terça-feira, 30 de outubro de 2012

II Salão de Artes de Búzios leva o público a uma viagem através das artes


 Uma verdadeira viagem no tempo através das artes. É assim o II Salão de Artes de escolas da rede municipal de Búzios que acontece no CEMEI, na Rasa, até a próxima quinta feira, 1 de novembro, aberto para visitação das 9 às 17 horas.   
Sob o tema “Das Paredes das Cavernas a Contemporaneidade”, a mostra reúne trabalhos de alunos de todas as escolas, inclusive de uma turma da EJA - Educação de Jovens e Adultos, que estuda à noite. Os alunos se revelaram executando peças originais ou fazendo a releitura de obras de artistas como Da Vinci, Van Gogh, Tarsila do Amaral, Romero Britto e Ivan Cruz, entre outros, usando para isso todo o tipo de materiais, a começar pelo carvão e a madeira, passando pela argila, gesso, papel laminado e machê, cobre ou metal, indo até artigos eletrônicos e digitais. A maioria dos trabalhos foi feita com objetos reciclados, o que torna a mostra ainda mais interessante, pela criatividade dos trabalhos.
Aberta na segunda feira, 28, a exposição, é promovida pela secretaria de Educação e Ciência através dos professores do CEPEDE, sob a coordenação de Ana Luiza Moreira, professora formadora de Arte e Cultura do município.
O projeto de tornar a arte feita pelos alunos em sala de aula em algo mais visível para a comunidade surgiu, segundo Ana Luiza, a partir de uma Matriz Curricular de Arte e Cultura realizada em 2010. Em 2011 a ideia resultou no I Salão de Artes que obteve grande aceitação do público, e veio sendo aperfeiçoado através da Formação Continuada de Arte e Cultura no Cepede durante o ano letivo, se transformando agora nesse segundo salão.  
 - Todos que vem ver a exposição saem daqui encantados, e tanto os alunos, como os professores se sentem valorizados – comentou a diretora do Cepede, Paula Regina Carvalho, destacando satisfeita a forma como tudo ali foi montado pelos próprios professores com o maior carinho.
  A exposição começa por uma espécie de túnel imitando uma caverna, onde o público se depara com desenhos típicos da época pré-histórica, em que os homens se comunicavam por figuras de animais retratando a caça. Em seguida vêm à arte egípcia com seus hieróglifos, pinturas, pirâmides e sarcófagos; passando pela cultura grega com seus vasos, deuses e máscaras; pelas artes romana, bizantina e gótica com suas exóticas catedrais, apresentadas, inclusive, em maquete; dá uma volta pelo período Renascentista, onde os alunos fizeram várias releituras da inesquecível Monalisa de Leonardo da Vince; isto sem falar na beleza das cerâmicas e desenhos das artes Indígena e Africana, que dão um colorido especial à mostra.
 O velho e o novo se misturam de uma forma original e lúdica. Os sarcófagos são feitos de caixa de sapatos; mini carrancas de papel higiênico; esculturas de pajés de garrafas pet; sandálias de dedo velhas decoradas viraram um curioso caracol de cores; cascas de coqueiros se transformaram em lindos papiros; e entre as muitas peças de barro, não faltam réplicas da Vênus de Willendorf e a de Adão, o primeiro homem criado por Deus, no qual os alunos não esqueceram sequer a folhinha de parreira cobrindo-lhe a nudez. Além disso, há um painel especial feito por professores em uma das oficinas da Formação Continuada do Cepede, ministrada pela professora Raquel Condé, retratando a obra de Romero Britto.  Outro destaque da exposição é um cantinho com réplicas de obras do artista regional Ivan Cruz, reproduzindo brincadeiras de crianças.  Na parte mais moderna da exposição, se encontra um painel de fotos de alunos trabalhadas nos programas showbiz e photoshop, com um vídeo acoplado, em que o público se diverte vendo como suas carinhas foram transformadas.
Um forte apelo ambiental é mostrado através de trabalhos ecológicos por alunos do Ensino Médio, que destacam em variadas formas de expressão, a questão do “Lixo Extraordinário”, que gira em torno do projeto social realizado pelo artista plástico paulistano Vik Muniz.
 Uma das turmas faz, inclusive, um interessante jogo interativo, no qual as crianças passam por um labirinto de lixo, sendo instruídas a recolher o que consideram reciclável, colocando em caixas separadas, e ganhando brindes ao final da caminhada em favor da natureza. As alunas Raquel Almeida, Natalia Dutra, Paloma Olmedo e Tais Santiago revelaram a sua satisfação em ver as crianças, a partir de sete anos, interagindo com a exposição, e confessaram que elas próprias aprenderam bastante sobre reciclagem com o projeto de sua turma.
Já a professora Gláucia Romero, se mostrava encantada com o fato de um aluno dela, de apenas cinco anos, ter feito uma releitura perfeita “só de olhar” da figura do Abaporu (quadro pintado em óleo sobre tela em 1928 por Tarsila do Amaral), destacando que o Salão de Artes “desperta muito a curiosidade e a criatividade das crianças”.
   Emocionada com o resultado que a mostra está tendo junto ao público, a coordenadora do projeto, Ana Luiza Moreira, comentou ser este II Salão de Artes uma oportunidade real dos alunos expressarem seus sentimentos em forma de arte.
 - É muito bom vê-los apreciando o que produziram nas aulas e perceber que desenvolveram aptidões e talentos que muitos nem sabiam que tinham... O aluno se sente valorizado e o professor também. A arte é uma cura para a alma, tanto para quem faz como para quem vê. Agradeço em primeiro lugar a Deus, depois a secretaria de Educação Carolina Rodrigues, a coordenadora do Cepede Assunção Macedo e a diretora Paula Regina, bem como a toda equipe por abraçarem a ideia do projeto. Porque sem todo esse pessoal nada disso teria se tornado possível. É um sonho que vira realidade mais uma vez - concluiu.
       A mostra fica em exposição até a tarde desta quinta feira. Depois as peças retornam para as suas escolas de origem.   




-- 
Fotos Ronald Pantoja.

Búzios ganha mais uma Creche Municipal


 Foi inaugurada nesta segunda-feira (29) a Creche Municipal Laurinda de Souza Conceição, na localidade de Cem Braças. Até quinta-feira haverá um período de adaptação das crianças, que acontece das 7h30 até às 12h30, mas a partir da próxima segunda-feira (05) os 40 alunos estudarão em tempo integral: das 7h30 às 16h30.
Totalmente equipada, a nova creche atenderá crianças de três anos de idade. Os alunos terão refeição completa desde o café da manhã até a janta.
A diretora Priscilla Siqueira disse que vai trabalhar com profissionais motivados e que o seu objetivo é criar um ambiente cada vez mais harmonioso para receber os filhos das famílias da comunidade.
Para a secretária de Educação e Ciência Carolina Rodrigues a inauguração da Creche significa o cumprimento de um compromisso assumido com o bairro. Ela ressaltou que a Creche é uma reivindicação antiga da Associação de Moradores do local. Ao finalizar ela destacou o compromisso com a população:
- O governo Mirinho Braga encerra a gestão mantendo o compromisso firmado com a cidade – disse Carolina.
A família da dona Laurinda de Souza Conceição, que deu o nome à Creche esteve presente na inauguração. A irmã, Cirlei Santana da Silva, mais conhecida como tia Êca, se emocionou ao lembrar de “Linda” que faleceu há seis anos. Ela agradeceu a homenagem em nome da família.
Dona Laurinda foi uma pessoa que viveu no bairro de Cem Braças e além de criar os filhos e dar atenção à família, ela dedicou a vida à comunidade através dos serviços sociais que prestava aos moradores do lugar.

Foto:  Ronald Pantoja


Professor da Orquestra Petrobras Sinfônica dá aula no interior do RJ


Estudantes de violino de Cabo Frio, Macaé, São Pedro da Aldeia e Búzios, na Região dos Lagos do RJ, participaram, na tarde de segunda-feira (29), de uma aula especial com Gustavo Menezes, professor da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica.
A ideia do intercâmbio surgiu depois que o jovem Gabriel da Costa, de 16 anos, participou das audições para a academia juvenil e desde o início do ano faz parte do grupo. Ele fazia parte do projeto “Pescando Talentos”, da Prefeitura de Arraial do Cabo, assim como outros 20 que também participaram do laboratório de aperfeiçoamento técnico com o professor. Gustavo Menezes é carioca, atuou em importantes salas no Brasil e no exterior.
Seis alunos se apresentaram para Gustavo. Atento aos promissores talentos, o músico fez considerações específicas sobre cada um e convidou os alunos para participarem no ano que vem da audição da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica.

Audiência Pública sobre a FunPrev (Fundo de Previdência dos Servidores Públicos de Armação dos Búzios)

Na Câmara Municipal de Armação dos Búzios, nesta quarta-feira, dia 31 de outubro, às 17h
Mais informações: www.asfab.com.br / (22) 2623-8084 

Outubro Rosa em Búzios


O Anda Brasil, apartir da VII Caminhada pela Natureza, coordenado pela Srª Nicole faz parceria com a SOMUNEAR e CEDINE Mulher na Campanha contra o cancêr de mama. 






CABO FRIO: Passagem Viva: um show de música instrumental com tempero francês‏

Ana Cláudia, gerente regional do SEBRAE RJ,
chef Frédéric Monnier, Ricardo
Guadagnin da D&C móveis planejados e Paulo Massa, Secretário de Turismo de Cabo Frio.

O Projeto Passagem Viva do mês de outubro inovou levando para o Largo de São Benedito o tempero francês, através do renomado chef de cozinha Frédéric Monnier, proprietário do restaurante Brasserie Rosário, localizado no centro do Rio de Janeiro.
O chef contratado pelo escritório regional do SEBRAE, sediado em Cabo Frio, preparou um delicioso “cassolete de frutos do mar” em uma cozinha especialmente montada para o evento. Os presentes tiveram a oportunidade de assistir à confecção do prato e, logo após, ainda o degustaram e puderam levar a receita impressa para casa.


 Chef Frédéric Monnier preparando o cassolete de frutos do mar;

- O Passagem Viva é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e também conta com apoio institucional da Guarda Municipal, da Secretaria de Serviços Públicos, da Superintendência de Posturas, da Coordenadoria Geral de Comunicação Social e do SECAF, que são fundamentais para que o evento alcance o grande sucesso reconhecido pelo público - declarou Paulo Massa, Secretário de Turismo de Cabo Frio.
 Público degustando o cassolete;

O Passagem Viva já está consolidado como um dos melhores eventos da cidade, levando ao público o melhor da música instrumental. Na primeira edição, no mês de agosto, Cabo Frio recebeu o saxofonista Leo Gandelman, que encantou a todos interagindo com a platéia quando desceu do palco e tocou entre as mesas. Na segunda edição, no mês de setembro, os convidados principais foram o maestro e pianista Wagner Tiso e o violoncelista Márcio Mallard, que conseguiram fazer com que  o silêncio e atenção do público, que lotava a Praça de São Benedito, fossem motivo de muitos comentários pós show. E na terceira edição os acordes da guitarra de Victor Biglione, um dos maiores guitarristas da atualidade, levaram os presentes numa viagem pelo tempo através das composições dos Beatles, Jimy Hendrix, Cartola e Bossa Nova, dentre outros.
Nesta edição, o Passagem Viva também aderiu ao “Se Toca Cabo Frio”, campanha de prevenção ao câncer de mama que faz parte do movimento outubro rosa, realizado em vários países, mundo a fora, e fez com que o aconchegante e tradicional bairro ficasse ainda mais charmoso, além de contribuir para divulgar as ações da Campanha, como a caminhada rosa que aconteceu no domingo.

 receita do cassolete.




Eliane Ribeiro

Polícia apreende drogas e prende traficantes em Cabo Frio


Grupo portava drogas e material de endolação em casa perto da pista de skate.

A guarnição do PATAMO Alfa, comandada pelo Cabo Chrystian com apoio do Cabo Lemos e Cabo Robert prendeu  entre meio dia e uma hora da tarde na Rua João Pessoa, centro de Cabo Frio,  Silvia Cardoso Monteiro de 42 anos - vulgo Loura - e Daniel Rodrigo Cruz Rodrigues, 22ª anos.  Com os criminosos foi encontrada uma balança de precisão, material de endolação, cerca de 200g de cocaína em estado puro, 15 comprimidos de ecstasy e mais R$ 769,00 reais em dinheiro. Os detidos não resistiram à prisão e foram encaminhados a 126°DP – Cabo Frio onde responderão por tráfico. Outro elemento, conhecido como Mizinho, que é ligado ao grupo também está sendo procurado.

Victor Viana 
@vianabuzios