terça-feira, 13 de agosto de 2013

Veiga de Almeida Campus Cabo Frio: Clínica escola aceita novos pacientes para atendimento na área de casais e famílias

O Serviço de Psicologia Aplicada é oferecido pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) à população da Região dos Lagos

Desde o início deste ano, a comunidade da Região dos Lagos conta com o atendimento de casais e de famílias oferecido pelo Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Veiga de Almeida (SPA/UVA). A clínica atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, no campus da Universidade, na Estrada das Perynas, s/n° e, além de casais e famílias, o atendimento clínico está disponível para adultos, adolescentes, crianças e idosos. O SPA oferece, ainda, serviços como orientação vocacional e psicodiagnósticos.

As pessoas que precisam de atendimento psicológico devem procurar o SPA para preencher uma ficha de interesse. Não há necessidade de encaminhamento de outros profissionais. As fichas seguem para triagem pelas equipes de atendimento e um aluno do curso de Psicologia que está na etapa final da graduação fará o acompanhamento do paciente. Depois do preenchimento da ficha, a pessoa deve aguardar o agendamento da primeira sessão.

Os atendimentos ocorrem com hora marcada, em salas preparadas de acordo com as normas do Ministério da Educação e do Conselho Federal de Psicologia, que tem como princípio zelar pelo sigilo e privacidade do paciente. O número de sessões depende da necessidade de acompanhamento de cada paciente.

O SPA funciona na modalidade de clínica social, isso permite a ampliação do atendimento ao público, principalmente das pessoas que tem dificuldade de acesso a esse tipo de serviço. O paciente contribui com uma taxa simbólica, que é definida no início do tratamento. Desde a inauguração da clínica-escola, em agosto do ano passado, 120 pessoas procuraram o serviço e, atualmente, 72 pacientes encontram-se em atendimento.

A coordenadora da clínica, professora Clarice Medeiros, explica que este estágio supervisionado é obrigatório e integra o processo de formação dos futuros profissionais. “O estágio profissional agrega crescimento aos alunos para a inserção no mercado de trabalho, assim como contribui para um serviço de qualidade oferecido à comunidade”, ressalta Clarice. Antes de iniciar o atendimento ao público, os alunos recebem treinamento sobre as questões éticas que envolvem o relacionamento entre o profissional e o paciente. Todo atendimento é supervisionado por psicólogos, todos professores com mestrado ou doutorado e reconhecida experiência na área de atuação.

Parcerias
O SPA conta, ainda, com acompanhamento psicológico institucional em áreas como saúde mental, hospitalar, organizacional, jurídica, educacional e esportiva. Além das parcerias já firmadas com órgãos públicos, há disponibilidade para novos convênios do SPA com instituições públicas e privadas em Cabo Frio e demais municípios da Região dos Lagos.

Serviço
SPA – Serviço de Psicologia Aplicada
Universidade Veiga de Almeida – campus Cabo Frio
Endereço: Estrada das Perynas, s/n°
Telefone: (22) 2640-1600, ramal 278
Atendimento: de 2a a 6a, das 8h às 20h

Acesso de ônibus: Linha 334 (Contorno X Universidade). Para quem utiliza outras linhas que passam pelas Avenidas América Central ou Joaquim Nogueira, a dica é caminhar até o início da Estrada das Perynas, nas imediações da antiga Sendas, e aguardar o ônibus da própria Universidade.

Um comentário: