quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Poesia com Souza Jr.


Sangue Amazônico

Que pais é este?Que desmata Amazônia.
Que só nos traz insônia
E a cada dia que passa, nasce um corrupto novo.
Que pais é esse? De bandidos livres no planalto e no meio do povo.
De terno e gravatas, De homens sem atitude
Com sangue de baratas...
De políticos intocáveis com suas próprias religiões.
Anjos que se tornam ladrões,
Que roubam nossas felicidades,
Como se fossem Deuses
Com suas imunidades.


Souza jr.

Dedicada a todos os índios caçados da Amazônia.
 E suas inocências violadas e pelas arvores derrubadas,
Por europeus e americanos, que compram madeiras de lá.

BÚZIOS: II Saci

O prefeito Mirinho Braga foi homenageado no I SACi

Abertas as inscrições do Concurso de Contos da II SACI em Búzios

A Academia de Letras e Artes Buziana (ALAB) espera repetir em 2013 o grande sucesso que foi a Semana de Artes e Culturas Internacionais, realizada em maio deste ano na península, e que contou com um público de 1.500 pessoas, vindas de 16 estados e mais representantes de 12 países.
        A programação já começou a ser divulgada, estando fixada a data de 24 a 26 de maio para a sua realização, estando abertas desde já às inscrições para o II Concurso de Contos da ALAB.Os contos deverão ser enviados via correio com protocolo (com registro AR) impreterivelmente até 28 de fevereiro, para Av. José Bento Ribeiro Dantas, 2110 – sala 08 - Manguinhos, CEP: 28.950-000 – Armação dos Búzios – RJ,  juntamente com uma cópia da inscrição:
        Os organizadores do II SACI - Semana de Artes e Culturas Internacionais esperam duas mil pessoas no próximo evento para homenagear as Artes da Cultura local e internacional. O I SACI foi um projeto idealizado pelo presidente da entidade, José Gonzaga, realizado junto com o corpo acadêmico e coordenado por Dyandreia Portugal. O evento teve apoio técnico do  governo Mirinho Braga, através da Secretaria de Educação e Cultura e foi considerado mais um marco na cultura local. 
 Eis a programação, que poderá sofrer um outro ajuste até o dia do evento. 

PROGRAMAÇÃO II SACI /2013.

Sexta feira, 24 de maio

19 h: Abertura oficial, com um Concerto da Filarmônica Rio Branco, campeã dos Concursos MEC/Rede Globo de Tv, seguido por queima de fogos.  
 20 h:  Discurso do presidente da ALAB, Dr. José Gonzaga de Souza e do prefeito de Búzios, Dr. André Granado,  Paraninfo Anfitrião.
·  Em seguida, serão empossados os novos Acadêmicos Efetivos, aos Acadêmicos Honorários e a outros Embaixadores de Cultura Internacionais da ALAB que, após a posse, passarão a representar também as suas respectivas nacionalidades em Búzios.
·  A Secretária de Educação e Ciências da PMAB, eleita Patronesse do II SACI, dará Posse a novos membros da Academia Jovem da ALAB, oriundos do II Concurso de Contos que será realizado em abril de 2013 conjuntamente pela ALAB e PMAB. 
·  O Presidente da Câmara Municipal será convidado a dar posse aos novos Acadêmicos Correspondentes da ALAB. 

23 h:  Jantar de Confraternização, no Restaurante Buda Beach, na Orla Bardot, de frente para o mar. Os participantes gozarão de desconto especial e serão brindados com um drinque de cortesia pela direção do restaurante.

Sábado, 25 de maio

Manhã livre, com passeios listados no link da “Secretaria Municipal do Turismo receptivo de  Búzios”, apoiadora oficial do evento. 

12 hs: Inicio do Credenciamento para o Seminário e entrega de pastas e crachás.
·  Abertura das tendas abrangendo todas as manifestações culturais inscritas: VIII Feira Literária da Literarte, II FLIB – Feira Literária Infantil e Exposição de Artes Plásticas. 

·  Inicio do II Concurso Infanto-Juvenil de Desenhos - ALAB e PMAB. Esses espaços serão ocupados por inúmeros Artistas Plásticos e Escritores, filiados locais da Literarte e visitantes de outros Estados Brasileiros e do Exterior.

15 h: Abertura Oficial do Ciclo Especial de Palestras e Debates. Com a mesa composta pelas autoridades convidadas e presentes, o Presidente da ALAB dará inicio, com a execução do Hino Nacional pela Filarmônica Rio Branco, regida pelo Maestro Antonio Ernesto.

15h30min: Palestra com o tema: “A importância das Academias de Letras e Artes nas cidades Brasileiras.”

 18 h: Intervalo, quando será servido um delicioso coffee-break patrocinado pela ALAB para todas as pessoas presentes no ambiente das palestras. Duração - 40 minutos.

1h40min: Momento para réplicas (perguntas e respostas) aos Palestrantes e Congressistas.

20 hs:
·  Shows de dança folclórica dos países representados.
·  Apresentação de ballet.   
·  Show da Superação, estrelado pelos assistidos da APAE-Búzios, reconhecida pela sua competente administração e como referencia oficial entre todas as APAEs de Estado do Rio de Janeiro.

21 hs: Apresentação da Companhia Circolo de Criação, espetáculo de show e variedades.

Domingo, 26 de maio

ALAB espera mais de dois mil participantes em 2013. 
10h: Apresentação dos Escritores e Artistas Plásticos participantes na  II Feira Literária / SACI da ALAB e dos participantes na Exposição de Artes Plásticas. Momento de lançamentos literários, autógrafos e bate-papos com os autores.

12 h: Entrega de Certificados aos participantes do evento, divulgação do resultado e entrega dos prêmios aos vencedores do II Concurso de Desenho da ALAB / PMAB.


13 h: Encerramento Oficial do II SACI - SEMANA DE ARTES E CULTURAS INTERNACIONAIS, com total cobertura da mídia convidada.