quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Búzios: Prefeito André Granado apresenta seu secretariado



O prefeito de Armação dos Búzios, André Granado anuncia a equipe que comporá o governo nos próximos quatro anos. Nos últimos dias, o prefeito tem agradecido os votos de confiança e tem se reunidos com autoridades estaduais e federais, na busca por recursos. Sua equipe, que já estava definida desde o dia 1º de janeiro, é anunciada agora de forma oficial. Segue abaixo os nomes e fotos dos respectivos secretários. 
Em nota o prefeito esclarece: “Entendemos que esse modelo político assistencialista e escravista deve ser substituído por um novo, onde os cidadãos tenham seus direitos atendidos pelo poder público, e condições dignas para que possam encontrar seus caminhos através das suas capacidades e não dependam de favor de ninguém, para que tenham uma boa qualidade de vida. Por isso, tenho trabalhado muito para viabilizar esse projeto, portanto, esse tem sido o meu foco”, disse o Prefeito eleito.

MEIO AMBIENTE E PESCA
CARLOS ALBERTO MUNIZ, Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Meio Ambiente e Pesca, possui residência em Armação dos Búzios desde a década de 70. Engenheiro Metalúrgico e de Materiais, Pós-Graduado em Engenharia Ambiental e Sanitária, com Mestrado na mesma área, Muniz tem ampla experiência em Meio Ambiente e Gestão, tendo atuado no Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e como professor universitário em diversas instituições cariocas. Planejamento, auditoria e perícia ambiental são seus focos como gestor à frente da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca. Como Vice-Prefeito, seu principal objetivo é contribuir para que Armação dos Búzios se torne modelo de cidade sustentável, em que o respeito ao meio ambiente e ao cidadão caminhem lado a lado.

_______________________________________________________________
PLANEJAMENTO 
MARIA ALICE PASSERI é arquiteta, já tendo realizado vários projetos na cidade. Frequentadora de Búzios desde os anos 70 e residente desde 96, trabalhou no escritório do arquiteto Otávio Raja Gabaglia até o ano 2000, quando, então, iniciou escritório próprio na cidade. Em 2005, Passeri foi convidada para trabalhar na Prefeitura de Búzios, ocupando o cargo de Diretora de Planejamento, e coordenou o trabalho de elaboração das Leis Urbanísticas do Plano Diretor e da Lei de Uso do Solo. Desde 2011, compõe a diretoria do IAB – Núcleo Búzios que se notabilizou na defesa do cumprimento das Leis Urbanas e Edilícias municipais.


               
CHEFIA DE GABINETE
RENATO DE JESUS, 43 anos, é natural de Nova Friburgo. Há 26 anos esteve pela primeira vez em Búzios e apaixonado por sua beleza, fixou moradia. Formado como Professor de Ensino Fundamental e Administrador de Empresas, é funcionário público concursado. Trabalhou na Câmara Municipal de Búzios de 2001 a 2005, exercendo as funções de Assessor Parlamentar da Presidência, Chefe de Gabinete e Diretor de Departamento de Administração. Em 2006 foi convidado pelo Dr. André, então Secretário de Saúde, para trabalhar na Saúde exercendo as funções de Diretor de Departamento de Contratos e Convênios e posteriormente Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde. Em 2012 foi agraciado com o título de Cidadão Buziano, pelo seu trabalho junto á comunidade Católica e como servidor público.

                 
TURISMO 
JOSÉ MÁRCIO MOREIRA DOS SANTOS, mais conhecido como Zé Márcio, é mineiro da cidade de Três Marias e residente em Búzios desde os anos 90. Em 1995, o empresário abriu as portas do Restaurante Boom, um dos mais bem sucedidos comércios da cidade. Zé Márcio sempre foi um cidadão ativo, chegando a ser nomeado presidente da ACEB (Associação Comercial e Empresarial de Búzios). Na sua gestão à frente da entidade, iniciou um movimento para unir os empresários da cidade objetivando captar mais investimentos em turismo e infraestrutura, e uma fiscalização mais acirrada no município. Foi eleito vereador pelo PSC com 588 votos.

_______________________________________________________________
DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO E RENDA
A empresária CLAUDIA CARRILHO é natural da cidade do Rio de Janeiro, e residente em Búzios há 16 anos. Casada há 25 anos com o empresário João Carrilho, e morando no bairro da Rasa, Claudia é um exemplo de prestadora de serviços comunitários no balneário. Iniciou seus trabalhos sociais através dos seus funcionários, construindo um espaço onde ofereceu condições técnicas e recreativas não só para eles, mas para todas as famílias, focando sempre no bem estar das pessoas. Estendeu esta iniciativa para todo o bairro da Rasa, estendendo ao maior número de pessoas possível práticas esportivas, atendimento médico, farmácia, estudo, dentre outros serviços sociais. Claudia também promoveu vários eventos com o intuito de arrecadar alimentos para as instituições sociais de Armação dos Búzios. Claudia Carrilho recebeu o título de Cidadã Buziana em 2009, como reconhecimento pela sua luta e seu trabalho para o bem do povo da cidade.
_______________________________________________________________

SAÚDE 
LUIZA ELIZABETE DE PAIVA CARVALHO, ou Dra. Luiza, como a população conhece, trabalha como médica e reside em Búzios desde 1985. Após a emancipação, começou a contribuir com o setor público da cidade. Foi chefe de gabinete do Secretário de Saúde, onde participou da criação do Programa de Saúde da Família e da estruturação daquela pasta. Em 1998, passou no I Concurso Público e trabalhou no Módulo Médico de Família da Brava. Em 2006, foi convidada por Dr. André, então Secretário de Saúde, para dirigir a emergência do Hospital Municipal. É conhecida por sua capacidade de liderança e participação administrativa na gestão da Saúde, com enfoque prioritário na Saúde Básica e preventiva. Dra. Luiza tem como metas a padronização da qualidade do atendimento e a humanização dos serviços de saúde. 

_______________________________________________________________

ESPORTE E LAZER
THIAGO COSTA é nascido em Itaperuna e reside em Cabo Frio desde 1987, cidade para a qual se mudou ainda criança. Sempre participou de atividades esportivas, chegando a jogar futebol nas divisões de base dos clubes Cabofriense, Americano e Itaperuna. É empresário do ramo imobiliário e comentarista esportivo do programa Agito Esportivo. Thiago fundou, em 2011, a escolinha de futebol Bom Garoto na Reserva do Peró, um projeto social que atende cerca de 100 crianças carentes. Recebeu o título de Cidadão Cabofriense pela sua atuação em projetos sociais e de incentivo ao esporte. Viabilizou, ainda, junto com o Deputado Federal Romário, verbas para a construção do Complexo Olímpico Esportivo Aracy Machado, em Cabo Frio. Thiago Costa tem como objetivo principal desenvolver projetos que beneficiem crianças e adolescentes através da prática esportiva.

_______________________________________________________________

HABITAÇÃO
CARLOS PIRES, morador de José Gonçalves, é fundador e Presidente do diretório municipal do PCdoB em Búzios. Contador com ampla atuação na área de habitação, Pires trabalhou na área de administração imobiliária na iniciativa privada. No ano 2000, ocupou o cargo de Diretor de Habitação e Assuntos Fundiários na Prefeitura de Búzios e, após a saída do Vereador Messias em 2003, para concorrer à eleição, assumiu a Secretaria de Habitação. Viabilizou junto ao Deputado Edmilson Valentim o programa Luz no Campo, que possibilitou a instalação de energia elétrica para José Gonçalves e parte da Rasa. Participou da elaboração do Plano Diretor, onde colaborou com a delimitação das ZIES - Zonas de Especial Interesse Social no município.

Carlos tem como meta a democratização do espaço urbano e a função social da propriedade, promovendo a inclusão social com respeito ao meio ambiente. Buscaráparcerias e convênios com o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro - ITERJ, com o Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro - CEPERJ e com o Ministério das Cidades, para consolidar a política habitacional em Búzios intervindo na solução dos conflitos e nos processos de regularização fundiária.




ORDEM PÚBLICA
GERALDO BARREIROS BORGES é Policial Militar e residente no município desde o ano 2000, quando ingressou na corporação. Solicitou transferência para o 25º Batalhão da Polícia Militar (BPM), e foi designado para servir na 5ª Companhia de Armação dos Búzios.Em 2005, foi cedido para a Prefeitura de Búzios, atuando nas áreas administrativas da Procuradoria Geral e da Saúde até 2008, quando retornou à Policia Militar. Com muita experiência na área de segurança e trânsito no município, Geraldo terá sob sua responsabilidade a Guarda Municipal, a Coordenadoria de Postura e a Guarda-vidas. Suas prioridades à frente da Secretaria serão o treinamento e capacitação dos Guardas Municipais, ordenação das praias, regularização do comércio ambulante e ordenação do transporte público e do trânsito da cidade.

_______________________________________________________________



CULTURA
ALEXANDRE RAULINO DE OLIVEIRA é economista e administrador de empresas. Frequentador de Búzios desde os anos 80 construiu sua residência em Geribá em 1997, e em 2005 mudou-se definitivamente para a cidade. Foi Diretor do Rio Convention Bureau e contribuiu para a criação do escritório de Búzios. Atuou na captação de recursos e patrocínios para a realização do Festival de Cinema de Búzios. Alexandre tem como meta fortalecer a identidade cultural do Buziano, criando e propagando arte e cultura nas suas diferentes formas de manifestação. Implementará um modelo de gestão que possibilite a captação de recursos federais, estaduais e na iniciativa privada para viabilizar projetos como a construção de um Centro Cultural na Rasa, onde será possível promover oficinas de pintura, música, dança e demais atividades artísticas, consolidando a cultura nos bairros carentes. Pretende também criar um Museu que conte a história de Búzios, reunindo documentos históricos, filmes, acervos fotográficos e depoimentos em áudio e vídeo, dos antigos moradores da cidade. 


_______________________________________________________________

FINANÇAS
KLEBER FERREIRA DE SOUZA é formado em Ciências Contábeis, com Especialização em Finanças Públicas. Nascido no Rio de Janeiro, possui residência em Búzios desde 2008, sendo um grande apreciador das belezas naturais da cidade. Servidor concursado de Duque de Caxias, mudou-se para o balneário buziano em meados de 2005, quando assumiu a função de gestor do Controle Externo, cargo em que permaneceu até 2008. Com larga experiência também na área bancária, onde permaneceu por 12 anos, tendo assumido a função de gerente de contas, o secretário tem o objetivo de modernizar todo o sistema tributário de Búzios, facilitando e agilizando a arrecadação de tributos municipais, a qual, junto com o atendimento em todas as questões relativas aos impostos e alvarás, é uma das principais responsabilidades da pasta.

_______________________________________________________________

OBRAS E SANEAMENTO
GENILSON DRUMOND DE PINA é um nome bem conhecido na política buziana. Nascido e criado no balneário e formado em Administração de Empresas, foi eleito, nestas últimas eleições, para o cargo de vereador pela terceira vez. Sendo convidado para assumir a pasta de Obras e Saneamento, abdicou da vereança para servir à população buziana com a promessa de criar uma nova infraestrutura na cidade, trazendo verbas estaduais para o município. Além da experiência na casa legislativa, onde já ocupou a presidência e teve a oportunidade de participar de todas as comissões da casa, o novo secretário acumula 15 anos de vivência na iniciativa privada, como gerente bancário. À frente da secretaria, tem objetivo de revitalizar a cidade, tendo como foco as obras prioritárias para a população buziana.

_______________________________________________________________

SERVIÇOS PÚBLICOS
ERALDO PEREIRA nasceu em Saquarema mas, por amor à cidade, escolheu Armação dos Búzios para morar. Possui ampla vivência no setor público, sendo, por mais de 20 anos, assessor parlamentar na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Foi também diretor de uma policlínica e subsecretário de Transportes e Serviços Públicos (2010/2011), ambos os cargos em Saquarema. À frente de uma das pastas mais complexas do governo, que tem, dentre outras responsabilidades, o recolhimento de lixo, conservação de ruas e manutenção de estradas, além da revitalização de praias, o novo secretário tem muitos desafios pela frente, como a ativação do aterro sanitário da cidade, mais conhecido como lixão de Baía Formosa. A implantação de um serviço programado para retirada de entulhos e lixo dos bairros da cidade será uma das iniciativas da secretaria.


_______________________________________________________________

PROCURADORIA GERAL
SÉRGIO AZEVEDO é advogado, pós-graduado em Direito Público e Direito Constitucional. Nascido em Cabo Frio, atua na advocacia de Armação dos Búzios desde 2005, tendo ministrado, por muito tempo, palestras sobre o projeto “OAB vai à escola”, em vários bairros de Búzios. Na administração pública, possui larga experiência como procurador, já tendo ocupado o cargo nos municípios de Cabo Frio (2006 a 2008) e Arraial do Cabo (2009 a 2012). Foi também consultor jurídico na Prefeitura de Cabo Frio, nos anos de 2005 e 2006. À frente da Procuradoria-Geral de Armação dos Búzios, tem como principais objetivos a otimização do trabalho, com a implantação de uma tecnologia eficaz que facilite a consulta de processos para a população, e o estabelecimento do conceito de desburocratização da máquina administrativa em todos os setores da Prefeitura.



_______________________________________________________________

EDUCAÇÃO
CLAUDIO MENDONÇA, freqüentador do município de Armação dos Búzios há mais de 30 anos, promete ter uma gestão singular à frente da Educação da cidade. Com grande atuação na administração pública brasileira, Mendonça é advogado por formação mas tem larga contribuição no cenário educacional do Estado do Rio de Janeiro. Autor de três livros, tendo publicado ainda inúmeros artigos em jornais de circulação nacional e revista especializados, já foi, dentre outros cargos, Secretário de Estado e Presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro (1994); Coordenador das áreas de Fazenda e Administração do Estado do Rio de Janeiro (1999-2002); Presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro - FAETEC (2003); Secretário de Estado de Educação do Rio de Janeiro (2004-2006) e Presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói (2009-2012). Realizou, ainda,
visitas de estudos e análise do sistema educacional de países como Chile, Finlândia, Estados Unidos, Irlanda e França e tem a proposta, como Secretário de Educação de Búzios, de excluir o modelo centralizador vigente, através de sistema de gestão democrático e participativo. Uma de suas primeiras ações à frente da pasta será a elaboração de um processo seletivo para a escolha de novos diretores das escolas municipais e a construção de planos de gestão para as unidades escolares.

_______________________________________________________________

GESTÃO
PEDRO ANDERSON DAS CHAGAS ALMEIDA  é professor de Matemática e Física. Nascido no Rio de Janeiro, freqüenta o município buziano desde a infância, quando vinha para a cidade passar férias com a família. Morador de Búzios há 15 anos, foi Diretor de Orçamento e Gestor na Controladoria Geral da Prefeitura de Armação dos Búzios, entre 2005 e 2008, tendo sido também candidato a vereador pelo PHS. Na iniciativa privada, foi gerente de relacionamento no extinto Banco Bamerindus por cinco anos. À frente da Secretaria de Gestão, que engloba setores como Recursos Humanos, patrimônio público, protocolo e TI (informática), Almeida pretende fazer mudanças estruturais para melhorar o atendimento aos servidores e agilizar os serviços internos. Também terão destaque ações como a valorização do servidor concursado, por meio da criação de ferramentas de motivação e melhoria na recepção aos funcionários e público em geral.




_______________________________________________________________

CONTROLADORIA GERAL
JURANDIR LEMOS FILHO, nascido no Rio de Janeiro, recebeu o título de Cidadão Buziano em 2008. Advogado por formação, ficará responsável pela pasta que possui, dentre outras atribuições, a responsabilidade pela fiscalização dos cofres públicos, por meio de ações como a realização de todas as prestações de contas do governo municipal, apoio às ações do Tribunal de Contas, análise de subvenções e licitações. Na administração pública, tem larga experiência no setor, tendo sido Controlador-Geral da Prefeitura de Armação dos Búzios, entre 2005 e 2008, quando foi responsável pela implantação de instruções normativas. Entre 2001 e 2004 e 2009 e 2012, foi também Controlador-Geral da Prefeitura de Duque de Caxias. O advogado exerceu, ainda, as funções de procurador na Secretaria de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e na Prefeitura de Itaguaí. Sua primeira ação como Controlador-Geral em Búzios será a realização de auditorias internas em todos os órgãos públicos. Dentre suas metas principais à frente da pasta, estão a desburocratização do sistema interno da máquina administrativa e agilidade na liberação de processos.


