segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Búzios celebra Dia Mundial de Limpeza de Praias


      A secretaria de Meio Ambiente e Pesca irá realizar na próxima segunda feira, dia 17, a limpeza do fundo do mar na praia da Armação e praia da Gorda, no Mangue de Pedras, em celebração ao Dia Mundial de Limpeza das Praias, celebrado por 130 paises no dia 16, domingo.  
        Conhecido também como o "Clean Up The World", a atividade está prevista para começar às dez da manhã, na praia de Armação e contará com a participação de alunos da rede municipal e agentes ambientais da própria secretaria.
       De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Pesca, Adriana Saad, este costuma ser um dia de conscientização simbólica, no qual  é muito importante envolver os alunos, que servem de agentes ambientais multiplicadores.
        - A celebração deste dia por diversos paises e a divulgação que se faz disso pela mídia ajuda a fortalecer o ensino já ministrado nas escolas. Mas é só mais um apelo, porque, na verdade, todo dia deve ser dia de se manter a praias limpas – comentou.  
Lançado em 1993, com o apoio da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o "Clean Up The World" foi uma ideia do australiano Ian Kiernan, após participar, em 1989, de uma regata solo - a BOC Challenge ao redor do mundo -, e deparar-se com a poluição de várias praias.
A campanha começou pelo autor limpando seu próprio “quintal”: o Porto de Sydney, o que acabou mobilizando 40 mil  pessoas. Em 1990 deu-se o primeiro Clean Up Day Austrália, contando com a participação de aproximadamente 300 mil pessoas. Com o sucesso do evento, o próximo passo de Ian Kiernan foi levar o conceito do Clean Up Day Austrália para o resto do mundo.
 No ano passado, estudantes da Escola Municipal Ciléa Maria Barreto participaram do projeto, o que serviu segundo Adriana Saad, para despertar neles o interesse para o raro ecossistema que forma o mangue de pedras, berço da vida marinha, de relevante importância ecológica, geológica, histórica e turística pra a cidade.

Foto Divulgação/Arquivo

PRIMEIRA OFICINA DE BIOCONSTRUÇÃO DE BÚZIOS‏


PRIMEIRA OFICINA DE BIOCONSTRUÇÃO DE BÚZIOS! Com luau na praia dos Tucuns e City Tour no encerramento. 


Preço especial para moradores, sem as refeições ou City Tour, só R$ 70,00 para acompanhar e aprender as técnicas a serem usadas no fechamento da varanda frontal da casa e restauração dos rebocos internos, utilizando materiais extraídos da terra juntamente com materiais reciclados.

Búzios Stand Up Day agradou a todos no feriado da Independência


A regata Búzios Stand Up Day deu um colorido especial ao feriadão da Independência este ano na península, tendo sido um sucesso de organização que agradou a todos, em especial aos turistas que estavam na cidade que puderam assistir das praias a um espetáculo diferente.
            Participaram 45 atletas de todo o estado, sendo 41 pelas categorias Sup Surf Sup Race (masculino e feminino) e Estreante que largaram às 11 horas da praia de João Fernandes indo até a Praia de Manguinhos, e quatro pela categoria Iniciante, que largaram meia hora depois da Praia da Tartaruga.
        O evento foi organizado pelo Eco Búzios & Búzios Vela Clube, com apoio da Capitania dos Portos e prefeitura, através das secretarias de Esporte e Lazer, Meio Ambiente e Pesca, e Ordem Pública, e cumpriu todas as exigências previstas em termos de segurança exigida para a prática do esporte.
        Dois barcos providenciados pela secretaria de Meio Ambiente e Pesca com quatro salva-vidas acompanharam os remadores durante toda a prova, e nenhum acidente foi registrado. Só aconteceu um  resgate, o de uma adolescente, que cansou de remar antes de completar o percurso.  
 A Capitania dos Portos que autorizou a regata e deu apoio integral ao evento, manteve também um barco em prontidão para qualquer emergência. Outros parceiros foram: Loja Molusco, Art Surf, Chez Michou, e Estação 104. Os atletas contaram ainda, na saída e chegada, com água e frutas para hidratá-los.
        Os primeiros colocados de cada categoria receberam troféus e kits da Loja Molusco e Art Surf; e os quatro demais vencedores de cada categoria também receberam troféus e medalhas da secretaria de Esporte e Lazer do município.
           Segundo Fabio Rudgi, organizador da regata, as condições do tempo eram boas, com vento médio de leste, e o primeiro atleta a chegar concluiu a prova em 45 minutos, sendo que o último conseguiu completar o percurso em 1h30.
           - O evento foi tão bom que já estamos consolidando para realizarmos outra regata no feriado da Independência do ano que vem.  Graças aos parceiros e a segurança que tivemos foi tudo fechadinho e não registramos, felizmente, nenhum acidente. Estamos muito felizes, até porque um grande público assistiu das praias o pessoal passando e foi um sucesso – comentou.
             Eis a relação dos vencedores:



Sup Race (masculino)
Vinnicius Martins
Candido Bisnete
Gustavo Ratonis
Luciano Gualtiere
Américo Pinheiro

Sup Race (feminino)
Lena Guimares
Soraya Affonso
Cristine Cardoso



Sup Surf
Bezinho Otero
Luigi Coutinho
Lino
Luiz Felipe
Leandro Cruz

Estreante (masculino)
Ian Dragaud
Ricardo Dragaud
Jefferson Lopez
Felipe Cortez
Adriano Diogo

Estreante (feminino)
Jade Soares
Marta de São Paulo
Julia de laurentis
Isis Dragaud

Iniciante
Ian Lenz
Priscila
Dominique Lenz.

