segunda-feira, 5 de novembro de 2012

BÚZIOS NA FIT - FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO: Stand de Búzios oferece happy hour


Um agradecimento ao empresariado pela parceria de tantos anos na divulgação da cidade. 

Segunda feira - 5 -  foi o primeiro dia da FIT – Feira Internacional de Turismo das Américas-  aberta somente a empresários e profissionais ligados à area do turismo.   A prefeitura de Búzios realizou um  happy hour  com champagne e sushi dedicados aos empresários do turismo presentes à feira.  O secretário Cristiano  Marques  agradeceu a todos os presentes pela parceria de tantos anos entre empresariado e a secretaria de Turismo de  Búzios, em especial nesses dois anos em que esteve a frente da pasta.
A participação de Búzios na FIT de 2012 marca o fechamento de um trabalho realizado pela gestão Mirinho Braga em prol da divulgação da marca Búzios como destino turístico internacional. A FIT está acontecendo desde o  dia 3 e vai até o dia  6 de novembro  nas dependências da Univercidade Rural – La Rural- em Bueno Aires. Com um totem de 5  metros o stand de Búzios está entre os mais bonitos da feira.
O  Secretário de Turismo Cristiano Marques destaca como sendo um fechamento importante e faz um balanço positivo do trabalho realizado na divulgação da cidade como destino turístico internacional, “ Os empresários já faziam este trabalho de divulgação de Búzios na FIT, após a emancipação, Mirinho em seu primeiro governo abraçou a iniciativa e tornou-se um dos nossos pontos mais importantes de divulgaççao”, disse e ainda ressaltou  a importância do trabalho pioneiro  de empresários como Tomas Weber, Sergio Rebora, Hector Sirera da HB – Associação de Hotéis de Búzios- e o própio Papi, que hoje é colaborador da prefeitura de Búzios. 
A feira foi aberta ao público no sábado e domingo das 15hs às 22hs e está aberta somente a profissionais do setor segunda e terça feira de 10hs às 19hs. A feira è destinada a atacadistas, Operadores Turísticos, Empresas de transporte, Empresas de Tecnologia, Instituições Educacionais,Empresas especializadas em segmentos turísticos, Organização de Eventos, Órgãos oficiais, Agências de Viagens, Convention & Visitors Bureau, Mídia, Turismo Ativo, Turismo de entrada. Os setores são os do Brasil, Caribe e América Central, Internacional e nacional.


Victor Viana
 @vianabuzios

UVA CABO FRIO: EXPO SECOM estimula práticas sustentáveis




Circuito leva informações ao público ao mesmo tempo em que propõe uma reflexão sobre a responsabilidade individual por um mundo melhor

            Os estudantes de Comunicação Social da Universidade Veiga de Almeida (UVA) trabalham com afinco para deixar tudo pronto para a terceira edição da SECOM – Semana de Comunicação -, que será realizada em Cabo Frio, entre os dias 6 e 8 de novembro. Com o tema “Comunicação para Sustentabilidade: Informação, Mudança e Processo”, diversas palestras e oficinas serão oferecidas gratuitamente à comunidade acadêmica e demais interessados no assunto.
Uma das novidades deste ano é a EXPO SECOM, que está sendo montada por um grupo dedicado de alunos, e poderá ser visitada durante os três dias do evento, a partir das 8h. A estudante do quarto período de Jornalismo, Maria Antônia Casarões, explica que a exposição será em forma de circuito, apresentando aos visitantes todo o ciclo dos produtos, passando pela situação atual do mundo (com poluição e degradação ambiental), o estímulo ao consumismo, os impactos causados na geração de cada produto e, para finalizar, sugestões de práticas sustentáveis. Maria Antônia explica que o trabalho de pesquisa para a mostra já promoveu mudanças em sua própria vida. “É possível sim ter uma vida sustentável. Precisamos descobrir o que cada um pode fazer na sua realidade local para fazer desse mundo um lugar melhor para todos”, ressalta.
As palestras serão realizadas no auditório principal, a partir das 19h, com o objetivo de debater o papel da Comunicação Social frente ao tema sustentabilidade. Abrindo a rodada, na terça-feira, dia 6, será abordado o tema “Comunicação sustentável: mobilização e conscientização”, com a presença do jornalista Eduardo Nunes, que integra o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, do consultor do Sebrae Jansen Esteves e da assessora de comunicação da Prolagos, Adriana Pereira. Na quarta-feira, o tema “Práticas jornalísticas para diálogos sustentáveis” será apresentado pelo jornalista Marcelo Kanhan, diretor executivo de Relações Públicas da UVA, com a participação do correspondente dos jornais O Globo e Extra, Walmor Freitas. Encerrando o evento, na quinta-feira, dia 8, o editor da revista eletrônica Mundo do Marketing, Bruno Garcia, dividirá a mesa com Michele Urbim (Armazém Brasil) e Marciel Longo (Klabin SA) para falar sobre “Publicidade sustentável: o valor agregado à imagem e marca das organizações”.
Nos três dias de evento serão realizadas diversas oficinas simultaneamente, todas com início às 14h. As oficinas ocorrerão nos laboratórios e salas de Comunicação Social, na unidade de Avenida América Central, 900. Entre as oficinas estão: Oratória, Marketing 3.0, Planejamento de Mídias Sociais e Ferramentas para Web Media.

Parceria
Outro trabalho que iniciará durante a Secom é uma parceria dos alunos do sexto período com a empresa eco-capitalista TerraCycle, que cria produtos verdes a partir de materiais de difícil reciclabilidade e que não possuem destinação adequada, como é o caso dos tubos de creme dental e as embalagens de salgadinho. Diversos postos de recebimento de embalagens serão distribuídos no campus com o objetivo de arrecadar material, que enviado à central da empresa, que transformará em produtos como estojos, mochilas, vasos para plantas, entre outros.

Serviço:
SECOM 2012
Data: 6, 7 e 8/11
Oficinas: das 14h às 18h, na Unidade II (Avenida América Central, 900)
Palestras: 19h, no auditório principal (Estrada das Perynas, s/n°)
EXPO SECOM: das 8h às 22h, na praça de alimentação (Estrada das Perynas, s/n°)

Mais informações:
Twitter: @secomuvacf
Facebook: Secom Uva Cabo Frio

BÚZIOS: Casas são demolidas em Maria Joaquina

Casas irregulares em local de preservação ambiental foram demolidas nesta manhã - 05.11.

As casa foram construídas numa APP - área de preservação permanente - próximo às falésias da praia Raza. Segundo informações de nossa repórter de bairro, Izabel da Jequiti - que esteve presente durante toda a operação, mais de 200 casas será demolidas até quinta-feira - 08.

O mandato e o prazo para desocupação foram respeitados pelos agentes do meio ambiente em Cabo Frio.
Os ativistas ambientais tanto de Cabo Frio quanto de Búzios prometem permanecer fiscalizando para que nada seja construído no local.























crédito das fotos:
Izabel da Jequiti - facebook: https://www.facebook.com/izabel.dajequiti.3?fref=ts

ARGENTINA: Ex combatentes argentinos fazem greve de fome na Praça de Maio


Homens que lutaram na guerra das Malvinas revindicam o reconhecimento como veteranos de Guerra.

Texto e fotos de Victor Viana @VianaBuzios 

Andreas Oscar 
Desde o dia 21 de Outubro um grupo de homens que combateram na Guerra das Malvinas  estão fazendo uma greve de fome  acampados na Praça de Maio.  Querem com isso pressionar o governo argentino a reconhece-los como ex combatentes. Um dos manifestantes, Andreas  Oscar Tomati disse que antes eram reconhecidos como combatentes e que  há 5 anos perderam esse reconhecimento “estamos aqui fazendo este protesto para chamar a atenção para o descaso com todos que lutaram e morreram nessa guerra”, disse.  Segundo os manifestantes não foi um confronto tão pacífico como muitas vezes está nos registros históricos, segundo eles, muitos morreram. Consideram um desrespeito o tratamento a que esses ex combatentes estariam sendo submetidos.   A guerra pela recuperação das Malvinas do domínio britânico pelo governo argentino ocorreu em 1982 e sempre foi considerado um conflito relativamente pacífico.  Andreas ainda nos disse que o governo abafa que haja tido mortos e que a manifestação não está recebendo a atenção devida pelos jornais argentinos.


Victor Viana 

BÚZIOS NA FIT - FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO

Os secretários de Turismo de  Búzios e Arraial do Cabo,
Cristiano Marques e Marcos Simas

Búzios e Arraial do Cabo são as únicas cidades da Região dos Lagos a ter stand na FIT 

Os únicos municipios a participarem da feira são destaque do setor no Brasil.


A FIT está acontecendo desde o  dia 3 e vai até o dia  6 de novembro  nas dependências da Univercidade Rural – La Rural- em Bueno Aires. Com um totem de 5  metros o stand de Búzios está entre os mais bonitos da feira como também o stand de Arraial do Cabo que montou uma maquete da Gruta Azul, uma de suas belezas naturais.  Dividida em diferentes setores por regiões e países, o Brasil conta com um setor exclusivo dividido por ruas. Uma  rua toda destinada a Búzios, com o stand oficial e ainda dos hotéis e pousadas da cidade. Nos stands de Búzios e Arraial do Cabo  além da recepção aos agentes de turismo de todo o mundo,os visitantes recebem um kit promocional das cidades. Búzios se destaca  com  a exposição de um vídeo institucional apresentando as belezas  do balneário.
O presidente da FIT Jorge Naon e
Cristiano Marques



Cristiano Marques, Carlos Simas e Giuseppe Vaglio
do Colona Park
O Secretário de Turismo Cristiano Marques destaca como sendo um fechamento importante e faz um balanço positivo do trabalho realizado na divulgação da cidade como destino turístico internacional, “ Os empresários já faziam este trabalho de divulgação de Búzios na FIT, após a emancipação, Mirinho em seu primeiro governo abraçou a iniciativa e tornou-se um dos nossos pontos mais importantes de divulgaççao”, disse e ainda ressaltou  a importância do trabalho pioneiro  de empresários como Tomas Weber, Sergio Rebora, Hector Sirera da HB – Associação de Hotéis de Búzios- e o própio Papi, que hoje é colaborador da prefeitura de Búzios.  O Secretário de Arraial do Cabo, Marcos Simas, também destaca a importância de feiras de turismo como a FIT para a divulgação da região dos Lagos no mercado latino.

Cristiano Marques sendo entrevistado por Carlos Masip
da rádio, jornal e TV "Multimedio Turístico"
A feira foi aberta ao público no sábado e domingo das 15hs às 22hs e está aberta somente a profissionais do setor segunda e terça feira de 10hs às 19hs. A feira è destinada a atacadistas, Operadores Turísticos, Empresas de transporte, Empresas de Tecnologia, Instituições Educacionais,Empresas especializadas em segmentos turísticos, Organização de Eventos, Órgãos oficiais, Agências de Viagens, Convention & Visitors Bureau, Mídia, Turismo Ativo, Turismo de entrada. Os setores são os do Brasil, Caribe e América Central, Internacional e nacional.