_______________________________________________________________

SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA
CARLOS ALBERTO NOGUEIRA DA SILVA é engenheiro elétrico por formação e residente em Búzios há 12 anos. Natural do Rio de Janeiro, foi gerente de Engenharia em diversas empresas multinacionais por 15 anos, acumulando grande vivência em gestão, manutenção e conservação de prédios e patrimônio público. Dentre as principais atribuições da pasta, Carlos Alberto ficará responsável pela implementação e avaliação da política de energia, transportes, comunicações, água e saneamento do município, promovendo projetos nestas áreas e uma articulação entre todas as demais secretarias. Os principais objetivos do novo secretário, neste primeiro momento, é estabelecer um plano de emergência para setores como iluminação pública, reestruturação de ruas e calçadas e, principalmente, mobilidade urbana.

fotos e fonte: Comunicação da Prefeitura de Búzios

Jovem Aprendiz Petrobrás


Programa Petrobras Jovem Aprendiz lança terceira edição

O Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA) lançará, no próximo dia 6 de janeiro, o edital do processo seletivo para a terceira edição – 2013/2015. Serão disponibilizadas 850 vagas distribuídas em dez municípios, são eles: Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu (distrito de Barra de São João), Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

Os interessados devem ter entre 16 e 20 anos completos no ato da inscrição e estarem matriculados na última série do Ensino Fundamental regular ou na 1ª, 2ª ou 3ª série do Ensino Médio Regular ou, ainda, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Presencial da rede pública de ensino. Serão aceitos também candidatos que tenham concluído o ensino médio regular ou na modalidade EJA presencial.

Também é necessário que os candidatos pertençam a famílias com renda mensal de até um salário mínimo, residam nos municípios contemplados pelo PPJA e que não tenham participado, anteriormente, de nenhum outro programa de aprendizagem.

As inscrições serão realizadas somente pela internet, por meio do site www.vivario.org.br, no período entre zero hora do dia 6 de janeiro de 2013 e 23h59 do dia 12 de janeiro de 2013. Após realizar o cadastramento, o candidato deverá ler atentamente o Comunicado de Seleção e clicar em “LI E ESTOU DE ACORDO”, para prosseguir com o preenchimento do formulário de inscrição. Concluído o preenchimento do formulário, o candidato deverá imprimir para apresentá-lo com os documentos obrigatórios da inscrição.

O candidato classificado para prosseguir na seleção deverá entregar a seguinte documentação: ficha de inscrição devidamente preenchida e impressa pelo candidato; cópia da carteira de identidade, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do Certificado de Reservista, quando do sexo masculino e maior de 18 anos, documentação da unidade escolar e comprovante de residência atualizado (cópia de conta de água ou luz ou telefone, ou contrato de locação).

Em caso de jovens que estejam cumprindo medida sócio-educativa em regime meio aberto, deverá ser apresentada declaração dos Centros de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD) ou da Secretaria de Promoção Social do município em que residir informando aptidão para participar do Programa Petrobras Jovem Aprendiz.

Todos os documentos deverão ser entregues em envelope lacrado identificado com o nome do candidato, município e bairro em que reside. O título Programa Petrobras Jovem Aprendiz deverá estar escrito no envelope que será entregue nos seguintes endereços:

- Para os candidatos de Campos dos Goytacazes (incluindo Farol de São Tomé), São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra: IFF Campos (Campus Centro) - Rua Dr. Siqueira, 273 – Parque Dom Bosco, Campos;

- Para os candidatos de Macaé, Carapebus e Conceição de Macabu: Viva Rio - Avenida Santos Moreira, 765 B – Miramar, Macaé;

- Para os candidatos de Rio das Ostras e Barra de São João: Secretaria de Educação de Casimiro de Abreu - Avenida Marcílio Dias, 1053 – Centro, Barra de São João.

Programa Petrobras Jovem Aprendiz
 
Criado em atendimento à Lei 10.097/2000, de Responsabilidade Fiscal, o Programa Petrobras Jovem Aprendiz atenderá, em sua terceira edição, 850 jovens dos municípios de Campos dos Goytacazes (incluindo Farol de São Tomé), Carapebus, Casimiro de Abreu (distrito de Barra de São João), Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

O programa terá duração de 24 meses, com jornada diária de quatro horas e carga horária semanal de 20 horas. Os primeiros quatro meses são destinados à Formação Humanista, desenvolvida nas unidades regionais da Viva Rio. Os próximos nove meses, aproximadamente, serão dedicados à Qualificação Técnica profissional, com realização de cursos de aprendizagem pelas Unidades Operacionais do Senai Campos e Macaé. A terceira fase, com duração de onze meses, será dedicada ao período vivencial em situações reais de trabalho realizado nas empresas que tenham parceria com a Petrobras.

Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional
Telefone: (22) 9235-5505

assessoria.petrobras@bgicomunicacao.com.br