segunda-feira, 19 de novembro de 2012

UVA: Jornada apresenta abordagens humanistas no atendimento psicológico




Evento será realizado nesta quarta-feira, 21 de novembro, na Universidade Veiga de Almeida

Um dia dedicado às abordagens humanistas da Psicologia. Essa é a pauta para os alunos de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida -UVA-, campus Cabo Frio, nesta quarta-feira, 21 de novembro, durante a segunda edição da Jornada de Abordagens Humanistas da Região dos Lagos, que será realizada no auditório principal -Estrada das Perynas, s/n°-, a partir das 8h. O evento é gratuito e valerá como aula para os estudantes.

Universidade Veiga de Almeida -UVA-,
campus 
Cabo Frio, realiza 2° edição da Jornada de
 Abordagens Humanistas da 
Região dos Lagos
Abrindo a programação, às 8h30, haverá uma mesa redonda com o tema “Psicologia e fenomenologia: algumas interfaces”. A psicóloga do Instituto Carioca Gestalt Terapia -ICGT-, Berta de Souza Ribeiro, falará sobre a contribuição da fenomenologia para a clínica psicológica, enquanto o doutorando em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense -UFF-, Alessandro Gemino, abordará as atitudes naturais e fenomenológicas. Às 9h45, a professora Ligia Gomes de Souza, doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ-, fará palestra sobre “Plantão psicológico: um novo paradigma para a clínica?”. A manhã encerra com uma conferência.

Os trabalhos recomeçam às 18h30, com a apresentação de relatos clínicos por acadêmicos dos dois últimos anos de formação que fazem estágio, dentro do tema “Aproximação da Gestalt-Terapia e o Serviço de Psicologia Aplicada”. A partir das 20h15, o professor Guilherme de Carvalho, doutor em Psicologia Clínica pela PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica) apresentará os desdobramentos clínicos do atendimento com crianças, intitulado “Contos e histórias na vivência infantil: uma metáfora do atendimento com crianças”, enfocando, ainda, vínculos, dores e vazios dos pacientes e familiares dentro da abordagem Gestáltica.

Andréa Luiza Collet
Jornalista, Diretoria Executiva de Relações Públicas
UVA - Universidade Veiga de Almeida
________________________________________


Búzios: Briga em boate acaba na delegacia

Um dos homens que se envolveram na briga em boate
de Búzios
Uma camiseta parecida. Esse teria sido o motivo de uma briga dentro de uma boate em Búzios, na madrugada de sábado para domingo. Dois homens estariam envolvidos na briga, a garrafadas, que  ocasionou um ferimento que precisou de pontos na testa de um deles, Aderbal Gomes Junior.

Segundo o site G1 de notícias, o segurança da boate teria entregue os dois homens a um policial militar mas ao chegarem à delegacia o agressor já não estava em poder do policial, para que seu depoimento pudesse ser colhido.

O caso segue sendo investigado e mais uma vez fala-se sobre a segurança nas cidades do interior do Rio de Janeiro. A cada dia uma nova história de violência e agressão.

fonte: G1

Búzios: festival de Cinema tem seu inicio dia 21.11

Em sua 18ª edição, inicia nesta quarta-feira, dia 21, a grande festa cinematográfica da península, o Festival de Cinema de Búzios. Mais uma vez, o Gran Cine Bardot sedia este encontro de cineastas, artistas, produtores, exibidores e amantes do cinema, exibindo uma programação composta por grandes títulos em pré-estreia para o Brasil, muitos deles premiados internacionalmente. Palco do cinema a céu aberto, a Praça Santos Dumont apresenta uma seleção de filmes populares de grande repercussão  no circuito nacional.
A exibição do filme “O Amante da Rainha” de Nikolaj Arcel, às 21h , abre oficialmente este Festival, realizado pela 18ª vez pela CIMA e pelo Gran Cine Bardot, com patrocínio da Prefeitura de Búzios. O filme participou da competição oficial do Festival de Berlim, onde saiu premiado nas categorias de melhor Ator e Roteiro.
Chegando a seu 11º ano, o Show Búzios promove novamente o encontro entre exibidores e distribuidores do país, estabelecendo um importante debate sobre as possibilidades dos próximos anos no mercado brasileiro. Durante os dias 22 e 23 de novembro, serão apresentados os trailers e campanhas dos títulos programados para o circuito cinematográfico de 2013.

Confira a programação de quarta a domingo na foto ao lado.

Cabo Frio: 40 inscritos no IX prêmio Cabo Frio de comuicação


30 candidatos selecionados concorrem nesta edição

       A comissão organizadora do IX Prêmio Cabo Frio de Comunicação divulgou a lista com os classificados para a disputa deste ano. Ao todo, 30 trabalhos selecionados por atenderem aos requisitos exigidos no regulamento concorrem aos R$ 40 mil distribuídos nas categorias profissional e universitária.
O evento premiará, de acordo com o regulamento, os melhores trabalhos publicados que tenham como tema geral as ações que promovam positivamente  o município  de  Cabo Frio, estimulando o progresso e a valorização do cidadão. A cerimônia de premiação será no dia 30 de novembro, sexta-feira, às 20h, no Clube do Canal, localizado à Rua Coronel Ferreira, nº 932, bairro Portinho.
De acordo com as normas que regem o prêmio, participam da disputa trabalhos de autoria de um ou mais profissionais de imprensa, comprovadamente publicados em veículos brasileiros, com sede no Estado do Rio de Janeiro (jornais, revistas, emissoras de rádio, emissoras de televisão ou sites), e publicados no período de 1º de agosto de 2011 até 31 de agosto de 2012. No caso dos estudantes – categorias universitárias - no ato da inscrição do trabalho, os participantes precisaram comprovar o vínculo com a Instituição de Ensino Superior (IES), através da declaração de matrícula. A participação foi vedada a trabalhos produzidos por integrantes do quadro de funcionários da Prefeitura de Cabo Frio ou que a ela prestem serviço, assim como a membros integrantes das comissões organizadora e julgadora.
Segue, abaixo, a lista (em ordem alfabética) com os nomes dos selecionados:

- Alex Tavares
- Andréa Luiza Collet
- Andréa Morais
- Breno Alves Garcia
- Carlos Cezar Sampaio Filho
- Cleber Lopes
- Eduander Silva
- Eliete Cardoso
- Elizeu de Jesus
- Filipe Rangel
- Filipe Terra
- Heitor Moreira
- Janaina Garcia
- Juliano Medeiros
- Lorena Mendonça Brites
- Luis Mauro Soares
- Mariana da Silva Penha
- Mariana de Souza Barreto
- Mariana Ricci
- Monique Gonçalves
- Raissa Carvalho
- Ricardo Altoé de Souza Vieira
- Rose Gomes
- Sidney Marinho
- Soró Luiz
- Suellen Rodrigues Cardoso
- Tatiana Grymberg
- Téo Arrabal Heluy
- Thiago Andrade
- Tomás Baggio Pereira

CABO FRIO: Salão Rouge é sucesso no Caldeirão do Huck

Fernanda Souza no dia de glamour do
Caldeirão do Huck

Com certeza você já sonhou em trocar de lugar com uma pessoa famosa e ter um dia de glamour. Foi isso o que aconteceu com Fernanda Souza. A funcionária do Rouge participou da estreia do novo quadro do programa do Luciano Huck “Se eu fosse você” que foi ao ar no sábado, 17, e viveu um dia de Fernanda Souza atriz. A anônima fez Muay thai, participou de uma sessão de fotos, jantou com o cantor Thiaguinho, e voou até Campinas para - quase - estrear a nova peça da atriz.
Já a Fernanda Souza famosa andou de ônibus, fez comida e trabalhou no Rouge como manicure e até unha de oncinha fez. Para a proprietária do estabelecimento, Eliane Amaral, a participação foi mais que especial. “A Fernanda foi muito simpática, nossos clientes gostaram muito da participação e não quiseram refazer o trabalho com outras funcionárias do salão. Desejamos toda sorte e sucesso para ela e para o programa”. 
Se você tem o mesmo nome e sobrenome de algum famoso e também quer participar do quadro, é só entrar no site do Luciano Huck e preencher o formulário. Mas enquanto você espera, que tal dar uma passadinha no Rouge e ficar ainda mais bonita fazendo unha, cabelo e sobrancelha? O salão fica localizado à Praça Porto Rocha, 18, loja 4, Square Shopping, Cabo Frio. Telefone: (22) 2645-5313.

