terça-feira, 6 de novembro de 2012

Festival Gastronômico Internacional tem início em Búzios


Começou nesta terça-feira (06), em Búzios, Região dos Lagos do Rio,  o Festival Internacional de Gastronomia Les Pantagruels. O evento segue até o dia 11 de Novembro no restaurante Chez Françoise, do Hotel Gourmet Le Relais La Borie, em Geribá, e conta com a participação de seis chefs franceses e um brasileiro.O objetivo do festival é o intercâmbio e troca de experiências entre os chefs, além da criação de pratos franceses com ingredientes tipicamente brasileiros.O jantar começa com aperitivo, entrada, prato principal e sobremesa, além de uma garrafa de vinho para acompanhar. O valor é R$ 440 por casal.O Les Pantagruels também apresenta um desafio para estudantes de gastronomia. Doze alunos foram previamente selecionados pelo chef David Mansaud e devem ser avaliados por quatro chefs franceses.

Projeto Mulheres Mil inicia nesta quarta no IFF


Ainda estão disponíveis vagas para buzianas

            Vai ser realizada nesta quarta feira (07), no campus Cabo Frio do Instituto Federal Fluminense, às 10h, a aula inaugural do projeto Mulheres Mil, do governo federal, cujo objetivo é qualificar profissionais para o  mercado de trabalho nas funções de Ajudante de Cozinha ou Atendimento ao Restaurante.
     Graças a uma parceria com a secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Rendade Búzios, vinte e cinco mulheres que participam do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) na Rasa e José Gonçalves, já estão inscritas no curso, mas ainda há outras 25 vagas disponíveis, abertas a qualquer interessada maior de 18 anos.  De alto nível técnico, o curso é grátis, mas será feita uma seletiva caso muitas candidatas se apresentem.
     Segundo André Lacerda, Coordenador da extensão do IFF, elas terão aulas gerais de português, matemática, cidadania, empreendedorismo e aula específica da função escolhida.O projeto tem no máximo 200h e acontecerá 2 vezes por semana durante 3h/dia.
            O programa que visa a Qualificação Profissional através de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e a elevação da escolaridade, será ofertado exclusivamente pelo IF-Fluminense com o apoio dos servidores da rede federal de ensino e a participação de órgãos importantes para a implantação e a realização de oficinas e palestras.
 Os cursos definidos para serem ofertados são de Qualificação em Auxiliar de Cozinha e Serviços de Copa e Atendimento em Bares, Lanchonetes e Restaurantes. A aluna selecionada no Processo Seletivo, que encontra-se em andamento, além da Qualificação Profissional em uma das duas áreas ofertadas, cursará também a formação básica através da oferta de disciplinas como Linguagem e Comunicação, Inclusão Digital e outras, como também participará de palestras e oficinas com temas diversos ao universo da Mulher. O curso terá a duração aproximada de sete meses, podendo sofrer alterações. Cada aluna matriculada receberá uniforme, material didático e uma ajuda de custo para a passagem.
Local da inscrição: IFF – Campus Cabo Frio (antigo CENTRINHO)
Procurar o Escritório de Acesso ou Coordenação de Extensão do Campus
PERÍODO DAS INSCRIÇÕES: 06 a 09 de Novembro e 21 a 30 de Novembro das 9h às 17h.
Mais Informações com André Lacerda  Tel. (22)2629-9077 / (22)2629-9344

BÚZIOS: Elefante marinho na praia da Azeda

Um leão marinho foi atração hoje na praia da Azeda em Búzios.
O animal que pesa cerca de 300 kg está sob os cuidados da secretaria de meio ambiente que analisou a sua condição de saúde e diz que o animal não apresenta nenhum tipo de lesão ou doença.
O animal será alimentado e devolvido ao mar para que possa continuar sua jornada.


foto: Sergio Quissak


Segundo biólogos da empresa CTA - Meio Ambiente, que presta serviços à Petrobras no monitoramentoe de animais marinhos no litoral da Região dos Lagos, o animal está em boas condições de saúde, mas muito cansado. Os biólogos acharam por bem monitorá-lo para que ele volte naturalmente ao mar.
Segundo o biólogo Salvatore Siciliano, do Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (GEMM-Lagos), o elefante-marinho é macho e jovem, pois é visível o crescimento de uma pequena tromba que caracteriza os machos adultos. A origem mais provável do animal é a Patagônia argentina, onde existe uma grande colônia reprodutiva localizada em Punta Tombo.
— Ocasionalmente, alguns exemplares chegam à nossa costa, principalmente na Região Sul e são por essa razão chamados de visitantes ocasionais. Não se trata de um movimento migratório, mas sim deslocamento errático.
Ainda segundo Siciliano, o procedimento dos biólogos do CTA foi correto:
— Não é necessário capturar o animal. Ele certamente está cansado. Veio à praia para descansar e depois voltar ao mar. Nestes casos, é preciso isolar a área. O elefante-marinho precisa de tranquilidade e o que mais o incomoda são cachorros — explicou o biólogo.
Não é a primeira vez que Búzios recebe um leão-marinho deste porte nas suas praias. Em 2009, um animal parecido chegou à Praia de de João Fernandes. Como não tinha condições de voltar ao mar, foi trazido para o Rio e depois devolvido ao mar no Sul do país.
Ambientalistas e surfistas vão lançar dia 24, na praia do Peró, em Cabo Frio, um grande mutirão de limpeza das praias do Peró e das Conchas. A campanha de proteção do litoral também será levada durante o verão para as outras praias de Cabo Frio e de Búzios. Serão feitos mutirões de limpeza e também de conscientização dos banhistas para que eles não deixem lixo nas praias. Na primeira ação, o SOS Peró, são esperados mais de 200 ambientalistas de todo o estado:
— O movimento também tem o objetivo de lutar contra a pesca predatória no litoral da Região dos Lagos. Está virando uma rotina encontrarmos animais marinhos nas nossas praias, muitos vítimas da pesca predatória — lamentou o fundador do Museu do Surf de Cabo Frio, Telmo Moraes, que vai participar do movimento.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/elefante-marinho-vira-atracao-para-turistas-em-buzios-6647796#ixzz2BTewfj6Z

Escola Nicomedes Theotônio Vieira estará pronta para o próximo ano letivo


A prefeitura de Búzios está trabalhando a pleno vapor para entregar à população já para o início do próximo ano letivo, a obra de reconstrução da Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira, localizada no bairro de Manguinhos.
 A informação é do secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Wilmar Mureb. Ele explicou que a Nicomedes Vieira passará a ter somente dois amplos pavimentos térreos, um deles com oito salas e outro com duas, todas com ar condicionado, seguindo o mesmo padrão das escolas construídas e entregues pelo município em Vila Verde (EM Eva Maria de Oliveira) e no bairro de São José (Escola Municipal Professora Regina da Silveira).

 Construída em 1990, após 22 anos de uso, a escola Nicomedes Theotônio Vieira vinha apresentando problemas de rachaduras, e por ordem do prefeito Mirinho Braga este ano os alunos foram transferidos para módulos habitacionais pré-fabricados, montados na área externa do Campo de Manguinhos, onde permanecem até a conclusão da obra.
 - Fui eu mesmo quem liderou a construção da Nicomedes, quando secretário em 1990. Só que o padrão naquela época seguia o de uma escola tradicional, com andar superior. Hoje, temos um novo estilo de construção, bem mais linear, até por uma questão de dar mais segurança à comunidade escolar. Ela vai ter todo conforto e segurança de portas especiais e câmeras.  Já demolimos todo o segundo pavimento e agora vamos começar a remodelação do primeiro. Podemos dizer que estamos com 40% prontos. No  próximo ano, queremos que os alunos já estejam lá. – finalizou o secretário.    