Manicures são alvo da campanha de prevenção à Hepatite


A Secretaria de Saúde através do Departamento de Vigilância Epidemiológica realiza a partir desta segunda-feira (10) uma campanha de prevenção à hepatite, voltada para as manicures de Armação dos Búzios.
O objetivo da campanha é alcançar as manicures por trabalharem com instrumentos cortantes e perfurantes, com risco constante de contato com o sangue dos clientes.
A campanha acontecerá no dia 10 de setembro, às 9h00 da manhã no Posto de Saúde da Família (PSF), em Cem Braças. Nesta ocasião a campanha vai alcançar também as manicures da Rua Custódio Alves.  Às 14h00 a atividade segue no PSF da Vila Verde para as manicures dos bairros Vila Verde, Rasa e Cruzeiro.
A campanha prossegue no dia 24 de setembro, às 9h00 no PSF de São José para as manicures dos bairros São José, Baía Formosa e José Gonçalves. Às 4h00 será na Policlínica para as manicures da Brava, Manguinhos e Centro.
De acordo com a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Denise Marinho durante a campanha serão ofertados o teste rápido para a hepatite C e a vacinação para a hepatite B. Haverá também orientações e palestras sobre os temas: Hepatites Virais, Equipamentos de proteção Individual e Esterelização.              . 
 Sobre a doença:
Hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por medicamentos, doenças autoimunes, metabólicas e genéticas, álcool, substâncias tóxicas e vírus.
As hepatites virais são causadas por vírus diferentes. Quando a pessoa já teve um tipo de hepatite, ela pode pegar outro tipo.
A maioria das hepatites virais não têm sintomas, independente do tipo de vírus. Quando apresentam sintomas, são caracterizadas por cansaço, mal-estar, dor abdominal, falta de apetite e icterícia (amarelão). A hepatite crônica, em geral, não apresenta sintomas e aparecem quando a doença está em estágio avançado, com relato de cansaço, fígado aumentado e cirrose.
O diagnóstico inclui a realização de exames laboratoriais, a fim de caracterizar a doença e sua gravidade.
As hepatites virais mais comuns na nossa região são:
 HEPATITE A: a principal via de contágio é a fecal-oral, por contato inter-humano ou por meio de água e alimentos contaminados. É muito comum onde não tem higiene, não tem rede de esgoto e em épocas de enchentes.
 HEPATITE B: é considerada uma DST (doença sexualmente transmissível), ou seja, pode pegar através da relação sexual sem preservativo, pois a secreção vaginal e o sêmen têm o vírus. Esta hepatite também pode ser transmitida em compartilhamento de seringas e agulhas, ao fazer tatuagens, piercings, procedimentos odontológicos ou cirúrgicos, através do leite materno e de mãe para filho durante a gestação. Os postos de saúde têm vacina para este tipo de hepatite.
 HEPATITE C: A infecção por este vírus já é a maior responsável por cirrose e transplante hepático. Ainda não existe vacina para este tipo de hepatite. A principal via de transmissão desta hepatite é e parenteral (venosa). São consideradas pessoas de risco: que receberam transfusão de sangue e/ou hemoderivados antes de 1993; usuários de drogas injetáveis (cocaína, anabolizantes e complexos vitamínicos), inaláveis (cocaína) ou pipadas (crack) que compartilham agulhas, seringas, cachimbos; pessoas que fizeram tatuagem, piercings, que frequentam manicures, podólogos, dentistas, cirurgiões que não obedecem às normas de segurança e não usam materiais esterilizados corretamente. A via sexual é pouco frequente em pessoas que têm parceiros fixos, ocorre principalmente em pessoas com múltiplos parceiros e sem uso de preservativo.

Começou neste domingo o XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Búzios


O município de Búzios foi escolhido pela ABEQ – Associação  Brasileira de Engenharia Química , para sediar de domingo (9) a quarta-feira (12) o seu 19º. congresso que irá reunir representantes de centros de pesquisa de todo o Brasil e de vários países, como Chile, Espanha, Estados Unidos e Portugal.  O evento acontece no Hotel Atlântico, na Armação, com inicio previsto para às 19 horas.  
 Voltado para um público formado basicamente por pesquisadores, estudantes de engenharia química, além de profissionais de empresas como Petrobrás, Vale do Rio Doce, Engevix e Braskem, o congresso que acontece em Búzios pela primeira vez, já conta com 1350 inscrições confirmadas, faltando apenas 150 para fechar o limite que é de 1500 pessoas.
  Representando a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do Ministério da Saúde, virá o Dr. Zich Moysés Junior, que falará sobre Política de Inovação Tecnológica na Área da Saúde. Todos os palestrantes são profissionais altamente graduados, vindos inclusive de diferentes países, entre eles, Konstantin Konstantinov, da Genzyme Corporation, dos EUA, considerada a terceira maior empresa de biotecnologia do mundo em 2010, presente em mais de 40 paises, que falará sobre Implementação de Bioprocessamento continuados integrados na indústria biofarmacêutica; Mark van Loosdrecht da Delft University of Technology, Holanda, discursará sobre Recuperação de Recursos de Resíduos; Murray R. Gray, da University of Alberta, Canadá, abordará Estrutura Molecular e Modelagem de frações pesadas de petróleo;  e José Retamales, do Instituto Antártico Chileno, que falará sobre os Desafios do Continente Antártico: Aquecimento Global, Acidificação dos Oceanos e Meio Ambiente.

Outras áreas temáticas são: Biotecnologia, Energia, Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Engenharia  Ambiental, Engenharia das Reações Químicas e Catálise, Engenharia das Separações e Termodinâmica; Engenharia de Materiais; Ciência e Engenharia de Alimentos; Fenômenos de Transporte e Sistemas Particulados; Gestão e Inovação Tecnológica; e Simulação, Otimização e Controle de Processos.

O presidente da comissão organizadora do congresso, Ricardo de Andrade Medronho, considerou fundamental o apoio da prefeitura, através das secretarias de Turismo e de Comunicação e Cultura, visto se tratar de um evento de grande porte, que depende de parcerias sólidas. Professor titular da Escola de Química da UFRJ, ele destacou a importância do evento, considerando ser este uma vitrine para os principais trabalhos científicos nesta área, e cujo objetivo principal é mostrar o desenvolvimento do setor de pesquisa em Engenharia Química no Brasil.

          - Já fizemos congressos em várias locais como Foz do Iguaçu, Recife e Santos, mas a expectativa aqui para Búzios é muito grande. Não só pelo numero de pessoas que já se inscreveram, mas pelo que poderemos proporcionar aos participantes.  
 A Dra. Suzana Borschiver, vice-diretora da ABEQ e professora da UFRJ, observou que Búzios foi escolhida por ter toda uma infra-estrutura já pronta para permitir o fácil acesso dos participantes a hotéis e restaurantes, além da beleza visual que costuma encantar os visitantes. 
fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Búzios

JS inaugura Comitê da Juventude em Búzios (RJ)


A inauguração do Comitê da Juventude marcará o ponto de partida em que a JS embarca nas Eleições Municipais, embalada pela Onda 12, para apresentar a população as bandeiras que a Juventude Socialista defende, bem como as "propostas políticas" que serão defendidas por Mirinho Braga em sua próxima gestão.

Na inauguração no dia 7, a Juventude Socialista dará inicio a "Caravana do Pacto pela Juventude" fazendo com que o candidato a vereador Messias Carvalho e o candidato a Prefeito Mirinho Braga assinem o Documento de compromisso com as Políticas Públicas de/para/com Juventude.

"Nós pretendemos dar início as assinaturas do documento 'Pacto pela Juventude' pelos candidatos, fazendo com que estes se comprometam com as propostas dos jovem e as incluam nos seus planos de governo. O Documento que será assinado tem uma conotação nacional, pois foi elaborado pelo CONJUVE (Conselho Nacional de Juventude), e já está na 3ª edição. Mirinho Braga, candidato a reeleição já assinou a Carta da juventude de Búzios, documento elaborado pela JS/PDT no 1º Congresso Municipal, que contêm 11 propostas sendo essas incluídas no plano de governo. Porém a Juventude de Búzios entende que temos que acompanhar as metas estabelecidas pelo CONJUVE, sendo de tamanha importância que não só Mirinho assinar o Pacto, mais que todos os outros candidatos da coligação também assinem, pois assim poderemos dar a atenção necessária aos jovens." fala Caio Lisboa - Pres. JS/PDT Búzios.

O objetivo dessa Caravana é rodar pelos comitês dos candidatos a vereador da Coligação a qual o PDT faz parte, até o fim das Eleições, fazendo uma Blitz, para que esses candidatos tomem ciência dos problemas que a juventude enfrenta e se comprometam a resolvê-los. A Juventude Socialista espera que as Eleições Municipais de 2012, seja um marco para a Juventude nesse município, fazendo com que nossos candidatos e candidatas ao Legislativo e ao Executivo compreendam as nossas bandeiras, transformando as propostas e demandas juvenis em prioridades, incluindo-as em seus planos de gestão para a construção de uma Armação dos Búzios melhor para todos.

Os compromissos do Pacto pela Juventude:

1. Educação de qualidade;
2. Assegurar o Trabalho descente para a juventude;
3. Promover a saúde integral;
4. Promover o direito a comunicação;
5. Promover o acesso à cultura, esporte, lazer e ao tempo livre;
6. Garantir o direito ao território;
7. Prevenir e enfrentar a violência;
8. Institucionalizar as políticas públicas de juventude;
9. Fortalecer os canais de participação democrática;


Entrevista com missionário africano




Ousmane Barry de mulçumano a Pastor evangélico.

O Pastor  Ousmane – pronuncia-se Osmam- Barry, do povo nômade Fulane, veio ao Brasil com sua esposa, a brasileira natural de Petrópolis, Iara da Silva Lucas em missão pelo país par arrecadar fundos para as obras sociais de sua igreja no pais de Mali.
 O pastor Barry, esteve em Búzios a convite da comissão missionária da Igreja Metodista Wesleiana de Manguinhos, em Búzios no Rio de Janeiro.  O casal de missionários vive hoje em Burkina Faso  no norte da Africa, pais de  grande maioria Mulçumana.   O  Pastor Ousmane Barry contou ao repórter Victor Viana sobre sua conversão ao Cristianismo e seu chamado a vida ministerial.

Victor Viana: Seu povo é originalmente mulçumano, sua família também, como tornou-se cristão?

Pr. Ousmane Barry:  Quando pequeno ouvi um estrangeiro – um missionário- falar de um homem muito bom. O que ele dizia sobre aquele homem  me impressionava muito. Eu tinha penas 6 anos de idade.  Nesse tempo vivia em minha aldeia junto ao meu povo, os Fulane e guardei o que ouvi desse home em meu coração. Fiz uma oração que um dia gostaria de conhecer ele. Quando fiz 12 anos fui morar na Capital e ao chegar fiquei pensando que aquele home talvez morasse ali na cidade, tive a esperança de que o poderia encontrar e fiz uma oração pedindo esse encontro.  Um vizinho, que era cristão, me convidou para ir a Igreja e lá escutei novamente a mesma historia de quando tinha 6 anos. Era a passagem da mulher com um fluxo de sangue.  O home que eu admirei com 6 anos de idade era Jesus Cristo, eu não sabia. Foi uma grande emoção minha oração foi atendida e eu o encontrei.

Victor Viana: Houve resistência por parte de seus familiares?

Pr. Ousmane Barry: Sim. Aos domingos eu tinha de jogar a bíblia pela janela do meu quarto para poder sair sem que minha irmã mais velha soubesse que eu estava indo a igreja.  Meu medo era que ela me enviasse de volta a minha aldeia e assim eu não poderia mais ir aos cultos.

Victor Viana: E a vida ministerial? Quando sentiu ou percebeu que deveria ser um Pastor?

Pr. Ousmane Barry:  Eu já estava na caminhada e buscava de todas as formas levar mais pessoas a conhecer Jesus Cristo. Na escola onde eu estudava, no trabalho. Mas um dia estava em meu quarto e tive uma visão. Eu sobre uma rocha e muitas ovelhas ao meu redor, vinham e brincavam comigo. Não era um sonho, eu estava acordado e senti medo. Corri para fora da casa e depois voltei. A visão se repetiu mais duas vezes na terceira vez eu orei a Jesus, tive medo que fossem demônios, e senti paz.  Passei a acariciar as ovelhas e senti o que elas sentiam; fome e sede. Senti muita compaixão delas. Surgiu um versículo diante dos meus olhos: “ Atos 3,47-52”.  Fui até o Pastor da minha congregação e pedi oração, mas não disse nada sobre o acontecido. Ele, no entanto começou a orar e a dizer tudo que eu tinha passado em meu quarto, ele teve a mesma visão sobre mim e ficou intercedendo.

Victor Viana: Sua esposa é brasileira, como vocês se conheceram?

Pr. Ousmane Barry: Eu  já era Pastor e ela missionária e eu pregava na missão onde ela estava. Ficamos amigos mais depois nossos caminhos se separaram e fui para uma cidade a 145 km da Capital e ela a outra cidade a 245km. Quatro anos depois ela perguntou por mim a um pastor amigo e ele pediu que ela orasse, pois eu ainda não havia me casado, ela achava que eu já estivesse casado.  Enviou-me uma mensagem por celular e eu respondi. Encontramos-nos e Deus fez o resto, e nos casamos no dia 11 de Julho de 2011 graças a Deus.

Victor Viana:  Quais são os trabalhos sociais desenvolvidos por sua igreja?

Pr. Ousmane Berry:  Estamos indo por todo o mundo na luta para levantar fundo para dar continuidade a implantação de igrejas com obras sociais no norte da África. Os trabalhos são de alfabetização e ensino profissionalizante como costura; marcenaria e mecânica.  Queremos abrir um poço para que o povo de Burkina Faso possa ter água limpa, pois eles bebem água de um grande buraco que enche quando chove. É água misturada a lama, que causa muitas doenças as pessoas, em especial crianças e idosos.

O Pastor Ousmane Berry e sua esposa a missionária Iara da Silva estiveram em Búzios até dia 28- segunda feira – e forma a outras missões em Petrópolis.  Estarão no Brasil até Janeiro do próximo ano. Contatos: iarafula@hotmail.com  - 024 9202-2245 ou 024 2245-4786 em Burkina o contato é 00226 7022 7437

Doações : Banco Bradesco
Ag: 1020-0
C.C 5278-7

Burkina Faso uma areá de conflitos 

Perseguição

Burkina Faso é um pais de maioria Mulçumana, os cristão lá residentes  são uma minoria, os Cristãos Coptas são uma presença milenar no local, já foram maioria religiosa mas com o avanço mulçumano hoje são uma minoria oprimida e impedida  de exercerem cargos públicos e outros direitos civis.  Com a chegada de missionários católicos romanos e evangélicos o numero de cristãos tem crescido novamente em Burkina Faso, mas as perseguições ainda ocorrem. Grupos extremistas tem ameaçado e até mesmo invadido igrejas e atacado missionários. O desafio dos cristãos neste país é  realizar o trabalho de evangelização somado ao combate a intolerância religiosa, buscar que cristãos e mulçumanos possam conviver em harmonia. 

AGENDA DO CANDIDATO JANIO MENDES - PDT - CABO FRIO


SEGUNDA - FEIRA


18h – Reunião com militantes no Centro
19h – Reunião com eleitores no Porto do Carro
20h – Encontro com eleitores nas Palmeiras


Marcelo Tas: “Faustão é quem tem o dever de dar um caminhão de audiência”


Apresentador fala ao iG do “Conversa de Gente Grande”, que saiu da grade da Band, de política e das polêmicas com Rafinha Bastos: “Ele é um ingrato"
Vinícius Ferreira , iG Gente | 05
/09/2012 07:09:58
Na busca constante de se autoconhecer, Marcelo Tas não para. O apresentador, que ficou conhecido por dar vida a personagens marcantes como o repórter Ernesto Varela e o professor Tiburcio, do programa “Rá-Tim-Bum”, hoje tem na agenda fixa de compromissos atividades em diferentes plataformas e que abrangem os mais diferentes assuntos. Além de escrever seu blog pessoal, grava o “Plantão do Tas” no canal infantil Cartoon Network, tem uma coluna na revista “IstoÉ” sobre o mundo digital e ainda comanda o humorístico “CQC” na Band.
Apaixonado pelo seu trabalho e pela televisão, Tas se envolveu recentemente em uma polêmica com o ex-companheiro de programa Rafinha Bastos . Na ocasião, Rafinha alfinetou os integrantes do “CQC” dizendo que o humorístico acabou com sua saída, em outubro de 2011. “Eu acho uma injustiça alguém falar mal de um projeto que o revelou. Ele foi um ingrato com uma equipe que trabalhou tanto para ele ser o que ele é hoje”, diz o apresentador em entrevista exclusiva ao iG .
Chegando aos 30 anos de carreira na TV, o jornalista fala sobre as décadas no ar seu novo desafio, o "Conversa com Gente Grande", ou "CGG", programa de debate e entrevistas com crianças na mesma emissora.
A atração foi ao ar por sete domingos e não conseguiu passar dos três pontos no Ibope. “A obrigação no domingo é do Faustão, não minha. Ele é quem tem o dever de dar um caminhão de audiência na Globo, não eu”, desconversa o apresentador em tom de brincadeira. O programa, que já tem mais seis episódios gravados, deixou a grade da Band por tempo indeterminado.
Confira o bate-papo realizado com o apresentador nos bastidores da emissora...
iG: Como foi fazer um programa só com crianças?
Marcelo Tas: Tem um lado que é renovador. É como se eu recarregasse minha bateria aqui. Eu tenho uma agenda pesada de compromissos. A gente nunca sabe o que vai sair dessas crianças, então não dá para estabelecer um ritmo de gravação e colocar tudo no ar. Tem dias que gravamos muito e não usamos nada e outros que gravamos só um pouquinho e usamos tudo.
“O Sílvio é um cara que faz o que quer porque ele é o dono da emissora. Ele pode aparecer pelado e de cabeça para baixo que ele ainda vai ser o Silvio Santos"
iG: Como fugir das situações constrangedoras em que as crianças te colocam?
Marcelo Tas: Não tem muito como escapar, viu? Eles te colocam na parede, sempre saem de casa já com alguma coisa na cabeça. Com criança você tem que entrar no jogo e estar preparado para tomar um baile deles.
iG: No domingo você disputava audiência com gente de peso, como o Faustão, o Silvio Santos...
Marcelo Tas: Olha, é uma responsabilidade grande, mas aqui na Band a gente não tem muita pretensão de audiência. Esta obrigação no domingo é do Faustão, não minha. Ele quem tem o dever de dar um caminhão de audiência na Globo, não eu (risos).
iG: Falando nesses apresentadores veteranos, como você vê a permanência deles na TV? Acha que falta rotatividade?
Marcelo Tas: Toda emissora inteligente busca essa renovação. Aqui na Band o “CQC” representou isso e revelou uma série de apresentadores que não existia, como o Gentili, o Rafinha, o Luque. Ao mesmo tempo, não é fácil. Não é que as emissoras não querem renovar, Mas depois de tanto tempo tem uma hora que vem alguém bom, como o Marcelo Adnet, que é brilhante.
iG: O que você está achando desse momento louco do Sílvio Santos, que faz e diz tudo o que pensa no ar?
Marcelo Tas: O Sílvio é um cara que faz o que quer porque ele é o dono da emissora. Agora o crédito do Sílvio é muito grande. Ele é um cara que já deu tanto para o telespectador. São tantos domingos, que o crédito dele é enorme. Ele pode aparecer pelado e de cabeça para baixo que ele vai ser ainda o Sílvio Santos por quanto tempo ele quiser. O importante é fazer televisão com tesão, com vontade, como ele faz.
iG: O professor Tiburcio e o repórter Ernesto Varela ainda estão vivos em você?
Marcelo Tas: Eu tenho muito carinho e orgulho de tudo que eu fiz, mas eu não sou saudosista. O meu momento é agora. Eu reconheço a importante do Varela na minha vida e pretendo ano que vem lançar um DVD e um livro dele, mas não mais que isso.
“Tiririca se tornou um deputado bastante representativo hoje. Ele é um dos caras mais participativos do Congresso”
iG: Já que tocamos no assunto do Varela e estamos em ano eleitoral, qual foi o maior absurdo que você já viu ao longo dessa sua carreira cobrindo política?
Marcelo Tas: É difícil eleger, viu? A competição é muito dura, mas eu estava naquela noite em que não foram aprovadas as eleições diretas no plenário do Congresso. Eu estava lá dentro como Ernesto Varela. Aquele foi um dia em que eu vivi uma emoção muito particular de ver milhões de pessoas na rua pedindo eleições diretas e ver aqueles caras dentro daquele ar-condicionado, com carpete e tudo mais, não serem sensíveis. Me escandaliza a desconexão dos políticos brasileiros com a realidade.
iG: O que você acha dos candidatos midiáticos, os famosos que querem emplacar na vida política?
Marcelo Tas: Quem fica famoso muito rápido vive uma coisa muito perigosa. Ele pode claro usar isso para começar alguma coisa, mas isso também pode fazer o tombo ser maior. Se o deputado Jean Wyllys está aí com uma carreira consistente, não é porque ele é ex-BBB, é porque ele é bom. O Tirica é um exemplo de alguém que até tinha o que dizer. Ele tinha uma expectativa negativa, mas na minha avaliação, ele veio para mostrar que o Congresso é muito fraco. Ele se tornou um deputado bastante representativo hoje, de uma visão que revela o quanto tudo lá é ineficiente. Ele é um dos caras mais participativos do Congresso, que está tentando entender como funcionam as coisas por lá, como ele prometeu. Outro que está se mostrando consistente é o Romário. Eu tinha uma desconfiança por conta da fama de boêmio e mulherengo dele, mas está mostrando o contrário. Ele é hoje um dos caras mais sérios do Congresso. A gente não pode ter preconceitos. A vida não se resume a ficar conhecido.
iG: Você se considera uma pessoa famosa? Isso te envaidece?
Marcelo Tas: Eu não posso negar e nem fugir disso. No comecinho da minha carreira, nos anos 1980, eu pegava a ponte aérea e, por causa do Varela, o Fernando Henrique Cardoso, o Lula, o Suplicy vinham falar comigo. Com vinte e poucos anos eu era reconhecido por gente muito importante. Isso foi crucial para eu não dar uma pirada na fama, e eu não dei. Outro exemplo desse pico foi com o Rá-Tim-Bum, que foi líder de audiência. Ele ganhava da Xuxa. Era como se eu fosse o rei dos baixinhos nas manhãs.
“O Rafinha é um ingrato. Não faz sentido eu trabalhar com ele”
iG: A chegada do “Pânico” à Band te desestimulou de alguma forma?
Marcelo Tas: Não, pelo contrário. Eu sou um cara que valoriza muito o trabalho. O Pânico eleva a audiência da Band, o que é muito bom pra todos nós que trabalhamos aqui.
iG: Você acha engraçado o tipo de humor que eles fazem?
Marcelo Tas: Eu não sou telespectador do “Pânico”. Eu gosto muito do Carioca e do Eduardo, são dois comediantes surpreendentes, geniais. O Pânico tem uma coisa da sátira que eu acho fantástico. Ao mesmo tempo, tem toda aquela praia de torta na cara, que não é a minha. Mas isso não é um problema deles, é meu. Isso é muito para adolescente, não pra mim.
iG: Como você lida com as críticas de audiência e de falta de inovação do “CQC”?
Marcelo Tas: Se eu me importasse, a gente não teria feito nada por aqui. O “CQC” está vivendo o ano de maior audiência média que ele já teve, mas não é uma audiência para ficarmos comemorando ou tranquilos. O “CQC” é o programa mais cobrado da mídia brasileira. Até quando ele acerta é criticado. A gente tem que ter o couro duro, porque apanhamos muito.
iG: Você já visualiza o momento em que pode passar o comando do “CQC”?
Marcelo Tas: Eu faço as coisas enquanto estou achando que elas são relevantes, e o CQC ainda é relevante pra mim. Agora: é claro que eu penso no momento que eu vou passar o bastão. É importante saber disso e estão todos sendo preparados. Sentar onde eu sento não é fácil.
iG: Sobre o Rafinha Bastos: por que ficar trocando farpas com ele em público?
Marcelo Tas: Eu acho uma injustiça alguém falar mal de um projeto que o revelou. O Rafinha é um ingrato com o programa que o revelou. Quando você fala mal de um programa, você não está falando mal de uma pessoa e, sim, de quarenta pessoas que fizeram tudo. Ele foi um ingrato com uma equipe que trabalhou tanto para ele ser o que é hoje.
iG: Você voltaria a trabalhar com o Rafinha?
Marcelo Tas: Não. Depois das atitudes dele, não faz sentido eu trabalhar com ele. Mas eu quero deixar claro que não tenho mágoas. A questão é o trabalho, que para mim é muito importante. O trabalho é onde a gente se revela e televisão é a minha paixão. Acho que se por ventura formos aproximados profissionalmente no futuro, eu não vou ter problemas de lidar com ele, mas agora eu não volto a trabalhar com ele.

FONTE: 
http://gente.ig.com.br/2012-09-05/marcelo-tas-faustao-e-quem-tem-o-dever-de-dar-um-caminhao-de-audiencia-nao-eu.html

ELEIÇÕES 2012


Tribunal defere candidaturas no interior do Rio de Janeiro

O TRE-RJ manteve o deferimento do candidato a prefeito de Carapebus, no Estado do Rio de Janeiro Amaro Fernandes (PRB). O recurso contra a aprovação do registro de candidatura de Fernandes havia sido ajuizado com a alegação de que o TCE rejeitara contas da sua gestão à frente da Prefeitura. Na mesma sessão, pedidos de vista provocaram a suspensão dos julgamentos dos candidatos a prefeito, Alair Corrêa (PP), de Cabo Frio, além de Henrique Melman (PDT), de Arraial do Cabo, e Octavio Carneiro da Silva (PP), de Quissamã.
O tribunal manteve, ainda, o deferimento das candidaturas a prefeito de Makhoul Moussallem (PT) da cidade de Campos dos Goytacazes, de Solange Almeida (PMDB) de Rio Bonito e de Jânio Mendes (PDT), de Cabo Frio. No caso de Solange Almeida, a Corte entendeu que a candidata não poderia ser enquadrada na LC 135, a Lei do Ficha Limpa, porque não constava contra ela decisão colegiada proferida por um tribunal ou ação transitada em julgado.
Por outro lado, o Colegiado do TRE-RJ decidiu que candidato a prefeito de Porciúncula, Carlos Sérgio (PMDB), permanece com o registro indeferido. A candidatura dele fora negada com base numa condenação pela Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico. Já Maria das Graças Ferreira Motta, a Branca Motta (PMDB), teve o recurso acolhido pelo TRE-RJ, que deferiu o registro da candidata à Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana.
Com informações do TRE/RJ

NOTÍCIAS DE BÚZIOS


I Desafio Búzios começa em setembro

Nos dias 22 e 23 de setembro (sábado e domingo) será realizado o 1º Desafio Búzios, promovido pela FABERJ - Águas Abertas do Estado do Rio de Janeiro, uma realização da Aquática Dejamo e Associação Búzios Crawl, com apoio de entidades afins. 
Criado com o objetivo de incentivar a prática da modalidade de Águas Abertas, Corridas e Biatlhon, o evento visa também desenvolver esporte, turismo e a conscientização da preservação das belezas naturais do nosso município.
A prova será disputada nas categorias individual feminino, masculino e mista, como também pode ser disputada em dupla, cada atleta corendo dosi quilometros nas mesmas categorias. 
No domingo (23) acontece a I Travessia da Praia de Geribá. O percurso terá dois quilometros, com saída da praia da Ferradurinha e chegada no canto esquerdo de Geribá. A prova faz parte do Circuito Estadual de Águas Abertas. A cidade sedia atualmente quatro etapas do Circuito Estadual, com a tradicional travessia de João Fernandes, além das mais recentemente instituídas, que estão sendo realizadas na Praia do Canto e Praia da Ferradura.
Após a travessia principal, será realizado a mini travessia em percurso de 800 metros, para atletas iniciantes. Na sequencia uma competição com percurso de  100 metros, servirá para testar a velocidade e resistência na água, de crianças de até 10 anos .
O Professor de Educação Física, Gerhard Walter Garz, realizador das etapas do Circuito Estadual das Travessias de Natação em Búzios, estima que 500 atletas participem do evento. Outras informações podem ser obtidas através do site http://www.faberj.org.br. As inscrições estão sendo feitas pelo http://www.ativo.com/Default.aspx.
 

Colaborador: Márcia Ribeiro


Caminhada das Famílias leva multidão às ruas


Ao lado dos tamoienses Janio12 celebra o crescimento da candidatura


O feriado pelo Dia da Independência ficará marcado na história das famílias de Tamoios. Na manhã desta sexta-feira, 7 de setembro, o candidato a prefeito de Cabo Frio, Janio12, da coligação “Cabo Frio vai ser diferente”, conseguiu reunir uma multidão na I Caminhada das Famílias por uma Cabo Frio Diferente, que celebrou o crescimento da candidatura do pedetista. Acompanhado da esposa, Jane Mendes, do casal de filhos, Daniella e Saulo, da candidata a vice-prefeita, Rute Schuindt e pelo prefeito da cidade, Marcos da Rocha Mendes, o candidato cumpriu no chão o percurso de mais de 5km, iniciado na Avenida Beira Rio, em Aquárius, e encerramento na pista lateral da Rodovia Amaral Peixoto, esquina com Rua Cantídio Castro, em Unamar.
Durante a caminhada, Janio12 recebeu manifestações de apoio dos moradores de Tamoios. Nas portas dos comércios, varandas e sacadas de casas, os os tamoienses interagiam com o pedetista. Ao final da caminhada, o candidato subiu em um trio elétrico para agradecer a receptividade dos moradores no evento.
- Agradeço aos candidatos a vereadores e, principalmente, aos moradores de Tamoios pelo apoio a nossa candidatura. A cada um que aderiu a nossa longa caminhada, quero dizer que nos próximos 30 dias nós iremos nos multiplicar e construiremos a maior vitória política da história da cidade. Tenho caminhado bastante e em cada lugar recebemos abraços, carinho, e manifestações de apoio.  É a vitória da onda 12 que está conquistando a confiança em cada canto do município. Só tenho a agradecer a receptividade nos comícios e no nosso porta a porta – disse Janio12.
Os projetos para beneficiar Tamoios também foram lembrados pelo candidato a prefeito:
- É nosso compromisso continuar o trabalho de urbanização de todas as ruas, a construção de escolas, de postos de saúde, trazer para Tamoios um posto de atendimento do INSS, uma agência da Caixa Econômica Federal, o cartório eleitoral e, principalmente, alegria, fé e esperança. Organizamos essa Caminhada das Famílias porque é pela família que construiremos a Cabo Frio dos nossos sonhos, dos empregos e do respeito ao cidadão. Tenho o orgulho de contar com o apoio do governador do estado, Sérgio Cabral, do ex-presidente, Lula, da presidenta, Dilma Rousseff e do senador, Lindbergh Farias para inaugurar a Zona Especial de Negócios que vai gerar os empregos que o tamoiense busca atualmente em Rio das Ostras e Macaé. Juntos faremos de Cabo Frio uma cidade diferente – concluiu o candidato.

NOTÍCIAS DE CABO FRIO


IX Prêmio Cabo Frio de Comunicação abre inscrições nesta segunda-feira

Estão abertas a partir de hoje as inscrições para a nona edição do Prêmio Cabo Frio de Comunicação. Promovido pela Prefeitura Municipal de Cabo Frio por meio da Coordenadoria Geral de Comunicação Social, o evento visa reconhecer o trabalho dos profissionais da área e, assim como nos anos anteriores, distribuirá R$ 40.000,00 em prêmios.

Os interessados em participar da seleção poderão se inscrever nas categorias Profissional e Universitária, em Jornalismo Impresso, Fotojornalismo, Radiojornalismo, Reportagem de TV e de Internet - Reportagem. Serão premiados com 1º, 2º e 3º lugares os melhores trabalhos na categoria Profissional. Na Universitária, receberá a premiação o 1º lugar de cada modalidade.

A edição 2012 premiará os melhores trabalhos que tenham como tema geral a promoção do município, a estimulação do progresso e a valorização do cidadão. As inscrições podem ser feitas na sede da Coordenadoria Geral de Comunicação, localizada na Avenida Assunção, nº 200, Centro, Cabo Frio/ RJ – CEP: 28.906-200 ou encaminhado via SEDEX para o mesmo endereço.

Segundo a Coordenadora Geral de Comunicação, Andréia Gorito, o regulamento do prêmio sofreu poucas alterações este ano:

- O prêmio é um reconhecimento à imprensa de nossa região e, a cada ano, tentamos aprimorá-lo com novidades. A festa é uma grande confraternização entre os profissionais da área e faz parte do calendário de eventos de Cabo Frio. Para a edição de 2012, estaremos trazendo mais novidades ainda – afirmou ela.

As inscrições para o IX Prêmio Cabo Frio de Comunicação vão até o dia 30 de setembro. O edital  e a ficha de inscrição já se encontram disponíveis no portal da Prefeitura: www.cabofrio.rj.gov.br. A cerimônia premiação está marcada para o dia 30 de novembro, às 20h, no Clube do Canal.

Fonte: SECOM  de Cabo Frio

Balneário de Cabo Frio ficou 5h45m sem energia

A Ampla restabeleceu às 14h45m o fornecimento de energia à região do Peró, em Cabo Frio, que estava sem luz desde às 9h desta sexta-feira. O problema prejudicou o comércio, hotéis e pousadas do balneário. A proprietária do Hotel La Plage, Alda Cunha, disse que guardou os seis protocolos de reclamações que fez à Ampla para reclamar na justiça os prejuízos que teve por causa da falta de energia. O hotel tem 80apartamentos, todos ocupados no feriadão:
— Sem energia, não foi possível preparar o café da manhã dos hóspedes, lavar as tolhas e manter funcionando o sistema de filtros das piscinas. A falta de energia é um grande problema numa residência, imagina num hotel onde estão mais de 300 hóspedes, entre os quais muitas crianças e idosos. Nos informaram que o carro da Ampla que veio fazer o conserto veio de Niterói — disse a proprietária do La Plage, que fica na Praia do Peró.



Fábio Assunção recebe homenagem em festival de cinema


Fábio Assunção recebeu homenagem na noite desta quinta-feira (6) durante o Festival Curta Cabo Frio, realizado na cidade de Cabo Frio, região Fluminense do Rio de Janeiro, na Casa de Cultura Carlos Scliar. O ator recebeu o Troféu Nelson Pereira dos Santos.

  •