quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Cabo Frio: Decisão do TCE-RJ sobre PCCR é aguardada

Reunião com os sindicatos

Representantes dos sindicatos se reuniram com o prefeito Alair Corrêa nesta quinta-feira
O prefeito Alair Corrêa reuniu-se no fim da tarde desta quinta-feira (24/1) com representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), da Associação dos Guardas Municipais de Cabo Frio (AGMCF), do Sindicato dos Servidores Públicos de Cabo Frio (Sindicaf), da Associação de Funcionários Municipais (AFM) e do Sindicato dos Profissionais da Saúde (Sindisaúde).
Representantes e o Prefeito Alair Correa
O motivo da reunião foi notificar a estas entidades que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) está analisando a legalidade do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações dos Servidores de Cabo Frio (PCCR) tanto para o quadro de funcionários do Executivo quanto para o Magistério.
O prefeito em reunião com os sindicatos
Atendendo à orientação do TCE-RJ, o prefeito Alair Corrêa informou aos representantes dossindicatos que não poderia efetuar o pagamento do adicional referente ao PCCR enquanto não for julgada a legalidade do mesmo pelo colegiado do Tribunal.
Na reunião ficou acordado que tanto o governo quanto os sindicatos aguardariam a decisão em plenário do TCE para que, sendo considerado ilegal, seja editado um novo plano pela Prefeitura - sugestão proposta pelo prefeito e aceita pelas partes.
 Caso o TCE-RJ considere que o PCCR não ofende nenhum dispositivo legal, uma folha suplementar de pagamento – exclusiva para o adicional retido – será rodada e paga pela Prefeitura.

Cabo Frio recebe investimentos do Prodetur


Cabo Frio está na relação dos municípios do interior do Rio de Janeiro que receberão investimentos através do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

 A novidade foi anunciada ontem pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, pelo secretário estadual de Turismo, Ronald Ázaro, e pelo vice-governador Luiz Fernando Pezão, durante reunião, no Palácio Guanabara, com o vereador cabo-friense Emanoel Fernandes (PSC). Um Acordo de Cooperação Técnica entre o governo do estado e o governo municipal já foi encaminhado à cidade, relacionando o vereador e o prefeito Alair Corrêa como representantes do município no programa. O documento estabelece as bases gerais e as condições técnicas e operacionais relativas à cooperação e integração entre as partes quanto ao planejamento, desenvolvimento e acompanhamento dos estudos, pesquisas, projetos, ações, obras e intervenções sociais e ambientais, bem quanto às responsabilidades de operação, manutenção e conservação relacionadas com Prodetur, em Cabo Frio.

A convite do secretário estadual de Turismo, Emanoel Fernandes participou, ontem, de uma visita que o ministro do Turismo fez ao Morro do Alemão para conhecer os principais atrativos turísticos do local. A agenda da comitiva incluiu uma apresentação cultural de alunos da comunidade e visita ao deck panorâmico de 360º. Após o passeio, todos seguiram para o Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado, onde aconteceu a reunião que definiu o nome de Cabo Frio entre os municípios beneficiados pelo Prodetur.
- A expectativa de que nosso município fosse beneficiado já existia. Inclusive já havíamos conversado com o secretário Ronald Ázaro sobre o assunto, mas faltava, ainda, um encontro mais formal para que houvesse a confirmação tão esperada. Esse encontro aconteceu ontem e, finalmente, a confirmação saiu. Agora vamos analisar o Acordo de Cooperação Técnica e acredito que em poucos dias o prefeito Alair Corrêa estará oficializando mais essa nossa conquista para Cabo Frio – comentou Emanoel.

Entre os projetos que devem receber investimentos através do Prodetur está a construção do Centro de Convenções de Cabo Frio, cuja proposição, de autoria de Emanoel Fernandes, foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal, assim como a implantação da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT), a reurbanização da nova Orla do Peró, a construção de Marina Pública e a colocação de totens digitais em pontos estratégicos da cidade, este último já autorizado pelo governo do estado, com previsão de instalação para os próximos dias.|.Cristiane Zotich/Cabo Frio/RJ.
http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=225017
fonte: 

Búzios: Novo delegado toma posse hoje.

Prefeito André participa da posse do novo delegado da 127ª DP de Armação dos Búzios
         
O Prefeito André Granado esteve presente, no final da tarde desta quarta-feira, dia 23, à posse do novo delegado da 127ª Delegacia de Polícia de Búzios, Marcelo Cunha Vieira. Delegado há cinco anos e tendo atuado como Adjunto da 58ª Delegacia Legal de Queimados, no município de Nova Iguaçu, (Baixada Fluminense), Vieira assume a titularidade da delegacia da Ferradura no lugar de Mario Lamblet, que segue para comandar a 110ª Delegacia de Polícia, em Teresópolis
Além do Prefeito, a solenidade de posse contou com a participação dos secretários municipais de Ordem Pública, Geraldo Borges, e de Administração, Pedro Anderson; do juiz de Direito da Comarca de Búzios, Dr. Marcelo Villas; da juíza presidente do Fórum Municipal, Dra. Alessandra de Souza Araújo, e do diretor do Departamento Geral de Polícia do Interior, Renato Chernicharo.
Em seu discurso de posse, o novo delegado falou que pretende trazer sua experiência na Baixada, a fim de consolidar um trabalho de ordem no município:  
“Quem está chegando tem pouco a falar e muito a fazer. Venho da Baixada Fluminense, uma central de flagrantes bem pesada, onde foi preciso desenvolver ferramentas de atuação que podem ser empregadas aqui no município de Búzios. Vou me empenhar ao máximo para firmar esta parceria com o Governo Municipal e, assim, criar uma rede ostensiva de segurança”, disse Marcelo Vieira.
Durante a cerimônia, o Prefeito alertou sobre as carências do município na área de segurança pública e falou sobre a necessidade de se implantar, em breve, na delegacia, um setor especializado para mulheres e um Departamento que esteja atento às demandas específicas do turismo:
“Como Chefe do Executivo eleito, estarei trabalhando para elevar a cidade ao nível de segurança que a população deseja. Estaremos à disposição da Polícia Civil para que possamos, lado a lado, restituir a dignidade e o respeito ao cidadão. Todos sabem que sou um prefeito de campo, não de gabinete, portanto, estarei na linha de frente para garantir a tranqüilidade para a população. Sendo Búzios o sexto destino turístico do mundo, já deveria ter um serviço local diferenciado para os visitantes que vêm de diferentes países e se sentem um pouco vulneráveis. Precisamos, juntos, Poder Público e Polícia Civil, estudar a implantação de um departamento que contemple este público, assim como um atendimento direcionado ao sexo feminino, como já existe em outras unidades”, completou o Prefeito André Granado.
Segundo o diretor do Departamento Geral de Polícia do Interior, é possível que o pedido do Prefeito seja atendido ainda em agosto:
“Ficamos muito felizes com esta aproximação positiva do Executivo e esta sugestão, de haver setores especializados dentro da delegacia de Búzios, será imediatamente analisada. Na verdade, esta é uma demanda que o município já vinha almejando e pretendemos que estas mudanças ocorram em cerca de seis meses”, afirmou Renato Chernicharo.
Texto e fotos: Secom Búzios 

Búzios: Secretaria de Turismo ouve as demandas da população


O secretário José Márcio tem estado na Praça Santos Dumont ouvindo os munícipes  
Atendendo ao pedido do Prefeito André Granado, a Secretaria Municipal de Turismo criou uma agenda específica para ouvir as sugestões da população buziana para o setor. Para atingir este objetivo e facilitar a vida dos cidadãos, todas as segundas-feiras, das 15h às 18h, o secretário Zé Márcio tem deixado o gabinete da secretaria, que fica no Pórtico Municipal, para prestar atendimento aos munícipes no Posto de Informações Turísticas do Centro da Cidade, localizado na Praça Santos Dumond.
“Queremos ouvir os moradores de Búzios. Só assim, poderemos promover um turismo de qualidade, que beneficie a todos. Como a secretaria fica no pórtico e possui uma rotina de trabalho intensa, às vezes fica difícil para o morador se manifestar. Então, estaremos no centro da cidade, pelo menos uma vez por semana, levando a secretaria até os cidadãos”, afirma o secretário.
A ação tem surtido efeito. Só na última segunda-feira, dia 21, José Márcio atendeu cerca de 30 pessoas.  Os assuntos são diversos, como sugestões, críticas, apresentação de projetos e outras demandas. O agendamento, tanto para o centro como para o gabinete, pode ser feito pelo telefone (22) 2633-6200, com Kátia Araguez. 

Barra de São João: Atletas de Bodyboard no Praião

Após as vitórias de Israel Eduardo e Maira Viana na etapa de abertura, realizada no último final de semana em Grussaí, os melhores atletas de bodyboard retornam ao litoral Norte carioca para disputar a 2ª etapa do circuito estadual.

Nos dias 25, a partir das 10h, 26 e 27, a partir das 9h, o Praião receberá em torno de 120 atletas para as disputas do São João da Barra Bodyboarding Pro, que irá distribuir R$10.000,00 em prêmios.

Esta é a segunda vez em que o circuito estadual será realizado no Praião da Barra de São João.

Os atletas serão divididos em cinco categorias, sendo elas: Profissional Masculino, Profissional Feminino, Open Masculino, Open Feminino e Sub-16.

Eles virão das principais cidades do Rio de Janeiro e também de outros estados, como Espírito Santo, São Paulo e Paraná.

"O circuito estadual do Rio é o maior circuito do país trazendo a cada etapa centenas de atletas de outros estados. No ano passado fomos agraciados com altas ondas no Praião e esperamos que as condições do mar se repitam este ano", disse Flavio Brito, presidente da FEBBRJ.

Campeões em 2012 tentarão o bicampeonato
Em 2012, cerca de 90 atletas participaram da competição. Os vencedores foram Helliton Loureiro (Espírito Santo) na categoria Profissional Masculino, Talita de Oliveira (Barra de São João) na Profissional Feminino, Ailton Neto (Campos dos Goytacazes) na Open Masculino e Matheus Nogueira (Rio de Janeiro) na Sub-16.

Tirando Talita de Oliveira, que por estar grávida não poderá competir, todos os outros atletas irão brigar pelo bicampeonato este ano.

Inscrições e Filiações

As inscrições se encerraram na última segunda-feira, dia 21 de janeiro.

Já as filiações ainda podem ser feitas no site www.INSCRICAON.com. Lembramos que os pontos só entram no ranking dos atletas que se filiaram antes da etapa ser realizada.

O evento é da Federação de Bodyboarding do Rio de Janeiro (FEBBRJ) com a supervisão da Confederação Brasileira de Bodyboard.


fonte: http://ricosurf.temp.w3br.com/noticias/bodyboarding/bodyboarding-barra-de-sao-joao-recebe-a-2-etapa-do-circuito-estadual/

Rio das Ostras: Calendário do Carnaval 2013


 Prefeitura de Rio das Ostras divulgou as atrações para o carnaval do município, que terá como tema este ano o circo.
Com uma programação voltada para atrair as famílias e com atrações para todas as idades, o objetivo da Prefeitura é resgatar os antigos carnavais. Este ano, além dos blocos de rua que irão desfilar em suas localidades de origem, a novidade será o retorno das matinês e dos bailes noturnos.
Para a festa de Momo, a Prefeitura também programou quatro shows com grandes nomes da Música Popular Brasileira, além de atrações em Cantagalo, Jardim Mariléa e na Lagoa de Iriry.
Confira a programação completa:
PRÉ-CARNAVAL – FROC FOLIA 2013

