terça-feira, 11 de dezembro de 2012

CABO FRIO: Deputado Janio mendes de volta à Alerj com projetos


Novo Batalhão na Região dos Lagos
está mais perto de se tornar realidade

A secretaria estadual de Segurança acolheu a indicação do deputado estadual Janio Mendes (PDT) que solicita a criação de um novo Batalhão de Polícia Militar na Região dos Lagos para dividir área de atuação com o 25°BPM e deu prosseguimento ao projeto. De acordo com a proposta do deputado, o novo Batalhão teria sede em Araruama e ficaria responsável pelo policiamento dos municípios de Saquarema, Araruama e Iguaba Grande. A nova unidade deverá ter efetivo próprio, não prejudicando o funcionamento do 25°BPM, atualmente, responsável pelo policiamento nos municípios de Saquarema, Araruama, Iguaba, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Armação dos Búzios e Arraial do Cabo. Para o deputado, a aprovação da indicação pelo secretário Beltrame é uma grande vitória do mandato.
- Desde que assumi como deputado Estadual, a Segurança Pública tem sido uma das minhas principais bandeiras. Cabo Frio vive uma explosão demográfica, com média de crescimento populacional entre 8 a 10% ao ano. Não é apenas durante a alta temporada que a população aumenta, nos finais de semana também. Com esse aumento, consequentemente, também cresce a violência. O criação do novo Batalhão se traduz no anseio de toda a população da Região dos Lagos – afirmou Janio, que também foi o responsável pelo desengavetamento do projeto da construção da Delegacia Legal em Cabo Frio.
No dia 19 de março deste ano, o deputado Janio Mendes promoveu audiência pública para discutir o aumento da violência na Região. O encontro contou com a participação de representantes das comissões de Defesa dos Direitos Humanos e de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Alerj, do comandante geral da Polícia Militar, Cel. Erir Ribeiro, o subchefe Administrativo da Polícia Civil, Sérgio Simões Caldas, comandante do 25º Batalhão de Cabo Frio, cel Gilmar Barros além de representantes do Conselho Comunitário de Segurança e da sociedade civil organizada.
Ainda em março, Janio levou as demandas da Região dos Lagos ao secretário estadual de Segurança, tendo como um dos principais temas a criação do novo batalhão. O encontro aconteceu no gabinete do secretário José Mariano Beltrame e contou com a presença da Chefe de Policia Civil, delegada Marta Rocha, do comandante geral da PM, coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, do subchefe da Polícia Civil, Sérgio Caldas, e dos deputados Marcelo Freixo (PSOL), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Alerj, e do deputado Zaqueu Teixeira, então presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia.

Assessora de Comunicação 
Roberta Costa
(22) 9228 - 0313
(21) 2588-1274

Búzios: Inaugurada APEF

A diretoria eleita da  APEF Búzios 


Búzios agora tem APEF - Associação dos Profissionais de Educação Física
 Foi fundada oficialmente no dia 1º. de dezembro de 2012, a APEF - Associação dos Profissionais de Educação Física de Armação dos Búzios. A solenidade foi realizada no Hotel Ferradura Resort, e contou a participação de profissionais e estudantes da área, além de atletas e presidentes de várias APEFS da região.
 Estiveram presentes aos trabalhos, a coordenadora da Frente Parlamentar de Educação Física na Região dos Lagos, profa. Martha de São Paulo, e o coordenador de Esportes da Secretaria de Esportes e Lazer  do município do Rio de Janeiro, professor Sergio Tavares, um dos responsáveis por implantar as vilas olímpicas no Rio.
 Como primeiro presidente da APEF Búzios, foi eleito o professor Alexandre Nabuco, que considerou um sonho a fundação da entidade. Ele comentou sobre como pretende direcionar as suas ações em frente à classe, que tem profissionais em todos os setores que movimentam o município de Armação dos Búzios.  
- Depois de quatro tentativas, finalmente o sonho se realizou. É muito importante termos a APEF em Búzios, pois está na hora de fazermos um planejamento direcionado não só para o esporte, mais para educação,  a saúde e o social.  Hoje a educação física precisa estar incluída nestes quatro pilares, e para isso teremos um suporte forte do CREF 1, da  nossa frente parlamentar e da união das APEFS. Queremos a união da classe em todos os setores, seja ele escolar, academias, escolinhas esportivas. Estamos começando a nos organizar, em breve anunciaremos os dias e hoprarios de nossas reuniões - concluiu.
A APEF Búzios vai funcionar, provisoriamente, no Centro Esportivo, Social e Cultural, na Rua Mercedes, 352, em Cem Braças. Mais informações cel. 98619472.  

Cabo Frio inaugura skatepark ao som de CPM 22


Skatepark será inaugurado no dia 21

A comemoração continua no dia 22 com show da banda CPM 22


Os skatistas de Cabo Frio e, também, os visitantes da cidade ganharão um novo espaço para realizarem suas manobras: o Skatepark Allan Mesquita. A Prefeitura entregará a área de 700m², situada à Praça Cristóvão Colombo, no dia 21 de dezembro, sexta-feira, às 18h.
No sábado, dia 22, haverá competição, das 10h às 17h, entre atletas convidados pelo homenageado Allan Mesquita, cabofriense e skatista profissional. Para comemorar em grande estilo, a Prefeitura, por meio da Coordenadoria Geral de Eventos, proporcionará um show da banda CPM 22, a partir das 22h, em um palco montado na Praia do Forte. O vocalista, Badauí, confirmou presença no Skatepark durante o compeonato.
A competição entre skatistas continua no domingo, 23 de dezembro, também das 10h às 17h, porém esta será aberta ao público e as inscrições serão feitas no local, a partir das 9h.
Serviço - Skatepark - Praça Cristóvão Colombo, Avenida do Contorno, s/n°, Praia do Forte - Cabo Frio/RJ.

Carolina Rocha

Búzios: Lançamento de livro no CEPEDE


 “Nossa Linguagem também é Literatura” é lançado nesta quarta em Búzios
         A secretaria de Educação e Ciência de Búzios, através do CEPEDE - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação estará fazendo o lançamento nesta quarta feira, dia 12, do livro “Nossa Linguagem também é Literatura”.
             Não se trata de um trabalho didático, mas de uma coletânea de textos criativos, que resumem o pensamento de um gruo de alunos da rede municipal sobre diferentes assuntos, que estiveram participando ao longo deste ano de um projeto desenvolvido pela Formação Continuada de Linguagens, coordenado pela professora Débora Rodrigues, envolvendo mais de 40 professores.
         O livro, de 48 páginas, reúne textos de alunos dos professores que mais se destacaram na execução do projeto, e tratam de temas variados escolhidos pelos próprios escritores, na forma de contos, histórias fantásticas, poesias, crônicas e outros gêneros literários.
         Trata-se de uma obra toda artesanal, cuja produção foi feita inteiramente no CEPEDE, pela própria profa. Débora Rodrigues, Formadora de Linguagens, junto com a coordenadora da unidade, Assunção Macedo e a sua diretora Paula Regina de Carvalho, com diagramação e formatação de Rodolfo Arthur Ferreira.  
    - Os alunos vieram sendo preparados para desenvolver diferentes gêneros textuais pelos professores durante todo o ano. No final, cada um escolheu o seu estilo e o resultado ficou muito bom. São mais de 40 textos que falam de tudo um pouco – comentou.
        Participam do lançamento, marcado para as três da tarde no auditório do CEPEDE, diretores, professores e alunos da rede, pais e jornalistas convidados da secretaria de Educação e Ciência. 

CABO FRIO: Mario Vivarini faz palestra na FERLAGOS


Amanhã (dia 12), às 19 horas, o escritor Mário Vivarini, autor do livro "Bem vindo à bordo - histórias e segredos de um comissário de vôo", estará em Cabo Frio para uma palestra divertida, onde promete contar todos os mistérios, loucuras, desafios, diversões e problemas do cotidiano de quem vive na ponte aérea como comissário de vôo. O evento acontecerá no auditório da Fundação Educacional da Região dos Lagos (Ferlagos), na Avenida Júlia Kubitscheck, 80, próximo à rodoviária de Cabo Frio.
No livro (e na palestra) Mário relembra vários momentos do tempo em que trabalhou na Varig, e conta alguns casos com detalhes que farão o público conhecer um pouco mais o universo da aviação e dos profissionais que já foram conhecidos pelo nome de "aeromoça".
- São situações vividas não apenas nos vôos, mas nos momentos antes e depois da decolagem, nos hotéis, aeroportos e durante os períodos de folga, e algumas delas tendo o passageiro como personagem - conta o autor, que garante: "depois da leitura, e da palestra, terá muita gente torcendo para viver as mesmas experiências que serão contadas".
A palestra servirá como um lançamento regional do livro, e está sendo organizada pela professora Alice Moura, coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, que lembra: "o tema vai agradar a quem já viajou de avião, quem nunca viajou, quem trabalha ou pretende trabalhar no setor, quem gosta de viajar e, principalmente, quem adora um bom livro e uma boa história". A participação é gratuita.
O autor
"Bem vindo à bordo" é o primeiro livro de Mário Vivarini, que depois de 45 anos se descobriu um contador de histórias. "Viciado em livros", como ele mesmo diz, já foi desenhista, auxiliar de arquitetura, militar, bancário, bell boy, comissário de bordo, empresário, propagandista, vendedor e gerente da indústria farmacêutica, além de ser fisioterapeuta por formação.




