sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Feira de Profissões recebe alunos de toda a Região dos Lagos


Evento será realizado no dia 8 de novembro, das 8h às 17h, na UVA

Os estudantes do Ensino Médio e vestibulandos que ainda estão em dúvida sobre qual carreira a seguir terão uma oportunidade ímpar na próxima semana. O projeto Vivenciado, da Universidade Veiga de Almeida (UVA), promove mais uma edição da Feira de Profissões na quinta-feira, 8 de novembro, das 8h às 17h, com acesso gratuito a toda comunidade estudantil e moradores da Região dos Lagos.
Todos os cursos oferecidos pela Veiga de Almeida em Cabo Frio participarão da mostra, que terá diversos estandes montados na praça de alimentação. Alunos e professores universitários estarão à disposição para esclarecer dúvidas sobre as áreas de atuação profissional, além da própria experiência vivida no meio acadêmico. Projetos de iniciação científica, equipamentos e outros materiais desenvolvidos na Universidade serão apresentados aos visitantes, que também terão acesso a diversos laboratórios dos cursos.
A professora Eulalia Farias, responsável pelo Vivenciando, explica que não serão realizadas visitas guiadas, o que possibilitará aos visitantes mais tempo para conhecer melhor os cursos que despertam maior interesse. “É uma oportunidade para os estudantes buscarem informações sobre os diversos cursos, fazer comparações entre eles, trocar experiências com aqueles que já estão na universidade em um único lugar”, enumera Eulalia, acrescentando que a visita pode ser decisória para a escolha da carreira. “Esse momento certamente ajudará para uma decisão mais segura”, ressalta a professora.
Diversos colégios já confirmaram presença na Feira de Profissões, entre eles o Miguel Couto, de Cabo Frio, Feliciano Sodré, de São Pedro da Aldeia, Vinte de Julho (Arraial do Cabo), Oliveira Viana (Bacaxá) e Edmundo Silva (Araruama). Não é necessário se inscrever para participar da Feira. “Todos os colégios que quiserem participar do evento são bem-vindos”, convida Eulalia.

Um pouco de tudo
A agitação da Feira ficará a cargo do curso de Educação Física, que promete não deixar ninguém parado. A cada hora, serão realizadas sessões de jump, step e dança de salão. As atividades de Enfermagem serão realizadas nos laboratórios de estudo. Já o curso de Fisioterapia vai montar um circuito com as atividades realizadas pelos profissionais, desde a apresentação dos equipamentos utilizados, como o de eletrotermofototerapia, até manobras de manipulação vertebral que aliviam as dores lombares. O coordenador do curso de Fisioterapia, professor José Luis de Magalhães Martins Junior, considera muito importante para os acadêmicos essa troca de experiência. “É uma oportunidade de colocar em prática parte dos ensinamentos aprendidos, além de divulgar a profissão”, explica, citando que muitas pessoas ainda desconhecem as áreas de atuação do fisioterapeuta.

Vivenciando
Além da Feira, o Vivenciando promove a integração entre escolas de Ensino Médio e a Universidade Veiga de Almeida durante o ano inteiro, oferecendo um diversificado processo de orientação vocacional, que inclui teste vocacional, palestras sobre profissões e mercado de trabalho, oficinas interativas, bate-papo com professores, visitas ao campus, entre outras atividades. Só este ano, mais de 1,3 mil estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Região fizeram o teste vocacional.

Informações
Mais informações sobre a Feira de Profissões podem ser solicitadas pelos telefones (22) 2644-5282, 2647-5275 (ramal 209) ou dos e-mails vivenciandocf@uva.edu.br ouvivenciandocf@uva.br.

Ação da Petrobras em Cabo Frio debate limpeza dos oceanos


O projeto reuniu a comunidade pesqueira de Cabo frio

 Quarta-feira -31- a Petrobras recebeu pescadores, estudantes e demais interessados, numa tenda montada na Rua Jonas Garcia, em frente ao cemitério, no bairro Portinho,onde técnicos abordaram o tema “Mar seguro, responsabilidade de todos – Jogando limpo com o oceano”. A montagem da tenda faz parte da Rede Itinerante Iscas, que integra o Projeto de Comunicação Social Regional da Bacia de Campos -PCSR-BC-, previsto no processo de licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama. Este ano o projeto, cujo foco principal está na comunidade pesqueira e em estudantes do ensino médio e de cursos superiores da área de meio ambiente, petróleo e logística, foi realizado nas três principais cidades localizadas nas regiões denominadas; Central, Norte e Sul. Dia 30 foi realizada em Macaé, dia 31 em Cabo Frio e hoje – 1° de Novembro – em Campos.  A analista Ambiental Carolina Benassoly nos disse que o projeto é direcionado a toda comunidade e contam com o apoio da Cia Navegante de Teatro e que o objetivo principal é a conscientização da preservação do mar e da implantação de atividades autossustentáveis. Haverá outra atividade como está no dia 24 de Novembro em Búzios. Mais informações pelo Sac 0800 882 2828


Victor Viana


@vianabuzios