Local: Concha Acústica – Praça São Pedro - Centro

Sábado – dia 2
18h – Baile Pré-Carnavalesco com Thaís Macedo e Banda

Domingo – dia 3
18h – Apresentação de artistas locais
19h – Baile-show “Ai!!!! O Grito de Carnaval dos Irmãos Brothers”

BLOCOS

Centro
Local: Praia do Centro

Sexta-feira – dia 8
Abertura Oficial do Carnaval
17h – Bloco Siri com Caimbra
21h - Blocana

Sábado – dia 9
11h – Bloco da Saúde
13h30 – Bloco Kerosamba
16h – Bloco da Feliz Idade
18h30 – Blocana
21h – Bloco Boi Bumbá

Domingo – dia 10
10h – Bloco da Melhor Idade
14h – Blocana
17h30 – Bloco Siri com Caimbra
20h – Bloco Gripe do Grilo

Segunda – dia 11
11h – Bloco Piriguetes
13h30 - Bloco Kerosamba
18h30 - Bloco Siri com Caimbra
21h – Bloco do Sandro Bailarino

Terça – 12
11h - Bloco Boi Bumbá
13h30 – Bloco Kerosamba
16h – Bloco Bacalhau na Vara
18h30 – Blocana
21h – Bloco dos Amigos

Costazul
Local: Praia de Costazul

Sexta-feira – dia 8
Abertura Oficial do Carnaval
19h – Bloco da Barata

Sábado – dia 9
16h – Bloco da Coruja
18h30 – Bloco da Barata
21h – Bloco dos Universitários

Domingo – dia 10
13h30 – Bloco Pescoço do Peru
16h – Bloco da Coruja
18h30 – Bloco da Barata

Segunda – dia 11
13h30 – Bloco Pescoço do Peru
16h – Bloco da Coruja
18h30 – Bloco da Barata
21h – Bloco dos Universitários

Terça – dia 12
13h30 – Bloco da Saúde
16h – Bloco da Coruja
18h30 – Bloco da Barata
21h – Bloco dos Universitários

Quarta – dia 13
17h30 – Bloco do Torresmo

Quinta – dia 14
16h – Turma de Quinta

Jardim Mariléa
Local: Praça Jaime Rodrigues Villar

De sábado a terça-feira – das 21h às 1h
Bloco Borboleta Azul

Cantagalo
Local: Praça Waldemar Barcellos

Domingo – dia 10
16h – Bloco Amigos de Cantagalo

FOLIA DA LAGOA
Local: Lagoa de Iriry

Apresentação de Sandro Bailarino
De sábado a terça-feira – das 11h às 13h e das 15h às 17h

BAILES NOTURNOS

Centro
Local: Av. Beira-rio - Centro
De sábado a terça-feira – das 23h às 2h

Cantagalo
Local: Praça Waldemar Barcellos
De domingo à terça-feira – das 21h às 1h

MATINÊS

Centro
Local: Av. Beira-rio - Centro
De sábado a terça-feira – das 17h às 20h
Segunda-feira – dia 11 – Baile com Bia Bedran

SHOWS

Local: Área de evento em Costazul – Av. Heleno Nunes
De sábado a terça-feira – das 23h30 às 2h

Sábado – dia 9 – Paulinho da Viola

Domingo – dia 10 – Luiz Melodia

Segunda – dia 11 – Léo Jaime

Terça – dia 12 – Baile do Simonal

Búzios: Prefeito André Granado participa do encerramento do Projeto Botinho


 Prefeito André Granado solicitou expansão das atividades para a Rasa, a partir da próxima edição

        Na manhã desta quinta-feira, dia 24, a Praia de Geribá sediou o encerramento das atividades do Projeto Botinho – edição 2013, evento realizado pelo Corpo de Bombeiros, com apoio da Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. Iniciado em 7 de janeiro, o projeto teve, neste ano, a participação de 80 crianças e adolescentes e, também, de 25 adultos, participantes dos projetos “Sereia” e “Ouriço” destinados às mães e pais dos alunos mirins.
O prefeito André Granado e autoridades 
Estiveram presentes ao evento o Prefeito André Granado, os secretários municipais Thiago Costa (Esporte e Lazer), Geraldo Borges (Ordem Pública), José Márcio dos Santos (Turismo), Pedro Anderson (Administração) e o subsecretário de Saúde e Defesa Civil, Alberto Costa, além do comandante do 18º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Cabo Frio, tenente-coronel Rodrigo Bastos, o comandante do Destacamento de Bombeiro Militar de Búzios (DBM 2/18), Major José Carlos Torres, e vereadores municipais.
Homenageado pelo Corpo de Bombeiros, o Prefeito parabenizou a corporação pela realização, com sucesso, do evento, e solicitou a realização do projeto em outras localidades, principalmente na Rasa, a partir da próxima edição. O Prefeito autorizou, ainda, que o projeto passe a ser realizado no município também no meio do ano:
“Hoje é dia de agradecer ao Corpo de Bombeiros por cuidar dos nossos jovens, oferecendo um projeto educativo como este. O projeto Botinho tem muito a acrescentar na formação de cidadãos íntegros e, por isso, gostaria de levar, já a partir da próxima edição, o Botinho para a Rasa e demais bairros da cidade. A Prefeitura dará todo o suporte necessário. Além da alimentação, será disponibilizado transporte para a expansão do projeto em todo o município”, afirmou o Prefeito.
Crianças durante a execução do hino Nacional
Durante a cerimônia, as crianças participaram da execução do hino nacional e fizeram uma breve apresentação do conteúdo desenvolvido pelo programa. Foram realizadas, ainda, homenagens aos jovens destaques nas atividades, dentre elas uma criança especial, portadora de paralisia nas pernas, que recebeu a Medalha de Empenho e Dedicação.
Existente no Estado do Rio de Janeiro desde 1964, o curso visa oferecer uma colônia de férias, de caráter educativo, a crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, com noções de preservação do meio ambiente, cuidados com riscos de afogamento, primeiros socorros e orientações quanto às condições do mar. Subordinado ao grupamento de Cabo Frio, o projeto já acontece pelo quarto ano consecutivo em Búzios e tem a meta de dobrar o número de participantes para a próxima edição:
Prefeito recebe homenagem
“Recebemos uma quantidade grande de crianças este ano e nosso objetivo é expandir, dobrando o número de vagas para o próximo projeto Botinho. Temos buscado colaborar e receber apoio do Governo Municipal, o que tem ocorrido de forma bem satisfatória. O Prefeito também já se dispôs a nos ajudar em fazer crescer o projeto no município, que atrai, a cada ano, um número maior de participantes”, disse o Major José Carlos Torres.