Fotos: Ronald Pantoja

Banco para empréstimo de cadeiras de rodas é inaugurado em Rio das Ostras


Maçonaria cria local para emprestar equipamentos para a população carente

Dando prosseguimento às atividades de auxílio à população carente, as Lojas Maçônicas de Rio das Ostras e Barra de São João criaram um Banco
de cadeiras de rodas. O objetivo é fazer o empréstimo dos equipamentos a portadores de deficiências, moradores dos municípios, em especial
àqueles que não têm condições de adquiri-los. O lançamento oficial aconteceu no último domingo, dia 28, durante um churrasco de confraternização, na sede da Loja Obreiros de Canaãn, onde o Banco
está instalado. Na oportunidade, foi anunciado que o novo espaço contará ainda com cadeiras de higienização, cama hospitalar, muletas e
andadores para uso em sistema de comodato.



Interessados em ter o empréstimo dos equipamentos, tanto individualmente quanto por meio de alguma instituição, devem entrar em contato com um dos membros da Maçonaria ou enviar um e-mail para
22 7813-9977 também está disponível para mais informações.

Atualmente, 22 cadeiras de rodas foram compradas pelas Lojas Maçônicas
com dinheiro arrecadado por meio da promoção de eventos beneficentes e
doações dos próprios membros da entidade. Ainda esta semana, outros
equipamentos para facilitar a locomoção de portadores de deficiência
serão adquiridos.



Por ser uma entidade sem fins lucrativos, a Maçonaria sempre realiza
ações sociais como forma de contribuir para as desigualdades. Todos os
anos as Lojas fazem doação de cestas básicas, brinquedos, roupas,
cobertores, entre outras coisas. Pessoas que queiram contribuir com
doações podem procurar, sempre a partir das 19h, a sede de uma das
Lojas, a Obreiros de Canaãn, localizada na Rua Henrique Sarzedas, 486
- Parque Zabulão - Rio das Ostras.



A liberdade, a igualdade e a fraternidade estão entre os princípios da
Maçonaria, cuja base é filosófica, iniciática e voltada para a ajuda
social.


Michelle Reis
Assessora de Imprensa

Fotógrafo Raoni Paiva expõe no Charitas a partir desta sexta-feira, dia 9 de novembro


Será inaugurada nesta sexta-feira, dia 9 de novembro, no espaço Wolney Teixeira, no Museu José de Dome – Charitas, às 20h, a exposição fotográfica “Entre águas e vindas”, do fotógrafo paraense Raoni Paiva Godinho. A exposição, que retrata em grande parte a natureza e suas águas, ficará no Charitas até o dia 9 de dezembro.
Nascido e criado em Belém do Pará, Raoni começou seu interesse pelas artes ainda na infância, como ele mesmo diz: "cresci em uma casa onde a arte é muito presente, seja com música, literatura, teatro e fui meio que catequizado pela minha irmã, que é realizadora artística e atriz, Tainá Khalarje, com quem sempre tracei conversas infinitas sobre o assunto. Nunca pensei em ser fotógrafo, mas desde criança ficava encantado, viajando com as imagens do Luiz Braga, que hoje é minha maior influência”, disse ele.
Em 2008, o artista foi fazer faculdade de Tecnologia Naval no interior de São Paulo, mudança e curso tais que proporcionariam a criação de boa parte do seu acervo fotográfico. Nas primeiras férias em Belém, com vontade de mostrar para os amigos as belezas da cidade, começou a procurar detalhes, paisagens e pessoas em que nunca tinha reparado antes, a fim de obter imagens peculiares que caracterizassem o lugar da melhor forma possível.
Quando começou a trabalhar com vistorias e a fazer viagens para cidades ribeirinhas, trabalhando para o petróleo, e ao se mudar para a Região dos Lagos, Raoni percebeu que o que mais lhe encantava eram as paisagens humanas que se desenhavam a cada embarque e desembarque, em cada trapiche, e, principalmente, a relação lúdica de encantarias e afeto que as pessoas mantinham com a água, enquanto que a maioria do mundo apenas trata a água como simples bem de consumo. 
Em Cabo Frio, Rio das Ostras e Arraial do Cabo, fez algumas das que considera suas melhores fotos. E foi Cabo Frio que fez com que ele se sentisse tão em casa quanto na Amazônia. Encantado com as belezas, a energia e a receptividade do local, pretende ficar por aqui sem previsão de saída.
O fotógrafo Raoni Paiva 
O fotógrafo também destaca o caráter combativo e preservacionista que está contido em sua arte: “Nasci na Amazônia, sou caruana do fundo do rio. Então, vindo de uma região regida pelas águas, não poderia ter outro foco na vida e na arte que não fosse a água. Hoje o descaso é tão grande, há tanta desgraça, tanta poluição, tanta maldade. Vejo que esquecem de onde viemos. Viver em grandes cidades até nos afasta mais dessa beleza e dessa importância. Tudo vira produto, bem de consumo, algo com um resultado intrínseco, seja na torneira, na garrafa, no chuveiro ou, até mesmo, na cervejinha do fim de semana. Muito me impressiona tantos falarem sobre o aquecimento global, mas ninguém pensa na procedência, no trato, no tratamento, no quanto foi perdido até aquela água chegar a seu destino final”, afirmou ele.
Tainá Khalarje ainda completa sobre a obra de Raoni: "São fotografias de perceptos e afetos. Cada foto é um banho de vida e Amazônia. Estão dimensionadas em tempo e espaço interior."  

