quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Conselhos Comunitários discutem violência e segurança em Búzios



         Foi realizada nesta terça-feira (2), no salão do Hotel Rio Búzios, em João Fernandes, a reunião itinerante dos CCS’s – Conselho Comunitário de Segurança da Região dos Lagos, visando encontrar formas para reduzir o índice de criminalidade, fruto da violência generalizada, e garantir a segurança nos municípios da região.
        O principal assunto em pauta foi a questão da Educação como a base para a segurança, a começar pelos pais em casa, que tem negligenciado na formação dos filhos e repassado às autoridades governamentais, tais como Conselho Tutelar, Juizado de Menores ou Policia Militar, o dever de orientar suas crianças e jovens.
        Presentes à mesa estavam, entre outros, a major Andréia, subcomandante do 25º. Batalhão de Policia Militar, representando o Cel. Gilmar Barros dos Reis; o tenente Bruno Peixoto, do comando local; o secretário de Ordem Pública, Cel. Rodolpho Oscar Lírio, representando o governo municipal; tenente Josias da Costa Chagas, do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil; Pastor Sérgio Naves, do CRER-VIP – Centro de Recuperação e Reeducação das Vítimas das Drogas e do Álcool, e também membro do CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Vanilda Biedert, representando todos os CCS da região; Joel Figueiredo, vice-presidente do CCS de Búzios; e Tomas Werber, presidente da Associação de Hotéis e Pousadas de Búzios.
         A subcomandante do 25º. BPM, major Andréa, destacou a importância do encontro, lembrando que este não tinha qualquer cunho político, em razão do momento pré-eleitoral que vive o país.
 - O nosso assunto aqui é estritamente para tratar da segurança nos municípios. Que fique claro que não se trata de nada relacionado à política – esclareceu, garantindo que o relatório com todas as reivindicações ali discutidas será encaminhado ao comandante do batalhão, Cel. Gilmar Barros dos Reis.
           Ela disse, ainda, que a ideia do comando do 25º BPM de tornar as reuniões itinerantes foi muito boa, pois tem permitido a cada mês verdadeiros fóruns com pessoas do próprio local que não se animavam a ir até Cabo Frio.  
            Um dos momentos mais marcantes da reunião foi quando a presidente do CCS de São Pedro da Aldeia, Vanilda Biedert, uma simpática vovó, lamentou a mudança nas leis na forma de educar os filhos, o que tem contribuído para gerar uma sociedade mal educada e agressiva.
     - Alem de não ter mais o ensino de moral e cívica nas escolas, como era antes, o estatuto da criança e do adolescente deu a estes um poder indevido. Hoje não se pode mais dar uma palmada ou por de castigo, que os filhos ameaçam denunciar os pais. Os valores estão invertidos, e quem recebeu uma educação exemplar, precisa brigar para ser respeitado. A gente se sente agredido a todo o momento – comentou.
 Ela também defendeu o papel importante da Policia Militar, lamentando que esta tenha sido ridicularizada, recentemente, através de um órgão da imprensa nacional, como um referencial de lavagem de dinheiro da corrupção no país.
- Não é justo que a imagem da polícia, que trabalha duro para nos proteger, seja atingida desta maneira.  Salvo algumas exceções, a policia é boa, e continua sendo um referencial de moral e educação para nós. A queda dos valores morais nesta sociedade é que está provocando tudo isso – observou.
                Beth Braga, presidente do CCS da cidade, considerou a reunião produtiva, pois além da seriedade dada aos assuntos tratados, esta serviu também como uma confraternização entre as autoridades da área na região.
        - Foi sem dúvida muito proveitosa para nós, de Búzios, receber aqui esta reunião dos conselhos comunitários de segurança. Até porque, embora seja um trabalho voluntário é realizado com a maior seriedade, monitorado pela Secretaria de Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro – concluiu.   

Janio12 recebe o apoio do deputado Bebeto





O deputado estadual Bebeto, campeão mundial de futebol e membro do Conselho Organizador da Copa do Mundo de 2014, esteve em Cabo Frio nesta terça-feira, dia 2, para apoiar a candidatura de Janio12 à prefeitura de Cabo Frio. O deputado participou de corpo a corpo no Centro comercial e afirmou que acredita que Janio12 é a melhor opção para o município.
- Conheço o Janio da Alerj e acompanhei a sua luta na defesa dos interesses de Cabo Frio e Região dos Lagos. Estou aqui para mostrar todo o meu apoio e para pedir aos cabo-frienses que votem no 12. Janio tem o compromisso de investir no esporte e eu acredito nisso - afirmou o deputado estadual pelo PDT.
Feliz com o apoio do desportista, Janio fez questão de frisar que acredita no esporte como meio de transformação social.
- Sei que assim como a educação, o esporte é um agente transformador. Sonho em ver os nossos ginásios abertos o dia inteiro, com atividades para as nossas crianças e jovens. Quero incentivar o esporte amador e prática de atividade nas escolas e praças. Cabo Frio é celeiro de grandes craques, temos que investir em nossos jovens para desenvolver ainda mais os talentos da nossa terra – concluiu Janio12. 

-- 
Comunicação Janio12
Roberta Costa
(22) 9228 - 0313 - ID: 124*1926
Carolina Barreto 
(22) 9956 - 9887


Prolagos lança a TV Águas: mais informação à disposição dos clientes


São Pedro da Aldeia (RJ), 02.10.12. A Prolagos – Concessionária de Água e Esgoto do Grupo Equipav – lança hoje a TV Águas, um novo canal de informação onde os moradores da Região dos Lagos e todas as pessoas que estão conectadas à internet poderão conhecer um pouco mais sobre os serviços prestados pela Companhia.

De uma forma dinâmica e objetiva, as reportagens em vídeo vão trazer informações sobre saneamento, meio ambiente, consumo de água consciente, saúde, serviços prestados pela Prolagos entre outros assuntos.

Nesta primeira matéria, a TV Águas mostra o Centro de Controle Operacional (CCO) da Prolagos. Uma unidade que controla e monitora em tempo real todo o processo de captação, tratamento e distribuição de água para as cidades atendidas pela Concessionária, além da coleta e tratamento dos esgotos na Região dos Lagos. 

As reportagens serão postadas, a cada 15 dias, no site da Prolagos (www.prolagos.com.br/tvaguas), no canal da empresa no Youtube (www.youtube.com/ascomprolagos) e serão compartilhadas nas redes sociais Facebook.com/Prolagos e Twitter.com/Prolagos. Em breve, as reportagens também serão exibidas nas lojas de atendimento da concessionária.

Segue o link da reportagem sobre o Centro de Controle Operacional (CCO) da Prolagos.

Secretaria de Meio Ambiente e Pesca promove workshop


Será realizado em Búzios nos dias 17 e 18 de outubro um workshop sobre meio ambiente. O evento reunirá pesquisadores que estão fazendo trabalhos científicos no Parque dos Corais e na Área de Preservação Ambiental - APA Marinha de Búzios.
De acordo com a secretária do Meio Ambiente e Pesca de Búzios, Adriana Saad  cerca de 30 pesquisadores do Rio de Janeiro estarão reunidos no Hotel Rio Búzios para a exposição dos trabalhos feitos por eles.
Após as discussões sobre as metodologias científicas que poderão ser desenvolvidas dentro das Unidades de Conservação, os critérios aprovados darão subsídio para o Plano de Manejo do Parque e da APA Marinha.
Os resultados dos trabalhos serão publicados através da imprensa.  

Janio12 encerra a campanha com o apoio do Governador do Rio



A reta final da campanha eleitoral se aproxima e o candidato a prefeito, Janio12, da coligação “Cabo Frio vai ser diferente” encerrará em clima de festa. O último comício será nesta quinta-feira, dia 4, no Jardim Esperança. A partir das 17h, na Avenida Ézio Cardoso da Fonseca, o pedetista receberá o Governador do Estado, Sérgio Cabral, que desde o início do período eleitoral reafirma o apoio a eleição do candidato para a prefeitura da cidade. Ele já esteve no município em dois momentos marcantes: no dia 16 de agosto, em comício na Rua Treze de Novembro, no Centro, e no dia 12 de setembro, em uma caminhada seguida de comício relâmpago, no Largo Santo Antônio, também no Centro.
Em seu discurso no último mês, o governador reafirmou que, junto com Janio12, a parceria para a realização de obras está garantida.
- Fico feliz pelo PMDB não ter lançado um candidato. O partido entendeu que o melhor para Cabo Frio é apoiar o Janio. A mesma decisão foi tomada por outros partidos que seguiram a proposta. O melhor caminho é a união a favor de propostas com objetivos coletivos e não pessoais. Construiremos a partir de 1º de janeiro, uma parceria com investimento na saúde e educação, geração de empregos e diversas obras para beneficiar os moradores. No dia 7 de outubro, votem no Janio para o desenvolvimento continuar - disse o governador do Rio.
Já no dia 6, véspera da eleição, o candidato realizará a Caminhada da Emoção, que sairá a partir das 9h, da Praça Alfredo Castro, no bairro São Cristóvão. O evento celebrará a campanha limpa, transparente e feita junto ao povo nas ruas, marca registrada do pedetista. Além disso, pela última vez na campanha, Janio12 poderá agradecer a receptividade dos moradores de Cabo Frio do jeito que ele mais gosta: olhando no olho, com abraço caloroso e, acima de tudo, ouvindo as sugestões para desenvolver o município.
- Estou satisfeito e orgulhoso porque desde o início da nossa caminhada rumo à vitória, bati de porta em porta e apresentei com humildade o sonho de transformar Cabo Frio em uma cidade diferente. A palavra diferente se refere a busca por mais empregos, investimento na educação, cumprimento dos direitos dos servidores municipais e, principalmente, uma cidade onde não haverá espaço para perseguições. Sou um candidato ficha limpa e administrarei a cidade com o apoio de todos e para todos, respeitando as diferentes religiões e classes sociais – concluiu o candidato a prefeito.


-- 

Comunicação Janio12
Roberta Costa
(22) 9228 - 0313 - ID: 124*1926
Carolina Barreto 
(22) 9956 – 9887



Ministério da Pesca e Aquicultura firma parceria com a Prefeitura e Colônia de Pescadores de Rio das Ostras


Em breve os pescadores de Rio das Ostras terão sua categoria fortalecida com o fomento do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura. Na última terça-feira, dia 2, uma reunião entre o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras, Ivan Noé Antunes, o superintendente Federal de Pesca e Aquicultura no Estado do Rio de Janeiro, Antonio Emílio Santos, representando do Ministério da Pesca e Aquicultura, o diretor-secretário da Federação dos Pescadores do Estado, Luiz Cláudio Furtado e o presidente da Colônia Z 22, Abraão Ney de Souza, estabeleceu alguns acordos, visando aquecer a atividade pesqueira no município, garantir apoio técnico do Ministério e alinhar a parceria entre os Governos e a categoria. Na oportunidade foi anunciado que o entreposto de pesca de Rio das Ostras será inaugurado em dezembro.
De acordo com o superintendente Federal de Pesca, Antonio Emílio Santos, tão logo o entreposto esteja em funcionamento, o Governo Federal irá possibilitar o repasse de óleo diesel mais barato aos pescadores artesanais, além de cursos, tais como o de aquaviário e de manipulação de pescado.
Todos os cursos serão sugeridos pela Colônia de Pescadores e viabilizados pelos governos Federal e Estadual, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e Federação dos Pescadores do Estado.
“O Poder Público está de braços abertos para ajudar no fortalecimento da categoria. Por isso estamos agindo com celeridade. Já licitamos a máquina de fazer gelo, que é um item fundamental para colocar o entreposto para funcionar”, declarou o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ivan Noé.
O presidente da Colônia Z 22, Abraão Ney de Souza disse que o entreposto é um sonho de mais de 30 anos, que agora será realizado graças a parceria entre as esferas de governo. “Com esse local em funcionamento acreditamos que a atividade será fortalecida, pois teremos acesso a gelo e óleo diesel mais barato, além dos consumidores terem a possibilidade de comprar o peixe diretamente do pescador”.  
No entreposto serão descarregados, armazenados e comercializados os peixes. Cerca de 100 pescadores serão beneficiados com o local construído pela Prefeitura.

Ações Ambientais geram mais ICMS para Búzios


Búzios irá receber ano que vem 2 milhões e 38 mil reais a mais de repasse do ICMS, por conta de várias ações ambientais aprovadas este ano pelo governo do Estado, e que deram ao município a pontuação requerida num programa de incentivo a valorização ambiental que existe desde 2008.  Trata-se do ICMS Ecológico, que funciona como um incentivo para os municípios continuarem investindo na preservação ambiental, atuando, desta forma, como um grande instrumento de fomento ao desenvolvimento sustentável.
 A informação é da secretária de Meio Ambiente e Pesca, Adriana Saad, que confirmou a notícia no site e boletim do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) esta semana. Segundo informou ela, o ICMS Ecológico, é somado ao ICMS normal repassado ao município, que receberá este valor dividido em 12 cotas.
O valor foi liberado devido às seguintes ações ambientais: 
1) Criação de Unidades de Conservação - 197 mil; 2) Aumento do sistema de rede de esgoto ( redes e elevatórias) - 938 mil; e 3) Destino de lixo - 903 mil.

  O critério de avaliação é feito pelo INEA - Instituto Estadual do Ambiente, com base em relatórios mensais apresentados pela secretaria e a visita de técnicos ao local. Para a pontuação foram avaliados o manancial de águas existente e a preservação destes como fontes de água potável; a criação e funcionamento de unidades de conservação, além do sistema de saneamento dos municípios.
O ganho de Búzios veio em função, principalmente, do Parque Estadual da Costa do Sol criado em abril de 2011; pelo desenvolvimento do Parque de Corais, incluindo o Centro de Visitantes Parque dos Corais e o Conselho da Apa Marinha; o crescimento de 25 kilometros de rede separativa de esgoto com a construção de várias elevatórias; bem como pelo tratamento dado ao lixo da cidade, que é enviado para destino final ao aterro sanitário Dois Arcos, em São Pedro da Aldeia.  
            Outro fator que contribuiu para este salto no valor do ICMS Ecológico foi o avanço na ação da coleta seletiva de lixo na cidade, com a contratação da Cooperativa de Catadores de Recicláveis (Cokare) e a instalação já de dez ecopontos para a coleta de materiais.

  Na opinião da secretária Adriana Saad, o aumento do valor do repasse foi um verdadeiro reconhecimento de todo esforço feito no município pela preservação do meio ambiente.
- Ano passado Búzios recebeu 900 mil e estamos indo para mais que o dobro. Fiquei muito feliz. Todo trabalho do serviço público a gente sabe que é muito difícil, mas quando se trata de meio ambiente é ainda pior, porque é lento e depende, basicamente, da conscientização das pessoas. Não é fácil mudar os hábitos de alguém, leva tempo e esforço. É um trabalho de formiguinha mesmo - comentou.
  A notícia foi comemorada por todos que trabalham no setor, e estes não vêem a hora desse recurso se transformar em novas ações em favor da preservação da vida na península.
- Com certeza que isso deu mais incentivo para a gente trabalhar. É uma sensação muito boa, sabermos que estamos no caminho certo, e que devemos continuar fazendo melhor ainda o nosso trabalho – concluiu Adriana. 

Foto crédito: Sergio Quissak

Programação cultural movimenta semana da criança em Búzios


A secretaria adjunta de Comunicação e Cultura de Búzios realiza nos dias 10 e 11 de outubro diversas atividades culturais para comemorar o Dia da Criança (12). Além de diversas brincadeiras haverá contação de histórias, teatro e palestras educativas.  Os eventos acontecem na Escola de Circo, localizada na Estrada da Usina e na Praça Santos Dumont, no Centro.  Na quarta-feira (10) as atividades serão na escola de circo, a partir das 15h00 e na quinta-feira (11) a programação será na Praça Santos Dumont. Todos os eventos são gratuitos e abertos a crianças de todas as idades.

Festival de esquetes de Cabo Frio, RJ, vai até sábado (07)

Começou na terça-feira (02), em Cabo Frio, mais uma edição do Fesq, o festival de esquetes. O Fesq ganhou notoriedade nacional e hoje é considerado um dos mais importantes festivais do gênero. Para quem não conhece o termo, esquetes são peças dramáticas curtas.
 O Festival foi aberto com a peça “Acorda, amor”, do grupo carioca Quatro Mãos. Ao todo, 28 apresentações estão concorrendo ao prêmio de Melhor Esquete. A edição deste ano é de comemoração. O festival completa 10 anos de muita história para contar. 
Durante a história do Festival, mais de 300 esquetes passaram pelo palco do Teatro Municipal de Cabo Frio e cerca de 250 competiram em diversas categorias. Foram mais de mil artistas entre equipe de direção e produção, atores e figurinistas. Entre eles, Mariana Jacques, eleita melhor atriz em 2009, no solo narrativo Flicks, do escritor Ziraldo. Este ano a atriz foi convidada a voltar para uma reapresentação.
O festival vai até sábado (06) a partir das 19h no Teatro Municipal. A partir de quarta-feira (03), várias oficinas abertas ao público serão realizadas a partir das 9h.
Até sexta-feira (05), os participantes poderão aprender técnicas de circo, teatro, figurino e dança de salão. Os interessados devem ir ao teatro no dia desejado e se inscrever. As oficinas são gratuitas.

Tudo pronto para as eleições: Búzios terá sistema biométrico para identificação dos eleitores


 Cerca de 300 pessoas irão trabalhar nas eleições em Búzios neste domingo, 7 de outubro. Quatro mesários por seção, mais 40 supervisores do Tribunal Regional Eleitoral irão acompanhar a votação de 21 mil eleitores, espalhados nas 65 seções, que irão funcionar em nove escolas da cidade.
 O município será o único do Rio de Janeiro a usar o sistema biométrico para identificação dos eleitores, o que segundo a Justiça Eleitoral irá evitar fraudes nos procedimentos de votação. O sistema de voto digital implantado em 2009 e usado em Búzios nas eleições presidenciais de 2010 permitirá reduzir o tempo médio de espera do eleitor para exercer o seu direito de voto, evitando filas durante o pleito e garantindo segurança para o eleitorado.  
Praticamente já está tudo organizado, tendo sido feita, inclusive, uma fiscalização prévia nos locais de votação, no sistema elétrico de cada prédio, a fim de evitar incidente e atraso na votação. 
Agora falta apenas chegar o dia “D”, para que o eleitor confirme a sua opção para prefeito e escolha entre os 141 candidatos a vereador os nomes dos nove que irão compor a nova Câmara Municipal, segundo informou a técnica judiciária Márcia Cristina dos Santos Pereira, do Tribunal Regional Eleitoral da cidade.
Desde que foram trazidas da audiência pública realizada em Araruama há duas semanas as urnas estão num departamento secreto do Salão do Júri, vigiado por policiais 24 horas, sem qualquer perigo de serem violadas.
           O município recebeu 80 urnas, mas apenas 65 serão utilizadas nas seções, ficando o restante como sobressalente para substituição, caso haja defeito em alguma delas, a fim de não atrasar a votação, informou a técnica do TRE.      
Todos os terão sua foto impressa nos cadernos de inscrição do TRE-RJ, para facilitar a identificação na hora do voto, e embora esta seja feita por meio digital será indispensável a apresentação de um documento de identidade com foto na hora de votar.

Segurança e Trânsito

De acordo com a major Andréia, subcomandante do 25º. Batalhão de Policia Militar, cuja sede é em Cabo frio, foi feita uma escala diferenciada para aproveitar todo o efetivo local, ou seja, 830 homens, em sistema de revezamento, dando cobertura aos municípios, atendendo aos oito juízes eleitorais da região. Além disso, foi solicitada por aquele comando, um reforço de 150 homens, que serão remanejados de cidades com menor necessidade para Búzios.
  Sessenta homens da Guarda Municipal também estarão em ação, dando reforço no controle do trânsito, principalmente, em locais de maior movimento de eleitores, segundo informou o secretário de Ordem Pública, Rodolpho Lyrio.
Na opinião dele, o processo eleitoral no dia “D”, será tão tranqüilo quanto foi até aqui, sem maiores problemas.
- Se Deus quiser teremos apenas os percalços naturais do exercício do regime democrático, sem maiores incidentes. Búzios sempre foi e continuará sendo um lugar de paz – concluiu. 


Justiça condena dois por agressão a dono de jornal


O Juízo da 2ª Vara de Armação dos Búzios julgou parcialmente procedente a denúncia do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), e condenou o jornalista e proprietário do jornal “Primeira Hora”, daquele município, Ruy Ferreira Borba Filho, a uma penal de seis anos, em regime semiaberto, pelos crimes de lesão corporal, invasão de domicílio, injúria, dano, ameaça e desacato; e Kauê Alessy Torres, à pena de um ano e 3 meses, substituída por prestação pecuniária de 20 salários mínimos, pelos crimes de lesão corporal, invasão de domicílio e dano.

Na denúncia, oferecida em fevereiro de 2011, o MP narra que “no interior da sede do jornal ‘O Peru Molhado’, os denunciados agrediram as vítimas Roberto Medina Neves e Marcelo Sebastian Lartigue, destruíram computadores e material de escritório, além de Ruy Borba ter ameaçado de morte e injuriado a vítima Marcelo, e ameaçou de morte a vítima  Roberto Medina Neves, policial civil e cliente do jornal.

A decisão acrescenta que “é humana  a vontade de fazer justiça pelas próprias mãos , conduta que é vedada pelo ordenamento jurídico”. Em relação ao réu Ruy Borba,  o Juízo considerou ainda que “indubitavelmente os antecedentes criminais indicam a adequação da pena-base bem acima do mínimo legal, em que pese a primariedade, possui péssimos antecedentes”.





FONTE:

Padrasto que matou enteada se entrega à polícia em Cabo Frio


Michel da Conceição Soares, de 31 anos, se entregou à polícia em Cabo Frio, RJ,  no início da tarde desta quarta-feira (3), assumindo que matou a enteada de 17 anos, na tarde de terça-feira (2), em São Pedro da Aldeia.  Segundo o inspetor Marcos Aciroli, Michel estava em uma pousada no Centro de Cabo Frio, RJ. A polícia vai ouvi-lo ainda hoje. O assassino deve ser encaminhado para o presídio de Bangu, no Rio de Janeiro.






http://g1.globo.com/rj/serra-lagos-norte/noticia/2012/10/padrasto-que-matou-enteada-de-17-anos-se-entrega-policia-de-cabo-frio.html

Exposição do fotógrafo João Edígio será inaugurada dia 6, em Cabo Frio


Neste próximo sábado, dia 6 de outubro, às 19h, será inaugurada, na sala Wolney Teixeira, no Charitas, a exposição de fotografia de João Egídio. Nomeada “Cabo Frio: retratos, vida e luz”, a exposição ficará aberta ao público até o dia 5 de novembro.
Nascido na cidade de Petrópolis em 19 de agosto de 1976, criado em uma família de militares, João Egídio mudou-se com seus pais Regino e Marlene em 1988 para a cidade de Cabo Frio onde fixou residência. Músico e Fisioterapeuta, amante de esportes na natureza, logo descobriu as belezas naturais de Cabo Frio. Como resultado e por incentivo de amigos, começou a disponibilizar as fotografias em um álbum chamado “Evangelho em Foco” no Facebook, alcançando mais de 130 mil acessos até o momento.
Autodidata em fotografia, ele fez dessa nova atividade uma forma de levar a beleza da região junto com textos de reflexão às pessoas, a fotografia a serviço da arte. As fotografias buscam levar o observador a uma reflexão sobre a vida e sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente e sobre as relações interpessoais. Fotos e mensagens positivas para a alma são o cerne desta mostra. Essa é a terceira mostra deste álbum que será transformado em um livro fotográfico contando as belezas naturais de nossa região e levando uma palavra positiva em mensagens para o dia a dia.


AGENDA DO CANDIDATO JANIO MENDES - PDT - CABO FRIO


QUINTA-FEIRA - 04/10
17h – Comício no Jardim Esperança –  Local: Av. Ézio Cardoso da Fonseca - Com a presença do Governador Sérgio Cabral Filho
23h – Debate entre os candidatos a prefeito na InterTV

--