Tamoios: 2° Distrito tem esquema especial para limpeza de praia


Comércio nas areias da prainha do  Pontal 
Traineira vai ficar à disposição para recolher as vísceras de peixes que estavam sendo jogadas no Rio São João

Em uma reunião que aconteceu esta semana, entre o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Tamoios (CODESTAM), Cesar Pinho, o superintendente do Entreposto de Pesca em Tamoios, Leonardo Pescador e o Presidente da Associação dos Pescadores de Tamoios, Claudenir Borges, ficou acordado que o resultado da limpeza nas peixarias de Tamoios e na área definida em conjunto com  os pescadores na Prainha do Pontal será   recolhido pelos pescadores, que vão utilizar para isso um barco do tipo traineira .

A medida visa transformar definitivamente a Prainha do Pontal em área turística, um cartão postal de Tamoios, eliminando imediatamente a concentração de urubus
 que ocorre na margem do lado direto da Prainha do Pontal, para onde convergiam normalmente as vísceras que estavam sendo lançadas no Rio São João, causando poluição e má impressão aos turistas
Leonardo pescador e os agentes da postura do 2° distrito
de Cabo Frio

Segundo Leonardo, a traineira receberá diariamente, das 8 às 17h,  cerca de 300 quilos de vísceras, provenientes de sete peixarias e de pescadores que comercializam o seu pescado nas areias da Prainha do Pontal.

O superintendente disse ainda que a medida não acarretará custo nenhum para os pescadores e donos de peixarias do local, e que também já está sendo discutido com a CODESTAM a definição de um de local específico para comercialização do peixe, que ainda é feito por vários pescadores
 ao ar livre, nas areias da praia. 

Cabo Frio: Comunidade Terapêutica para dependentes químicos


 Comunidade ficará no Alecrim e será a primeira a funcionar no país com recursos próprios
Oferecer um ambiente seguro e acolhedor que facilite a socialização e a busca de equilíbrio no tratamento de dependentes químicos. Esse é o objetivo da Comunidade Terapêutica que a Prefeitura de Cabo Frio, através da secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas, vai criar no bairro Alecrim. Será a primeira Comunidade Terapêutica pública do país a funcionar com recursos próprios, já que este tipo de tratamento só é oferecido hoje à população através da rede particular de saúde.
 - Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) cerca de 5% da população mundial – 200 milhões de pessoas – entre 15 e 64 anos de idade, consomem algum tipo de droga ilícita ao menos uma vez no ano. O Brasil está entre os países onde este problema ocorre com maior intensidade, daí a importância da sua prevenção e o enfrentamento com a adoção de políticas públicas e ações articuladas que minimizem as conseqüências do tema em questão, bem como a conscientização da população, diz a secretaria Cris Mansur.
Comunidade Terapêutica é um modelo residencial de tratamento da dependência química, que utiliza como método, a experiência de vida e a convivência em uma cultura saudável organizada como uma micro-sociedade. Ao todo serão disponibilizados 75 leitos, sendo 50 para homens e 25 para mulheres. Sua estrutura (organização social), seus moradores (funcionários, residentes e profissionais da área de saúde) e sua rotina de atividades diárias (recreação, palestras, reuniões, trabalhos) serão preparados para facilitar o tratamento, a aprendizagem e a recuperação do interno.
- Nosso objetivo é minimizar os danos provocados por este grande mal da sociedade e os problemas que se agravam a cada dia, interferindo no desenvolvimento dos indivíduos, principalmente na vida de jovens e adolescentes, alerta.
A Comunidade Terapêutica do Alecrim terá clínico geral, neurologista, atendimento odontológico, psicólogo, psiquiatra, enfermeiros, monitores, biblioteca, espaço para terapias em grupo, academia de ginástica, lavanderia, campo de futebol, quadra de vôlei, hidroginástica, salão de jogos e cursos profissionalizantes nas áreas de hotelaria, culinária, artesanato, eletricista, entre outros. Todos os dormitórios têm banheiro para os internos. Além disso, um dos alojamentos será adaptado com 6 leitos para receber portadores de necessidades especiais.
Na Comunidade Terapêutica, além de receber todo o atendimento necessário para sua recuperação, o interno precisa trabalhar. Eles formam a mão-de-obra para o cultivo de hortaliças, criação de animais e fabricação de pães e bolos numa mini-padaria. Todos os alimentos são para consumo próprio. A transformação biopsicossocial e espiritual envolve o aprendizado de novos valores, comportamentos, capacidades e responsabilidades, gerando os instrumentos necessários para a reinserção social. Segundo especialistas, o trabalho realizado incentivar o usuário a retomar suas relações familiares e atividades profissionais.
- O objetivo é tratar o transtorno do indivíduo, mas também proporcionar uma transformação no estilo de vida e na construção de uma identidade cidadã, conclui Cris Mansur. 