crédito da foto: Caldeirão do Huck

JORNAIS DA REGIÃO: Peru Molhado - Búzios


O Festival da ABP

E-mailImprimirPDF
Leia mais em:
Peru Molhado
Por Lula Vieira
Foi magnífico em todos os sentidos o Festival Brasileiro de Publicidade em Búzios. Foi tão bom que choveu e fez frio, o que obrigou às quase 600 pessoas presentes a se dedicarem sem culpas ou hesitações ao que deveriam ter ido fazer em Búzios: sexo. Ops! Não! Discutir propaganda. Assim, sem a concorrência da praia e da piscina, foi possível participar das palestras, dos fóruns, dos júris e das premiações. Sem contar que com friozinho e tempo fechado é mais fácil se dedicar com entusiasmo à gastronomia.
Dito isso e assinado devidamente embaixo, posso me dedicar a contar para você a viagem de ida nos ônibus que saíram do Aeroporto Santos Dumont no Rio, devidamente fretados pela direção da ABP que, por motivos que você verá, não é responsável por nada que aconteceu a seguir. Haviam dois ônibus. Um com saída marcada para as 5 da tarde e outro para as 6, para recolher quem chegava ao Rio de avião e aqueles que, pelos mais diversos motivos, acharam que não valia a pena enfrentar a estrada para Búzios dirigindo. Como todo mundo sabe, Rio/Búzios é uma viagem de 3 horas num buzão, com direito a parada para ir ao banheiro.
Às quatro da tarde, antes da partida dos ônibus, uma carreta fez o favor de tombar na estrada, interrompendo o trânsito. Nas duas horas seguintes um ônibus do BRT cumpriu sua rotina e atropelou um motociclista. Na avenida Brasil outro ônibus, provavelmente com inveja de seu colega articulado, destruiu alguns carros que ousaram transitar á sua frente. Na ponte Rio Niterói não aconteceu nada. Nada mesmo. Tudo parado, como sempre.
Conclusão: o Rio de Janeiro, que anda tentando copiar São Paulo em tudo, ficou uma merda. Falo do trânsito, sem julgamentos quanto a outras características tanto paulistanas como cariocas. O ônibus das cinco e o meu das seis saíram lá pelas sete, sete e meia, pois não dava para precisar a hora exata, uma vez que sair significa andar, locomover. E isso não aconteceu. Só na frente do aeroporto perdemos uns quinze minutos congestionados. Um ônibus atrás do outro, vagarosos como tílburis do império.
Com a estrada interditada, os dois motoristas resolveram usar uma via alternativa. E bota alternativa nisso. Enveredamos por quebradas utilizadas por tropas de burros e praticantes de enduro. Em meio à mais absoluta escuridão, passamos por sítios e choupanas que tirando a antena da Sky não tinham nada mais de civilizado.
Finalmente paramos numa birosca na progressista região de Bacaxá. Meio fora de rota. Um estradinha que tem de um lado a Ponta do Veado, da outra a Ponta do Sururu passando depois pelo Saco do Cherne. Eu disse birosca? Desculpe. Era um restaurante que servia um rodízio de pizza a três real o pedaço. Os dois ônibus despejaram a fina flor da publicidade brasileira e ainda o Rafael Sampaio que disputaram a cotoveladas os pedaços de pizza que eram armazenados numa vitrine. Tinha de carne seca, camarão, muçarela, calabreza e mixta (claro que com xis), servidas com o tradicional acompanhamento das pizzas verdadeiras: catchup, mostarda ou maionese. Tinha também molho à campanha e pimenta vermelha. Como se vê, quase uma cantina do Trastevere. O Zé Guilherme Verezza, mostrando que é macho, pediu logo uma de camarão. Mas, mostrando também que não é doido, retirou cuidadosamente os camarões criando um novo sabor: a pizza de camarão sem camarão. Rafael Sampaio, diante da falta do Mouton Rotchild que compõe sua trivialidade à mesa, foi de sacolé de uva, quase a mesma coisa. Eu ataquei uma calabreza que de tal forma revoltou minhas vísceras que fui punido por uma imediata pulorose. Ao dicionário! Ou, como no meu caso, ao banheiro!
Depois conto o resto. E tem muito resto!
 

JORNAIS DA REGIÃO: Primeira Hora - Búzios


Leia mais em:
PH

Sem solução, trânsito de Búzios é teste de paciência para moradores e turistas

Nem bem chegamos ao início oficial do verão e o caos no trânsito da Cidade deu as caras neste feriadão. Apesar do mau tempo verificado no meio da semana, a sexta-feira amanheceu com céu claro, o que fez com que moradores e turistas saíssem de casa rumo às praias ou para passeios no Centro da Cidade. Como resultado, a Avenida José Bento Ribeiro Dantas permaneceu engarrafada durante boa parte do dia e da noite.
Sem que nenhuma grande obra tenha sido feita no principal eixo viário do município desde 2005, quando o então prefeito Toninho Branco resolveu dar uma repaginada em determinado trecho do acesso, batizando-o de Via Azul, a avenida vem dando sinais de estar saturada, mesmo em dias úteis, e períodos fora da alta temporada. Estima-se que passem pelo Pórtico cerca de 6 mil carros diariamente; o número dobra em feriados importantes e férias de final de ano. Para tanto carro, além de vias sem acostamento, e em sentido duplo (mão e contra -mão), Búzios não conta com sinalização de trânsito eficiente, nem vagas suficientes para acomodar tantos veículos. Mais uma vez o resultado é o caos.
De acordo com Fabio Escobar, diretor da empresa que cuida do estacionamento na Cidade, o Centro de Búzios conta apenas com trezentas vagas nas principais ruas. – O excedente de carros encontra vagas nos estacionamentos particulares, e em cima de calçadas, na maioria das vezes isso acontece porque os motoristas são mal orientados por flanelinhas, e há déficit de guardas municipais, já que após as 23h00 meu pessoal sai das ruas em direção à suas casas, e pessoas vindas de outros locais acabam exercendo informalmente esta função – contou o empresário em visita ao PH realizada na semana passada.
 O fato é que, tanto as questões relacionadas ao trânsito, quanto ao estacionamento, fazem parte de uma  mesma equação que é a mobilidade urbana; o projeto de transportes públicos, elaborado ao longo deste mandato pela Secretaria de Planejamento, acabou ficando nas gavetas do governo, por motivos que a população desconhece.   
O preço pela inação do governo já está sendo sentido nas ruas. Volume de trânsito acima do que comportam as vias vicinais e secundárias da Cidade, dificuldade para estacionar carros, tanto de dia nas praias, quanto no Centro da Cidade à noite, além do risco de extorsão e assaltos praticados por delinquentes travestidos de flanelinhas, que atuam na madrugada, muitas vezes a poucos metros de locais onde deveriam estar guardas municipais.