Victor Viana 
@VianaBúzios




Concurso Victorino Carriço: inscrições continuam abertas

Melhores poesias serão publicadas em cartilha
Continuam abertas, até o dia 30 de novembro, as inscrições para o I Concurso de Poesia Victorino Carriço.  O Concurso, que oferece prêmios de R$1 mil, R$750 e R$500 para os três melhores colocados de cada categoria, tem o principal objetivo de revelar talentos e apresentá-los à sociedade. Para isso, será feita uma cartilha que contará com as melhores poesias e será distribuída para as bibliotecas municipais, espaços culturais e instituições de ensino.
Para o secretário de Cultura de Cabo Frio, José Correia, o Concurso de Poesia Victorino Carriço é uma excelente oportunidade para revelar novos talentos:
- É um concurso que estimula a criação literária e, ao mesmo tempo, homenageia os 100 anos desse grande poeta que cantou a nossa região. Além disso, a participação dos jovens é um reconhecimento ao nosso poeta – disse.
O I Concurso de Poesia Victorino Carriço está dividido em três categorias: Infantil (de 6 a 10 anos), Juvenil (de 11 a 17 anos) e Adulto (a partir dos 18 anos). Serão premiados os três melhores textos literários de cada categoria. Além do valor em dinheiro, os vencedores receberão troféus em noite comemorativa que será realizada no dia 19 de dezembro na Casa de Cultura José de Dome – Charitas.
O tema central do concurso é: “Cabo Frio, minha terra amada...” um dos versos presentes no hino do município de Cabo Frio. Dentro do tema estão divididos subtemas como: a vida do poeta e sua obra, as belezas naturais de Cabo Frio, assim como sua importância histórica e seus ícones histórico-culturais (monumentos).
Para participar, basta realizar a inscrição em um dos três pontos espalhados pelo município: Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira, Praça D. Pedro II – Centro; na Biblioteca Municipal de Tamoios, que funciona no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva que fica à Rodovia Amaral Peixoto, Km 107, Tamoios, e no Centro Cultural Anderson Gigabyte, na Avenida Ézio Cardozo da Fonseca, ao lado da Subprefeitura do Jardim Esperança.
Mais informações sobre o Concurso e inscrições podem ser obtidas através do blog: www.cabofriominhaterraamada.blogspot.com.br ou através da Fanpage: www.facebook.com/PoetaVictorinoCarrico.
O Poeta - Victorino Carriço nasceu no dia 29 de julho de 1912, no Baixo Grande, e viveu a maior parte da sua vida em Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio. O compositor e poeta morreu em 20 de maio de 2003, de morte natural.
Entre as várias atividades que exerceu, foi membro fundador da Academia Cabofriense de Letras (e também seu presidente); presidente do Conselho Municipal de Cultura de Cabo Frio; Delegado da União Brasileira de Trovadores; membro da  União Brasileira de Trovadores, da  Casa do Poeta de São Paulo, da  Academia de Trovas do Rio Grande do Norte, da Associação Uruguaiense de Escritores e Editores - Rio Grande do Sul; membro do Instituto de Cultura Americana, da Academia Internacional de Heráldica Genealogia, da Academia de Letras de Uruguaiana e do Clube de Poesia de Uruguaiana – as três últimas no Rio Grande do Sul, além de ter sido o primeiro gerente de banco em Arraial do Cabo e o vereador mais votado de Cabo Frio.
Na verdade, nada disso o prendeu: ele gostava mesmo era de escrever e compor, e, entre suas composições, somam-se vários hinos, entre eles os de Cabo Frio, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia. Aos 14 anos, compôs o hino do Colégio Sagrado Coração de Jesus.
Entre seus escritos, tem três livros publicados: “Mar e Amar”, “Vidas Mortas” e “Se voltares”, ambos de trovas, sonetos e poemas, que fazem parte do acervo da Biblioteca Walter Nogueira, em Cabo Frio, e estão disponíveis para pesquisa e empréstimo.


Viviane Teixeira

SAQUAREMA: Som instrumental volta ao calçadão de Bacaxá


Boa música e talentos locais fazem a boa combinação este mês em Saquarema. Organizado por Thiago Perninha, o Saquá Instrumental acontece pela segunda vez no Calçadão de Bacaxá, próximo à subida do Ciep. O evento acontece no dia 12 de novembro, a partir das 19 horas. Já está confirmada a participação de Neury Nogueira, Renan Amorim, Vaneci dos Santos, Luizinho de Tanguá, Lucas Moreira, Cosminho do Pandeiro, entre outros.

BÚZIOS: A van do Atendimento Itinerante da Prolagos está em Búzios.

A van do Atendimento Itinerante está na Rua 04 s/nº - Bairro Brava, em Búzios, na antiga Loja de Atendimento de Búzios. Os moradores da região podem solicitar novas ligações de água, negociação de débitos, impressão de segunda via de conta, entre outros serviços, sem precisar se deslocar até a loja da concessionária em Manguinhos.

BARRA DE SÃO JOÃO: Exposição de fotos revela pessoas e paisagens de Barra de São João


Um olhar que traz de forma poética diferentes aspectos do cotidiano do distrito de Barra de São João, em Casimiro de Abreu. Continua em exposição no Museu Casa de Casimiro, 40 fotos da artista suíça Suzanne Reimman e junto a elas, também estão expostos poemas feitos por alunos da Oficina de Redação da professora Helena Sardenderg. A exposição “Barra poética – mostra fotográfica em Barra de São João” segue até o final de novembro. 

Suzanne e Helena fazem parte da Sociedade Cultural Brasil-Suíça, criada especialmente por elas. Através dessa associação, as duas procuram organizar eventos que mostrem a cultura e o turismo de Barra de São João. Segundo Suzanne, as fotos têm a ver com o cotidiano da cidade e mostram as belezas e problemas da região.

As fotografias revelam pessoas como a costureira de uma escola de samba de Barra, chamada Cibele, moradores e casas antigas, pescadores, artesãos, escola de dança, além de pontos turísticos e as belezas naturais da localidade. “Eu tinha fotos de paisagens somente de um pedaço da cidade. Barra de São João não tinha nenhum cartão postal e no ano passado dentro do projeto de redação, tivemos um curso de fotografias, onde passamos por alguns lugares olhando as belezas e problemas que envolvem o meio ambiente como a sujeira no Rio São João e outras coisas. Daí, decidi retratar esse lado também”, comenta Suzanne.

A artista lembra que a partir daí, a professora Helena Sardenberg teve a idéia de reunir os alunos da oficina de redação para escrever poemas sobre o que eles viam nas fotos de Suzanne. Foram três semanas de aula dentro do museu e sob diversos olhares surgiu então a Barra Poética. “A região é uma mina de ouro para o turismo ecológico e não tem incentivo nenhum na cultura. Estamos batalhando para criar outros eventos para mostrar toda a riqueza da cidade. Estou aqui há cinco anos e já via muita coisa que os moradores não vêem”, diz Suzanne, acrescentando que no final de novembro as fotos serão trocadas e a próxima exposição apresentará fotos de animais, plantas e as belezas do Rio São João, vista de vários pontos. “Dentro do manguezal tem animais escondidos. Eu mesma já via duas araras azuis. Ainda tem o Morro São João, as praias e cachoeiras. Barra de São João é um lugar único e temos muita coisa para mostrar”, destaca.
Suzanne ainda comenta que pretende, através da associação, cadastrar os artistas da região para que também possam ter a oportunidade de criar outros projetos e eventos junto à Sociedade Cultural Brasil-Suiça. Para ajudar os artistas, no museu também são vendidos fotos, cartões postais, canecas e outros produtos. As encomendas podem ser feitas diretamente no museu.
SERVIÇO Local: Praça As Primaveras s/nº, Centro,Barra de São João. Horário de visitação: das 8h às 17h.

fonte: (www.macaenews.com.br) 

SOMUNEAR BÚZIOS: EVENTO RIO ZUMBI


A SOMUNEAR - Associação das Mulheres Negras e afrodescendentes da Rasa convida aos interessados em participar do Evento no Rio de Janeiro, Rio Zumbi.
O ônibus sairá as 04:00 da Praça da Rasa, em frente à Igreja Católica. Os interessados podem enviar e-mails para  para kayka_sirlei@hotmail.com ou deixar um comentário.