Cabo Frio: Reta Final para Campanha Oceanográfica


Estudantes e pesquisadores coletam material na costa fluminense para o estudo dos peixes-de-bico
Os próximos dias serão de muito trabalho para estudantes e pesquisadores que participam da Campanha Oceanográfica 2012/2013, realizada pelo Grupo de Estudos da Pesca da Universidade Veiga de Almeida (GEPesca/UVA) na costa fluminense. Uma nova etapa para a coleta de ictioplancton (ovos fecundados e larvas) e marcação eletrônica dos peixes-de-bico inicia nesta quinta-feira, 24, com o embarque do aluno do 6° período de Engenharia Ambiental, Yury Coutinho Vieira, na sede do Iate Clube do Rio de Janeiro com destino a Cabo Frio. Durante o deslocamento da embarcação Tarpon, comandada por Marco Ribas, Yury realizará arrastos para a coleta de material em alto mar.
 Os cruzeiros científicos seguirão entre os dias 25 de janeiro e 3 de fevereiro, quando ocorre o Cabo Frio Marlin Invitational, importante campeonato de pesca esportiva na zona oceânica cabofriense, promovido pelo Iate Clube do Rio de Janeiro. O professor Eduardo Pimenta, coordenador do GEPesca, destaca a importância da parceria com o Iate Clube para a realização das pesquisas científicas, viabilizando a coleta de material paralelamente ao campeonato. “Durante os próximos dias, teremos a união da ciência, do esporte e do lazer em busca da sustentabilidade”, ressalta o professor Pimenta.
 No fim da temporada será realiza uma reunião científica, quando os pesquisadores apresentarão os resultados da temporada 2011/2012. Na ocasião, serão definidas as linhas de ação para o biênio seguinte. Pesquisadores, órgãos financiadores da pesquisa, comandantes das embarcações e membros do Iate Clube participam da reunião.
 Pesquisa
A pesquisa realizada no Brasil integra os trabalhos desenvolvidos por uma comunidade internacional para a conservação dos atuns e espécies afins do Oceano Atlântico (ICCAT, sigla em Inglês), com sede na Espanha. No Rio de Janeiro, os trabalhos são supervisionados pelo GEPesca/UVA. Outras universidades e centros de pesquisa credenciados participam da ação em cinco unidades da federação, entre eles, o Instituto de Pesca de São Paulo, cujas pesquisas são coordenadas pelo doutor Alberto Amorim, e a Universidade Rural de Pernambuco, sob a supervisão do doutor Fábio Hazin.
 O trabalho, que começa em alto mar com a captura de ovos fecundados e larvas, segue para o laboratório da UVA em Cabo Frio, onde o material passa por uma triagem e é catalogado. Posteriormente, segue para os Estados Unidos, onde é feita a identificação do DNA. Os pesquisadores também fazem a captura de peixes jovens e adultos, que são medidos e recebem uma marcação eletrônica que possibilitará o acompanhamento da rota do animal durante um período pré-estabelecido. No caso dos peixes capturados mortos, os pesquisadores aproveitam para fazer estudos do conteúdo estomacal, da maturação das gônadas, dos parasitas, entre outros.
 Hipóteses
O professor Eduardo Pimenta ressalta que o estudo ainda não é conclusivo, mas uma das hipóteses que pode ser comprovada é a de que a costa brasileira, mais especificamente a 150 quilômetros de Cabo Frio, é uma das áreas mais importantes de desova do Atlântico Sul. Ao observar o caminho migratório dos peixes marcados na zona oceânica do Cabo Frio, bem como a análise do DNA de larvas e juvenis, os pesquisadores buscam a validação de outra hipótese, de que a desova ocorrida aqui também abastece a costa africana. Pimenta ressalta que são necessários três anos para a consolidação da pesquisa e o grupo parte para a etapa final de validação dos dados.
 Preservação
Todos os países que integram o programa compactuam de um acordo internacional que visa resguardar a exploração do pescado, limitada ao cumprimento da cota estabelecida pela ICCAT, com o objetivo de não esgotar os recursos existentes.
Outro fator importante da pesquisa que está em andamento na costa brasileira é que os dados poderão fomentar a criação de políticas públicas e legislação para a preservação das espécies ameaçadas, além de estimular o desenvolvimento de novas tecnologias que não causem ferimentos fatais nos peixes capturados acidentalmente durante a pesca comercial. Um exemplo é a captura indesejada de peixes-de-bico durante a pesca de espécies de alto valor econômico, como o atum, dourado, cavala e bonito. Com população ameaçada de extinção, a captura do Marlin Azul e do Marlin Branco já é proibida no Brasil e a lista deve ter novas espécies em breve, como o Agulhão Vera.


Além das pesquisas de acompanhamento dos peixes-de-bico, o GEPesca/UVA se dedica às atividades de educação ambiental. O grupo percorre indústrias, pescarias e postos de desembarque para orientar os pescadores a fazer a soltura dos peixes capturados acidentalmente e, caso estejam mortos, encaminhar para laboratórios de pesquisa. Quando um peixe com marcação eletrônica é capturado, os pescadores são orientados a fazer contato com o Grupo de Pesca.