Viviane Rocha



CABO FRIO: Professora universitária é encontrada morta na estrada Búzios Cabo Frio

foto: Renata Cristiane
A assistente social Josi Ramos de Oliveira, 32 anos, foi encontrada morta na estrada que liga Cabo Frio a Búzios, no bairro Tangará. A vítima estava desaparecida desde a noite de segunda feira -05.
O corpo da vítima foi encontrado com sinais de estrangulamento. E haviam sinais de possível estupro, já que a vítima estava com um dos seios à mostra. A polícia trabalha com diversas hipóteses para o assassinato.

Josi dava aulas no curso de Serviço Social na UVA e era esperada pelo marido, no bairro da Rasa, onde residia.  O carro estava remexido e o local em que se encontrava não era o costumeiro da professora.
A comoção por conta da morte estúpida de Josi tomou conta da Universidade. E os alunos e professores articulam uma possível manifestação contra a violência que tem tomado conta das ruas de Cabo frio.

Recentemente a onda de violência questiona os números positivos da segurança no município. Segundo dados do 25° Batalhão para os municípios de Araruama, Saquarema, São Pedro, Arraial, Cabo Frio, Búzios e Iguaba, o trimestre junho, julho e agosto registrou nas delegacias de polícias e no Batalhão de Polícia Militar os seguintes dados:

- Comparando o trimestre de junho, julho e agosto de 2010 com o mesmo período de 2009, os delitos que tiveram maior redução absoluta foram: roubo a transeunte (com menos 40 casos ou 21,2%), homicídio doloso (com menos 37 vítimas) e roubo de veículo (com menos 17 casos).

- Entre os delitos que registraram maior aumento absoluto no período de junho, julho e agosto de 2010 quando comparados ao mesmo período de 2009, estão: ameaça (com mais 150 vítimas ou 23,6%), lesão corporal dolosa (com mais 67 vítimas ou 10,2%) e
lesão culposa de trânsito (com mais 59 vítimas ou 15,6%).

- Em junho, julho e agosto de 2010 o total de roubos diminuiu em 11,4% ou menos 43 delitos se comparado com o mesmo período do ano anterior. Os furtos diminuíram em 3,7% ou menos 50 delitos. O número de registros aumentou em 306 ocorrências.
fonte: http://www.jornaldesabado.com.br/?p=1040
Porém, com relação ao índice geral de homicídios entre a população jovem (15 a 24 anos) no estado do Rio de Janeiro, o Instituto Sangari (www.institutosangari.org.br) divulgou os números de todos os municípios, com base no período de 2003 a 2007, e a Região dos Lagos está em destaque no ranking (confira na tabela ao lado). Búzios aparece em segundo lugar no estado e em sétimo no país. Cabo Frio ocupa a sétima posição estadual e a 35° nacional. São Pedro da Aldeia está logo atrás no Rio de Janeiro e em 37° no país.
Informações da planilha:
1ª coluna – Posição do município no plano nacional

2ª coluna – Posição do município no estado