Cristiane Zotich | Assessora de Comunicação
(22) 9211-9030 | 7814-2261 | ID: 88*24936

CABO FRIO: Último vestibular do ano


Última chamada do ano: UVA realiza vestibular neste fim de semana

Inscrições podem ser feitas diretamente pela internet - www.uva.br/vestibular

As últimas provas do Vestibular 2013 da Universidade Veiga de Almeida (UVA) serão realizadas neste fim de semana, dias 15 e 16 de dezembro, nos quatro campi da Universidade. Nesta edição, os estudantes que alcançarem as melhores médias no exame concorrerão a bolsas proporcionais, podendo chegar a 100% do valor da mensalidade.

Neste sábado, 15, as provas serão aplicadas nos campi da Capital (Tijuca, Barra da Tijuca e Centro). Já no domingo, dia 16, será realizado o vestibular do campus Cabo Frio. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site www.uva.br/vestibular ou nas Centrais de Atendimento dos campi. Em Cabo Frio, a Central de Atendimento localiza-se na Unidade II (Avenida América Central, 900, no mesmo local onde serão aplicadas as provas). A taxa de inscrição é de R$ 25,00, que pode ser substituída pela doação de duas latas de leite em pó integral ou um pacote de fraldas geriátricas. A arrecadação do Vestibular Social é repassada, na íntegra, no início de cada semestre letivo a instituições que prestam serviços gratuitos à comunidade local.
 
A qualidade do ensino oferecido pela Universidade Veiga de Almeida se consolida a cada ano. Um exemplo são as importantes conquistas na esfera acadêmica, como o novo crescimento de décima para sétima posição no ranking nacional do Índice Geral de Cursos (IGC), principal instrumento de avaliação do MEC (Ministério da Educação), que mensura a qualidade do ensino superior no Brasil. A instituição passou para a faixa 4 do indicador, o nível mais alto atingido pelas universidades privadas do país e foi classificada como a segunda melhor universidade privada do Estado do Rio de Janeiro. Alguns cursos da UVA tiveram destaque nacional, como os de Engenharia Civil e de Produção, o de licenciatura em Letras, e o de Educação Física, considerado o melhor entre universidades públicas e privadas do Estado do Rio.

Este ano, a Veiga de Almeida também recebeu autorização para o Mestrado em Ciências Ambientais e o Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade, ambos com previsão de início para o primeiro semestre de 2013. Além de diversos cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e a distância, a Veiga de Almeida oferece os cursos de Mestrado Profissional na área da Saúde: Psicanálise, Saúde e Sociedade; Fonoaudiologia; e Odontologia.

Prova
            A prova é composta por uma redação e 20 questões objetivas de conhecimento geral. O vestibulando tem até três horas para concluir o exame. A redação vale até 30% da nota final e as questões objetivas somam 70%. O candidato não pode zerar nas questões de múltipla escola.

Enem e Prouni
            Para os alunos com pontuação superior a 400 pontos no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), a UVA disponibiliza 15% das vagas. Para aqueles que precisam ter uma flexibilidade maior de data para realizar os exames, a instituição oferece também os programas de acesso diferenciado (PAD) e personalizado (PAP), onde o candidato pode agendar a data de realização da prova. A Instituição também participa do programa do Financiamento Estudantil – Fies (antigo Crédito Educativo) e do Prouni.
            Mais informações sobre o vestibular estão disponíveis pelos telefones 0800 0246 172 (Cabo Frio e Região dos Lagos) e (21) 2574-8888 (Capital e Região Metropolitana).

Mobilidade Estudantil
            A Universidade Veiga de Almeida, que figura entre as dez melhores instituições de ensino privado no país, ao ingressar na Rede Ilumno, em 2011, iniciou o processo de internacionalização da educação. A partir de 2013, as ações de intercâmbio começam a ser implementadas, numa integração entre as nove universidades da Rede Ilumno. Outro marco importante nesse processo de internacionalização é a oferta do curso de idiomas U, que oferece aos estudantes da Veiga de Almeida a oportunidade de aprender outros idiomas durante o processo de formação acadêmica, dando uma oportunidade a mais para competir no mercado globalizado. São até 30 opções de línguas, oferecidas no sistema de Educação a Distância, que valem como disciplina optativa ou de extensão. Além da Veiga de Almeida, integram à Rede Ilumno o Centro Universitário Jorge Amado, da Bahia, e universidades da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Panamá, Paraguai e Peru.


Sobre a Universidade Veiga de Almeida:
            Com 40 anos de existência e uma das 10 melhores universidades privadas do país, de acordo com o ENADE, a UVA tem hoje, aproximadamente, 23 mil alunos e 1.300 funcionários, dos quais 700 são professores. A instituição oferece cursos de Graduação, Graduação Tecnológica, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão em quatro diferentes campi no Rio de Janeiro: Tijuca, Barra, Centro e Cabo Frio. A Veiga conta também com um centro de excelência em saúde, sediado próximo ao campus Tijuca.

Andréa Luiza Collet
Jornalista, Diretoria Executiva de Relações Públicas

UVA - Universidade Veiga de Almeida

________________________________________