segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Búzios celebra Dia Mundial de Limpeza de Praias


      A secretaria de Meio Ambiente e Pesca irá realizar na próxima segunda feira, dia 17, a limpeza do fundo do mar na praia da Armação e praia da Gorda, no Mangue de Pedras, em celebração ao Dia Mundial de Limpeza das Praias, celebrado por 130 paises no dia 16, domingo.  
        Conhecido também como o "Clean Up The World", a atividade está prevista para começar às dez da manhã, na praia de Armação e contará com a participação de alunos da rede municipal e agentes ambientais da própria secretaria.
       De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Pesca, Adriana Saad, este costuma ser um dia de conscientização simbólica, no qual  é muito importante envolver os alunos, que servem de agentes ambientais multiplicadores.
        - A celebração deste dia por diversos paises e a divulgação que se faz disso pela mídia ajuda a fortalecer o ensino já ministrado nas escolas. Mas é só mais um apelo, porque, na verdade, todo dia deve ser dia de se manter a praias limpas – comentou.  
Lançado em 1993, com o apoio da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o "Clean Up The World" foi uma ideia do australiano Ian Kiernan, após participar, em 1989, de uma regata solo - a BOC Challenge ao redor do mundo -, e deparar-se com a poluição de várias praias.
A campanha começou pelo autor limpando seu próprio “quintal”: o Porto de Sydney, o que acabou mobilizando 40 mil  pessoas. Em 1990 deu-se o primeiro Clean Up Day Austrália, contando com a participação de aproximadamente 300 mil pessoas. Com o sucesso do evento, o próximo passo de Ian Kiernan foi levar o conceito do Clean Up Day Austrália para o resto do mundo.
 No ano passado, estudantes da Escola Municipal Ciléa Maria Barreto participaram do projeto, o que serviu segundo Adriana Saad, para despertar neles o interesse para o raro ecossistema que forma o mangue de pedras, berço da vida marinha, de relevante importância ecológica, geológica, histórica e turística pra a cidade.

Foto Divulgação/Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário