim fomentar o desenvolvimento social e econômico da localidade. Esse conhecimento técnico a universidade propicia – afirma Vanina.
De acordo com a coordenadora do curso de Turismo, a oportunidade de emprego é garantida na área. Segundo ela existem hoje, 65 vagas aguardando profissionais qualificados para trabalhar. 
- A empregabilidade é imediata. Existem inúmeras oportunidades e a melhor vertente é você quem vai escolher, estimulou a professora ao falar de segmentos, desde os mais tradicionais, como hotelaria, agências e operadoras de turismo, atividades mais especializadas, como companhias aéreas e cruzeiros marítimos, e, com a regularização da profissão, as vagas que surgirão em concursos públicos. Os grandes eventos como a Copa do mundo e as Olimpíadas estão gerando a necessidade de mão-de-obra especializada e não há profissionais em número suficiente para atender a essa demanda – ressaltou, acrescentando que há, inclusive, um nicho para o treinamento e aperfeiçoamento do pessoal que já trabalha na área. Em Cabo Frio, Adriana destacou novos investimentos anunciados recentemente, como, por exemplo, o Centro de Convenções do município, que vão exigir profissionais habilitados.
Os turismólogos da secretaria de Turismo de Cabo Frio, Luane Ferreira e Willian Bruce, também participaram da discussão.
Texto e fotos: Telma Flora | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Turismo

Cabo Frio: Cultura adia reabertura do Centro de Artes Visuais (CAV)


Espaço tem previsão de voltar a funcionar no início de março

Fechado para serviços de manutenção, o Centro de Artes Visuais (CAV) passa por melhorias diversas como reparação do telhado, pisos e pintura das paredes. De acordo com Ivan Cruz, Superintendente de Artes Visuais, a expectativa é que o local volte a funcionar na primeira semana de março.
- Pretendíamos começar as atividades do CAV ainda em fevereiro, mas as condições internas do prédio impediu que reabríssemos. As obras dos artistas não podem correr riscos – disse Cruz.
Ainda segundo o superintendente, o CAV é um espaço voltado tanto para os artistas locais com trabalhos de arte popular quanto para as artes plásticas e áudio visual.
Centro de Artes Visuais - CAV
Em frente a Praça do Teatro Municipal - Algodoal

Texto: Nicia Carvalho | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Cultura

CARTA À SILAS MALAFAIA


Carta para Silas Malafaia: Pastor, me ajude! (Por Jordan Campos)

Prezado Silas Malafaia, notei que és um profundo conhecedor da bíblia e aplica as leis encontradas nela de forma justa e ao pé da letra. Não quero queimar no inferno, quero salvar minha alma, você poderia me ajudar então a ser um filho querido de Deus, sem pecados e tirar as minhas dúvidas abaixo?

O senhor disse, ao defender que os homossexuais queimarão no inferno com base na passagem do antigo testamento a seguir: (Levítico 20:13) “Se um homem usar com outro homem, como se fosse mulher, ambos cometeram uma torpeza abominável, serão punidos de morte e sua morte recairá sobre eles”.

Eu sou heterossexual, e muito bem casado, estou livre desta parte, mas me preocupei com outras e com algumas obrigações contidas no mesmo Levíticos. Por favor, me ajude a esclarecer, senhor Silas, com sua habilidade e como psicólogo que é:

1. Quando eu queimo um touro no altar como sacrifício, eu sei que isso cria um odor agradável para o Senhor (Levítico 1:9). O problema são os meus vizinhos. Eles reclamam que o odor não é agradável para eles. Devo matá-los por heresia como a bíblia recomenda a punição?

2. Eu gostaria de vender minha filha como escrava, como é permitido em Êxodo 21:7. Na época atual, qual você acha que seria um preço justo por ela? 

3. Eu sei que não é permitido ter contato com uma mulher enquanto ela está em seu período de impureza menstrual (Levítico 15:19-24). O problema é: como eu digo isso á minha esposa ? Eu tenho receio que ela se ofenda comigo.

4. Levíticos 25:44 afirma que eu posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, se eles forem comprados de nações vizinhas. Posso comprar alguns escravos então da Argentina e não do Chile que não faz fronteira com o Brasil? Me explica isso?

5. Eu tenho um vizinho que insiste em trabalhar aos sábados. Êxodo 35:2 claramente afirma que ele deve ser morto. Eu sou moralmente obrigado a matá-lo eu mesmo ou contrato alguém para fazer a vontade de Deus?

6. Levíticos 21:20 afirma que eu não posso me aproximar do altar de Deus se eu tiver algum defeito na visão. Eu admito que uso óculos às vezes para ler. A minha visão tem mesmo que ser 100%, ou pode-se dar um jeitinho?

7. A maioria dos meus amigos homens apara a barba, inclusive o cabelo das têmporas, mesmo que isso seja expressamente proibido em Levíticos 19:27. Como eles devem morrer? Eu mato também? E o senhor faz a barba ou nasceu peladinho assim, bigode conta? me ajude!!

Espero urgentemente uma resposta Sr. Silas, e obrigado por me lembrar que a “palavra de Deus” é eternamente imutável e que as escrituras devem ser seguidas à risca sempre e à todo tempo.

** Esta Carta foi inspirada livremente em uma publicação americana sobre os Levíticos. Adaptei ela ao nosso caso Silas Malafaia, livremente. A carta que cita as fontes do Levíticos que usei é de Laura Schlessinger. Abraço a todos.













Rio das Ostras: Calor aumenta os casos de desidratação infantil


O calor tem aumentado o número de casos de desidratação infantil em Rio das Ostras, Região dos Lagos do Rio. Nas unidades de pediatria, filas inteiras de crianças que aguardam por atendimento médico, a maioria com os mesmos sintomas.Segundo a Secretaria de Saúde do município, durante o verão os casos de desidratação costumam aumentar cerca de 30%. Além do sol forte e das altas temperaturas, a longa exposição ao sol e a ingestão de comidas muito calóricas, gordurosas e com alta concentração de sal podem contribuir para o mal estar. As crianças são sempre as mais sensíveis em relação a essas mudanças de hábito.
Por isso, os especialistas aconselham os pais a prevenirem possíveis casos de desidratação. É preciso oferecer líquidos às crianças periodicamente, mesmo que elas não peçam ou não estejam com sede. Leite, suco e água são ideais para combater o problema.
Uso de roupas leves, de protetor solar, consumo de alimentos frescos e a atenção com a higiene pessoal e da comida são também aliados para prevenir a desidratação em crianças e adultos.

São Pedro da Aldeia: Representantes da CCR Via Lagos reúnem-se com prefeito Cláudio Chumbinho

Prefeito Claudio Chumbinho e representantes
da Concessionária

A construção da divisória entre as pistas da Via Lagos esteve em pauta hoje (21/02) no gabinete do prefeito Cláudio Chumbinho. Representantes da concessionária estiveram no município para mostrar o projeto, além de três programas sociais, ao chefe do Executivo aldeense.
De acordo com o diretor da CCR Via Lagos, João Daniel, o trecho entre São Pedro da Aldeia e Araruama estará contemplado com a divisória até dezembro deste ano. Até maio o serviço estará concluído em toda a rodovia.
“O material usado para as divisórias será de metal, e não de concreto, o que evita um impacto mais forte em caso de acidente e tem o efeito de também evitar a invasão da outra pista em caso de desgovernamento”.

Programas sociais

São Pedro da Aldeia vai receber, pelo quarto ano consecutivo, o programa Estrada para a Cidadania, que envolve alunos das quarta e quinta séries do ensino fundamental, com aulas de educação para trânsito e meio ambiente.
“Além desse, estamos trazendo dois novos programas para São Pedro da Aldeia. Um deles é o Busum, um ônibus itinerante que vai levar oficinas de teatro para crianças de 5 a 12 anos. O outro é a Oficina do Cine Tela Brasil, um caminhão que vai levar arte para crianças da periferia” explicou João Daniel.

Ascom/PMSPA
Texto: Renato Silveira 
Foto: Pierre Sampaio