sexta-feira, 17 de maio de 2013

Macaé: Dr. Aluízio afirma que novo porto vai garantir relevância da cidade no cenário nacional


“O novo porto é fundamental para que Macaé garanta sua relevância no mercado de petróleo e pague sua dívida social com a população.” Foi de forma contundente que o Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, defendeu o projeto de implantação do Terminal Logístico de Macaé (Terlom) – projeto da iniciativa privada para instalação de um novo porto no município – e conquistou o apoio de empresários do ramo offshore para o empreendimento durante reunião da Comissão Municipal da Firjan nesta quarta-feira (15).


O encontro foi articulado pelo Prefeito com o objetivo de discutir as necessidades das empresas que atuam na indústria do petróleo em Macaé junto à Queiroz Galvão Desenvolvimento de Negócios, empresa idealizadora e responsável pela implantação e operação do Terminal. Além de integrantes da Comissão Municipal da Firjan, estiveram presentes representantes de Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), RedePetro, IADC (Associação Internacional das Empresas de Perfuração), Sebrae, SPE (Sociedade de Engenheiros de Petróleo), ABESPetro, Soamar (Sociedade dos Amigos da Marinha), OAB, da secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Fundo Municipal para o Desenvolvimento Econômico (Fundec).

- O governo vê o porto como a garantia de uma posição estratégica para a cidade. Precisamos diversificar a economia sim, mas a indústria do petróleo é hoje a grande vocação econômica de Macaé, que só continuará a ser grande cidade do petróleo no Brasil se tivermos grandes investimentos que garantam a estrutura para que indústria permaneça no município e nisso o porto é de fundamental importância. A indústria do petróleo precisa ter peso, voz e capacidade de definição nesse projeto, pois Macaé precisa da indústria cada vez mais forte para que a população possa sobreviver às grandes ameaças desse momento e para que se possa pagar a grande dívida social que a era do petróleo tem com os nossos cidadãos - ressaltou Dr. Aluízio.

Durante a reunião, os empresários puderam conhecer detalhes técnicos do projeto, que prevê uma plataforma marítima com cerca de 90 mil metros quadrados com área para atendimento de 14 embarcações de grande capacidade simultaneamente e uma área de 400 mil metros quadrados em terra de apoio à operação offshore.

Empresa quer iniciar operação do Terlom em 2017
Superintendente de Novos Negócios da Queiroz Galvão, Paulo Roberto garantiu a viabilidade do Terminal, que se encontra em fase de licenciamento e de elaboração do projeto básico, e afirmou que a empresa está empenhada em atender ao cronograma da indústria de petróleo, que precisa ampliar as atividades portuárias de forma urgente.

- Esse projeto é para nós uma realidade e é uma das principais apostas da Queiroz Galvão. Já demos entrada no processo de licença ambiental e nossa expectativa é de obter a licença prévia até o final do ano. Estamos tomando todas as precauções para cumprir exigências dos órgãos públicos e de licenciamento e para atender as necessidades do mercado offshore, inclusive com a negociação para a utilização do Terminal pela Petrobras. Nossa expectativa é iniciar a operação do porto no início de 2017 - declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário