terça-feira, 9 de abril de 2013

Cabo Frio: Educação promove palestra sobre Autismo



por Romulo Tardelli
A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME), por meio da Divisão de Educação Inclusiva, fechou a semana em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo com chave de ouro e ofereceu palestra sobre o assunto. Com o título Autistando, o principal objetivo foi possibilitar uma divulgação mais ampla das características do quadro para que a inclusão do portador do transtorno possa ocorrer de forma efetiva e plena.
A palestra foi direcionada para a comunidade escolar, professores, auxiliares de classe dos alunos inclusos, profissionais das Salas de Recursos Multifuncionais e família. Para a psicóloga Renata Azevedo, o tema não se esgota em uma palestra apenas e a retomada ao assunto é primordial.
– Precisamos manter essa iniciativa de conscientização e informação para atingirmos a verdadeira inclusão nas escolas. A formação continuada para o professor, principalmente aos novos, contribui na qualidade da estimulação no processo de aprendizagem com esses alunos. Sem falar que, para o pai que vivencia o dia a dia dessa criança autista, é muito importante perceber que alguns comportamentos são adequados ao quadro – explica a psicóloga que atua na E. M. Prof. Renato Azevedo.
A Prefeitura de Cabo Frio tem se preocupado bastante em garantir que a inclusão de portadores de necessidades especiais aconteça de forma democrática, com formação para professores e conscientização da família e toda comunidade. No mês de março a marcha foi a favor dos portadores da Síndrome de Down e está prevista uma série de ações importantes para a seguridade da inclusão no município durante todo o ano de 2013, envolvendo, inclusive, várias secretarias. Outro passo importante foi dado com o projeto Praia para todos em Cabo Frio, que garante acesso de cadeirantes ao banho de mar. Tatiane Costa, mãe do adolescente de 16 anos Gabriel, portador da Síndrome de Down, aprova as ações e participa. “Que venham mais palestras, mais ações, mais informação. Espero apenas que outras mães também possam abraçar essa causa e participem mais”, faz o apelo. Tatiane conta que o filho, estudante da E. M. Prof. Renato Azevedo, também é bastante atuante e sempre que pode participa das palestras. Ela fala com orgulho das atividades que o jovem pratica na escola, como a natação e a dança.

A troca de experiências e a oportunidade de tirar dúvidas que surgem durante o trabalho diário são destaques para a professora Neirilane Rocha, que atua na APAE Cabo Frio.
– Esses encontros são muito importantes para nós professores. Várias informações foram novas para mim e, quando tratadas por especialistas, ajudam bastante a compreender melhor o nosso aluno com o quadro. Isso faz com que a nossa postura e atitude diante desses alunos seja ainda mais planejada e pensada. Assim, com aperfeiçoamento, podemos oferecer um ensino com mais qualidade.
Atualmente, na Rede Municipal de Ensino de Cabo Frio, são 68 alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista), inclusos, distribuídos em 33 escolas. A palestra foi ministrada pelas professoras Jocélia Pinho, que é professora, fisioterapeuta e neuropsicóloga, responsável pela Educação Inclusiva no município e Josy Vianna, que responde pelo Serviço das Escolas Especiais e ainda pelas Casas do Aluno, em Cabo Frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário