terça-feira, 23 de outubro de 2012

Escola em Búzios debate sobre a influência da mídia na sexualidade e no uso de drogas


Começou nesta segunda-feira, dia 22, em Búzios a semana Ciléia de Promoção à Saúde, evento voltado para os alunos da Escola Municipal Ciléia Barreto, na Rasa, visando promover o bem estar e os cuidados básicos relacionados à alimentação, atividades físicas e a sexualidade dos jovens, como forma de um desenvolvimento saudável para a vida adulta. 
                        Durante toda esta semana, professores e psicólogos convidados farão uma série de palestras mostrando, inclusive, o lado negativo de muitos filmes, propagandas, novelas e outros apelos utilizados pela mídia, cujo objetivo é atrair a atenção do público infanto-juvenil, mas que de forma, implícita ou explícita, acabam passando mensagens negativas sobre temas como drogas e sexualidade, gerando consequências na formação de crianças, adolescentes e jovens.
            Entre os objetivos, segundo a coordenação, está a necessidade de se despertar a rejeição de crianças e jovens para o uso das drogas, bem como promover o debate sobre a educação sexual, ratificando a necessidade de utilização de métodos contraceptivos contra a gravidez precoce e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.   
             Ontem e hoje, terça feira, 23, o tema que está sendo trabalhado com os alunos são as questões relativas à venda e uso de drogas. Intercaladamente, todas as turmas assistirão a vídeos no refeitório ou na sala de leitura/informática, seguindo-se depois os debates.
        De quarta até sexta, dia 26, é que acontecerão as palestras e debates sobre a sexualidade.  No dia 25, formandos de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida, é que estarão ministrando sobre vários temas. Na sexta feira haverá aferição de pressão arterial, pesagem, medição da glicose e massa corpórea, com os professores de Educação Física.
            Cada disciplina ficará responsável por confeccionar um mural, que ficará em exposição no corredor da escola abordando, entre outros os seguintes temas: Gravidez da Adolescência; HIV; Efeitos das Drogas no Organismo; DSTs; Drogas no Cinema e na TV – Uma Visão Crítica; Sexualidade e Exposição na Internet; e a Importância dos exercícios Físicos para a saúde física e mental.   

Legislativo Municipal de Cabo Frio promulgou Lei que cria o Programa do IPTU VERDE


A Câmara Municipal de Cabo Frio na última quinta-feira (18) em sessão ordinária promulgou a Lei 2.443  de autoria do Vereador Doutor Taylor Junior, que institui o Programa IPTU VERDE em âmbito municipal.


O Programa IPTU VERDE visa conceder desconto no imposto predial e territorial urbano - IPTU como incentivo ao uso de tecnologias ambientais sustentáveis como : sistema de captação e de reuso de águas pluviais, sistema de aquecimento solar, material sustentável de construção ou área permeável não degradável, com cultivo de espécies arbóreas nativas.

Os descontos variam de 03 à 63%  e os interessados em obter o benefício tributário de que trata esta Lei deve protocolar requerimento devidamente instruído com as provas de cumprimento das exigências necessárias à sua concessão, perante a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a quem compete a análise preliminar do pedido, estritamente do ponto de vista técnico-ambiental,  posteriormente o processo será encaminhado à Secretaria Municipal de Fazenda, a quem compete a análise dos demais requisitos, e autorização, através de despacho fundamentado, do desconto de que trata esta Lei.

Para o Vereador Autor a Lei vem como forma de incentivo à manutenção da vegetação e para reeducação para a conservação do meio ambiente.

-Nossa cidade precisa se fortalecer no gerenciamento das áreas verdes, para adequação ao fruto de política urbana atrelada à conservação e proteção das mesmas. Hoje, os pontos  importantes são os espaços turísticos da cidade; temos que incentivar e garantir a manutenção da vegetação nativa através de leis que façam com que a sociedade busque implementar ações e eduque para os benefícios de conservação do meio ambiente, ressalta Doutor Taylor.

Algumas cidades brasileiras já concedem benefícios tributários à iniciativa sustentável, como São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP), Santa Fé do Sul (SP), Porto Alegre (RS), Ribeirão Pires (SP), Petrópolis (RJ), Americana (SP), Niterói (RJ), Uberlândia (MG), Manaus (AM), São Paulo (SP) e Recife (PE).

Concurso Público de Rio das Ostras, RJ, tem novas etapas divulgadas


O Concurso Público de Rio das Ostras, na Região dos Lagos, terá prosseguimento. A Prefeitura do município divulgou no Diário Oficial do município, na edição 602, de 19 a 25 de outubro, o resultado dos recursos apresentados pelos candidatos, alterações de gabaritos de alguns cargos e convocação para prova objetiva de analista processual, além de provas de aptidão física e prática exigidas para algumas carreiras.
“Seguindo determinação da Justiça, estamos dando seguimento às próximas etapas do concurso. Nesse primeiro momento vamos apresentar os recursos que estavam presos em função da suspensão. As provas que faltavam como de analista processual também estão sendo marcadas”, explicou a Presidente da Comissão do IV Concurso Público de Rio das Ostras, Rosemarie Teixeira. 
De acordo com Teixeira, a finalização do concurso não deve demorar. “Estamos programando a finalização do concurso para o dia 15 de novembro. A maioria das provas que faltam são práticas, de resultados rápidos”, disse. 
Mudanças
A prova de analista processual teria sido remarcada porque houve extravio de envelope com as provas na data da primeira aplicação do concurso. “Nesse caso de fato verificamos problema, foi objeto até de boletim de ocorrência, o que motivou a decisão de reaplicar”, disse a Presidente.
De acordo com a Prefeitura de Rio das Ostras, os candidatos para o cargo de analista processual foram convocados para realizar prova no próximo dia 27, às 15h. O local será divulgado no Cartão de Confirmação do Candidato pelo portal da Fundação Trompowsky a partir do dia 22 até 25 de outubro. 
Rosemarie Teixeira ainda explicou que alguns resultados já divulgados pela Prefeitura podem sofrer alteração devido ao julgamento dos recursos apresentados pelos candidatos.
“Alguns recursos só puderam ser julgados agora. Com isso, alguns gabaritos poderão ser alterados, o que pode resultar na alteração e inclusão de possíveis nomes”, explicou.
Para as provas práticas foram convocados os seguintes cargos: cozinheiro, telefonista da Fundação Rio das Ostras de Cultura e Motorista.
Já para a de aptidão física foram convocados candidatos à Guarda Municipal masculino e feminino.
Os cargos que sofreram alteração de gabarito foram os de: auxiliar de enfermagem, auxiliar de almoxarifado, telefonista, motorista, mecânico de automóveis, atendente de consultório dentário, guarda sanitário, fiscal sanitário, fiscal de transporte, auxiliar de laboratório e auxiliar de laboratório II, engenheiro sanitarista, maqueiro, economista, técnico de enfermagem II, enfermeiro do trabalho, professor II (Matemática), endodontista, eletricista de automóvel.
Já os cargos que apresentaram alteração na aplicação da prova sobre a Lei Orgânica do Município foram: agente de saneamento, agente tributário, auxiliar de desenvolvimento infantil II, desenhista projetista, fiscal de meio ambiente, fiscal de obras e posturas II, fiscal do Procon, fotógrafo, instrutor de informática, instrutor de libras, monitor de turismo, oficial de manutenção predial, orientador social, programador e secretário escolar.
Contratos estendidos 
Sem a convocação dos aprovados, alguns servidores contratados pela Prefeitura também tiveram contrato estendido até o final do ano, ou até a homologação do VI Concurso Público e a consequente posse dos candidatos aprovados. É o caso de mecânico de automóveis. Também alguns foram contratados, como na função de monitor de abrigo, com lotação na Secretaria Municipal de Bem Estar Social. A relação também foi divulgada na Edição 602 do Jornal Oficial do Município. 
Entenda o caso
O IV Concurso Público de Rio das Ostras se propõe ao preenchimento de 3.824 vagas distribuídas em quase 200 cargos e funções diferentes. Foi suspenso por suspeita de fraude. No entanto, no dia 2 de outubro, o Tribunal Regional de Justiça do Rio de Janeiro decidiu pela continuidade do processo seletivo público. A decisão foi do Desembargador Antônio Eduardo Duarte, terceiro vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada em cima da argumentação da Fundação Trompowsky, organizadora do concurso, de que não existem provas suficientes de fraude apresentadas pelo Ministério Público para que o IV Concurso Público fosse anulado. 

ONE HOTEL BÚZIOS (RJ) APOSTA EM ESPORTES AQUÁTICOS

Em operação há cerca de um ano em Búzios, no litoral fluminense, o One Hotel traz, nesta temporada, a prática de SUP (Surf Stand-Up) para os hóspedes na tentativa de incrementar o volume de clientes.
Segundo Leonardo Omori, diretor do empreendimento, o esporte é atrativo por não ter restrição de idade. Ele conta que diferente das outras modalidades de surfe esta, é mais tranquila e pode ser, inclusive, praticada em lagos ou mares de águas com poucas ou nenhuma onda.
Para oferecer o serviço, o hotel fez parceria com uma empresa que disponibiliza tanto os equipamentos quanto os profissionais que estão disponíveis de acordo com a demanda dos hóspedes.
Omori ressalta que o hóspede pode ter aulas de modalidades tradicionais de surfe e que entre 10 e 15% dos clientes costumam experimentar a prática.

Gastronomia e Arte em mais uma edição do Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras


A décima sexta edição do Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras, que acontecerá entre os dias 2 e 20 de novembro, nos restaurantes participantes, terá uma grande novidade este ano. Uma parceria entre a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e a Fundação Rio das Ostras de Cultura, por meio a Fundição Escola de Artes e Ofícios, está proporcionando um aspecto artístico ao evento gastronômico.
Jovens artesãos estão auxiliando o professor Isaque Rocha na confecção das esculturas de peixes que serão utilizadas para identificação dos restaurantes participantes durante a realização do festival. As esculturas, que estão em fase de finalização, também servirão de urnas para que o consumidor possa votar no prato preferido.
Nesse momento, o professor Isaque Rocha e os seus alunos trabalham nas esculturas de peixes que serão finalizadas em resina. Eles esculpem os blocos de isopor, para posteriormente serem feitos moldes em gesso. Após todo esse processo, as peças em resina ficarão prontas. As esculturas definitivas terão 1,50m X 1,00m. Os artesãos da Fundição Escola também estão preparando os troféus que serão entregues aos vencedores do festival.
O professor Isaque Rocha, que já trabalhou com Escolas de Samba do Rio de Janeiro e nas redes Globo e Manchete, explica que o trabalho é feito com técnica, carinho e empenho. Ao todo, serão 12 peixes que receberão pintura e ornamentação feitas por artistas de Rio das Ostras, durante a solenidade de lançamento do Festival de Frutos do Mar, no dia 1º de novembro, no Camping de Costazul, onde também acontecerá a Fepro Rio das Ostras.
FUNDIÇÃO ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS - Atualmente, a fundição tem um grupo de aprendizes com idades entre 14 e 18 anos. Todos passam pelas oficinas de Luteria (confecção de instrumentos de corda); Fundição a Quente (metais); Fundição a Frio (cerâmica e madeira) e História da Arte. “Aqui somos responsáveis pela formação de jovens artesãos que, sob a orientação de artistas plásticos experientes, desenham, modelam, fundem peças de cerâmica, alumínio, bronze e resina. Temos espaço voltado para a arte, mas que também prepara seus alunos para o mercado de trabalho”, comentou Deroci Gomes, supervisor administrativo da Fundição Escola de Artes e Ofícios.

CONTRA AS PARADAS A MAIS NA ORLA BARDOT

DIGA NÃO A MAIS DE 2 NAVIOS, NO MAR DE BÚZIOS. 
JOSÉ WILSON, MAL O DR. ANDRE FOI ELEITO, QUER AUMENTAR O NÚMERO DE PARADAS DE NAVIOS, PASSANDO PARA 3 NAVIOS, AO MESMO TEMPO. ABSURDO TOTAL. POUCAS INICIATIVAS DO GOVERNO ANTERIOR MERECEM APLA
USOS. ESTA É UMA DELAS, OU SEJA, LIMITAR 2 NAVIOS (AO MESMO TEMPO) ESTACIONADOS NO MAR. A CIDADE NÃO É SÓ DOS COMERCIANTES: É TAMBÉM DA CRIANÇA, DO VELHO, DO JOVEM, DOS ECOLOGISTAS, DO ARTISTA, DO TRABALHADOR. QUEM DEFENDE AUMENTAR O N° DE NAVIOS, NÃO PENSA NA CIDADE. PENSA SÓ NO SEU BOLSO. POR QUE JOSÉ WILSON INSISTE NISSO? ALGUÉM PODE RESPONDER?
A Orla buziana
Maria Cristina Pimentel é educadora e ativista social



Sobrevivente mais velho de Auschwitz morre aos 108 anos


O polonês Antoni Dobrowolski, o mais velho sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz, morreu no domingo aos 108 anos.
A informação foi divulgada na segunda por funcionários do museu da instalação nazista e confirmada nesta terça-feira pelo filho do ex-detento. Dobrowolski será enterrado na quarta em Debno, no oeste da Polônia.
Ele foi levado a Auschwitz em 6 de junho de 1942 por dar aulas em uma escola clandestina, já que durante a ocupação nazista da Polônia os colégios para crianças polonesas estavam proibidos além do ensino fundamental.
O ex-prisioneiro descreveu o campo de concentração de Auschwitz como um lugar "pior que o inferno", onde as autoridades nazistas mataram mais de um milhão de pessoas, em sua maioria judeus, mas também rebeldes poloneses, religiosos, homossexuais e ciganos.
Durante o período em que esteve preso, ele foi transferido também para os campos de Gross-Rosen e Sachsenhausen, de onde saiu quando terminou a 2ª Guerra Mundial, em 1945.
Após a saída dos campos de concentração, voltou para Debno, sua cidade natal, onde foi por muitos anos diretor de uma escola de ensino médio. Durante os cinco anos da ocupação alemã da Polônia, os nazistas mataram cerca de 1,5 milhão de pessoas em Auschwitz, em sua grande maioria judeus.


Vazamento de esgoto perto da Praia do Forte, em Cabo Frio, RJ


O esgoto escorre na Rua Professor Ismar Gomes de Azevedo, atrás do Colégio Miguel Couto, perto da Praia do Forte. Dois bueiros aparentemente entupidos jorram um líquido escuro entre a calçada e a pista.
Os moradores do local reclamam do mau cheiro e do risco de contaminação, segundo eles o problema ocorre há uma semana.





http://g1.globo.com/rj/serra-lagos-norte/noticia/2012/10/vazamento-de-esgoto-perto-da-praia-do-forte-em-cabo-frio-rj.html