Cabo Frio: Definido o calendário dos Blocos de Arrastão

Calendário dos Blocos de Arrastão

Entre os dias 2 e 17 de fevereiro, 47 blocos vão alegrar os foliões em diversos pontos do município. Novidade deste ano é a “Arena dos Blocos”, na Praia do Forte
O Carnaval de Cabo Frio já tem definido o seu calendário de blocos de arrastão. A Associação de Blocos e Atividades Carnavalescas de Cabo Frio (ABACCF) divulgou o roteiro da folia, que conta com 47 agremiações, além do retorno da Brincareta, tradicional bloco de bonecos gigantes que homenageia personalidades que marcaram época em Cabo Frio em diversas atividades.
A Brincareta sai todos os dias de carnaval, entre sábado, 9 de fevereiro, e terça-feira, 13, concentrando às 13h, sempre no “Portal Folia Solidária dos Blocos” e seguindo em direção à Avenida Litorânea. No entanto, como acontece há alguns anos, a primeira agremiação a sair no carnaval de Cabo Frio é o “Bloco da Saúde”, que tradicionalmente sai no sábado que antecede à folia. Este ano, a concentração do “Bloco da Saúde” está marcada para as 15h do dia 2 de fevereiro, na Arena dos Blocos, com saída às 17h.
E não é só o centro da cidade que terá blocos de arrastão. Na Gamboa, em São Cristóvão, no Peró, na Praia do Siqueira, no Foguete e no Jardim Esperança haverá desfiles – sendo que em alguns casos, os blocos concentram, mas não saem.
Depois do “Bloco da Saúde”, a folia retorna na sexta-feira, dia 8, com seis blocos, e só termina no domingo subsequente ao carnaval, dia 17, com o desfile do bloco “Os Atrazados”. Neste período, somente na quinta-feira, 14 de fevereiro, não haverá blocos concentrando ou desfilando na cidade.
O roteiro dos blocos é o seguinte:
2/2 – sábado
  • Bloco da Saúde – concentração às 15h na Arena dos Blocos. Saída às 17h em direção à Avenida Litorânea.

8/2 - sexta-feira
  • A Moda C – concentração às 8h no Canto do Forte (o bloco concentra, mas não sai)
  • Amigos para Sempre – Concentração ás 14h na Rua Marcílio Dias, no Jardim Caiçara (o bloco concentra, mas não sai)
  • Traz Amor – concentração às 16h na Avenida Litorânea. Saída às 18h, desfilando pela Orla da Praia do Forte até à Duna Boa Vista.
  • Costela – concentração às 20h em frente ao Bar da Costela, na Av. 13 de Novembro, seguindo em direção à Avenida do Contorno e retornando pela Rua Ismar Gomes de Azevedo
  • Falange – concentração na Rua Grécia, ao lado do Banco Itaú de São Cristóvão. Saída às 21h com destino à avenida Joaquim Nogueira
  • A Arca – concentração às 20h na Praça Major Terra, na Gamboa. Saída às 22h em direção à rua Jorge Veiga, passando pela rua José Rodrigues Póvoas e retornando à praça Major Terra.
  • Latinha – concentração às 20h30 na Arena dos Blocos. Saída às 22h em direção à Av. Litorânea
  • Empurrando com a Barriga – concentração às 22h na Rua Expedicionários da Pátria, em São Cristóvão (o bloco concentra, mas não sai)

9/2 – sábado de Carnaval
  • Amigos para Sempre – Concentração ás 14h na Rua Marcílio Dias, no Jardim Caiçara (o bloco concentra, mas não sai)
  • Boi Cabrunco – Concentração às 14h na praça do Manoel Corrêa. Saída às 17h, desfilando pelo bairro.
  • Bloco da Educação Física – Concentração às 16h no Portal Folia Solidária dos Blocos. Saída às 17h em direção à Avenida Litorânea
  • NUCEP – Concentração às 17h na Rua Luis Feliciano Cardoso, na Praia do Siqueira. Saída às 19h com desfile no bairro.
  • Alcoolância – Concentração às 18h na Av. Expedicionários da Pátria, 990. Saída às 20h, em direção à Avenida Joaquim Nogueira, passa pelo Braga, vai até a Orla da Praia do Forte e retorna a São Cristóvão.
  • Que Merda é Essa? – Concentração às 18h na travessa Fernandes, esquina com rua Major Belegard. Saída às 20h em direção à Avenida Nossa Senhora da Assunção, com destino à Avenida 13 de Novembro até o Bar da Costela – esquina com rua Jorge Lóssio
  • Bloco Evidence – Concentração às 18h na Arena dos Blocos. Saída às 20h em direção à Avenida Litorânea
  • Azul e Branco – Concentração às 18h30 na Praça Alfredo Castro, em São Cristóvão. Saída às 20h, em direção à avenida Joaquim Nogueira, retornando à Praça de São Cristóvão.

10/2 – domingo de Carnaval
  • Jacuba – Concentração às 10h na rua Coronel Mário Quintanilha, na Vila Nova. Saída às 11h, em direção à rua Jorge Lóssio, com retorno ao ponto de concentração.
  • Parókia – Concentração ao meio-dia na Rua Jorge Lóssio, esquina com Avenida Nilo Peçanha. Saída às 15h
  • Gaivotas das Dunas – Concentração às 12h30 na Rua das Dunas, no Foguete. Saída às 14h30 em direção ao trecho da praia.
  • Boi da Barra – Concentração às 13h, na Avenida Almirante Barroso, em frente ao Bar do Edu, no Canto do Forte. Saída às 16h em direção à Avenida do Contorno, terminando o desfile no Portal Folia Solidária dos Blocos
  • Amigos para Sempre – Concentração ás 14h na Rua Marcílio Dias, no Jardim Caiçara (o bloco concentra, mas não sai)
  • Bloco das Damas – Concentração às 16h na Arena dos Blocos. Saída às 18h, em direção à Avenida Litorânea.
  • Risco – Concentração às 16h na Avenida Luis Feliciano Cardoso, na Praia do Siqueira. Saída às 18h, com desfile pelo bairro.
  • Sem Barreira – Concentração às 16h30 na Rua Japão, no Jardim Caiçara. Saída às 17h30, em direção à Rua França, retornando ao ponto de concentração.
  • Vermelho e Preto – Concentração às 17h na quadra de esportes da Praça Alfredo Castro, em São Cristóvão. Saída às 20h, em direção às proximidades da praça.
  • Perocão – Concentração às 17h30 na Avenida dos Namorados, na esquina com a Avenida dos Pescadores, em frente à Praia do Peró. Saída às 19h30 em direção à Avenida dos Pescadores, com término do desfile na Rua do Moinho.
  • Afoxé Ilê Obá – Concentração às 20h na Avenida Ézio Cardoso da Fonseca, no Jardim Esperança. Saída às 21h, com desfile na mesma avenida.

11/2 – segunda-feira de Carnaval
  • Celebridade da Folia – Concentração às 11h na quadra de esportes da Praça do Itajuru. Saída às 14h em direção à Avenida 13 de Novembro, finalizando o desfile no Portal Folia Solidária dos Blocos
  • Amigos para Sempre – Concentração ás 14h na Rua Marcílio Dias, no Jardim Caiçara (o bloco concentra, mas não sai)
  • Zoeira – Concentração às 15h na Rua Alex Novelino, na Vila Nova. Saída às 17h em direção à rua Jorge Lóssio, finalizando o desfile no Portal Folia Solidária dos Blocos
  • Oh! Sorte – Concentração às 16h na Arena dos Blocos. Saída às 18h em direção à Avenida Litorânea.
  • Acadêmicos da Praia do Siqueira – Concentração às 17h na Avenida Irmã Josefina da Veiga, na Praia do Siqueira. Saída às 18h com desfile pelo bairro.
  • Peroíso – Concentração às 17h30 na Rua do Moinho, no Peró. Saída às 21h em direção à orla da Praia do Peró, retornando ao ponto de concentração.
  • Alcoolância – Concentração às 18h na Av. Expedicionários da Pátria, 990. Saída às 20h, em direção à Avenida Joaquim Nogueira, passa pelo Braga, vai até a Orla da Praia do Forte e retorna a São Cristóvão.
  • Deixa Arder – Concentração às 18h na Rua Fagundes Varella, em São Cristóvão. Saída às 20h em direção à rua Expedicionários da Pátria, retornando ao ponto de saída.
  • Costela – concentração às 20h em frente ao Bar da Costela, na Av. 13 de Novembro, seguindo em direção à Avenida do Contorno e retornando pela Rua Ismar Gomes de Azevedo
  • Carnagay – Concentração às 20h30 na Avenida do Contorno, em frente aos quiosques Bambu e Bacalhau. Saída às 22h30, em direção à Orla da Praia do Forte, encerrando o desfile em frente à Duna Boa Vista

12/2 – terça-feira de Carnaval
  • Parókia – Concentração ao meio-dia na Rua Jorge Lóssio, esquina com Avenida Nilo Peçanha (na terça-feira o bloco concentra, mas não sai)
  • Bomba – Concentração ao meio-dia na quadra de esportes da Praça do Itajuru. Saída às 14h em direção à Avenida 13 de Novembro, finalizando o desfile no Portal Folia Solidária dos Blocos
  • Boi da Barra – Concentração às 13h, na Avenida Almirante Barroso, em frente ao Bar do Edu, no Canto do Forte. Saída às 16h em direção à Avenida do Contorno, terminando o desfile no Portal Folia Solidária dos Blocos
  • Amigos para Sempre – Concentração ás 14h na Rua Marcílio Dias, no Jardim Caiçara (o bloco concentra, mas não sai)
  • Acadêmicos de Cabo Frio – Concentração às 15h na Avenida Joaquim Nogueira, em São Cristóvão. Saída às 17h, em direção à rua Estocolmo, encerrando o desfile na Praça Vovó Zélia, no Parque Burle.
  • Na Hora H – Concentração às 15h na Praça do Jardim Caiçara. Saída às 16h em direção à Rua Antônio de O. Gama, com o desfile se encerrando na orla da Praia das Palmeiras.
  • Família É Mole, Mas é Meu – Concentração às 15h30 no Portal Folia Solidária dos Blocos. Saída às 17h em direção à Arena dos Blocos.
  • Vem Para o Arrebenta – Concentração às 16h na Avenida Ézio Cardoso da Fonseca, no Jardim Esperança. Saída às 17h, desfilando pela avenida.
  • Risco – Concentração às 17h na Avenida Luis Feliciano Cardoso, na Praia do Siqueira. Saída às 19h, com desfile pelo bairro.
  • Rala Ovo – Concentração às 17h, em frente ao São Cristóvão Futebol Clube. Saída às 20h, desfilando pelas redondezas do clube.
  • Bloco das Damas – Concentração às 18h na Arena dos Blocos. Saída às 20h, em direção à Avenida Litorânea.

13/2 – quarta-feira de Cinzas
  • Rabo de Foguete – Concentração às 14h na Rua da Restinga, no Foguete. Saída às 16h, desfilando pelo bairro.
  • Quem Manda é o Cara – Concentração às 16h na Rua José Paes de Abreu. Saída às 17h em direção ao Portal Folia Solidária dos Blocos
  • Os Piratas – Concentração às 17h na quadra de esportes da Praça da Passagem. Saída às 19h, desfilando pelas ruas do bairro.
  • Bloco Evidence – Concentração às 18h na Arena dos Blocos. Saída às 20h em direção à Avenida Litorânea

15/2 – sexta-feira
  • Pileke – concentração às 14h na Arena dos Blocos. Saída às 18h em direção ao Portal Folia Solidária dos Blocos
  • Traz Amor – concentração às 16h na Avenida Litorânea. Saída às 18h, desfilando pela Orla da Praia do Forte até à Duna Boa Vista.

16/2 – sábado
  • Quero Mais – concentração ao meio-dia na Arena dos Blocos. Saída às 15h em direção ao Portal Folia Solidária dos Blocos
  • Safado é o Cara – concentração às 17h na quadra de esportes da Praça da Vila Nova. Saída às 20h em direção ao Portal Folia Solidária dos Blocos
  • União do Arrastão – concentração às 17h na Praça Major Terra, na Gamboa. Saída às 20h em direção à rua Jorge Veiga, passando pela rua José Rodrigues Póvoas e retornando à praça Major Terra.

17/2 – domingo
  • Os Atrazados – concentração às 13h na rua Maestro Brás F. Guimarães, no Morubá. Saída às 18h, em direção à avenida Teixeira e Souza, entrando na rua Alex Novelino, retornando pela Rua Jorge Lóssio até o ponto de concentração.

Texto: Anderson Lopes

Búzios: Nossa Senhora de Fátima visita Prefeitura e Hospital

Padre Ricardo Whyte, pároco de Armação dos Búzios

Imagem peregrina visitou a cidade e esteve exposta na Capela de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

                A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que chegou à cidade de Búzios na noite de terça-feira, dia 22, esteve ontem na Prefeitura Municipal e no Hospital Rodolpho Perisse. Na sede do Governo Municipal, a imagem foi recebida pelo Prefeito André Granado, que recepcionou também o grupo de fiéis que acompanha a peregrinação na cidade. Já no hospital municipal, os pacientes se emocionaram com a passagem de Nossa Senhora de Fátima por todos os setores da Unidade de Saúde.
            Vinda da cidade portuguesa de Fátima, a imagem peregrina permaneceu no município até a noite desta quarta-feira, dia 23, quando seguiu para Araruama. As duas cidades foram as únicas da Região dos Lagos a receberem a visita da santa. Em Búzios, a peregrinação da imagem veio reforçar a construção de um santuário para Nossa Senhora Desatadora dos Nós, onde já existe também a primeira capela consagrada à santa no país.
Os jovens que acompanharam a visita deixando o
hospital municipal
            A visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a Búzios foi festejada pelos católicos com Procissão de Velas e Santa Missa no Sítio São Francisco, na noite de terça-feira, em Maria Joaquina, bairro de Cabo Frio. Ontem, às 20h, houve a celebração de uma missa na igreja matriz, em Manguinhos, seguida por coroação com as crianças locais.

Búzios: Prefeitura abre inscrições para formação integral até dia 1° de Fevereiro


Antigo CEMEI atenderá estudantes do 2º segmento do Ensino Fundamental, da E.E.M.Professora Maria Rita Coelho Novellino
             Até o próximo dia 1º de fevereiro, o Instituto Educacional de Habilitação Profissional e Formação Integral Tatiana Chagas Memória – antigo Centro Municipal de Educação Integral (CEMEI) – estará com as inscrições abertas para a matrícula de alunos do 2º segmento do Ensino Fundamental (6º e 7º ano) provenientes da E.E.M.Professora Maria Rita Coelho Novellino – assim como matrículas para o 1º ano do Ensino Médio. Anteriormente voltado para atender estudantes do 1º segmento do Ensino Fundamental das Unidades Escolares da Rasa, com oficinas educativas, o espaço foi reformulado e passa a funcionar como escola regular, oferecendo formação integral em dois turnos: Ensino Médio noturno com habilidades profissionais para o 1º ano e cursos livres para a comunidade.
            De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o novo Centro vem atender à necessidade de implementação da Formação Integral para o 2º segmento da educação municipal buziana, que está integrado às prioridades do Plano Nacional de Educação no que se refere a melhorias da qualidade de ensino em todos os níveis da Educação Básica. Ainda segundo estatística da secretaria, há uma demanda crescente de estudantes no 2º segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio no município, vindo ao encontro da meta do Prefeito André Granado em oferecer uma formação em tempo integral e não apenas oficinas sócio- educativas naquele espaço.           
Segundo a secretaria, estudantes moradores da Rasa são os mais aguardados para a matrícula, já que o Instituto tem como prioridade também suprir a demanda da Escola Municipal Maria Rita, que, em breve, terá o prédio revitalizado para a instalação de mais um pólo do Centro de Atendimento e Apoio Pedagógico ao Educando (CAAPE). Para aquela unidade, o Instituto oferecerá 350 vagas para alunos de 6º e 7º anos, 140 para alunos do Ensino Médio (noturno) e 200 vagas de Cursos Livres para a comunidade. Haverá ainda 240 vagas para alunos de 4º e 5º anos das escolas de 1º segmento da Rasa, distribuídas por oficinas e dias da semana. Outro diferencial será o Ensino Médio com habilidades profissionais nas áreas de Gastronomia, Hotelaria e Educação Ambiental. Para isso, o novo espaço está sendo reestruturado e poderá atender cerca de mil alunos em três turnos, oferecendo aos estudantes de  6 e 7º anos, no mesmo local, aulas regulares em um período do dia e, no contra-turno, oficinas de conhecimentos específicos, culturais e esportivas, Ensino Médio no bairro da Rasa e Cursos Livres para a comunidade.
            Dentre as atividades culturais e esportivas oferecidas em formato de oficinas, no contra turno do horário regular para os matriculados do 4º ao 7º ano, haverá teatro, ética e cidadania, informática, educação ambiental, cultura afro e indígena, artes visuais, cultura popular, dança, futebol, vôlei, natação, basquete, estudo dirigido de língua portuguesa e matemática, música instrumental, música coro e tênis. As aulas acontecerão das 7h às 12h20, das 13h às 18h20 e das 18h40 às 22h20, com três refeições diárias incluídas. As inscrições devem ser feitas das 9h às 17h, na sede do Instituto, localizado à Av. Jose Bento Ribeiro Dantas, 276, no bairro da Rasa. Os documentos necessários para efetuar o procedimento são: Fotocópia da Certidão de nascimento, protocolo de transferência da escola de origem, comprovante de residência atualizado, RG e CPF do responsável duas fotos 3x4.
Outras informações pelo número do Instituto Educacional: (22) 2633-7016.